SóProvas



Questões de Telefonia


ID
16927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas de modulação e de multiplexação, que são
empregadas para permitir a utilização mais eficaz dos meios de
comunicação, julgue os itens seguintes.

Um esquema de modulação PSK (phase shift keying) com
quatro possíveis valores para os graus de defasagem,
espaçados em intervalos uniformes, permite transmitir dois
bits de informação a cada troca de fase.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    modulação por deslocamento de fase (ou PSK do inglês Phase Shift Keying) é um esquema de modulação digital onde a fase da portadora é variada de modo a representar os níveis 0 e 1, sendo que, durante a cada intervalo de bit, esta permanece constante. A amplitude e a frequência permanecem sempre inalteradas.

    Exemplo: uma fase 0 graus representa o binário 0, enquanto uma fase 180 graus representa 1. Isto representa o método 2-PSK, porque temos duas representações de fases diferentes

    A modulação PSK não é susceptível a degradações por ruídos que tanto afetam a técnica ASK ou tem as exigências de banda da técnica FSK.

    Neste tipo de modulação, a característica da onda portadora que vai variar é a fase, deixando a amplitude e a freqüência constantes. Esta modulação também é conhecida como BPSK (Binary Phase Shift Keying).

    Da mesma forma que na modulação ASK, a primeira coisa a ser feita é o estabelecimento de um padrão entre transmissor e receptor, para que a comunicação possa ser efetuada e haja entendimento entre eles.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Para entender o assunto!

    Nós temos algo que se chama Modulação Digital, em suma, se trata da arte de fazer sinais elétricos ou ondas de rádio carregarem bits 1 e 0, além de fazer os receptores compreenderem.

    Ela é tratada através e dois grandes eixos: Banda Base e Banda Passante.

    No enunciado em questão, estamos tratando da transmissão em Banda Passante, usualmente utilizada tanto para meios guiados quanto para não guiados (mas preferencialmente para os meios não guiados).

    Pense na onda de rádio e aquilo que estudamos em física no ensino médio, a onda normalmente pode ter vários tipos de variação.

    1- Amplitude (ASK)

    Quando as ondas ficam "mais pertinho" ou "mais longe" no eixo horizontal (pensando como se fosse um gráfico).

    Pense no mar, existem ondas mais altas e ondas mais baixas.

    2- Frequência (FSK)

    Quando as ondas ficam "mais pertinho" ou "mais longe" no eixo vertical.

    Lembre de um monitor cardíaco e a icônica cena dele diminuindo quando alguém morre, isso é uma variação de frequência.

    3- Fase (PSK) *Phase

    BSK (envia um bit)

    QPSK (envia dois bits)

    QAM (envia muitos bits)

    Opa, a Fase a gente pode imaginar que são desenhos espelhados em um plano cartesiano.

    -> / <- (exemplo de BSK)

    Ou seja, a cada dois símbolos nós podemos representar um bit.

    123 / 321

    213 / 232 (supondo uma representação de QPSK, eu sei que não está perfeita mas espero que entendam)

    No enunciado a questão pergunta se podem ser representados dois bits com 4 possível valores, vamos ver: 123 = 00 / 321 = 01 / 213 = 10 / 232 = 11

    Resposta: CORRETO


ID
16936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às técnicas de modulação e de multiplexação, que são
empregadas para permitir a utilização mais eficaz dos meios de
comunicação, julgue os itens seguintes.

A técnica PCM (pulse code modulation) para multiplexação
de canais de telefonia tem base na amostragem de um canal
de 4 kHz de banda passante a uma taxa de amostragem de
8.000 amostras por segundo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Segundo Tanenbaum (2011,p.96),"O codec cria 8.000 amostras por segundo (125 us/amostra), pois o teorema de Nyquist diz que isso é suficiente para captar todas as informações de largura de banda do canal telefônico de 4 kHZ.[...] Essa técnica é chamada modulação por código de pulso, ou PCM (Pulse Code Modulation). Ela forma o núcleo do sistema telefônico moderno."

    O.b.s: questão difícil da bexiga!

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
  • Complementando, o teorema de nyquist ( que não considera ruído no cancal ) provê uma regra para intervalo de frequência ideal para que um sinal seja recuperado sem perda de informação: "a frequência de amostragem deve ser NO MÍNIMO o dobro da maior frequência contida no sinal". Canal telefônico 4 khz -> dobro -> 8.000 amostras por segundo.


ID
122635
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à telefonia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa: C.

    Gateway (GW): É o equipamento responsável pela interoperabilidade entre a rede IP e o STFC (e/ou sistemas de telefonia móvel). Ele executa a conversão de mídia em tempo real (Voz analógica x Voz digital comprimida) e a conversão de sinalização para as chamadas telefônicas. Para simplificar o GW, o controle efetivo das chamadas em andamento é executado pelo Gateway Controller.

     

    Fonte: http://www.directcall.com.br/notice/view/id/26


ID
154000
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise os itens a seguir:

I. No passado, as empresas usavam um único tipo de rede para trafegar dados e voz.

II. Graças à contínua desregulamentação das telecomunicações e a inovação nas tecnologias da informação, as redes de computadores e telefones foram pouco a pouco se fundindo em uma única rede digital, que usa os mesmos equipamentos e padrões baseados em Internet.

III. O acesso de banda larga sem fio para comunicação de dados e voz é a forma de acesso à Internet de crescimento mais lento atualmente.

IV. A infraestrutura de rede corporativa é hoje um conjunto de muitas redes diferentes: desde a rede de telefonia comutada pública até a Internet e as redes locais corporativas que conectam grupos de trabalho, departamentos ou escritórios.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • "Graças à contínua desregulamentação das telecomunicações" ?
    Achei estranha essa frase.
  • "contínua desregulamentação das telecomunicações"

    WHAT?!?!?!?!?!
    Isso está realmente certo?
  • Pois é. O que eu sabia é que a internet só é o que é hoje por causa das regulamentação. No início cada fabricante tinha seu padrão, o que tornava tudo muito caro, e a interoperabilidade muito difícil...
  • Contínua desregulamentação das telecomunicações...Péssimo  !!!   Poderia ter usado algo similar a  mudanças na legislação...

  • Fcc e suas viagens.... 


ID
154024
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O sistema de protocolos e tecnologias que permite que telefones celulares e outros dispositivos sem fio com visores minúsculos, conexões de baixa largura de banda e capacidade mínima de memória acessem informações e serviços baseados na web é o

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    WAP - sigla para Wireless Application Protocol; em português, Protocolo para Aplicações sem Fio.
  • Lógico que  WAP - sigla para Wireless Application Protocol; em português, Protocolo para Aplicações sem Fio. É só ir por exclusão

  • LETRA B !

    Questão simples de se responder, pois, o único protocolo para dispositivos sem fio é o WAP.

     

    Deus nos Abençoe !

  • WAP (sigla para Wireless Application Protocol; em português, Protocolo para Aplicações sem Fio) é um padrão internacional para aplicações que utilizam comunicações de dados digitais sem fio (Internet móvel), como por exemplo o acesso à Internet a partir de um telefone móvel.

    WAP foi desenvolvido para prover serviços equivalentes a um navegador Web com alguns recursos específicos para serviços móveis, tais como [PDAs] e telefones celulares móveis, com o intuito de permitir que eles acessem a portais de Internet.

    O WAP permite que seus usuários enviem e leiam e-mails, consultem preços, leiam as últimas notícias, entre outros serviços.

    fonte:  Wikipédia.
  • É  a Wireless Application Protocol(Protocolo para Aplicações sem Fio) como o pessoal disse é por exclusão!
  • Cuidaddo para não confundir WAP(Wireless Application Protoco) com WPA (Wi-Fi Protected Access) este é usado para prover segurança na transmissão de dados em redes sem fio, aquele é um protocolo para aplicações também em redes sem fio.
    Abraços, vamo que vamo.

ID
161842
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O padrão desenvolvido para o serviço de distribuição local multiponto orientado a conexões ou seja, acesso à internet para redes sem fio geograficamente distribuídas, em alta velocidade e sem a utilização do sistema de telefonia, é o

Alternativas
Comentários
  • Resposta CORRETA letra E


    O padrão IEEE 802.16, completo em outubro de 2001 e publicado em 8 de abril 2002, especifica uma interface sem fio para redes metropolitanas (WMAN).
    O WiMAX, acrônimo para Worldwide Interoperability for Microwave Access, foi definido pela WiMax Forum como uma tecnologia sem fio que possibilite uma alternativa a conexão a cabo, ou DSL. Portanto, tenta oferecer acesso mais barato, a banda larga, para a última milha, ou seja, o usuário final.
    O WiMAX Forum é uma organização sem fins lucrativos formada para promover e certificar compatibilidade e interoperabilidade para equipamentos de acesso sem fio a banda larga, que estejam em conformidade com o padrão IEEE 802.16. Sua função é certificar esta conformidade em equipamentos industriais e produtos comerciais, além de promover o uso desta tecnologia. Dentre seus mais de 230 membros destacam-se empresas como a Intel, Ericsson, Motorola, France Telecom e Microsoft.
    O WiMAX se baseia na tecnologia IEEE 802.16 buscando oferecer conectividade fixa, nômade, portável e eventualmente móvel sem a necessidade de visada direta com uma estação base. Num cenário típico, a distâncias de 3 a 10 quilômetros, um produto com certificado WiMAX Forum deve ter uma capacidade de 40 Mbps por canal, possibilitando milhares conexões a velocidade de DSL.

     

  • WiMAX é o nome popular dado ao padrão IEEE 802.16 para redes
    metropolitanas sem fio, também conhecido como IEEE WirelessMAN ou
    ainda “Air Interface for Fixed Broadband Wireless Access Systems”. Esse padrão
    tem como proposta inicial disponibilizar o acesso banda larga sem fio para
    novas localizações cobrindo distâncias maiores sem a necessidade de
    investimento em uma infra-estrutura de alto custo (como ocorre com uma rede de acesso
    banda larga cabeada) e sem as limitações de distância das tecnologias DSL. Entre as
    promessas associadas ao 802.16 figura a solução para o problema da última milha8, através
    da redução do custo de implantação e do tempo necessário para se conectar residências e
    escritórios aos troncos das linhas de comunicação.

    O padrão IEEE 802.16 pode ser definido como um padrão global, pois
    foi desenvolvido de modo a ser compatível com os padrões do ITU
    (International Telecommunication Union) e do ETSI (European
    Telecommunications Standards Institute), mais especificamente com os
    padrões HiperACCESS (High Performance Radio Access) e HiperMAN (High
    Performance Radio Metropolitan-Area Network) do projeto BRAN10 (Broadband
    Radio Access Networks) do ETSI e com o grupo de trabalho TM4 do ETSI. O
    mesmo não aconteceu com o padrão IEEE 802.11, o que de certa forma retardou a sua
    adoção.
    A Intel, uma das maiores patrocinadoras do Fórum WiMAX, acredita que o 802.16 é “a
    coisa mais importante desde o advento da própria Internet”. O padrão estenderá o potencial do
    Wi-Fi atual para distâncias bem maiores - em torno de 30 a 50 quilômetros. A empresa já
    comanda um teste real de uma rede sem fio de longo alcance em seu escritório na cidade de
    Hillsboro, no estado de Oregon, nos Estados Unidos. Com uma “fazenda de antenas” no
    topo do edifício, o sinal cobre aproximadamente 30 quilômetros e fornece acesso banda larga
    sem fio ao aeroporto da cidade, que fica a mais de 1 km de distância do edifício da Intel, e
    para 15 residências na vizinhança.
    A popularidade das redes sem fio tem crescido rapidamente em função de uma
    padronização efetiva. Nesse contexto, os padrões são importantes pois viabilizam uma
    economia de escala, baixando os custos de equipamentos, assegurando a interoperabilidade
    e reduzindo o risco de investimento para os operadores da tecnologia sem fio.

  • comentarioA Família:A versão inicial do padrão IEEE 802.16, publicada em abril de 2002, opera nas freqüências de
    10 a 66 GHz e requer visada direta (LOS – Line Of Sight). A extensão 802.16a, aprovada em
    janeiro de 2003, não requer transmissão com visada direta (NLOS – Non Line Of Sight) e
    permite o uso de freqüências mais baixas (2 a 11 GHz), muitas das quais não são licenciadas.
    O padrão IEEE 802.16 ostenta um alcance de 50 Kms e taxas médias de transferência de 70
    Mbps, com taxas de pico de 268 Mbps, podendo atender a centenas de usuários (Figura 2.2).
    As emendas ao padrão 802.16, possibilitarão que uma única estação base ofereça BWA
    tanto para terminais fixos quanto móveis. Essas correções irão preencher a lacuna entre as
    altas taxas de dados das redes locais sem fio (WLAN) e a alta mobilidade celular das redes
    metropolitanas (WAN).

  • A seguir, a família de padrões que compõem o WiMAX é brevemente apresentada:
    IEEE 802.16: Corresponde a especificação original, projetado para padronizar
    implementações LMDS (Local Multipoint Distribution System). É usado em freqüências de 10 –
    66 GHz.
    IEEE 802.16a: Projetado para atender as freqüências mais baixas (2 - 11 GHz). Foi
    especificado com o objetivo de competir com as tecnologias que oferecem acesso à última
    milha, como xDSL e cable modems. Pode obter taxas de transmissão de até 75 Mbps com um
    alcance máximo de 50 Kms. Emprega antenas fixas NLOS.
    IEEE 802.16b: Trata aspectos relativos à qualidade de serviço.
    IEEE 802.16c: Interoperabilidade, protocolos e especificação de testes de conformação.
    10 BRAN: http://www.etsi.org/bran.
    IEEE 802.16-REVd: Atualização do padrão 802.16 que consolida as revisões dos padrões
    802.16a e 802.16c em um único padrão, substituindo o 802.16a como o padrão base. Entre as
    alterações pode-se destacar a provisão de suporte para antenas MIMO (Multiple-Input
    Multiple-Output), o que aumenta a confiabilidade do alcance com multipercurso. Facilita
    instalações com o uso de antenas indoor.
    IEEE 802.16e: Adiciona especificações de mobilidade (WMANs móveis). Aspectos como
    largura de banda limitada (um máximo de 5 MHz), velocidade mais lenta e antenas menores
    possibilitam o “walkabout” ou mobilidade veicular (até 150 Km/h). É compatível com a
    especificação do padrão 802.16. Em freqüências inferiores a 3.5 GHz pode oferecer
    concorrência à tecnologia celular com alcance de 2 a 5 Km (nas cidades).

  • Gabarito E

    O padrão IEEE 802.16 desenvolvido pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), define uma camada física para sistemas em operação nas bandas entre 10 e 66GHz, foi completado o padrão em outubro de 2001 e relatado em abril de 2002, e tem como finalidade especificar uma interface sem fio para redes metropolitanas (WMAN).

     

    O Comitê 802 do IEEE, (Institute of Electrical and Electronics Engineers) dos Estados Unidos, desenvolveu e publicou uma série de normas para redes locais (LANs) e Metropolitanas (MANs) que foram adotadas mundialmente inclusive pela ISO (International Organization for Standardization)(FIGUEIREDO 2008).

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • e-

    IEEE 802.16 é um grupo de nomes contendo as especificações para implementar redes wireless. é tb um grupo responsavel por promover este padrao.


ID
180598
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É o equipamento responsável pelo gerenciamento de um conjunto de equipamentos dedicados à telefonia IP, sendo suas principais funções executar a tradução de endereçamento dos diversos equipamentos, controlar o acesso dos equipamentos à rede dentro de sua zona e controlar a banda utilizada. Trata-se do

Alternativas
Comentários

ID
222862
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um analista recebeu a missão de escolher os telefones celulares que seriam adquiridos para a equipe de vendas da sua empresa. Após uma série de reuniões com os usuários e a equipe de infraestrutura, eles chegaram à conclusão de que os telefones deveriam: ser de terceira geração; permitir que os vendedores enviassem e recebessem emails com grandes anexos, recebessem e enviassem imagens e vídeos de alta resolução, fizessem o download de conteúdos de vídeo e de música. Qual das tecnologias abaixo atende a todos os requisitos e deve ser suportada pelos telefones?

Alternativas
Comentários
  • O HSPA desenvolvido, também conhecido como HSPA+, HSPA evoluído ou evolução do HSPA, é uma arquitectura de telefonia móvel da terceira geração, definida em 3GPP versão 7. Introduz o conceito de arquitetura plana para HSPA rádio e aumenta os índices das taxas de transmissão ideias para a transmissão de dados de HSPA.

    O HSPA desenvolvido aumenta as taxas de transmissão de dados do HSPA fornecendo 42 Mbit/s no downlink e 11 Mbit/s no uplink.

  • TDMA - Time Division Multiple Access
    Um método de transmissão digital em que um grande número de usuários compartilham um mesmo canal compartilhando slots de tempo. Os sistemas celulares de segunda geração como o IS 54, IS 136 e o GSM utilizam o TDMA na sua interface com a estação móvel.
    GSM - 
    Global System for Mobile Communication
    O GSM, originalmente conhecido como Groupe Special Mobile, é um padrão digital de segunda geração do celular desenvolvido na Europa e adotado na maior parte do mundo. Desenvolvido inicialmente para a faixa de 900 MHz, o GSM teve posteriormente uma versão adaptada para as faixa de 1800 e 1900 MHz.
    GPRS - 
    General Packet Radio Service
    Sistema que pode ser implantado como uma camada sobre sistemas GSM e que permite serviços de dados sem a necessidade de estabelecimento de uma conexão. É considerado um passo intermediário (2,5 G) para a terceira geração de sistemas celulares (3G).
    HSPA - High Speed Packet Access
    CDMA - 
    Code Division Multiple Access
    Método de transmissão digital baseada em spread spectrum. Utilizado em sistemas celulares de segunda e terceira geração com o IS-95. No CDMA cada ligação recebe um código que a estação móvel utiliza para identificar qual os sinais no espectro lhe dizem respeito.
  • Gabarito Letra D.

    Explicando:

    O HSPA é um intermediario entre o 3G e o 4G. Nessa assertiva, ele mostra-se mais viável, quando comparado ao GPRS e ao GSM que são tecnologias mais antigas ao HSPA


ID
223327
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A degradação da qualidade do sinal, na comunicação de dados, ocorre devido à interrupção momentânea da portadora ou devido à interferência de um circuito em outro, conhecido como "linha cruzada".
Esses dois fatores de degradação da qualidade do sinal são denominados, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Interferências:
    • Distorção de Retardo: ocorre quando, num canal, a fase do sinal não varia de forma linear com a frequência, fazendo com que várias componentes de frequência sejam transmitidas em tempos diferentes. Quando o pulso for recebido e interpretado, estará comprometido.
    • Distorção de Atenuação: ocorre quando há atenuação seletiva das componentes de frequência de um sinal. Quando num sinal ocorre a atenuação demasiada de frequências baixas ou altas, o sinal torna-se deformado.
    • Distorção Harmônica: acontece devido ao sinal ser amplificado e, por falha de projeto, a intensidade de entrada for excessiva. Há uma excursão pelas regiões não-lineares da curva de transferência e filtragem.
    • Distorção Característica: causada pelos limites de largura de banda do canal, alonga os pulsos, causando um espalhamento no tempo que interfere nos símbolos adjacentes do sinal.
    • Ruído: perturbação elétrica aleatória. Pode ser térmico ou impulsivo: o primeiro ocorre devido ao movimento térmico dos elétrons, proporcional à temperatura e à banda passante; o segundo representa perturbações repentinas e esporádicas que podem ter causas diversas, como descargas atmosféricas, explosões, ignições e proximidade à reatores ou motores elétricos.
    • Diafonia: ocorre quando dois sinais (ou mais) distintos interferem entre si por estarem em canais de transmissão fisicamente próximos.
    • Eco: reflexão de parte do sinal geralmente devido a variações de impedância.
    • Jitter de Fase: variação instantânea da fase que ocorre quando a curva do sinal transmitido passa por “zero”.
    • Drop-Out: perda momentânea da portadora de um sinal.
    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialcameraip1/pagina_2.asp

ID
230953
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à Rede PDH (Hierarquia Digital Plesiócrono), podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • http://pt.wikilingue.com/es/Hierarquia_Digital_Plesiocrona

    A Hierarquia Digital Plesiócrona (JDP) é uma tecnologia usada em telecomunicações]] para transportar grandes quantidades de informação sobre um transporte digital equipado com fibra óptica e sistemas de microondas. Esta hierarquia é conhecida como PDH (do inglês Plesiochronous Digital Hierachy). Actualmente esta tecnologia está a ser substituída pela Hierarquia Digital Síncrona (SDH) equipada na maioria das redes de telecomunicações.


    ====================================================
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Plesi%C3%B3crono

    http://www.gta.ufrj.br/grad/98_2/claus/sdhnow~1.html

    Plesiócrono
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa

    O termo plesiócrono é derivado do grego plesio, que significa próximo, e chronos, que significa tempo. Ele se refere ao fato do sistema plesiócrono funcionar com todos os sub-sistemas quase mas não perfeitamente sincronizados.

    De acordo com as recomendações do ITU-T, os sinais de um sistema são plesiócronos se eles tem a mesma taxa nominal, sendo as variações de taxa limitadas em limites definidos. Em geral os sistemas plesiócronos se comportam de modo semelhante aos sistemas síncronos exceto pelo fato de necessitarem de algum modo de lidar com os escorregamentos de sincronismo que ocorrem devido a natureza plesiócrona do sistema.

    O sistema mais conhecido é a Hierarquia Digital Plesiócrona - PDH (Plesiochronous Digital Hierarchy), utilizado na transmissão de informações digitais originadas por tráfego de dados e voz. Nos sistemas modernos existe uma tendência de utilizar sistemas que são ou assíncronos, como a Ethernet, ou fundamentalmente síncronos como a Hierarquia Digital Síncrona - SDH (Synchronous Digital Hierarchy).

     

  • http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_redes_digitais_plesiocronas.php

    Hierarquia PDH

    A solução encontrada para solucionar os problemas de transporte nas redes de telefonia, ou seja, a falta de sincronismo dos sinais de entrada do multiplexador, foi usar a multiplexação plesiócrona. A palavra plesiócrona vem do grego: PLESÍOS (QUASE) + KRONOS (TEMPO). Uma tradução para plesiócrona poderia ser quase síncrona. A multiplexação plesiócrona é realizada por multiplexador plesiócrono.

    No PDH cada canal multiplexado opera de forma plesiócrona, ou seja, com um relógio que não é sincronizado com os relógios dos outros canais apesar de ser nominalmente idêntico. Como na hierarquia do sistema telefônico existem vários níveis de multiplexação, todo o conjunto de multiplexadores plesíocronos recebe o nome de hierarquia digital plesiócrona, abreviado para PDH (do inglês Plesiochronous Digital Hierarchy).

    As redes digitais que utilizam a Hierarquia Digital Plesiócrona surgiram na área de telecomunicações para atender os sistemas de telefonia onde sinais de alto nível são obtidos de múltiplos sinais de baixo nível adicionados a "bits de enchimento" visando compatibilizar as diferentes velocidades de transmissão.

    O PDH constitui-se na hierarquia digital mais simples de ser implementada, existindo dois padrões principais para sua implementação, o europeu e o americano/japonês, ambos formados pela multiplexação síncrona de uma seqüência de 32 canais de 64Kbps, diferindo-se apenas pelo número de canais:

    Padrão europeu – 32 canais de 64Kbps e 2048Kbps de velocidade primária;

    Padrão americano – 24 canais de 64Kbps e 2048Kbps de velocidade primária.

    Para ambos, há a necessidade da correta sincronização dos extremos da rede para a correta multiplexação / demultiplexação dos sinais, de forma a garantir a integridade da informação transmitida


  • http://www.redt.com.br/SITE/interno.php?idCateg=12

    Os canais da hierarquia PDH são agrupados, formando os níveis hierárquicos. Assim, 32 canais de 64 kbit/s formam um canal com 2,048 Mbit/s, via intercalação seqüencial de bytes, compondo assim um canal de hierarquia de primeira ordem (E1).

    Combinações de canais de hierarquia de primeira ordem compõem canais de hierarquia de segunda ordem, através do mecanismo denominado intercalação seqüencial de bits. Quatro canais de 2 Mbit/s formam um canal de segunda ordem de 8 Mbit/s (E2). Quatro destes formam a terceira ordem em 34 Mbit/s (E3) que, por sua vez, formam a quarta ordem em 140 Mbit/s (E4). Chega-se a quinta ordem em 565 Mbit/s (E5).

    Considera-se a PDH uma tecnologia em descompasso com a evolução dos sistemas de telecomunicação devido à impossibilidade de identificação de canais individuais dentro dos fluxos de bits de hierarquias superiores. Vem sendo substituída por sistemas SDH (Synchronous Digital Hierarchy).

     


ID
230965
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às linhas telefônicas/tronco, podemos afirmar:

Alternativas

ID
230968
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação a uma interface telefônica RDSI 2B + D, podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • RDIS (rede digital de integração de serviços) é a mesma coisa que ISDN, traduzido pro português, e permite acessos BRI (Basic Rate Interface) e PRI (Primary Rate Interface).
    O acesso Básico (BRI) possui quatro canais B para transmissão de voz ou dados de 64 Kbps cada um e um canal D utilizado para sinalização de 16 Kbps.
    O acesso Primário (PRI) utiliza de 23 até 30  canais B e um canal D, normalmente entre a central telefônica e um PABX ou entre PBX (PBX-PBX).
     


    Diferente do ADSL, o ISDN é simétrico em ambas as direções e os canais B são passíveis de uso com X.25.
    O protocolo 2B+D citado na questão é o uso de uma interface BRI com dois canais B alocados em cada direção (2B, com 128Kbps), mais o canal de controle (D, de 16Kbps).

    É comum o uso de ISDN sobre T1 nos EUA, que permite taxas de transmissão de até 1,544 Mpps, o que significa capacidade para 24 canais de 64Kbps (24*64=1536), multiplexando por tempo. Em outros países, em especial na Europa e Brasil, usa-se E1 (banda de 2Mbps, 30 canais de 64Kbps de carga útil e 1 de controle).

    Fonte: 
    http://www.nets.net.pk/re_isdn.htm

ID
230971
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação a um PABX do tipo CPCT (Central Privativa de Comutação Telefônica) conectado a uma central de comutação de telefonia da rede pública, podemos afirmar em relação ao sincronismo:

Alternativas

ID
249508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de princípios, métodos, processos, técnicas e ferramentas
empregados em redes de comunicação, julgue os itens de 95 a 108.

A comutação de circuito, usada, por exemplo, em um sistema de telefonia fixa comutada, causa atraso variável aos sinais transmitidos durante uma conexão. Por outro lado, a comutação de pacotes orientada à conexão e embasada em datagramas causa atraso fixo aos pacotes transmitidos durante uma conexão.

Alternativas
Comentários
  • Os atrasos estão invertidos:  Comutação de circuitos = atraso fixo ; Comutação de Pacotes = Atraso variável.

    A comutação de circuito, usada, por exemplo, em um sistema de telefonia fixa comutada, causa atraso variável aos sinais transmitidos durante uma conexão. Por outro lado, a comutação de pacotes orientada à conexão e embasada em datagramas causa atraso fixo aos pacotes transmitidos durante uma conexão.

  • A comutação de circuitos:
    - exige que um circuito seja configurado de ponta a ponta antes de se iniciar a comunicação.
    - permite a reserva de largura de banda do transmissor ao receptor(não poderá ocorrer nenhum congestionamento quando surgir um pacote; se ocorrer congestionamento, sera em tempo de configuracao).
    - Todos os pacotes seguem o mesmo caminho (não poderão chegar fora de ordem).
    - menos tolerante a falhas, pois, se um switch falha, todos os outros que o utilizam serão encerrados.
    - Em contraste com o método store and forward, da comutação de pacotes, os bits simplesmente fluem contínuamente pelo fio.

    A comutação de pacotes:
    - não exige configuração prévia(o primeiro pacote pode ser enviado assim que está disponível).

    - nenhuma largura de banda é reservada, e os pacotes devem esperar sua vez para serem encaminhados.
    - não há nenhum caminho, e assim diferentes pacotes podem seguir caminhos distintos, podendo chegar fora de ordem.
    - é mais tolerante a falhas, se 1 switch falha, os pacotes poderão ser roteados de modo a contornar switches inativos.
    - transmissão store-and-forward. Um pacote é acumulado na memória de um roteador, e depois é enviado ao roteador seguinte(isso aumenta o retardo).

    Sendo assim, analisemos a questao:
    A comutação de circuito, usada, por exemplo, em um sistema de telefonia fixa comutada, causa atraso variável aos sinais transmitidos durante uma conexão. Por outro lado, a comutação de pacotes orientada à conexão e embasada em datagramas causa atraso fixo aos pacotes transmitidos durante uma conexão.

    Vejo 5 erros na afirmativa.

    Tendo o circuito virtual recursos alocados com antecedencia, normalmente nao acontecem atrasos(erro1), apenas congestionamentos, e antes de iniciar a conexao(e nao durante como afirma a questao - erro2). Pode ate ser q ocorram atrasos fixos(erro3), se a distancia for muito longa, como por ex, uma ligacao da Terra a Lua, mas essa eh uma outra historia).
    Os atrasos q ocorrem na comutacao de pacotes sao variaveis(erro4) e conexoes orientada a conexoes nao usam datagrama, e sim pacotes(erro5).

  • COMUTAÇÃO DE CIRCUITO

    ·        orientada a conexão (telefonia) >>> estabelecimento prévio da conexão >>> dedicada a 2 pontos >>> reserva de recurso (banda = fixo) >>> falha de 1 equipamento é fatal >>> dados seguem o mesmo caminho >>> chegam em ordem >>> taxas podem ñ ser constantes 


    COMUTAÇÃO PACOTES = internet


    ·         Ñ estabelecimento prévio >>> ñ conexão dedicada / ñ orientada >>> baseada no melhor esforço >>> o dado percorre caminhos desconhecido até o destino (= correios) >> dados transmitidos são divididos em partes = pacotes >>> ñ garante a ordem 

  • comutação por circuitos: ORIENTADA A CONEXÃO

    comutação por pacotes: NÃO ORIENTADA A CONEXÃO

  • Comutação de circuito: um canal é estabelecido previamente e todos os dados passam por esse caminho. Logo, o atraso é fixo

    Comutação de pacotes: o caminho do "salto" é decidido a cada nó (roteador) e por isso cada pacote pode chegar ao destino em todas diferentes. Logo, o atraso é variável.

  • Na comutação de circuito um canal é estabelecido previamente e todos os dados passam por esse mesmo caminho; logo, o atraso será fixo.

    Por outro lado, na comutação de pacotes o caminho do próximo salto é decidido a cada nó (roteador) e por isso cada pacote pode chegar ao destino em rotas diferentes; logo, com atraso variável.

    Prof. Luciano Freiras

  • [1]

    "É exatamente o q ele disse, śo q tudo ao contrário."

    OBS: Botina, meu chapa, colega, vc por aqui???

    Fonte:

    [1] Kiko

  • gab e.

    A comutação de circuito, usada, por exemplo, em um sistema de telefonia fixa comutada, causa atraso variável aos sinais transmitidos durante uma conexão. Por outro lado, a comutação de pacotes orientada à conexão e embasada em datagramas causa atraso fixo aos pacotes transmitidos durante uma conexão.

    telefonia causa atraso fixo.

    comutação de pacotes não é orientada a conexão

    comutação de pacotes causa atraso variável não fixo.

    Detalhes:

    ser orientado à conexão é quando ambos equipamentos estabelecem uma conexão antes do envio dos dados em si. A internet usa os dois tipos. Orientado e não orientado.

    mas,

    Quando falamos em comutação de cirquito, lembremos do telefone. Primeiro ocorre a discagem, a conexão é estabelecida, e depois vem o dado (a voz).

  • Comutação de Circuitos –  Todo tráfego de informação passa pelo mesmo caminho. Esse tipo de comunicação é utilizado nas ligações telefônicas, onde um meio de comunicação exclusivo era utilizado para interligar emissor e receptor. (Informação é transportada inteira)

     

    Comutação de Pacotes – As informações NÃO são transmitidas inteiras. Quando vamos enviar uma mensagem (e-mail, por exemplo), essa mensagem é dividida (quebrada) em tamanhos menores (pacotes). Os pacotes (pedaço de informações) podem seguir caminhos diferente para chegar ao destino, inclusive poderão chegar fora de ordem, pois serão reordenados no seu destino (Função dos protocolos TCP e UDP, que iremos estudas). Essa é a comutação que vigora na internet, sendo assim já anote: meio compartilhado, informação é transportada em pacotes, e esses pacotes seguem rotas diferentes. 


ID
363211
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto ao cabeamento estruturado, quantidade de área de trabalho, quantidade de armários de telecomunicações instalados e nível de desempenho desejado, são fatores relacionados ao dimensionamento do

Alternativas
Comentários
  • A função básica dos cabos verticais ou backbone cabling é interligar todos os armários de telecomunicação instalados nos andares de um edifício comercial (backbone cabling) ou vários edifícios comerciais (campus backbone), onde também serão interligadas as facilidades de entrada (entrance facilities).
    A topologia adotada para os Cabos Verticais é a Estrela. Os principais fatores a serem considerados quando de dimensionamento dos cabos verticais são:
    • Quantidade de área de trabalho;
    • Quantidade de armários de telecomunicações instalados;
    • Tipos de serviços disponíveis;
    • Nível de desempenho desejado.

    Topologia estrela hierarquica
    Fonte: http://www.professor.mandarino.pro.br/Cabeamento/cab30.htm

  • O BackBone é utilizados para interligar os Armários de Telecomunicões, Sala de Equipamentos e instalações de entrada.
  • Backbone ou "espinha dorsal" é um termo em inglês utilizada na TI para designar cabeamentos estruturadas prediais com armários, cabeamento vertical e horizontal e etc. Sempre que você ouvir falar em cabeamento estruturado/vertical vá na Backbone. Associe a espinha do dorsal do seu corpo que interliga todos os seus membros, e você mata a questão.

  • Letra A.

    Em outras palavras...

    O cabeamento estruturado, a quantidade de área de trabalho, a quantidade de armários de telecomunicações instalados e nível de desempenho desejado influenciarão diretamente no dimensionamento do BackBone.


ID
549883
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em um sistema telefônico digital de 2 Mbps (30 canais), com slots numerados de 0 a 31 no quadro TDM, o slot reservado para sinalização de linha CAS (Channel Associated Signaling) é o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Chute certeiro hehe....

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • O quadro TDM em questão é o famoso "E1", oriundo da tecnologia PDH, criada para serviços de voz.

    Esse quadro possui 32 canais, dos quais 2 são para sinalização e 30 para o transporte de dados.

    Cada canal transporta 64kbps, totalizando 2Mbps.

    Como o PDH é uma tecnologia "quase síncrona", ele precisa de um canal para sincronização. Para isso, usa o 1º canal (canal 0) para alinhamento do quadro.

    o canal 16 é usado para sinalização (também chamado de sinalização por canal associado).

  • Qpar      -   C0     -  Alinhamento de Q

    Qímpar  -   C0     -  Alarme

    Q0         -   C16   -  Alinhamento de MQ

    Q1~15   -   C16   -  Sinalização

     

     

    Q - Quadro

    MQ - Multiquadro

    C - Canal


ID
549886
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na sinalização R2 digital, cada canal de tráfego (slot) utiliza 4 bits para enviar informações de sinalização. Segundo a recomendação Q.421, a palavra binária (af bf ab bb ), que indica o atendimento da chamada, é

Alternativas

ID
606649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual a tecnologia de comunicação de dados que proporciona transmissões mais rápidas através de linhas telefônicas convencionais?

Alternativas
Comentários
  • ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line)

    A tecnologia DSL − Digital Subscriber Line possibilita a utilização das linhas telefônicas tradicionais para a transmissão de dados em longa distância. Dentre os tipos de DSL, o ADSL foi amplamente utilizado para prover o acesso à internet devido à característica de fornecer maior largura de banda para downstream se comparado ao de upstream.


ID
700093
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto às características de redes de telecomunicação, de telefonia fixa e de dados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    O CSMA/CD serve para detectar colisões no sistema, e interromper a transmissão em caso positivo. 

  • Carrier Sense Multiple Access/Collision Detection: como corretamente afirma a alternativa D, só há transmissão de dados se o meio físico está livre; havendo colisão, a transmissão é interrompida e os hosts envolvidos aguardam quantidades aleatórias de tempo até poderem enviar dados novamente.


ID
833692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das tecnologias ADSL, julgue o  item  que se segue.

O modem ADSL tem a função de converter o fluxo de bits entregue por um dispositivo (um computador, por exemplo) a ele conectado em um sinal com características apropriadas para trafegar pela linha telefônica, juntamente com um eventual sinal de voz de uma ligação telefônica.

Alternativas
Comentários
  • O sinal de voz não é colocado na linha telefonica pelo modem. O modem ADSL somente utiliza o canal reservado para ele na linha telefonica. O canal de voz fica operado pelos aparelhos telefonicos

  • Correto. É a "definição" do conceito de ADSL.


ID
833695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das tecnologias ADSL, julgue o  item  que se segue.


O serviço ADSL opera basicamente com dados que são enviados e recebidos por meio de um computador, e, para isso, necessita utilizar um ou mais protocolos para transportar os dados através da rede telefônica; um deles é o protocolo IPX (internetwork packet exchange) que é orientado a conexão.

Alternativas

ID
833701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das tecnologias ADSL, julgue o  item  que se segue.

O padrão ADSL2+ apresenta como vantagem a possibilidade de preservação do investimento, pois pode operar na mesma infraestrutura física instalada para uso dos padrões ADSL e ADSL2.

Alternativas

ID
833704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das tecnologias ADSL, julgue o  item  que se segue.

Entre os componentes de uma rede ADSL, encontram-se os divisores de potência, cuja função é concentrar o tráfego de várias linhas telefônicas em um único modem ADSL, por meio do qual é feito o acesso à rede de dados.

Alternativas

ID
893977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de telefonia e tráfego de voz, julgue os itens
subsecutivos.

O WTA (wireless telephony applications) constitui-se de aplicações que fornecem serviços de telefonia integrados a serviços de WAP, um protocolo de aplicações sem fio.

Alternativas
Comentários
  • item correto,
    pode ser determinado pela propria definição:
    (wireless telephony applications)
  • O Ambiente de Aplicações Sem Fio (WAE) é um ambiente de aplicações de uso geral fundamentado numa combinação da WWW e tecnologias de telefonia móvel. O objetivo primário do WAE é estabelecer um ambiente interoperável que permita que várias operadoras e provedores de serviços possam criar aplicações e serviços que alcancem uma grande variedade de diferentes plataformas de uma maneira eficiente e vantajosa. O WAE inclui um micro-browser que contém as seguintes funcionalidades :
    • Wireless Markup Languge (WML) - uma linguagem simples, similar ao HTML, porém otimizada para o uso em terminal móveis portáveis
    • WMLScript - uma linguagem simples de script, similar ao JavaScript
    • Wireless Telphony Application (WTA,WTAI) - serviços de telefonia e interfaces de programação
    • Formatos de Conteúdos - um conjunto bem definido de formatos de dados, que inclui imagens, registro de telefones e informação de calendário

    WTA é uma estrutura de aplicação para serviços de telefonia. O user-agent do WTA é uma extensão do user-agent do WML (micro-browser) com a adição de capacidades de interfaceamento com serviços de redes móveis disponíveis para dispositivos de telefonia móvel, ex. configuração e recebimento de ligações. Na figura abaixo vemos uma possível configuração de uma estrutura WTA. Contudo, só foi especificado a parte que diz respeito ao cliente:

    Podemos observar que o acesso do agente WTA a um serviço é feito através do gateway WAP que irá acessar um servidor WTA. Esse servidor tem uma função análoga a do servidor Web, ele processa os pedidos feitos pelo cliente e envia uma resposta.

ID
917209
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na pilha de protocolos H.323, há um protocolo para estabelecer e encerrar conexões, fornecer tons de discagem, gerar sons de chamada e o restante da telefonia padrão. Este protocolo é o:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque a resposta não é o H.225. Se alguém souber e puder explicar... 
  • Se eu entendi bem o conceito, em redes H.323, os procedimentos de controle de chamada são baseados pelas recomendações da ITU, a qual especifica o uso e suporte de mensagens de sinalização Q.931.

    O H.225 se bem entendo, é o protocolo que faz o controlo de chamada utilizando até mesmo Q,931 e Q932.  As vezes a pegadinha tá mesmo no enunciado meu chapa, concordo com você as vezes confunde.
  • O protocolo H.225 se divide em dois:

    H.225 (RAS): se comunica com o gatekeeper, sendo responsável pelo registro, admissão e status dos equipamentos de rede. As mensagens RAS podem ser trocadas entre os gatekeepers e os terminais, gateways e MCU (descrita ainda nesta seção). A troca de mensagens RAS também ocorre entre gatekeepers de zonas distintas.

    H.225 (Q.931): estabelece e encerra conexões, fornece tons de discagem e gera sons de chamada.

    Se ela queria a especialiação, a banca não deveria ter colocado o H.225 entre as respostas. Dureza.

  • Temos que ter bastante cuidado pois há uma certa confusão entre H225 Call Signaling e ITU Q.931.

    Pelo que pesquisei o H225 CS foi baseado no Q.931. 

    É importante lembrar também que existe o H225 RAS(Registration Admission Control)

    A resposta dessa questão poderia ser o H225 CS ou o Q.931 . Como ela especificou o Q.931 e só falou do H225( n sabemos se Call Signaling ou RAS), a resposta mais correta é a letra (a)

  • LETRA A CONFORME TANENBAUM.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.458),"Também é preciso um protocolo para estabelecer e encerrar conexões, fornecer sinais de discagem, gerar sons de chamada e o restante da telefonia-padrão. A ITU Q.931 é usada aqui."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • MENSAGENS Q.931
    • SETUP
    – Indica a solicitação de estabelecimento de uma conexão
    • CALL PROCEEDING
    – Indica que a solicitação está sendo processada pelo terminal destinatário
    – Confirmação de recebimento da mensagem SETUP
    • ALERTING
    – Avisa ao solicitante que o terminal destinatário está tocando
    • CONNECT
    – Avisa ao solicitante que o terminal destinatário atendeu a ligação
    – Conexão estabelecida
    • DISCONNECT
    – Indica um pedido de encerramento da conexão
    • RELEASE
    – Enviado em resposta a um DISCONNECT indicando que a
    ligação será terminada
    • RELEASE COMPLETE
    – Enviado pelo receptor do RELEASE para
    completar o handshake de encerramento

  • Q.931 nem é do H323. O H323 pega emprestado este protocolo do ISDN e usa parte desta especificação para o H.225.0 , o mais correto seria o H.225 mesmo sem o final zero ".0" já que muitas documentações usa desta forma.

    Gabarito Letra A.


ID
961513
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação ao protocolo SIP (SESSION INITIATION PROTOCOL) utilizado na telefonia IP, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra B.

     

    SIP, que significa em inglês Session Initiation Protocol (Protocolo de Inicialização de Sessão), é um protocolo de sinalização de telefonia IP usado para estabelecer, modificar e finalizar chamadas telefônicas VoIP. O SIP foi desenvolvido pela IETF e publicado como RFC 3261.

     

    O SIP descreve a comunicação necessária para estabelecer uma ligação telefônica. Os detalhes são, então, descritos no protocolo SDP.

     

    O SIP tomou a VoIP de uma forma impressionante. O protocolo se assemelha ao HTTP, é baseado em texto, e é bastante aberto e flexível. Portanto, substituiu amplamente o padrão H323.

  • SIP:

     

    O principal objetivo do SIP foi contemplar a criação e o gerenciamento de sessões para troca de fluxos multimídia entre aplicações.

     

    O SIP se parece com o protocolo HTTP, sendo também um protocolo baseado em texto e cliente/servidor, ou seja, implementa métodos de
    requisição e resposta na comunicação. Utiliza um padrão URL para identificar um cliente SIP.

     

     

  • Protocolo SIP (SESSION INITIATION PROTOCOL)

    -Utilizado na telefonia IP;

    - Os números de telefones são representados como URL;

    - Esse protocolo descreve como preparar chamadas telefônicas via Internet, videoconferências e outras conexões de multimídia;

    - Pode estabelecer sessões de duas partes, sessões de várias partes e sessões de multicast;

    - As sessões podem conter áudio, vídeo ou dados;

    - O SIP cuida apenas da configuração, do gerenciamento e do encerramento de sessões;

    - É um protocolo da camada de aplicação e pode funcionar sobre o UDP ou o TCP;

    - Admite grande variedade de serviços;

    - URLs do SIP podem conter endereços IPv4, endereços IPv6 ou números de telefone reais;

    - O protocolo SIP é um protocolo de texto modelado sobre o HTTP;

    - A conexão é feita com o uso de um handshake de três vias;

    - É um protocolo da Internet e funciona permutando pequenas linhas de texto ASCII

    - É flexível e pode ser adaptado com facilidade a novas aplicações.

    Alternativa: B


ID
1022362
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É uma plataforma de software que está revolucionando o mercado global de aplicativos para celulares. É a primeira plataforma de aplicativos para telefones celulares de código aberto que se fez notar pelos maiores mercados mundiais de telefonia celular. Estamos falando do:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    As diferentes versões de Android têm desde a versão 1.5, nomes de sobremesas ou bolos (em inglês) e seguem uma lógica alfabética:
    1.5: Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010)
    1.6: Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010)
    2.0 - 2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010)
    2.2: FroYo (Frozen Yogurt - Maio de 2010, com a última revisão oficial a julho de 2011)
    2.3: Gingerbread (versão lançada a 6 de dezembro de 2011)
    3.0 - 3.2: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)
    4.0: Ice Cream Sandwich (Anunciada oficialmente em 19 de outubro de 2011)
    4.1 - 4.2 - 4.3: Jelly Bean (Versão principal, lançada em 27 de junho de 2012, com atualização recebida em 24 de julho de 2013)
    4.4: KitKat (versão futura sem previsão de lançamento)

ID
1076275
Banca
FADESP
Órgão
MPE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A tecnologia UMTS, escolhida como sucessora do EDGE pela maior parte das operadoras GSM, suporta diversas taxas de transmissão em megabits, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Usando o HSDPA como protocolo de transporte, o UMTS suporta taxas de 1.8, 3.6, 7.2 e 14.4 megabits, de acordo com a implementação usada pela operadora (no Brasil a versão de 7.2 megabits é a mais comum). Naturalmente, a velocidade real variando de acordo com a qualidade do sinal e o número de usuários conectados à mesma estação de transmissão[...]

    Fonte: http://www.hardware.com.br/dicas/umts.html


ID
1078399
Banca
IDECAN
Órgão
CREFITO-8ª Região(PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O H.323 é um protocolo de padrão pesado, típico de indústria de telefonia, especificando a pilha de protocolos completa e definindo com precisão o que é permitido e o que é proibido. São características do H.323, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA - O protocolo H.323 possui criptografia e autenticação através do protocolo H.235

    B) CORRETA - O H.323 possui arquitetura monolítica e não modular, pois possui elementos únicos que formam um grande sistema capaz de interagir entre si

    C) CORRETA - Através dos gateways uma rede H.323 pode se comunicar a rede PSTN (telefonia)

    D) ERRADA - É característica do SIP e não H.323

    E) CORRETA -  A transmissão de sinais da rede H.323 ocorre através de números binários 


  • Gabarito D

    O SIP é o que suporta mensagens instantâneas.

     

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • Apenas completando a informação da resposta: D

    O padrão H.323 [3] é parte da família de recomendações ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization sector) H.32x, que pertence a série H da ITU-T, e que trata de "Sistemas Audiovisuais e Multimídia". A recomendação H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimídia em redes baseadas em pacotes e que não provêem uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida. Além disso, estabelece padrões para codificação e decodificação de fluxos de dados de áudio e vídeo, garantindo que produtos baseados no padrão H.323 de um fabricante interopere com produtos H.323 de outros fabricantes.

    Redes baseadas em pacotes incluem as redes IP (Internet Protocol) como a Internet, redes IPX (Internet Packet Exchange), as redes metropolitanas, as redes de longa distância (WAN) e ainda conexões discadas usando PPP.

    O padrão H.323 é completamente independente dos aspectos relacionados à rede. Dessa forma, podem ser utilizadas quaisquer tecnologias de enlace, podendo-se escolher livremente entre as que dominam o mercado atual como EthernetFast Ethernet, FDDI, ou Token Ring. Também não há restrições quanto à topologia da rede, que pode consistir tanto de uma única ligação ponto a ponto, ou de um único segmento de rede, ou ainda serem complexas, incorporando vários segmentos de redes interconectados. A figura 1 [7] ilustra a comunicação entre dois terminais H.323 em uma rede baseada em pacotes.

    O padrão H.323 especifica o uso de áudio, vídeo e dados em comunicações multimídia, sendo que apenas o suporte à mídia de áudio é obrigatório. Mesmo sendo somente o áudio obrigatório, cada mídia (áudio, vídeo e/ou dados), quando utilizada, deve seguir as especificações do padrão. Pode-se ter uma variedade de formas de comunicação, envolvendo áudio apenas (telefonia IP), áudio e vídeo (videoconferência), áudio e dados e, por fim, áudio, vídeo e dados.


ID
1100923
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para a interconexão de telefones VoIP com a rede de telefonia pública, através de um gateway de voz, é CORRETO afirmar que, para a conexão com :

Alternativas

ID
1100968
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma linha telefônica E1 possui .

Alternativas
Comentários
  • O E1 possui uma taxa transferência de 2 Mbps e pode ser dividido em 32 canais de 64 Kbps cada, contudo, 30 canais dos 32 canais existentes transportam informações úteis, pois a velocidade efetiva da transmissão (throughput) da portadora E1, é de 30 x 64 = 1920 Kbit/s, os outros 2 canais restantes (canal 0 e canal 16) destinam-se à sinalização (sistema designado por "Sinalização por Canal Comum") e o alinhamento de quadros ou tramas, estabelecendo um sincronismo entre os pontos. A contratação de linhas E1 abaixo de 2 Mbps é conhecida como "E1 fracionário".


ID
1101010
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dos elementos abaixo, aquele que NÃO se caracteriza como protocolos, padrões ou mecanismos utilizados na telefonia pela Internet é o .

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Megaco/H.278 MCGP

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1101034
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede de telefonia, a tarefa de sinalização é imprescindível para o funcionamento da rede e das chamadas telefônicas. O protocolo de sinalização dessas redes é :

Alternativas
Comentários
  • e.

    A rede Sistema de Sinalização 7 (SS7) é uma rede digital dedicada usada para inicialização e controle de chamadas. Cada ponto de sinalização na rede SS7 é unicamente identificado por código numérico de ponto.
    Fonte: www.gta.ufrj.br/~flavio/commovel/Ss7.htm
    Bons Estudos!

  • RESPOSTA E

    A rede Sistema de Sinalização 7 (SS7) é uma rede digital dedicada usada para inicialização e controle de chamadas.

  • Concordo plenamente! Penso que a justificativa "porque está depois do sujeito" não é o motivo real da vírgula, mas sim o simples deslocamento, nesse caso, para antes da locução verbal.


ID
1147018
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Da necessidade de sistemas digitais de telefonia móvel de maior capacidade, surgiram as tecnologias de segunda geração (2G), que trouxeram vantagens sobre os sistemas analógicos existentes. Entre elas, pode-se citar a codificação digital de voz mais poderosa, a facilidade na comunicação de dados e a criptografia. Entre tecnologias de segunda geração, pode(m) ser citada(s):

Alternativas
Comentários
  • 1G - padrão analógico - tecnologia AMPS

    2G - padrão digital - tecnologias TDMA, CDMA e GSM.

  • 3G - UMTS, WCDMA, HSPA

  • Segue analise por alternativa:

     a) Apenas TDMA  (2G, errado devido a palavra "Apenas")

     b) TDMA, CDMA e GSM (2G, Questao Correta)

     c) Apenas CDMA (2G, errado devido a palavra "Apenas")

     d) TDMA e CDMA (2G, faltou o GSM)

     e) GSM (2G, faltou o TDMA e CDMA)

     

    FFF

  • Gabarito B

    TDMA —Time— separa para cada chamada, uma porção de tempo em uma determinada freqüência. 

    CDMA —Code— dá a cada chamada um código único que se espalha por todas as frequências disponíveis no sistema.

     

    GSM — O GSM funciona de maneira similar em uma faixa de frequência bem próxima do TDMA, nas faixas de 900MHz e 1800MHz, e utiliza a criptografia para tornar as ligações mais seguras.

    O sistema GSM se tornou padrão na Europa em 1980, muito antes dos celulares conquistarem os norte-americanos. Hoje além da Europa, Austrália e grande parte da Ásia e África utilizam o GSM.

    Uma das vantagens do GSM está no uso de cartões personalizados chamados de SIM. Os SIMs são pequenos chips que guardam todas as informações do proprietário do telefone, podem ser retirados e instalados em outros aparelhos facilmente. 

    Se você usa um aparelho GSM, leva o seu SIM, por exemplo, para a Europa, e coloca em outro aparelho, utilizando o Roaming sem problemas, com todas as suas informações pessoais.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     


ID
1203406
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No acesso à internet através de uma linha telefônica ADSL, é possível trafegar(em) no mesmo cabo

Alternativas
Comentários
  • Conexão ADSL permite permite ao usuário navegar pela internet e falar ao telefone ao mesmo tempo... Possui conexão assimétrica taxa de download é maior que a taxa de upload.... 

  • GABARITO 

    a)

    voz e dados para download e upload. 


ID
1209271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à instalação de ferramentas de escritório.

Caso o computador, durante a instalação do Microsoft Office 2013, esteja desconectado da Internet, é possível realizar a ativação do produto por telefone.

Alternativas
Comentários
  • Sério, cespe?

  • Respondido em abril 28, 2016

    Olá , tudo bem? 

     

    Bem-vindo à Comunidade da Microsoft!

    Muito interessante sua dúvida sobre erro de ativação do Office 2013, para solucionar a questão peço que aplique os procedimentos abaixo.

    Ativar o Office em um computador com Windows

    Se você estiver conectado à Internet quando instalar o Office, ele provavelmente será ativado automaticamente. Se ele não fizer isso, abra um aplicativo do Office, clique em Arquivo > Conta > Ativar produto.

    Ativar o Office 2013 em um computador diferente

    Se você quiser mover o Office para um computador diferente, será preciso ativá-lo pelo telefone. O número encontra-se no Assistente para Ativação:

    Caso os processos acima falhem, será necessário realizar um consulta da sua chave de produto, de maneira alguma poste sua chave do Office no fórum, peço que entre em contato com o nosso suporte e fale com o setor de ativação da Microsoft, lá ele vão informar se há alguma divergência com chave do Office e o Office instalado. Um dos nossos especialistas terá todo o prazer em ajudá-lo nas seguintes horas de expediente: Segunda - Domingo 8:00 - 21:00.

    Telefones Brasil:

    Grande São Paulo: (11) 4706 0900

    Demais localidades: 0800 761 7454

    Se a resposta ajudou de alguma forma, por favor, marque como resposta, caso a sua dúvida não tenha sido solucionada, por favor, poste novamente.   

    Espero ter ajudado, até mais!

  • Acho que o que banca quis foi perguntar do jeito tosco se a linha telefônica vai servir para transmitir dados digitais.


ID
1209289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à telefonia IP.

No SIP, o código de classe de resposta ring refere-se a uma sessão que está em curso, embora ainda não tenha sido aceita pelo número chamado.

Alternativas
Comentários
  • "Ao receber a M4, o UAS opta por gerar uma mensagem “180 Ringing”, M6, para informar que já recebeu a solicitação INVITE e está aguardando ação do usuário (por exemplo, atender ou rejeitar a ligação). Mensagens “180 Ringing” também são opcionais, mas, ao contrário da “100 Trying”, devem ser repassadas até retornar ao UAC."


    fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipsip/pagina_2.asp

  • Sessão só  é estabelecida depois que o destino recebe o ack do servidor SIP.

  • Mnemônico

    Sip: Sinal Post ( Envio de sinal, mas ainda não atendeu a chamada)

  • Coisas relevantes sobre o SIP :

    "O SIP cuida apenas da configuração, do gerenciamento e do encerramento de sessões."

    SIP é protocolo de sinalização

    O sip tem arquitetura similar os protocolo http 

    O SIP TEM 3 FORMAS DE REALIZAR ENDEREÇAMENTO: baseado em URL, usando endereço ip, endereço DNS, endereço telefônico ()

    "Diferente do H.323, um conjunto de protocolos completo, o SIP é um único módulo, mas foi projetado para interoperar bem com aplicações da internet existentes."

    Qualquer erro, por favor, falar comigo!


ID
1209295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à telefonia IP.

Devido ao fato de os terminais SIP serem dotados de inteligência, após o registro em um servidor (register server), um terminal de telefone SIP, desde que tenha pleno acesso a todas as funções básicas de rede, passa a atuar de forma análoga a uma aplicação peer-to-peer.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CORRETO.

    Resumindo essa assertiva tenebrosa...

    Peer-to-peer significa par a par, ao configurar o SIP você consegue realizar ligações VOIP para um outro telefone que aceite essa configuração, sendo assim, uma ligação DIRETA, ponto a ponto.

    Temos como exemplo o Skype onde era (ou ainda é, não sei) utilizado o SIP para realizar ligações através do seu computador com o protocolo SIP para outro celular que tenha acesso a internet.

    Bons estudos.


ID
1213966
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A convergência das redes de voz é uma tendência tecnológica que visa ao uso da infraestrutura das redes de computadores para o tráfego das comunicações telefônicas. Em redes TCP/IP, essa tecnologia é chamada de

Alternativas
Comentários
  • O conceito acima e sobre o voip



  • Gabarito A

    Voz sobre IP, também chamada de VoIP (Voice over Internet Protocol), telefonia IPtelefonia Internettelefonia em banda larga ou voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

    Empresas que fornecem o serviço de VoIP são geralmente chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP são geralmente chamados protocolos VoIP. Existe uma redução de custo devido ao uso de uma única rede para carregar dados e voz, especialmente quando os utilizadores já possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional. Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP.

    Considera-se a telefonia IP a agregação do VoIP com outros serviços agregados para a telefonia.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • VOIP

    Livro:

    Redes de computadores e a Internet: uma abordagem top-down pg 428

    Video:

    https://youtu.be/Spyslxgk75U

  • GAB: A

    VOip: Voz sobre IP, também chamada de VoIP (Voice over Internet Protocol), telefonia IPtelefonia Internettelefonia em banda larga ou voz sobre banda larga é o de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

    .

    Existe uma redução de custo devido ao uso de uma única rede para carregar dados e voz, especialmente quando os utilizadores já possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional. 

  • GAB: A

    A principal convergência atual se dá entre as conexões de TV, telefonia e rede via internet. O VoIP é uma convergência da telefonia para a rede de dados. 


ID
1260340
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma linha do plano de discagem do servidor Asterisk, a aplicação Dial( ) é invocada utilizando “SIP/${EXTEN:2:5}” como parâmetro. Considerando que essa linha seja encontrada quando a extensão 1234567890 for discada, o canal chamado será

Alternativas

ID
1260343
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das extensões do plano de discagem do servidor Asterisk, é correto afirmar que elas são

Alternativas
Comentários
  • O Asterisk é controlado pelo plano de discagem e as configurações do plano são realizadas através do arquivo extension.conf. Neste arquivo são especificadas quais ações serão tomadas quando uma ligação for recebida. 

  • Extensão em Asterisk é um conjunto de passos que são localizados por um padrão, já na telefonia tradicional a extensão apenas identifica numericamente um terminal que irá chamar.


ID
1260346
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No servidor Asterisk, ambas as aplicações Playback() e Background() têm a função de reproduzir um arquivo de áudio. A principal diferença entre elas é que a aplicação

Alternativas

ID
1260349
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No plano de discagem de um servidor Asterisk 11, é necessário especificar um número sequencial para indicar a prioridade de cada extensão. Quando esse número é substituído pela letra “n”, a prioridade da extensão é ajustada para

Alternativas

ID
1260352
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Algumas aplicações do plano de discagem do servidor Asterisk 11, como o Playback( ) e o Background( ), exigem que seja passado como parâmetro o nome de um arquivo de áudio com sua extensão omitida. Caso existam arquivos de áudio com o mesmo nome, porém com extensões diferentes, o Asterisk seleciona aquele que

Alternativas
Comentários
  • Usa o arquivo com o menor custo de CPU para fazer a conversão.

    Letra A


ID
1268464
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede de telefonia tradicional comutada por circuitos, o estabelecimento de uma conexão com a devida alocação exclusiva de recursos pela rede é realizado como forma de garantir a continuidade da informação resultante da(o)

Alternativas
Comentários
  • A telefonia convencional caracteriza-se por possuir uma maior qualidade de voz, se comparada à telefonia IP, uma vez que a conexão entre os usuários estabelece circuitos dedicados, resultando em atraso e eco constantes.

     

    Na telefonia IP, o tráfego de pacotes não é constante, uma vez que o envio dos mesmos não obedece a uma rota fixa, variando de acordo com a disponibilidade e fluxo das rotas na rede. Tal fator é responsável pelo atraso e eco inconstantes, que diminuem a qualidade do serviço.

  • para tornar-se Analista de Sistemas Especialista do MEC em 2009


ID
1306078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que diz respeito à telefonia e aos serviços multimídia, julgue os itens que se seguem.

Vazão — parâmetro que indica a taxa de transmissão efetiva dos dados em bits — é um requisito básico para aplicações multimídia distribuídas.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    Parâmetros que ajudam a identificar a qualidade de serviço em um fluxo:


    - Confiabilidade (perda): se acontecem perdas, se há retransmissão, se há recuperação...;
        -> Aqui incluem perda de pacotes e disponibilidade.


    - Vazão: alguns autores chamam tbém de largura de banda;


    - Atraso (latência): tbém chamado de retardo ou delay.
        -> Retardo: atraso na transmissão dos pacotes de dados.
        -> Latência é o tempo de atraso total na entrega dos dados transmitidos.


    - Jitter: que é a variação do atraso/retardo.
        -> Tbém chamado de Flutuação.
        -> Para algumas aplicações essa variação não há significância, para multimídias há muita significância;
        -> Não há significância, por exemplo, para envio de mensagens via SMTP, já que o pacote será remontado no destino final e a variação de fato é excluída nessa remontagem.

     

  • O correto não seria bits por segundo????


    bits é uma coisa e bits por segundo é outra coisa...



    vazão é definida como o número de bits que podem ser transmitidos sobre a rede num dado tempo, sendo expressa em bits/segundo (b/s). Por exemplo, numa rede Ethernet podemos ter como vazão 10Mb/s. Muitas vezes usa-se o termo taxa de transmissão para se referir a vazão.

    Fonte: http://wiki.foz.ifpr.edu.br/wiki/index.php/Vaz%C3%A3o,_atraso_e_perda_de_pacotes


ID
1306084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que diz respeito à telefonia e aos serviços multimídia, julgue os itens que se seguem.

A recomendação POLQA (perceptual objective listening quality assessment), definida pelo ITU-T, pode ser aplicada para a análise da qualidade da voz em comunicações que utilizam a tecnologia VoLTE (voice over LTE).

Alternativas
Comentários
  • LTE = Long Term Evolution = 4G LTE

  • POLQA padrão que cobre um modelo para prever a qualidade de voz por meio de análise de sinal de voz digital.


ID
1307164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos diferentes aspectos do planejamento de uma rede de telecomunicações, julgue o item.

Considerando o texto abaixo, que representa o resultado de um teste realizado por meio da ferramenta traceroute, na qual pacotes são enviados entre dois hosts da Internet, um no Japão e outro no Brasil, é correto afirmar que o round trip time até o roteador de número 14 é maior que o round trip time até o roteador de número 16, o que indica que este último está geograficamente mais próximo da fonte que o roteador 14.

traceroute:
1 (124.155.65.228) 2.609 ms 2.912 ms 2.641 ms
2 (124.155.65.254) 3.538 ms 2.827 ms 2.681 ms
3 (124.155.64.1) 15.677 ms 16.587 ms 15.981 ms
4 (202.224.32.55) 22.582 ms 20.593 ms 27.696 ms
5 (203.192.149.205) 16.555 ms 16.958 ms 16.681 ms
6 (202.147.1.58) 16.731 ms 17.245 ms 16.689 ms
7 (202.147.50.133) 119.644 ms 120.250 ms 120.621 ms
8 (198.32.176.15) 120.648 ms 120.731 ms 123.528 ms
9 (64.57.20.225) 128.560 ms 129.955 ms 129.544 ms
10 (64.57.20.246) 188.472 ms 189.656 ms 188.562 ms
11 (137.164.131.54) 210.509 ms 209.269 ms 208.574 ms
12 (108.59.31.59) 215.555 ms 214.840 ms 215.496 ms
13 (108.59.27.17) 215.454 ms 215.206 ms 215.544 ms
14 (198.32.252.122) 277.734 ms 214.928 ms 236.712 ms
15 (190.103.185.9) 215.429 ms 220.844 ms 215.531 ms
16 (200.143.252.25) 212.546 ms 213.069 ms 212.475 ms
17 (200.143.252.37) 286.499 ms 285.959 ms 358.567 ms
18 (200.143.253.81) 303.522 ms 302.240 ms 358.477 ms
19 (200.143.254.114) 313.419 ms 313.559 ms 349.115 ms

Alternativas
Comentários
  • De fato o RTT do 14 é maior do que o do 16 no entanto isso não significa que aquele esteja necessariamente mais distante que este. Pode ter ocorrido, por exemplo, um congestionamento maior no 14 do que 16, o que resultou em aumento do RTT.

  • Em um contexto de telecomunicações por satélites, a expressão Round Trip Time significa o tempo total necessário para um sinal eletromagnético (principalmente microondas) percorrer um trajeto compreendido entre um ponto de origem no solo (que pode ser uma antena conectada a um modem-satélite) até um satélite artificial no espaço, e, consequentemente, do mesmo satélite artificial até uma estação de telecomunicações por satélites no solo, e vice versa, no sentido contrário, com a confirmação de entrega dos dados ao destinatário.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Round_Trip_Time


ID
1307224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à telefonia móvel.

Considere uma situação com MIMO 2×2, largura de banda igual a 20 MHz e relação sinal-ruído média de 10 dB. Nesse caso, a capacidade do canal sem fio pode ser superior a 100 Mbps.

Alternativas
Comentários
  • 20 MHz * 10 db / 3 > 100 Mbps - Teorema de Shannon

  • + q calculo é esse q vc fez?

  • Para resolver essa questão, vc tem q entender do teorema da capacidade, de Harley-Shannon, que estabelece um limite teórico máximo para a taxa de dados em um canal de telecomunicações, limitado em largura de banda(L), expressa em Hz, e em ruído(SNR), expressa em dB. Na prática, é a capacidade C de um canal.

    Para esse cenário, temos a seguinte ilustração:

    Transmissor <-------------------(Canal, limitado em L e com SNR)-----------------> Receptor

    Fórmula do Teorema de H-S:

    C = L * log2 * (1 + SNR)

    Temos os seguintes dados que a questão nos fornece: Largura de banda(L) = 20 MHZ, ou 20000000Hz

    Relação Sinal-Ruído (SNR): 10dB, que fica 10^(10/10) ou 10^1 = 10

    Fórmula: C = L * log2 * (1 + SNR)

    Substituindo na fórmula, fica:

    C = 20000000 * log2 * (1 + 10)

    C = 20000000 * log2(11)

    C = 20000000 * 3,46 (log de 2 na base 11 é 3,46).

    C = 69200000bps

    Para converter de Bps para Mbps, deve-se dividir por 1024 e depois por 1024 novamente, visto que 1bps equivale a 1/1024kbps e 1kbps equivale a 1/1024 mbps e por aí vai. Assim, cheguei ao valor final de 66Mbps. Essa é a capacidade teórica máxima de um canal. Porém, o mimo 2:2 usa quatro antenas: duas pra enviar e duas pra receber, dobrando a capacidade do canal, que passaria a ser de 66*2 = 132Mbps, ou seja, acima de 100Mbps, como afirma a questão.

    Se alguém chegou a um resultado diferente, por favor, poste aqui.


ID
1307251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Estações rádio base de sistemas celulares de alta capacidade costumam trafegar dados entre si por meio de enlaces de comunicação óptica. Entretanto, quando não é possível implantar sistemas ópticos, uma alternativa é a utilização de enlaces de rádio. Nesse contexto, considere as seguintes características de um enlace de rádio unidirecional.

• distância entre duas estações rádio base em área rural: 1 km
• frequência de operação: 10 Ghz
• potência de transmissão variável: de 0,1 W a 1 W
• ganho da antena diretiva de transmissão: 18 dBi
• ganho da antena diretiva de recepção: 18 dBi
• total de perdas em cabos e conectores considerando o sistema de transmissão: 3,28 Db
• total de perdas em cabos e conectores considerando o sistema de recepção: 3,28 dB
• sensibilidade do rádio receptor: !60 dBm
• antenas perfeitamente alinhadas e ambas as direções na região do ângulo de 3 dB

Com base nessas informações e considerando que não há qualquer outra possibilidade de atenuação do sinal sem fio nesse enlace, julgue o próximo item.

Se o rádio operar com potência de transmissão máxima, a potência efetivamente radiada pelo sistema transmissor será inferior a 18 dBW.

Alternativas

ID
1320040
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Há vários processos de modulação de sinal, que são usados de acordo com as características da aplicação. Alguns deles modificam as portadoras, alterando parâmetros como amplitude, frequência e fase.

Um dos processos de modulação digital no qual há variação de fase e amplitude na onda portadora, de acordo com a informação digital a ser transmitida, é o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Modulação de Amplitude em Quadratura QAM

     

    Essa modulação QAM (Quadrature Amplitude Modulation) é uma combinação entre as modulações ASK e PSK. Isso significa que há variação de fase e amplitude na onda portadora de acordo com a informação digital a ser transmitida [5].

     

    A fim de aumentar a eficiência espectral do processo de modulação, diferentes tipos de modulação de amplitude em quadratura são utilizados. Essas modulações foram desenvolvidas inicialmente para transmitir dois sinais analógicos independentes em uma portadora [5].

     

    Para formar o sinal é utilizada uma portadora que recebe um nível de amplitude Q determinado pela informação a ser transmitida;m seguida a portadora é defasada em 90º e recebe outro nível de amplitude I determinado pela informação. A seguir esses níveis são somados pela equação S(t) = Q sen(ωt) + I cos(ωt) para gerar o sinal QAM. O resultado desse processo pode ser representado por uma constelação de pontos no espaço Q e I representando os valores que eles podem assumir. 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • A conversão digital-analógica pode ser conseguida de diversas maneiras: ASK (modulação por chaveamento de amplitude), FSK (modulação por chaveamento de frequência) e PSK (chaveamento por deslocamento de fase). O QAM (modulação por amplitude de quadratura) combina os métodos ASK e PSK. GAB E


ID
1333696
Banca
FMP Concursos
Órgão
PROCEMPA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere o seguinte trecho de um plano de discagem de um servidor Asterisk para responder à questão:

[default]
exten=>_10ZX,1,Answer()
exten=>_10ZX,2,Dial(SIP/${EXTEN},20,r}
exten=>_10ZX,3,Hanghup()

Considerando o plano de discagem apresentado, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • _10ZX => 1010 até 1099

    letra D (1020)


ID
1337065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às plataformas de comunicação, julgue o item a seguir.

As redes de telefonia fixa PSTN (public switched telephone network) baseiam-se no conceito de comutação de pacotes.

Alternativas
Comentários
  • Errada. A rede PSTN é baseada em comutação por circuitos.

  • Gabarito Errado

    Comutação por circuitos.

     

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • Public Switched Telephone Network (PSTN), ou rede comutada de telefonia pública, ou ainda sistema telefônico tradicional, é a rede destinada ao tráfego de voz a longas distâncias. Ela existe desde o início do século XX, e apresenta uma hierarquia para seu pleno funcionamento, baseada em grandes centrais telefônicas interligadas entre si. Essa rede funciona com a comutação de circuitos, que estabelece um caminho físico entre a origem e o destino enquanto a ligação estiver em andamento, trazendo alta qualidade de serviço na transmissão de voz.

     

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv/pagina_2.asp

  •                                                            Comutação de circuitos x Comutação de pacotes:  

     

    A comutação de circuitos possui fundamento similar à telefonia fixa. Nela, todo o tráfego de informações entre dois dispositivos sempre passa pelo mesmo caminho. Tal caminho pode ser definido por um circuito fisco, ou por compartilhamento de um meio, utilizando multiplexação. Ex.: o sistema telefônico.  

     

    Na comutação por pacotes, por sua vez, os pacotes podem seguir vários caminhos diferentes para chegar ao destinatário, podendo, inclusive, chegarem fora de ordem, pois serão reordenados na máquina destino. É o paradigma que vigora na Internet.

  • Q=As redes de telefonia modernas estão migrando em grande parte para a tecnologia VoIP, em que é empregada comutação por circuitos, diferentemente das redes PSTN (public switched telephone network) tradicionais, que empregam comutação por pacotes. R=ERRADO C=VOIP = Comutação por pacotes

    PSTN = Comutação por circuitos

  • As redes de telefonia fixa PSTN (public switched telephone network) baseiam-se no conceito de comutação de circuitos. 

    Os recursos necessários ao longo do caminho são reservados durante a fase de estabelecimento da conexão. Esses recursos permanecem dedicados por toda a duração da transferência de dados até a fase de encerramento de conexão. 

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    CESPE, 2015: A sigla PSTN (public switched telephone network) refere-se à rede de telefonia fixa que utiliza comutação por circuitos. CORRETO!


ID
1360432
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma empresa necessita montar uma rede baseada em acessos ADSL, de modo a permitir que a taxa de dados recebidos pelo usuário seja superior à taxa transmitida.

Para isso, é importante construir essa rede com os seguintes elementos:

Alternativas

ID
1420351
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Complete o texto a seguir com a resposta correta. Numa instalação com PABX convencional a tensão que aciona o mecanismo da campainha de um telefone quando este recebe uma ligação situa-se na faixa de:

Alternativas

ID
1428166
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma Wide Area Network (WAN), um padrão muito utilizado atualmente, e que permite o tráfego de dados em cabos telefônicos entre um assinante residencial e a central telefônica, é o

Alternativas
Comentários
  • DSL: É uma família de tecnologia para transferência de dados na rede telefônica.

    Já os outros funcionam sobre a rede ethernet.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Digital_Subscriber_Line

  • DSL é uma tecnologia de processamento de sinais digitais para comutação e roteamento através de linhas telefônicas com alta velocidade. [...] Em outras palavras trata-se de uma tecnologia de banda larga ou "broad band".

     

    Fonte: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/telecomunicacoes/11160-dsl-digital-subscriber-line-e-variacoes-xdsl-tel100


ID
1436200
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A rede de telefonia fixa é a rede de comunicação de maior capilaridade do planeta. Nessa rede, uma das principais características é que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    comutação de circuitos, em redes de telecomunicações, é um tipo de alocação de recursos para transferência de informação que se caracteriza pela utilização permanente destes recursos durante toda a transmissão. É uma técnica apropriada para sistemas de comunicações que apresentam tráfego constante (por exemplo, a comunicação de voz), necessitando de uma conexão dedicada para a transferência de informações contínuas.

     

    Essencialmente, uma comunicação via comutação de circuitos entre duas estações se subdivide em três etapas: o estabelecimento do circuito, a conversação e a desconexão do circuito.

    Na primeira etapa, uma rota fixa entre as estações envolvidas é estabelecida para que elas possam se comunicar. Entre uma ponta e outra da comunicação, é determinada e alocada uma conexão bidirecional (isto é, um circuito), contendo um canal dedicado para cada estação transceptora até o término da comunicação.

    Em seguida, as estações envolvidas podem trocar informações entre si, transmitindo e recebendo dados através do circuito já estabelecido. Esta transferência de dados corresponde a segunda etapa da comutação de circuitos.

    Após um período indeterminado, a conexão é finalmente encerrada, quase sempre pela ação de uma das estações comunicantes. Nesta última etapa, todos os nós intermediários do circuito precisam ser desalocados de modo a serem reutilizados, conforme necessário, para formar novos circuitos entre quaisquer estações pertencentes à rede. Para tanto, sinais de controle são transmitidos para estes nós, liberando recursos para outras conexões.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • Comutação de Circuitos:


    - Estabelece uma ligação virtual exclusiva durante a transmissão.
    - Percurso é construído antes do envio das informações (Ex: Telefonia)


ID
1436203
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A rede de telefonia fixa foi criada com o objetivo de realizar o transporte da voz humana. Assim, a largura de banda dos enlaces que conectam os terminais dos clientes com a central telefônica é padronizada entre

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

    " Embora o ouvido humano sadio seja capaz de perceber sons no intervalo de frequência que vai de 20 Hz até 20 kHz, e a voz humana seja capaz de emitir sons no intervalo de frequência que vai de 80 Hz até 12 kHz, estudos comprovaram que transmitindo as freqüências dos sinais de voz na faixa de 300 Hz a 3.400 Hz (G.132 e G.151 da ITU-T) seria possível um perfeito reconhecimento das palavras pelo interlocutor (nos Estados Unidos foi adotado o intervalo de 200 Hz a 3200 Hz). "

     

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialciclos/pagina_4.asp


ID
1436206
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O GSM (Global System for Mobile Communications), sistema originário da Europa, possui o serviço de SMS (Short Message Service), pelo qual podem ser enviadas e recebidas mensagens de texto. Uma mensagem no GSM pode ter até

Alternativas
Comentários
  • Na Wikipedia cita que são 140 octetos (bytes): https://en.wikipedia.org/wiki/Short_Message_Service#Message_size. Não achei informação afirmando que seriam 160.

  • Isso depende da codificação utilizada. No padrão GSM 7-bits, uma mensagem pode ter até 160 bytes.


    Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Short_Message_Service

               http://support.nowsms.com/discus/messages/1/5249.html


ID
1455040
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O software Asterisk é considerado sinônimo de Telefonia IP baseada em Software Livre, devido a sua grande flexibilidade e facilidade de interoperar telefonia convencional com sistemas de Voz sobre IP. Todo o encaminhamento das chamadas é definido em um dialplan, normalmente configurado no arquivo /etc/asterisk/extensions.conf.

Considere a seguinte linha no arquivo extensions.conf
exten => _NXX,1,Playback(bomdia)

Conforme a sintaxe definida no Asterisk, a expressão regular "_NXX" representa neste contexto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    o X significa qualquer dígito de 0 a 9, temos outras opções como:

    Z= 1 a 9

    N= 2 a 9

    Fonte: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Asterisk-Entendendo-o-arquivo-extensions.conf


ID
1474162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de sistemas de televisão analógica e digital, julgue o item subsequente.

O sistema brasileiro de televisão digital é baseado no padrão europeu DVB-T (digital video broadcasting – terrestrial).

Alternativas

ID
1474234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a sistemas de telefonia digital, julgue o item subsequente.

As redes de telefonia modernas estão migrando em grande parte para a tecnologia VoIP, em que é empregada comutação por circuitos, diferentemente das redes PSTN (public switched telephone network) tradicionais, que empregam comutação por pacotes.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Ao contrário, VOIP = Comutação por Pacotes;

    PSTN = Comutação por circuito

  • Gabarito Errado

    VOIP = Comutação por pacotes

    PSTN = Comutação por circuitos

     

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • As comutações de circuitos e de pacotes são usadas no sistema telefônico atual.

    -> Comutação de circuito particularmente é usada no tráfego de voz, ela é a base para o sistema telefônico tradicional;

    -> Comutação de pacotes é usada para o tráfego de dados, sendo por sua vez, a base para a Internet e para a Voz sobre IP.

     

    Fonte: teleco.com.br

  • VOIP = Comutação por pacotes

  • matei essa pq pacotes geralmente é IP

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    CESPE, 2015: A sigla PSTN (public switched telephone network) refere-se à rede de telefonia fixa que utiliza comutação por circuitos. CORRETO!

  • gab E - o voip é comutação por circuito. Ele é voz over Ip.

    Comutação por pacote x comutação por circuito

    Comutação por pacote:

    Orientado à datagrama ou circuito virtual. Pequenos pacotes de bits são enviados por meios guiados ou não guiados, e remontados na recepção. Requer maior esforço par ao dado chegar. Roteamento.

    Comutação por circuito:

    Orientada a conexâo. PSTN (telefonia fixa).

    Primeiro estabelece-se o canal. (discagem e linha pronta para falar)

    Canal é reservado. Recurso reservado. (fica ocupado para outro).


ID
1474237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a sistemas de telefonia digital, julgue o item subsequente.

Em uma rede de telefonia, a conversão entre os sinais de redes diferentes, como PSTN, VoIP e celular, é feita por equipamentos conhecidos como MGW (media gateway).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Um media gateway é um nó de rede que converte fluxos de mídia vindos de diferentes redes de telecomunicação como a rede pública de telefonia comutada, sinalização por canal comum ou redes NGN. Nesta última, permitem que comunicações multimídia possam utilizar vários protocolos de transporte como o ATM e o IP.

    Por conectar diferentes tipos de redes, uma de suas principais funções é fazer a conversão de diferentes tipos de transmissão e codificação. Funções de fluxo de mídia como cancelamento de eco, DTMF e envio de tom também estão localizadas no media gateway.

    Os media gateways frequentemente possuem um controlador à parte que provê o controle das chamadas e a funcionalidade de sinalização. A comunicação entre media gateways e call agents é possível através de protocolos como o MGCP ou Megaco, ou o SIP. Media gateways para voz sobre IP (VoIP) realizam a conversão entre TDM para um protocolo de fluxo de mídia como também um protocolo de sinalização que seja utilizado no sistema VoIP.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • Gateway pode ser classificado como “portal” ou “portão”. Ou seja, é uma passagem entre dois ambientes diferentes.


ID
1493164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito de redes de comunicação sem fio.

Telefones sem fio e fornos de micro-ondas provocam interferência em redes wi-fi, visto que utilizam a mesma banda de transmissão dessas redes; por essa razão, deve-se evitar a presença de tais equipamentos perto da transmissão e recepção de redes wi-fi.

Alternativas
Comentários
  • "A principal vantagem de trabalhar com o protocolo 11a é a sua maior estabilidade, já que há uma redução considerável de interferências no sinal, geralmente originárias de fornos de microondas, telefones sem fio e demais equipamentos de radiação restrita que utilizam a faixa de 2,4 GHz"

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialespecradio/pagina_2.asp

  • "Os fornos de microondas também atrapalham o sinal Wi-Fi. Isso porque eles operam na frequência de 2,4 GHz, a mesma da maior parte dos roteadores utilizados. O mesmo ocorre com dispositivos sem fio em geral, incluindo alto-falantes, telefones, babás eletrônicas, câmeras de segurança, entre outros eletrônicos. A melhor maneira de contornar o problema é comprar um roteador dual-band e configurá-lo para operar na faixa de 5 Ghz."

    Fonte: www.techtudo.com.br


ID
1624849
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A Rede Digital de Serviços Integrados (RDSI) foi construída tendo por base a hierarquia TDM desenvolvida para a telefonia digital. Internacionalmente, o ITU-T definiu dois padrões para interface física: a Interface à Taxa Básica e a Interface à Taxa Primária. Se B representa um canal de transporte de 64 kbits/s para transmissão de dados do usuário D1 representa um canal de 16 kbits/s para dados e D2 representa um canal de 64 kbits/s, pode-se representar a Interface à Taxa Primária por:

Alternativas

ID
1624852
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O sistema de telefonia celular é formado por apenas três módulos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Central de Comutação e Controle (CCC)

    A CCC é uma central telefônica do tipo CPA (central com programa armazenado), expandida para operar com software próprio de serviço móvel celular. As funções de uma CPA da rede fixa e da CCC são basicamente as mesmas e os serviços oferecidos também.

    A CCC, devido a inúmeras funções extras de processamento, necessárias ao acompanhamento da EM, é equipada com hardware e software adicionais.

     

    Estação Rádio-Base (ERB)

    A ERB é a interface entre as EM’s e a CCC sua função básica é:

    - Para dados:

    Converter a sinalização proprietária que liga a CCC a ERB no protocolo AMPS entre ERB’s e EM’s.


    - Para voz:

    Converter os sinais digitalizados de voz que trafegam nos enlaces entre CCC e ERB em sinais analógicos para transmissões FM entre ERB e EM’s.

    - Para supervisão do canal de rádio:

    Monitorar canais de voz em conversação para aferir a intensidade RF do sinal e a RSR do sinal de voz, para controlar o processo de “hand-off”.

     

    Estações Móveis (EM)


    A EM é o terminal móvel do usuário. Estes, podem realizar diversas funções, dependendo do modelo e da complexidade da unidade.

    As funções básicas são:

     

    . Prover a interface entre o usuário e o sistema;

    . Converter sinais de áudio em sinais de RF e vice-versa;

    . Alertar o usuário sobre chamadas recebidas;

    . Alertar o sistema sobre tentativas de originação de chamadas.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     


ID
1624855
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quantos canais de voz ou dados são suportados por um link E1?

Alternativas

ID
1624861
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Segundo a LGT, Lei Geral de Telecomunicações, Lei Nº 9.472, de 16 de julho de 1997. Podemos afirmar que Estação de Telecomunicações é/são:


I. a transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.

II. as edificações de um conjunto de emissoras de FM.

III. a transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético

IV. o conjunto de equipamentos ou aparelhos, dispositivos e demais meios necessários à realização de telecomunicação.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "d"

    L 9.472/97

    LIVRO III

    DA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

    TÍTULO I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Capítulo I

    Das Definições

    Art. 60. Serviço de telecomunicações é o conjunto de atividades que possibilita a oferta de telecomunicação.

    § 1° Telecomunicação é a transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.

    § 2° Estação de telecomunicações é o conjunto de equipamentos ou aparelhos, dispositivos e demais meios necessários à realização de telecomunicação, seus acessórios e periféricos, e, quando for o caso, as instalações que os abrigam e complementam, inclusive terminais portáteis.



ID
1804942
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere o texto a seguir:

Quando o telefone é retirado do “gancho", o circuito se fecha realizando o chamado loop de corrente. Neste momento, uma corrente de x mA circula nessa linha, suficiente para que a rede de telefonia perceba que este aparelho deseja realizar uma chamada. Imediatamente o aparelho recebe um tom de discagem indicando que está habilitado para utilizar os serviços da rede.

                               (http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialconvdados/pagina_1.asp)

O valor de x, no texto, é:  

Alternativas
Comentários
  • o questãozzzzzinha de acordo mesmo... eihn...

  • Putz, que questão é essa?!

  • " Quando o telefone é retirado do “gancho”, o circuito se fecha realizando o chamado loop de corrente. Neste momento, uma corrente de 20 mA circula nesta linha, suficiente para que a rede de telefonia perceba que este aparelho deseja realizar uma chamada. Imediatamente o aparelho recebe um tom de discagem indicando que está habilitado para utilizar os serviços da rede. "

    .

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialconvdados/pagina_1.asp

  • A famosa questão loteria... 

  • 20 mA

  • Putz...pq alguem do suporte precisa saber disso...isso eh questao pra engenheiro ou tecnico de telecomunicacoes.

    Quadrix...e q diacho de banca eh essa?

  • questão loteria do car@lh0


ID
1825780
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Comparando-se as tecnologias de telefonia celular 3G e 4G, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Questão longa e de leitura cansativa, mas com um contexto simples FREQUÊNCIA maior é igual a um maior número de REPETIÇÕES e não tem ligação direta com alcance, podemos usar como exemplo Radio AMs estão em frequências de Khz e vai muito longe enquanto os FMs pega basicamente na area urbana de uma cidade e estão em frequências de MHz

  • Estão disponíveis para o celular no Brasil (SMP) frequências de:

     

    850 MHz, antigas bandas A e B utilizadas pelo GSM;

    900 MHz, bandas de extensão utilizadas pelo GSM e 3G;

    1700 e 1800 MHz, bandas D, E e subfaixas de extensão utilizadas pelo GSM e 3G;

    1900 e 2100 MHZ destinadas na sua maior parte para sistemas 3G;

    2500 MHz e 700 MHZ destinadas para sistemas 4G (LTE).

     

    Fonte: http://www.teleco.com.br/areasc.asp


ID
1919863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca das tecnologias ADSL, julgue o item subsecutivo. 

A tecnologia ADSL2 é mais eficiente que a tecnologia ADSL porque utiliza menos banda para sinalização.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    "Uma forma de se aumentar a taxa de bits de transmissão utilizada no ADSL2 é a redução do tamanho dos cabeçalhos, que são bits utilizados para sinalização e ocupam o início de um quadro utilizado para troca de informações."

     

    "No sistema ADSL esse número de bits por quadro é fixo e consome 32 kbits do total de bits transmitidos. Já no ADSL2 o número de bits utilizado para cabeçalho é programável e varia de 4 a 32 kbits. Isso pode representar um ganho de 21,875% ao se considerar, por exemplo, a transmissão de um quadro de 128 kbits de tamanho, em um enlace longo."

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialadsltec/pagina_3.asp

  • Gabarito Certo

    Os padrões ADSL2 e ADSL2+ surgiram devido à experiência no uso e manutenção da tecnologia ADSL, tendo em vista a necessidade de aumento das taxas de downstream e upstream, além de possibilitar uma maior qualidade de serviço e abrangência.

     

    Em 2002 o ITU (International Telecommunication Union) publicou as seguintes recomendações:

    G.992.3 - Assymmetric digital subscriber line transceivers 2 - ADSL2 (G.dmt.bis) [1].

    G.992.4 - Splitterless assymmetric digital subscriber line transceivers 2 - splitterless ADSL2 (G.lite.bis) [1].

     

    Estes dois novos padrões para a tecnologia ADSL foram denominados de ADSL2. Em 2005, no mesmo ano que a ADSL ultrapassava a marca de 30 milhões de usuário, o ITU publicou a recomendação:

    G.992.5 - Assymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) transceivers - Extended bandwidth ADSL2 [1].

     

    Este padrão ficou conhecido como ADSLplus, ou ADSL2+ como é usualmente conhecido.

     

    O ADSL2 apresenta melhorias no desempenho e interoperabilidade, na qual podemos destacar as melhorias na taxa de bits e na distância do enlace, o ajuste adaptativo de taxa de bits, as novas facilidades de diagnóstico e a nova modalidade stand-by para o controle do uso de energia.

     

    No caso do ADSL2+ a largura de banda de downstream é duplicada, possibilitando taxas de bits de até 20 Mbit/s em linhas telefônicas com distâncias de até 1,5 km entre a central e o usuário final. Outra vantagem que podemos destacar para o ADSL2+ é que este permite a operação conjunta na mesma infra-estrutura, do ADSL e do ADSL2. Desta maneira, permite que as operadoras possam fazer uma transição de forma gradual de ADSL para ADSL2+.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1919917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com referência a multiplexadores, julgue o item que se segue.

Caso um canal telefônico de voz tenha 4 kHz de banda e seja necessária uma proteção de 0,4 kHz para que não ocorra interferência cocanal no enlace de transmissão, então, para a transmissão de 5 canais de voz, o enlace deverá ter uma banda superior a 22 kHz.

Alternativas
Comentários
  • Ele irá possuir os 5 canais de voz ---> 5 x 4 = 20 KHz

    Ele irá possuir, entre os 5 canais de voz, 4 margens de não-interferência ---> 4 x 0,4 = 1,6 KHz

    Somando os 2, necessitaremos de 21,6 KHz. Como ele afirma que é superior a 22 KHz, a questão está errada.


ID
1919920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com referência a multiplexadores, julgue o item que se segue.

Situação hipotética: Uma operadora de telefonia celular, na banda D, utiliza um total de 15 MHz para atender a determinada região. A operadora não adota nenhum recurso de reúso de frequências, e uma única estação rádio-base atende à região. Cada usuário utiliza 200 kHz de banda para fazer a comunicação downlink e 200 kHz para a comunicação uplink, incluindo a banda de proteção. A operadora usa multiplexação FDM. Assertiva: Nessas condições, no máximo 37 usuários conseguirão se comunicar simultaneamente na região.

Alternativas
Comentários
  • Resolvi da seguinte forma:

     

    A banda para cada usuário é a soma entre o uplink e o downlink = 400KHz

    Visto que o canal tem 15.000KHz, o máximo de usuários seria uma divisão simples de 15000/400 = 37,5.

    Como usuário é um universo inteiro, então o máximo de usuários seria de 37, tendo um desperdício de 200KHz no canal.

    Resposta correta

  • fiz a conta dividindo 15mil por 200 e depois por 2, resultando em 37,5.

  • Questão bem simples. E perfeito o comentário do Giordano. É isso mesmo.

     

    A banda para cada usuário é a soma entre o uplink e o downlink = 400KHz

    Visto que o canal tem 15.000KHz, o máximo de usuários seria uma divisão simples de 15000/400 = 37,5.

    Como usuário é um universo inteiro, então o máximo de usuários seria de 37, tendo um desperdício de 200KHz no canal.


ID
2063113
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A Lei Geral de Telecomunicações menciona um tipo de serviço que é uma

“atividade que acrescenta, a um serviço de telecomunicações que lhe dá suporte (...), novas utilidades relacionadas ao acesso, armazenamento, apresentação, movimentação ou recuperação de informações, mas não constitui o serviço de telecomunicações, classificando-se seu provedor como usuário do serviço de telecomunicações que lhe dá suporte, com os direitos e deveres inerentes a essa condição.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/19472.htm>.
Acesso em: 14 jun. 2016. Adaptado.

A esse tipo de serviço dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • Nuca tinha visto isso :|

    Mas acabei acertando

  • A Lei nº 9.472/97, que dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações, em seu art. 61, caput, prevê: ‘Serviço de valor adicionado é a atividade que acrescenta, a um serviço de telecomunicações que lhe dá suporte e com o qual não se confunde, novas utilidades relacionadas ao acesso, armazenamento, apresentação, movimentação ou recuperação de informações’.


ID
2063116
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Historicamente, uma das primeiras formas de extensão da rede de acesso de telefonia fixa (usando o par metálico de cobre trançado) para outros serviços (como acesso à Internet, por exemplo) veio com a utilização de modems residenciais sobre as linhas de assinante analógicas convencionais. A partir dessa solução, o acesso residencial à Internet se tornou amplamente disseminado. Outras alternativas surgiram como opções para melhorar a utilização da planta de acesso da rede telefônica analógica convencional, evitando ou diminuindo os custos adicionais.

A solução de acesso que utiliza o par metálico do assinante de forma a aproveitar a banda disponível acima dos 4 khz (usados para os serviços de voz), usando a banda de forma assimétrica (com taxas de download potencialmente superiores às de upload), é conhecida como: 

Alternativas
Comentários
  • Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) é um formato de DSL, uma tecnologia de comunicação de dados que permite uma transmissão de dados mais rápida através de linhas de telefone do que um modem convencional pode oferecer.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Asymmetric_Digital_Subscriber_Line

  • Só lembrar do A do ADSL!

  • Gabarito C

    ADSL é um padrão de comunicação digital que utiliza o par trançado de cobre (linha telefônica comum) como meio de transmissão. O termo "assimétrico" surgiu da percepção que seria melhor em um canal de transmissão, reservar a maior parte da banda para download, uma parte menor para upload e por fim uma parte fixa para voz, caracterizando assim 3 canais distintos. Essa estratégia partiu da análise de conexões comuns onde apenas um clique solicitando uma página recebia muitas vezes mais informações que transmitia.

     

    O ADSL permitiu um ganho considerável nas taxas de transmissão de dados se comparado aos meios comuns disponíveis utilizando o mesmo canal telefônico. O ADSL permite transmissões até 9 Mbit/s de download, até 1 Mbit/s de upload e ainda reservando o canal para voz. Estas taxas são mensuradas de acordo com a distância do ponto do assinante até a central, caracterizando assim o limite máximo de taxa para Internet. Desta forma, quanto mais próximo à central, maior será a probabilidade da taxa máxima ser maior que 6 Mbit/s chegando até os 9 Mbit/s.

     

    Uma das principais vantagens desta tecnologia é que ela não exige um novo cabeamento, o que levaria décadas para atingir a mesma abrangência que as atuais estruturas possuem 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2063125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Plano Geral de Outorgas (PGO) regulamenta a forma de concessão e o oferecimento de serviços de Telecomunicações no Brasil, tendo como principal objetivo definir as áreas de atuação das operadoras, o número de prestadoras para cada uma delas, seus prazos de vigência e o prazo para admissão de novas operadoras, conforme disciplina o artigo 84 da Lei Geral de Telecomunicações (LGT).

Para efeito do PGO, quantas são as regiões do território nacional? 

Alternativas
Comentários
  • Seria NORTE, SUL, LESTE e OESTE?

  • REGIÕES

    I - Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima.

    II - do Distrito Federal e dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia e Acre.

    III- do Estado de São Paulo.

    IV - nacional


ID
2071198
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quando em uma ligação telefônica ouve-se a voz de uma terceira pessoa que está realizando outra ligação telefônica ocorre o um problema popularmente conhecido como linha cruzada. Ele é provocado por um distúrbio ou pertubação que ocorre no canal de comunicação conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Wikipedia:

     

    Em cabeamento estruturado, crosstalk ou diafonia é a interferência indesejada que um canal de transmissão causa em outro. Foi observado pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial, devido à grande quantidade de transmissões que eram feitas na época. Assim, podemos dizer que a diafonia nada mais é que a tendência do sinal de um par de fios ser induzido por um outro par adjacente e paralelo. Essa interferência é criada por um curto-circuito ou a junção indutiva entre essas duas linhas independentes

     

    Em eletronica, crosstalk e qualquer fenômeno em que um sinal transmitido em um circuito ou canal de um sistema de transmissão cria um efeito indesejado em outro circuito ou canal. Crosstalk é normalmente causado por capacitâncias, indutâncias ou conexão condutiva com um circuito ou canal - todas indesejadas.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Crosstalk


ID
2071207
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sinalização de linha estabelece comunicação entre centrais nas linhas de junções, agindo durante toda a conexão. Esse tipo de sinalização envolve trocas de informações relacionadas com os estágios da conexão e supervisão da linha de junção.

Assinale a alternativa que contém apenas sinais de linha transmitidos no sentido do assinante chamador para o chamado.

Alternativas

ID
2091607
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às técnicas de comutação, analise as afirmativas a seguir.

I. ATM é uma tecnologia de comutação por células.

II. Frame Relay é uma tecnologia de comutação por pacotes.

III. A rede de telefonia tradicional utiliza uma tecnologia de comutação por pacotes.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • CORREÇÃO

    III. A rede de telefonia tradicional utiliza uma tecnologia de comutação por CIRCUITOS.

  • O ATM fornece funcionalidade que é similar a redes de e : ele usa , e codifica os dados em ( ISO-OSI) pequenos e de tamanho fixo chamados de células. Isto difere-se das abordagens como o ou o que usam pacotes e quadros de tamanho variável. O ATM usa um modelo no qual um deve ser estabelecido entre dois pontos fins antes que a real troca de dados inicie. Estes circuitos virtuais podem ser "permanentes", i.e. conexões dedicadas que são normalmente pré-configuradas pelo provedor de serviços, ou "comutados", i.e. configurados sobre uma base por-chamada usando e desconectados quando a chamada é terminada.

    Frame Relay: O que é 

    O Frame Relay é uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade que é usada em muitas redes ao redor do mundo para interligar aplicações do tipo LAN, SNA, Internet e Voz.

     

    Basicamente pode-se dizer que a tecnologia Frame Relay fornece um meio para enviar informações através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) ou packets (pacotes). Cada frame carrega um endereço que é usado pelos equipamentos da rede para determinar o seu destino.

     

    A tecnologia Frame Relay utiliza uma forma simplificada de chaveamento de pacotes, que é adequada para computadores, estações de trabalho e servidores de alta performance que operam com protocolos inteligentes, tais como SNA e TCP/IP. Isto permite que uma grande variedade de aplicações utilize essa tecnologia, aproveitando-se de sua confiabilidade e eficiência no uso de banda.

  • [1]

    4.2.1 Redes de circuitos virtuais

    Embora a Internet seja uma rede de datagramas, muitas arquiteturas de rede alternativas — entre elas as

    das redes ATM e frame relay são redes de circuitos virtuais e, portanto, usam conexões na camada de rede.

    Essas conexões de camada de rede são denominadas circuitos virtuais (CVs).

    Dito isso, não seria uma tecnologia de comutação por circuitos?

    [2]

    18.1

    FRAME RELAY

    Frame Relay é uma rede de longa distância que utiliza circuitos virtuais, desenvolvida em res-

    posta a demandas para um novo tipo de WAN no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.

    Fonte:

    [1] Kurose, Redes de Cmputadores, p 231.

    [2] Forouzam, Comunicação de dados, p 508.


ID
2104351
Banca
Gestão Concurso
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as centrais de telefonia, analise os itens abaixo:
I. Centrais privativas são localizadas dentro das empresas e não geram custos na ligação interna, entre os telefones de seus usuários.
II. Centrais que conectam apenas outras centrais telefônicas e não recebem assinantes ou usuários diretos são denominadas centrais Tandem.
III. As funções básicas de uma central telefônica são a comutação e o controle. A comutação possibilita a ligação, e o controle possibilita, entre outras coisas, a tarifação.
É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
2105041
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A tecnologia DSL − Digital Subscriber Line possibilita a utilização das linhas telefônicas tradicionais para a transmissão de dados em longa distância. Dentre os tipos de DSL, o ADSL foi amplamente utilizado para prover o acesso à internet devido à característica de

Alternativas
Comentários
  • Comparada a outras formas de DSL, o ADSL tem a característica de que os dados podem ser transmitidos mais rapidamente em uma direção do que na outra, assimetricamente, diferenciando-o de outros formatos. Os provedores geralmente anunciam o ADSL como um serviço para as pessoas conectarem-se à Internet do seguinte modo: o canal de comunicação é mais amplo e rápido para receber(download) e menor e mais lento para enviar(upload).

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Asymmetric_Digital_Subscriber_Line

  • Alternativa correta: B.


    A letra B traz exatamente o significado do "A" de ADSL: assíncrono (taxa de download diferente da de upload). No caso, download maior que upload.

  • ADSL – Assymetric DSL 

    Essa tecnologia utiliza, em termos de infraestrutura, os cabos de pares trançados da rede de telefonia pública, também chamada de tecnologia de linha digital assimétrica. Esse é o principal serviço atualmente comercializado pelas operadoras de telefonia, como speedy, Velox, turbonet, entre outros. 

    Uma de suas limitações está no quesito “distância”. Sua implementação nativa fornece suporte a distâncias de até 5 km, aproximadamente, sendo que quanto maior a distância, maior a limitação da taxa de transferência dos dados. 

    O termo “assimétrico” que define essa tecnologia é devido ao fato de que a taxa de transferência de download (dados com destino ao cliente) é maior que a de upload (dados com destino à operadora). Enquanto a primeira suporta até 8Mbit/s, o segundo suporta até 640 kbit/s. 


ID
2129200
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É um padrão utilizado pelos provedores de telefonia fixa no qual, por meio do par metálico, é possível transmitir sinais de voz e dados, simultaneamente. Ao chegar ao local do cliente, separa-se o sinal de voz do sinal de dados por meio de um dispositivo de interface de rede. Um sinal vai para o telefone fixo e o outro para o modem de dados . Essa descrição se refere a que padrão?

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra C.

     

    ADSL é um padrão de comunicação digital que utiliza o par trançado de cobre (linha telefônica comum) como meio de transmissão. O termo "assimétrico" surgiu da percepção que seria melhor em um canal de transmissão, reservar a maior parte da banda para download, uma parte menor para upload e por fim uma parte fixa para voz, caracterizando assim 3 canais distintos. Essa estratégia partiu da análise de conexões comuns onde apenas um clique solicitando uma página recebia muitas vezes mais informações que transmitia.


ID
2160073
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Calcule a banda a ser reservada em uma rede IP para ser utilizada por um canal de voz, sabendo-se que o payload de voz é de 20 bytes, os cabeçalhos RTP, UDP e IP totalizam 40 bytes em rede Ethernet cujo cabeçalho é de 18 bytes e o delay de operação do codec é de 20 mseg.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi anulada pois o resultado é 31.2kbps


ID
2197975
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre Aplicações P2P, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se informa a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Para transferência de arquivos, a capacidade total de upload geral do sistema é igual à taxa de upload do servidor somada às taxas de uploads individuais de cada um dos pares individuais.
( ) Distributed Hash Tables (DHTs) é uma técnica popular de indexação e busca P2P.
( ) As aplicações P2P têm a característica de transmissão assíncrona, não possibilitando conexões de telefonia e transmissão de vídeo, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    P2P, ou peer-to-peer (ponto a ponto, em livre tradução) é uma rede de computadores que compartilham arquivos pela internet. Não há um servidor geral que os armazene e sim usuários que ao mesmo tempo que fazem download, os disponibilizam para que outros busquem arquivos em sua máquina. Nesse sistema cada computador funciona como servidor e cliente ao mesmo tempo.

    Se você já usou softwares como Kazaa, eMule, LimeWire, Shareaza, Bittorrent e outros do gênero para fazer downloads de qualquer tipo de conteúdo, você esteve conectado a uma rede P2P.

    Ao mesmo tempo que reduzem custos e permitem distribuição de conteúdo facilmente, as redes P2P proporcionam a propagação de material pirata, podendo conter malwares ou ser ilegal.

    Uma das vantagens de uso de redes P2P é a possibilidade de vasculhar o hardware de um número elevado de usuários conectados, chegando a alguns milhões. É importante ressaltar que seus arquivos ficarão disponíveis para download, sendo necessário criptografar seus dados confidenciais para evitar super exposição.

    Entre as redes já supra citadas ainda existem uma vasta gama de outras que operam no mesmo sistema de compartilhamento. Caso opte por usar alguma, veja aqui diversas aplicações P2P para download.

    Aos usuários de redes P2P é bom lembrar de manter um bom anti-vírus, pois nunca se sabe se a origem é confiável. Outro fator importante é que grande parte do conteúdo disponibilizado é ilegal, podendo gerar punições por parte dos dententores de seus direitos autorais.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • As aplicações P2P têm a característica de transmissão assíncrona\?

  • As aplicações P2P têm a característica de transmissão assíncrona, não possibilitando conexões de telefonia e transmissão de vídeo, por exemplo. O skype pode usar arquitetura p2p, por exemplo..


ID
2383192
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O sistema de telefonia móvel se desenvolveu muito ao longo do tempo. Assinale a alternativa que indica a forma de acesso caracterizada pelo compartilhamento do sinal da ERB (Estação Rádio Base) através da divisão de tempo:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra D. 

     

    TDMA (Time Division Multiple Access): sistema de celular digital que funciona dividindo um canal de frequência em até oito intervalos de tempo distintos. Cada usuário ocupa um espaço de tempo específico na transmissão, o que impede problemas de interferência.
     

  • Gabarito D

    TDMA —Time— separa para cada chamada, uma porção de tempo em uma determinada freqüência. 

    O TDMA foi utilizado aqui no Brasil pela antiga BCP, que agora se tornou Claro e que migrou para o GSM. O CDMA é o sistema usado pela Vivo, e a TIM tem o GSM.

    O sistema TDMA utiliza uma banda estreita para transmissão, operando nas faixas de 800MHz e 1900MHz. Podemos entender banda estreita por poucos canais. Cada conversação "ocupa" o rádio por 1/3 do tempo. Isso é possível porque o sinal de voz é convertido para digital e pode ser comprimido ocupando menos espaço.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     


ID
2383798
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Redes interligadas são redes compostas por várias redes integradas de forma a fornecer um único meio de comunicação de dados. A Internet é um exemplo de milhões de redes locais, redes metropolitanas e de longa distância integradas. Considerando o contexto apresentado, as redes WiMAX (IEEE 802.16) e as Redes Telefônicas 3G são exemplos respectivos de

Alternativas
Comentários
  •  WiMAX (IEEE 802.16) - tem como finalidade especificar uma interface sem fio para redes Metropolitanas (WMAN).

    Redes Telefônicas 3G -  longa distância.

     

     

     

    Gab. D


ID
2439250
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Destina-se a substituir as tubulações convencionais de telefonia em edifícios, sendo a critério da concessionária, utilizados nos casos em que se tem um grande número de pontos telefônicos acumulados na prumada.

O enunciado acima refere-se a

Alternativas

ID
2515051
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quando se fala sobre tecnologia celular, associa-se essa tecnologia como pertencente a uma “geração”. Esta geração prove serviço de telefonia bem como de comunicação de dados a velocidades significativamente mais altas do que seus contrapartes e há dois importantes padrões competindo, UTMS e CDMA-2000. Em particular, estes sistemas devem prover, obrigatoriamente: 144kbps em velocidade; 384kbps para uso estacionário em ambiente externo ou velocidades de quem anda a pé; 2Mbps em ambiente externo. Estas características estão relacionadas a Geração de tecnologia de celular:

Alternativas
Comentários
  • 3G :)

  • B, vez que se amolda em uma das circunstâncias já citadas pelos colegas na qual a independência das instâncias é abalada.


ID
2556343
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Diversas perturbações afetam os cabos de telecomunicações, degradando o sinal transmitido e piorando o desempenho final da transmissão de dados. Toda e qualquer perturbação que ocorre em um canal de comunicação, aleatoriamente e sem previsão, é definida como uma distorção aleatória. Das opções abaixo, a que NÃO expressa exemplo de distorção aleatória em transmissões de sinais em cabos de telecomunicações é:

Alternativas

ID
2566753
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Diversas aplicações populares da internet têm os seus respectivos protocolos associados, seja da Camada de Aplicação e da Camada de Transporte. Sobre essas aplicações, analise as afirmativas a seguir.


I. O correio eletrônico utiliza o protocolo SMTP na Camada de Aplicação e o protocolo UDP da Camada de Transporte.

II. O acesso a terminal remoto utiliza o protocolo Telnet na Camada de Aplicação e o protocolo TCP da Camada de Transporte.

III. Multimídia em tempo real, o protocolo RTP na Camada de Aplicação e o protocolo UDP da Camada de Transporte.

IV. A telefonia por internet utiliza o protocolo SIP na Camada de Aplicação e o protocolo UDP da Camada de Transporte.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • O truque foi:

    O rtp é um protocolo para streaming por isso utiliza udp. Já pensou ficar confirmando pacotes de áudio e vídeo?

    Email utiliza tcp. Basta lembrar da confirmação de chegada e leitura.

    Por eliminação mata a questão.

  • A telefonia por internet utiliza o protocolo SIP na Camada de Aplicação e o protocolo UDP da Camada de Transporte.

     

    SIP usa UDP/TCP

  • Bom reforçar que o protocolo SIP se for na arquitetura OSI/ ISO é na camada de sessão.


ID
2768062
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a técnicas de multiplexação, considere as afirmações abaixo.


I - O sistema de comunicação GSM utiliza técnicas de multiplexação em frequência e tempo que garantam acesso ao meio para múltiplos usuários.

II - O acesso múltiplo nas redes 802.11-g é probabilístico e requer a contenção do meio de comunicação.

III- O sistema de acesso múltiplo ao meio CDMA utiliza códigos pseudoaleatórios e modulação de potência, a fim de garantir a coexistência de diversos usuários ao mesmo tempo.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Putzzz.... Nao sabia a CDMA usava modulação de potencia...


ID
2865550
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual componente do sistema de telefonia IP fornece a tradução do áudio quando uma chamada passa entre duas redes IP que utilizam diferentes codificadores?

Alternativas

ID
2987629
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Asterisk foi criado e inicialmente desenvolvido por Mark Spencer, em função de sua necessidade de um sistema telefônico para auxiliar em sua empresa. Esse sistema executa as funções de qualquer modelo de PABX, seja ele analógico, digital ou IP. Em relação ao Asterisk, foram feitas as seguintes afirmativas:


I. Funciona somente no sistema operacional Linux.

II. Pode ser instalado em um servidor ou em um microcomputador convencional, dependendo apenas do tamanho da rede a ser atendida.

III. É um software livre.

IV. Necessita de cabeamento dedicado.

V. Gravação de chamadas, identificação de chamadas, chamadas sem identificação e senha por ramal são algumas das suas inúmeras funcionalidades.


Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Funciona no , *'s 

    Não necessita de cabeamento dedicado

  • Gabarito Letra C

    O Asterisk é a implementação de uma central telefônica PBX (Private Branch eXchange) em software, criado por Mark Spencer em 1999, e distribuído pela Digium livremente seguindo a licençaGPL (GNU General Public License – GPL), ou através de código proprietário.

    O nome Asterisk vem do símbolo ‘*’, muito comum no mundo da telefonia.

    O Asterisk foi originalmente desenvolvido para Linux, mas atualmente pode ser instalado e executado em uma grande variedade de sistemas operacionais, incluindo NetBSD, OpenBSD, FreeBSD, Mac OS X, Solaris e até mesmo Microsoft Windows, onde é conhecido por Asterisk Win32.

    O Asterisk é um software, baseado na licença GPL (GNU General Public License), que executa todas as funções de uma central telefônica convencional através das principais tecnologias de comunicação existentes no mercado, como por exemplo: linhas telefônicas analógicas, links de telefonia digital via placas de comunicação TDM (Time-Division Multplexing, ou Multiplexação por divisão detempo), VoIP (Voice over IP, ou Voz sobre IP) através dos protocolos SIP, H.323, IAX2, MGCP, Skinny,GoogleTalk, Skype, entre outros.


ID
2987641
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

E1 é um padrão de linha telefônica digital europeu criado pela ITU-TS e cujo nome foi determinado pela Conferência Europeia Postal de Telecomunicação (CEPT), sendo o padrão usado no Brasil e na Europa.


Em relação às características do tronco E1, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
3160756
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Monte Alto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em um sistema de telefonia IP um protocolo da camada de Aplicação utilizado para a transmissão de mídia (voz e vídeo) é o

Alternativas
Comentários
  • Não seria a Alternativa C - SIP ?

    A alternativa A, que corresponde ao protocolo RTP parece estar incoerente de acordo com a questão que afirma este protocolo pertencer a camada de aplicação.

    Veja fonte abaixo: (wiki)

    Em , do  Real-time Transport Protocol conhecido pelo acrónimo RTP, é um  de  utilizado em  como, por exemplo, entrega de dados  , como . Ele funciona como uma sub-camada na camada de transporte, camada 4 do , e define como deve ser feita a fragmentação do fluxo de dados de áudio, adicionando a cada fragmento informação de sequência e de tempo de entrega, sendo o controle é realizado pelo RTCP - Real Time Control Protocol. Ambos utilizam o  como real protocolo de transporte, o qual não oferece qualquer garantia que os pacotes serão entregues num determinado intervalo.

    Segundo  "É um pouco difícil dizer em que camada o RTP está. Como ele funciona no espaço do usuário e está vinculado ao programa aplicativo, certamente parece ser um protocolo de aplicação. Por outro lado ele é um protocolo genérico e independente das aplicações que apenas fornecem recursos de transporte, e assim também é semelhante a um protocolo de transporte"

    O RTP permite que seja atribuída a cada fonte (i.e, câmeras ou microfones) sua própria corrente independente de pacotes RTP. Por exemplo, para uma videoconferência entre dois participantes, quatro correntes RTP podem ser abertas — duas correntes para transmitir o áudio (uma em cada direção) e duas para transmitir o vídeo (uma em cada direção).

    Os protocolos RTP/RTCP são definidos pela  do IETF (Internet Engineering Task Force).

  • QUESTÃO DO SIMULADO DO ESTRATÉGIA

    FIQUEI 30 MINUTOS PARA ENTENDER A QUESTÃO E APARECEU AQUI COM OUTRA BANCA!

    ABRAÇOS

    67. Acerca dos principais protocolos de comunicação

    utilizados na Internet, julgue o item subsecutivo.

    Os serviços de VoIP necessitam de protocolos

    específicos para comunicação em tempo real, como

    o protocolo RTP, por exemplo. Esse protocolo opera

    na camada de transporte do modelo TCP/IP.

    Gabarito: Errado

    Comentário: A comunicação VoIP precisa de

    protocolos específicos para realizar a comunicação

    em tempo real e o protocolo RTP é um dos

    protocolos mais utilizado para isso. O erro da

    questão é afirmar que esse protocolo está na

    camada de transporte, quando na verdade sua

    operação é pela camada de aplicação. O RTP

    funciona sobre o protocolo UDP e tem por função

    providenciar o transporte fim-a-fim de conteúdo de

    tempo real, as vídeo conferências.

  • RESPOSTA A

    RTP – do inglês Real-time Transport Protocol (Protocolo de Transporte em Tempo Real) determina um formato de pacote padrão para o envio de áudio e vídeo pela Internet. 

  • Embora tenha passado alguns meses, respondo a dúvida do colega Maicon:

    Observe o que examinador esta pedindo do enunciado da questão:

    Em um sistema de telefonia IP um protocolo da camada de Aplicação utilizado para a transmissão de mídia (voz e vídeo) é o...

    Pelo primeiro trecho sublinhado, eliminamos as alternativas B, D e E, pois SCTP, TCP e UDP são da camada de transporte;

    OK MAX esta parte eu entendi, mas por que não é SIP!!!

    Te respondo:

    Não é SIP, pois o SIP é um protocolo para SINALIZAÇÃO e não para transporte de mídia, pense comigo:

    Numa transportadora, o SIP é o 'carinha' que fala com a outra filial,estabelecendo, modificando e terminando os 'acordos', o SIP é o 'carinha' que empacota, embala, ordena, diz quais pacotes vão primeiros, quais tem prioridades e os coloca no CAMINHÃO para ser transportado.

    Talvez você esteja me perguntando: mas pq caminhão ta em negrito Max? Aliás quem é o 'CAMINHÃO'? O caminhão é o protocolo RTP! ele que transporta os dados( áudio e vídeo)

    Um resumo: o SIP fala eu SINALIZO,mas não carrego. Por sua vez, o RTP fala: "DEIXA PRO PAI" que eu CARREGO!

  • Falou em camada de aplicação. RTP sem pensar. Decora q fica mais fácil
  • RTP e RTCP -> Usados para transmissão

    H323 e SIP -> Usados para sinalização


ID
3191557
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O SS#7, sistema de sinalização por canal comum largamente utilizado em redes telefônicas, normalmente utiliza enlaces de:

Alternativas

ID
3219253
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a opção que apresenta cabos utilizados em instalações telefônicas.

Alternativas
Comentários
  • CTP-APL ....


ID
3339838
Banca
IADES
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A tecnologia PABX, popularizada no mercado no final da década de 1970, sofreu melhorias tecnológicas significativas, constituindo uma solução de comunicação, principalmente para os usuários corporativos. O tipo de PABX que reúne todas as vantagens das tecnologias analógica e digital, agregando também o VoIP, permitindo interligar filiais sem qualquer custo adicional, bem como possibilitando a realização de chamadas a custos mais baixos, é o PABX

Alternativas
Comentários
  • PABX é a abreviação do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”, que em tradução livre para o português é algo como “troca automática de ramais privados”. É um dispositivo que foi desenvolvido para distribuir linhas telefônicas para diversos ramais e sua finalidade é ligar diferentes telefones a uma linha externa. O PABX é largamente utilizado em Call Centers.

    Com o PABX Híbrido é possível integrar as qualidades do PABX analógico com o digital, utilizando ora um ora outro dependendo da necessidade. Em momentos de transição esse PABX pode ser uma boa opção. Portanto, as suas funcionalidades são as do PABX analógico e a do PABX digital.

    FONTE: NVOIP

  • É o PABX Híbrido, pois utiliza tanto o analógico quanto o digital.

    PARAMENTE-SE!

  • MUITO ESPECÍFICO ISSO

  • Mas está mesmo. A questão pediu a "incorreta".


ID
3339841
Banca
IADES
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto às características de uma central PABX, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Em pleno século 21, os caras cobrando uma coisa dessas
  • B- O PABX distribui a quantidade de linhas externas contratadas junto à operadora de telefonia fixa entre os ramais da empresa, o que possibilita, por meio da otimização, reduzir o número de linhas externas contratadas, podendo gerar uma substancial redução de custos.


ID
3497167
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O AMPS utiliza FDM para separar canais. O sistema utiliza 832 canais full-duplex, cada um consistindo em um par de canais simplex. Assim, é correto afirmar, sobre telefonia, que esse arranjo é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D. Duplex por divisão de frequência.

    O AMPS utiliza FDM(Frequency Division Multiplexing) para separar canais. O sistema utiliza 832 canais full-duplex, cada um consistindo em um par de canais simplex.