SóProvas


ID
1921471
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O Brasil é um dos principais produtores de revestimentos cerâmicos do mundo; além disso, é um dos países em que mais se utiliza esse tipo de acabamento para pisos e fachadas. Entre as funções de um revestimento cerâmico, estão a proteção dos elementos de vedação do edifício e a estanqueidade à água e aos gases. A fim de que possam desempenhar suas funções durante a vida útil, os revestimentos cerâmicos precisam apresentar características como: capacidade de aderência, resistência mecânica, capacidade de absorver deformações e capacidades superficiais, como permeabilidade à água em função das condições de exposição.

A respeito dos revestimentos cerâmicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Porcelain Enamel Institute – PEI é a sigla que representa o nome do instituto que regulamentou as normas para a classificação da resistência à abrasão superficial

  • a) "A absorção de água é um indicativo da resistência mecânica de um revestimento cerâmico". De acordo com a norma, para cada grupo de absorção de água (porosidade) é associada uma carga de ruptura mínima e um módulo de resistência à flexão mínimo."Peças mais porosas resistem menos à ruptura"

    b) Porcelain Enamel Institute – PEI é a sigla que representa o nome do instituto que regulamentou as normas para a classificação da resistência à abrasão superficial

    c) Coeficiente de atrito dinâmico é o índice que mede a resistência ao escorregamento dos revestimentos cerâmicos. Quanto maior o COF maior a resistência ao escorregamento. Existem duas classes conforme a NBR 13818:

    1) Classe I (Desaconselhável para áreas externas): Coeficiente de atrito dinâmico úmido menor que 0,4.

    2) Classe II (Recomendável para áreas externas onde se requer resistência ao escorregamento): Coeficiente de atrito dinâmico úmido maior ou igual a 0,4.

    d) Nos revestimentos cerâmicos para fachadas, mais importante do que a resistência mecânica é a EPU (Expansão por Umidade) do material que, segundo a NBR 13818/97, deve ser igual ou inferior a 0,6 mm/m. Por estar associada com a qualidade da queima da cerâmica (temperatura e tempo de permanência), a EPU independe da absorção de água da cerâmica. "Se a argila da matéria-prima for queimada corretamente, a água poderá entrar nos poros do material, mas não penetrará no interior dos grãos de argila". A penetração da água no interior dos grãos da argila a faz expandir ou estufar.