SóProvas


ID
1920334
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Consurge - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              NASA prepara avião supersônico de passageiros –

                       como o Concorde, só que melhor

A agência espacial americana anunciou que está desenvolvendo, em parceria com a GE e a Lockheed Martin, um avião supersônico de passageiros – coisa que os céus do mundo não veem desde a aposentadoria do Concorde, em 2003. O Concorde, que foi criado pela França e pela Inglaterra nos anos 1970, sempre teve um problema crítico: ao ultrapassar a velocidade do som, gerava o chamado estrondo sônico, uma onda de choque ouvida como uma espécie de explosão pelas pessoas em terra. Por isso, o Concorde foi proibido de voar em velocidades supersônicas quando estivesse sobre áreas habitadas, o que limitou bastante sua agilidade. O avião deixou de operar comercialmente no começo dos anos 2000, quando protagonizou um acidente grave que matou 113 pessoas em Paris. De lá para cá, a aviação comercial deixou de oferecer voos supersônicos.

Mas, no que depender da Nasa, eles vão voltar. A agência diz ter inventado uma tecnologia supersônica silenciosa, que reduz muito o estrondo sônico – e pretende usá-la em um novo avião, que se chama QueSST Passenger Jet (a sigla significa Quiet Supersonic Technology), cujos testes começariam já em 2020. Não há mais informações sobre a aeronave, como preço ou número de passageiros, mas a Nasa divulgou uma animação indicando como ele poderá ser. A Nasa diz, apenas, que a redução de ruído é conseguida graças ao formato do avião, que é bem diferente do comum, e aos materiais empregados na construção.

Além do projeto da Nasa, existem outras iniciativas de aviação supersônica – para atender ao mercado de voos executivos. O avião AS2, da Aerion Corporation, é um deles. Ele promete capacidade para 12 passageiros e velocidade máxima de Mach 1.5 (uma vez e meia a velocidade do som). Já o S-512, da Spike Aerospace, promete levar 18 passageiros a Mach 1.6. Ambos começarão a ser testados entre 2018 e 2020.

GARATTONI, Bruno; SALEH, Dayane. Nasa prepara avião supersônico de passageiros – como o concorde, só que melhor. Super Interessante. 7 mar. 2016. Disponível em:<http://zip.net/brs0lM> . Acesso em: 9 mar. 2016 (Adaptação).

Analise as afirmativas a seguir.

I. Há mais de dez anos não existem voos comerciais supersônicos, mas eles voltarão a ser oferecidos até 2020.

II. O avião projetado pela Nasa pretende transportar tantos passageiros quanto o Concorde.

III. O Concorde deixou de operar porque teve parte de sua agilidade limitada.

A partir da leitura do texto, estão INCORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D. 

    I- Há mais de dez anos não existem vôos supersônicos porém a Nasa pretende iniciar testes a partir de 2020. O que está incorreto é dizer que os vôos supersônicos serão oferecidos até 2020.

    II- o Concorde tinha capacidade de transportar 120 passageiros, apesar do texto não abortar essa informação ele disse que no começo dos anos 2000, ele protagonizou um acidente grave que matou 113 pessoas em Paris, então dava pra presumir que eram mais que 18 passageiros (S-512, da Spike Aerospace, promete levar 18 passageiros a Mach 1.6)

    III-  Na verdade o Concorde deixou de operar devido ao acidente grave que matou 113 pessoas em Paris.

  • Todas Alternatvas erradas resposta letra "D"

    I. Há mais de dez anos não existem voos comerciais supersônicos, mas eles voltarão a ser oferecidos até 2020. De acordo com o texto [...] cujos testes começariam já em 2020.

    II. O avião projetado pela Nasa pretende transportar tantos passageiros quanto o Concorde. De acordo com o texto [...] Não há mais informações sobre a aeronave, como preço ou número de passageiros [...]

    III. O Concorde deixou de operar porque teve parte de sua agilidade limitada. De acordo com o texto [...] O avião deixou de operar comercialmente no começo dos anos 2000, quando protagonizou um acidente grave que matou 113 pessoas em Paris. De lá para cá, a aviação comercial deixou de oferecer voos supersônicos.

  • Quase caí no incorretas. Sorte que o elaborador não foi maldoso. Hahaha.