SóProvas


ID
1921252
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, sobre o processo histórico de emancipação política do Brasil.

( ) Alimentada desde o reformismo ilustrado setecentista, a ideia de um vasto e poderoso império português passou a valorizar o Brasil como centro político da monarquia em razão do sentimento de decadência do reino e da ameaça de invasão estrangeira.

( ) Autores europeus desempenharam considerável influência intelectual sobre os anseios autonomistas de parte da elite letrada colonial, inclusive, como bem mostra o exemplo de Abade Raynal, propondo ações como a abertura dos portos, rejeitando a presença da Inglaterra na economia portuguesa e criticando os modos de exploração comercial na colônia.

( ) Com a transferência da corte para o Brasil, motivada pelo avanço das tropas francesas, a monarquia sacrificou a coesão do Império português, abdicou da legitimidade da realeza e passou por uma vexatória condenação na imprensa europeia.

( ) A instalação da família real no Rio de Janeiro ocasionou um processo de acirrada disputa política com as elites econômicas fluminenses que, desprovidas de títulos nobiliárquicos e perdendo espaço na administração local, converteram-se nos principais agentes do processo independentista brasileiro.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • A Revolução da América, do abade Guillaume-Thomas François Raynal, é um desses escritos perigosos, editado pelo Arquivo Nacional em 1993. Escrito com a significativa colaboração de Diderot e sob a influência conceitual do Iluminismo, o livro revela uma interpretação da independência das 13 colônias inglesas. Os princípios de liberdade, igualdade e do direito à revolta são expressos no elogio à revolução e à rebelião, estendido às colônias, onde é oferecido um modelo de independência capaz de libertá-las do domínio metropolitano e organizá-las politicamente como nações.