SóProvas


ID
1920328
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Consurge - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               Tomate é fruta?

Sim, ele é. Não só o tomate é fruta, como a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e outros alimentos que nós chamamos de legumes também são. Fruta é o ovário amadurecido de uma planta, onde ficam as sementes. A confusão acontece porque nós somos acostumados a chamar as frutas salgadas de legumes. Se você acha que sua vida foi uma mentira até agora, saiba que também existem alimentos que nós chamamos de fruta, mas não são. Trata-se dos pseudofrutos – estruturas suculentas que têm cara e jeito de fruto, mas não se desenvolvem a partir do ovário da planta, como as frutas reais. É o caso do morango, do caju, da maçã, da pera e do abacaxi, entre outros.

HAICK, Sabrina. Tomate é fruta? Mundo Estranho. Ed. 177. Disponível em:: <http://zip.net/bys0Dt> . Acesso em: 8 mar. 2016 (Adaptação).

Assinale a alternativa cuja palavra destacada não desempenha uma função adjetival.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra c, pois dentre as alternativas a única que não caracteriza os substantivos é a C. Legume é um substativo.

  • Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo. Sendo assim, a alternativa que não está expressando uma qualidade é a "C", tendo em vista que, LEGUMES é substântivo. 

    Substantivo é a classe gramatical de palavras variáveis, as quais denominam os seres. Além de objetos, COISAS,  pessoas e fenômenos, os substantivos também nomeiam:

    -lugares: Alemanha, Porto Alegre...

    -sentimentos: raiva, amor...

    -estados: alegria, tristeza...

    -qualidades: honestidade, sinceridade...

    -ações: corrida, pescaria...

  • função sintática  DE LEGUMES.... ?

  • GABARITO: letra C

     

    “De legumes” é predicativo do objeto, pois caracteriza o complemento verbal (“as frutas salgadas” – OD). O verbo “chamar” (no sentido de denominar, apelidar, cognominar) também só pode ser verbo instransitivo ou verbo transitivo + PO (“chamar as frutas salgadas de legumes”). Sendo assim, a locução possui função substantiva (lembre-se: os predicativos formam orações subordinadas substantivas).