plano de carreira é o instrumento que define as trajetórias de carreiras existentes na empresa, possibilitando a escolha do caminho mais adequado para cada funcionário trilhar, de acordo com as suas vontades e necessidades. Apesar de ser de interesse do funcionário, o desenvolvimento do plano de carreira é de responsabilidade da empresa e pode ser definido de acordo com as seguintes trajetórias:
• Estruturas em linha: apresenta uma trajetória linear de desenvolvimento do indivíduo, não permitindo opções para outras trajetórias de carreira. O limite desse tipo de carreira corresponde a posições gerenciais, não existindo alternativas para os profissionais que preferem carreira técnica.
• Estruturas paralelas: Dutra (1996) define carreira paralela como uma sequência de posições que uma pessoa pode assumir no interior de uma organização, orientada em duas direções, uma de natureza técnica e outra de natureza gerencial. Entre as carreiras paralelas, a mais comum é a carreira em Y, pois todos entram nas estruturas básicas da carreira e, em determinado momento, escolhem se querem seguir a carreira técnica ou a carreira gerencial.
Gabarito C
GABARITO C
Estrutura em Linhas
Esta é a estrutura mais simples de um plano de carreira. Ela segue apenas uma direção e o funcionário só pode seguir um caminho para chegar ao topo.
Nela, as possibilidades ficam limitadas a um único caminho e a sequência fica fixada em um padrão de linha vertical.
A estrutura em rede é uma estrutura não linear, em que o funcionário tem a oportunidade de escolher para onde ele vai.
Ela funciona da seguinte forma: para cada cargo existe mais de um caminho em que o funcionário daquele cargo pode seguir.
Nesse caso, o colaborador pode pular de um cargo gerencial para um cargo técnico se assim desejar, e vice-e-versa.
A estrutura paralela oferece duas opções de caminho: o técnico e o gerencial. Esse tipo de estrutura permite que o funcionário opte por qual área ele mais de identifica.
Resumidamente, o funcionário decide, assim que entra na organização, qual área tem mais a ver com ele e já se capacita naquele segmento.
A estrutura paralela em Y é um tipo de estrutura paralela, ou seja, ela também oferece dos caminhos: o técnico e o gerencial, mas a forma de chegar lá é diferente.
Na estrutura paralela tradicional, o colaborador já escolhe logo no início qual caminho deseja seguir. Na estrutura em Y, existe uma base comum, onde estão os estagiários e vendedores, e, para chegar a cargos mais altos, é preciso escolher entre a área técnica e a gerencial. ++
Linha = Subir na Hierarquia
Rede = Carreiras alternativas = horizontal ou vertical
1 - Paralela = Carreira Técnica ou Carreira Gerencial
Não são excludentes
2 - A PARALELA EM Y começa em linha e depois ganha características típicas de PARALELA
a base é em linha, e no fim do tronco, existe a bifurcação (técnica / gerencial)
portanto,
A base da estrutura da carreira paralela em Y tem natureza genérica e posteriormente há uma bifurcação que o funcionário escolhe entre carreira técnica ou gerencial
Fonte: Meus estudos