ransferência e recolhimento
• quando um documento passa do arquivo corrente para o intermediário, dizemos que houve uma transferência de documentos.
• quando um documento passa do arquivo intermediário para o permanente, dizemos que houve um recolhimento de documentos.
Observações:
a) em certos casos, determinados documentos podem passar (ser recolhidos) do arquivo corrente direto ao permanente (obedecendo a Tabela de Temporalidade da instituição), sem passar pelo arquivo intermediário. Quando isso ocorrer, também dizemos que houve um recolhimento de documentos;
b) um documento de valor permanente pode voltar a ser corrente. Por exemplo, um processo “engavetado” há muito tempo pode ser desarquivado (certo assunto nele registrado volta a ser objeto de debate, após anos de esquecimento), tornando-se novamente muito consultado pela administração por algum período.
Não se esqueça: As pessoas de mais idade ainda têm o costume de dizer, ao ir dormir: “vou me recolher”, pois as suas atividades naquele dia já se encerraram.
Gabarito C / Valentini (2014)
Quando um documento sai do arquivo corrente direto para o permanente ocorreu o recolhimento. Quando sai do corrente para o intermediário ocorreu uma transferência, quando sai do Intermediário para o permante ocorre o Recolhimento.
Na fase corrente o arquivo pode ser ELIMINADO, TRANSFERIDO ou RECOLHIDO.
Intermediário pode ser ELIMINADO ou RECOLHIDO.
Permanente - GUARDADO POR TEMPO INDETERMINADO OU PARA SEMPRE.