SóProvas


ID
1921501
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A Norma ABNT NBR 9077:2001 – Saídas de emergência em edifícios – fixa condições exigíveis para edificações, a fim de que sua população possa abandoná-las em caso de incêndio, garantindo sua integridade física, bem como permitindo o fácil acesso de auxílio externo para o combate ao fogo e a retirada da população.

A esse respeito, considere as seguintes exigências.

I. O número de saídas de emergência exigido depende do tipo de ocupação da edificação, da sua altura, dimensões em planta e características construtivas. Para hotéis residenciais com área por pavimento superior a 750 m² , o número mínimo de saídas é de duas.

II. As escadas enclausuradas à prova de fumaça devem ser protegidas por paredes resistentes a 2 horas de fogo e ter acesso por antecâmaras ventiladas, terraços ou balcões.

III. O uso de rampa é obrigatório sempre que a altura a vencer for inferior a 0,48 m, já que são vedados lances de escadas com menos de três degraus.

Quais delas são exigências constantes na Norma ABNT NBR 9077:2001?

Alternativas
Comentários
  • II - errada.

    O correto segundo a norma é:

    Item 4.7.1 

    Escadas quando não enclausuradas, além de incombustibilidade, oferecer nos elementos estruturais resistência ao fogo de, no mínimo, 2h.

     

    E no item 4.7.11

    As escadas enclausuradas a prova de fumaça devem:

    a) ter suas caixas enclausuradas por paredes resistentes a 4h de fogo

  • Sobre a assertiva I, a norma 9077 traz uma série de tabelas que permitem a classificação da edificação segundo vários critérios.

    A  Tabela 1 - Classificação das edificações quanto à sua ocupação, nos permite identificar que os hotéis residenciais são classificados como B2.

    A Tabela 3 - Classificação das edificações quanto às suas dimensões em planta, nos permite identificar que o hotel em questão é classificado como "de grande pavimento", uma vez que a área do pavimento é maior do 750 m². Com isso temos o código Q.

    Cruzando essas informações (B2 e Q) na tabela 7, o resultado nos mostra a necessidade de duas saídas de emergência.

     

  • Acho que a resposta certa seria a letra "C", sendo somente a exigência No "III" correta. Pois, no item "I" que se refere a tabela 7 da NBR somente depende o tipo de ocupação, a dimensão e planta e a altura. As características construtivas não influenciam.

    I. O número de saídas de emergência exigido depende do tipo de ocupação da edificação, da sua altura, dimensões em planta e características construtivas. Para hotéis residenciais com área por pavimento superior a 750 m² , o número mínimo de saídas é de duas.

  • Item III:

    4.6 Rampas
    4.6.1 Obrigatoriedade

    O uso de rampas é obrigatório nos seguintes casos:

    ...

    c) sempre que a altura a vencer for inferior a 0,48 m,
    já que são vedados lanços de escadas com menos
    de três degraus;

  • I. O número de saídas de emergência exigido depende do tipo de ocupação da edificação, da sua altura, dimensões em planta e características construtivas. Para hotéis residenciais com área por pavimento superior a 750 m² , o número mínimo de saídas é de duas. ✅

    Toda ocupação da classe B (estão inclusos os hotéis de todos os tipos nesta categoria) superior a 750m² terá que ter 2 saídas de emergência, no mínimo, independentemente da altura.

    Complementando... Acima de 750m² de aréa, APENAS NO GRUPO A há possibilidade de se ter apenas 1 saída. Nos outros grupos serão de 2 saídas, 3 saídas, 4 saídas (dependendo do tipo).

    II. As escadas enclausuradas à prova de fumaça devem ser protegidas por paredes resistentes a 2 horas de fogo❌ e ter acesso por antecâmaras ventiladas, terraços ou balcões.

    4 horas de fogo (2 horas é para a escada enclausurada protegida - EP )

    III. O uso de rampa é obrigatório sempre que a altura a vencer for inferior a 0,48 m, já que são vedados lances de escadas com menos de três degraus. ✅ Literalidade da norma