CERTO.
"Uma forma de se aumentar a taxa de bits de transmissão utilizada no ADSL2 é a redução do tamanho dos cabeçalhos, que são bits utilizados para sinalização e ocupam o início de um quadro utilizado para troca de informações."
"No sistema ADSL esse número de bits por quadro é fixo e consome 32 kbits do total de bits transmitidos. Já no ADSL2 o número de bits utilizado para cabeçalho é programável e varia de 4 a 32 kbits. Isso pode representar um ganho de 21,875% ao se considerar, por exemplo, a transmissão de um quadro de 128 kbits de tamanho, em um enlace longo."
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialadsltec/pagina_3.asp
Gabarito Certo
Os padrões ADSL2 e ADSL2+ surgiram devido à experiência no uso e manutenção da tecnologia ADSL, tendo em vista a necessidade de aumento das taxas de downstream e upstream, além de possibilitar uma maior qualidade de serviço e abrangência.
Em 2002 o ITU (International Telecommunication Union) publicou as seguintes recomendações:
G.992.3 - Assymmetric digital subscriber line transceivers 2 - ADSL2 (G.dmt.bis) [1].
G.992.4 - Splitterless assymmetric digital subscriber line transceivers 2 - splitterless ADSL2 (G.lite.bis) [1].
Estes dois novos padrões para a tecnologia ADSL foram denominados de ADSL2. Em 2005, no mesmo ano que a ADSL ultrapassava a marca de 30 milhões de usuário, o ITU publicou a recomendação:
G.992.5 - Assymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) transceivers - Extended bandwidth ADSL2 [1].
Este padrão ficou conhecido como ADSLplus, ou ADSL2+ como é usualmente conhecido.
O ADSL2 apresenta melhorias no desempenho e interoperabilidade, na qual podemos destacar as melhorias na taxa de bits e na distância do enlace, o ajuste adaptativo de taxa de bits, as novas facilidades de diagnóstico e a nova modalidade stand-by para o controle do uso de energia.
No caso do ADSL2+ a largura de banda de downstream é duplicada, possibilitando taxas de bits de até 20 Mbit/s em linhas telefônicas com distâncias de até 1,5 km entre a central e o usuário final. Outra vantagem que podemos destacar para o ADSL2+ é que este permite a operação conjunta na mesma infra-estrutura, do ADSL e do ADSL2. Desta maneira, permite que as operadoras possam fazer uma transição de forma gradual de ADSL para ADSL2+.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !