SóProvas


ID
1921291
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No bloco superior, abaixo, estão listados cinco nomes de intérpretes do Brasil entre as décadas de 1920 e 1940; no inferior, interpretações oferecidas por quatro desses intérpretes.

Associe corretamente o bloco superior ao inferior.

1. Paulo Prado

2. Oliveira Vianna

3. Caio Prado Jr.

4. Sérgio Buarque de Holanda

5. Gilberto Freyre

( ) As relações sociais na formação histórica do Brasil são marcadas pela cordialidade e pela ausência de fronteiras nítidas entre as esferas do público e do privado.

( ) Contribuem para a definição histórica dos traços culturais do brasileiro a tristeza, a luxúria, a cobiça e o romantismo.

( ) Considerada o principal elemento da história colonial brasileira, a família patriarcal foi o centro político, social e econômico na colônia.

( ) No processo histórico de formação do Brasil, o sentido da colonização definiu um modelo econômico voltado para a exportação de gêneros e inserção no capitalismo europeu.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • gabarito da questão por gentileza!

  • Gabarito E

  • Alternativa: 'e'

    A contribuição do “O Homem Cordial” na formação do Brasil é, para Sérgio Buarque de Holanda, uma das principais chaves interpretativas do Brasil.

    Paulo Prado no seu livro Retrato do Brasil: Ensaio sobre a tristeza brasileira, dentro de uma lógica elitista, busca desvendar as origens remotas dos males que afligiam o país. Ele combate as visões românticas e exageradamente otimistas em relação ao futuro da nação, ao contrário, pensava ser o brasileiro um povo triste. 

    Gilberto Freyre, na obra Casa-grande & Senzala, descreve a sociedade patriarcal rural como a base da organização social e econômica do Brasil colonial.

    Caio Prado Jr. em seus livros desenvolve duas ideias fundamentais para sua crítica. A primeira trata-se da fundamentação de que o Brasil surgiu e se desenvolveu da expansão comercial do século XV e que esta teria relação com o capitalismo em formação. A colonização do Brasil, no plano mundial, possuiria aspectos de uma empresa comercial destinada a explorar recursos naturais de um território novo em proveito do comércio europeu.