SóProvas


ID
1919896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativos a switche e equipamento de conexão e transmissão.

Switches de camada 2 utilizam o protocolo CSMA/CD para controle de acesso, apresentando o CSMA/CD, em relação ao ALOHA, a vantagem de controlar erros.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo ALOHA funciona da seguinte forma:

    Se você tem dados para mandar, envie-os.

    Se ocorrer colisão, tente enviar novamente mais tarde.

     

    Ao contrário do ALOHA, que serve para redes sem fio, o CSMA funciona apenas em redes com fio. Ele funciona da seguinte forma: primeiro é feita uma verificação para saber se o barramento está ocupado. Se ele estiver livre, a mensagem é enviada. Já se ele estiver ocupado, podem ocorrer duas coisas, dependendo da implementação do protocolo. Se a implementação for 1-Persistente CSMA, o nó continuamente monitora o barramento até que ele fique livre. Assim que ele for liberado, ele inicia a transmissão. Já se o CSMA for um Não-Persistente CSMA, se o canal está ocupado, ele não fica monitorando-o continuamente. Ele espera um intervalo de tempo aleatório e tenta novamente.

  • Errado.

    O protocolo CSMA/CD não faz controle de erros, mas está relacionado exclusivamente ao controle de acesso ao meio.

     

    Em relação ao ALOHA, o CSMA/CD verifica primeiramente se o meio físico está ocupado. Caso esteja, ele aguardará um tempo aleatório.

    O ALOHA faz a transmissão independente do canal estar ocupado incorrendo em recorrentes colisões.

     

    A partir do momento que foi introduzido o switch não houve mais a necessidade de se usar o CSMA/CD, pois o switch agora permite que a conexão seja full duplex, ou seja, não há mais a colisão entre o receptor e o transmissor devido a possibilidade de transmissão simultânea.
    No Hub isso não é possível pois pela sua topologia, barramento, todos escutam e por isso a necessidade do CSMA/CD.
    Resumindo: em toda conexão full duplex não há necessidade de controle de acesso ao meio, por isso é dispensado o CSMA/CD. No caso do half duplex isso não é possível e SEMPRE necessitarei do CSMA/CD.

     

    Apenas fazendo uma correção ao comentário do nosso amigo abaixo qdo mencionou que o "CSMA funciona apenas em redes com fio".

    CSMA/CD funciona para redes cabeadas.

    CSMA/CA funciona para redes sem fio.

  • CSMA/CD não controla erros e nem evita colisão.

    Apenas detecta e reinicia a transmissão.

  • Hub -> Simplex ou Half-duplex -> Necessita usar o CSMA/CD

    Switch -> Full-duplex -> Não precisa usar o CSMA/CD, pois não há colisões

    CSMA/CD (Rede cabeada) -> Apenas detecta colisão, tenta previnir, mas não evita por completo colisões. "Colision detect"

    CSMA/CA (Rede sem fio)-> Evita colisão. "Colision Avoid"

    ALOHA (Rede sem fio)-> Envia primeiro, olha depois; Tem colisão a rodo.

    CSMA/CD -> Olha primeiro e envia depois, porém ainda sim terá colisão

  • o switch opera com full duplex ( não há colisões). Logo, não precisa usar o csma/cd .

    qualquer erro, só avisar !

  • CSMA/CA – WIRELESS, OBSERVA O MEIO E SE NÃO OUVER COLISÃO TRANSMITE.

    CSMA/CD. – FÍSICO, CABEAMENTO, OBSERVA O MEIO E SE HOUVER COLISÃO RETRANSMITE OU ENCERRA A TRANSMISSÃO.

  • ERRADO

    A Detecção de colisão, hoje em dia, não é mais utilizada nas redes baseadas em Switches (pois não há colisões)

  •  o objetivo do CSMA/CD é ouvir o canal e detectar colisões. Se o canal 

    estiver ocupado, não haverá tentativa de transmissão.

    No protocolo ALOHA, se um computador tem uma informação (quadro), ele simplesmente tenta enviá-lo independentemente se o canal estiver ocupado ou não.

  • Gabarito: Errado.

    O CSMA/CD nao controla erros:

    CSMA/CD --> informa à estação o que fazer quando é detectada uma colisão.

     

    CSMA/CA --> tenta evitar a ocorrência de colisões.

    Fonte: Forouzan

  • Ambos controlam erros, a diferença é que o ALOHA não possui controle de acesso ao meio.

  • Forouzan diz que existem 3 diferenças, segue:

    A primeira delas é o acréscimo do método de persistência. Precisamos “escutar” o canal antes de enviar o frame, usando um dos métodos de persistência discutidos previamente (nonpersistent, 1-persistent, p-persistent). O quadro correspondente pode ser substituído por um dos métodos mostrados na Figura 12.11.

    A segunda diferença está na transmissão de frames. No ALOHA, transmitimos primeiro o frame inteiro e depois aguardamos uma confirmação. No CSMA/CD, a transmissão e a detecção de colisão são um processo contínuo. Não é necessário transmitir o frame inteiro para depois deletar uma colisão. A estação transmite e recebe contínua e simultaneamente (usando duas portas distintas). Usamos um loop para mostrar que a transmissão é um processo contínuo. Monitoramos constantemente, de modo a detectar uma das duas condições: se a transmissão foi encerrada ou então se foi detectada uma colisão. Qualquer um dos eventos para a transmissão. Quando saímos do loop, se não foi detectada uma colisão, isso significa que a transmissão foi completada; o frame inteiro foi transmitido. Caso contrário, ocorreu uma colisão.

    A terceira diferença está na transmissão de um curto sinal de interferência (jamming signal) que reforça a colisão no caso de outras estações não a terem detectado.

  • Gabarito: Errado.

    CSMA/CD não efetua controle de erros, e sim detecção.

    Contribuindo:

    "Tanto no ALOHA quanto no ALOHA puro, a decisão de transmitir é tomada por um nó independentemente da atividade dos outros nós ligados ao canal de difusão. Em particular, um nó não se preocupa se por acaso outro está transmitindo quando ele começa a transmitir nem para de transmitir se outro nó começar a interferir em sua transmissão. Em nossa analogia do coquetel, os protocolos ALOHA se parecem muito com um convidado mal-educado que continua a tagarelar mesmo quando outras pessoas estão falando. Como seres humanos, temos protocolos que nos levam não somente a nos comportar com mais civilidade, mas também a reduzir o tempo que gastamos “colidindo” com outros durante a conversação e, por conseguinte, a aumentar a quantidade de dados que trocamos durante nossas conversas.

    Especificamente, há duas regras importantes que regem a conversação educada entre seres humanos:

    1) Ouça antes de falar. Se uma pessoa estiver falando, espere até que ela tenha terminado. No mundo das redes, isso é denominado detecção de portadora — um nó ouve o canal antes de transmitir. Se um quadro de outro nó estiver atualmente sendo transmitido para dentro do canal, o nó então esperará até que não detecte transmissões por um período de tempo curto, e então iniciará a transmissão.

    2) Se alguém começar a falar ao mesmo tempo que você, pare de falar. No mundo das redes, isso é denominado detecção de colisão — um nó que está transmitindo ouve o canal enquanto transmite. Se esse nó detectar que outro nó está transmitindo um quadro interferente, ele para de transmitir e espera por algum tempo antes de repetir o ciclo de detectar-e-transmitir-quando-ocioso.

    Essas duas regras estão incorporadas na família de protocolos de acesso múltiplo com detecção de portadora (CSMA — carrier sense multiple access) e CSMA com detecção de colisão (CSMA/CD)."

    Fonte: Redes de Computadores e Internet: uma abordagem top-down, J. Kurose (2010).

    Bons estudos!

  • gab e

    Switches de camada 2 utilizam o protocolo CSMA/CD para controle de acesso, apresentando o CSMA/CD, em relação ao ALOHA, a vantagem de controlar erros.

    Minha pergunta para o prof:

    "em uma rede ethernet, topologia estrela, com um suicthe. comunicação full, Ha necessidade de cdma-cd ?

    resposta:

    Provavelmente ele não será usado.

    Mas ele é previsto em todos os padrões 802.3, exceto o 10 Gigabit, no qual ele não existe.

    Atenciosamente,

    Equipe Victor Dalton