SóProvas


ID
1922302
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Sobre o instituto do Inquérito Civil, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

    Segundo Hugo Nigro Mazzili e LC 106/03 cabe ao Conselho Superior do MP rever e deliberar sobre o arquivamento de IC.

  • Todo e qualquer arquivamento, seja com base em peça de informação (Notícia de Fato) ou em procedimento formalmente instaurado (PP ou IC), deve ser submetido à apreciação pelo orgão superior de revisão da atuação ministerial. No âmbito do MPU, este papel é exercido pelas Câmaras de Coordenação e Revisão (vide LC 75-1993).

  • Questão classificada errada. Não é de Direito Administrativo.

  • ☕️☕️☕️☕️
  • LACP:

     

    Art. 9º Se o órgão do Ministério Público, esgotadas todas as diligências, se convencer da inexistência de fundamento para a propositura da ação civil, promoverá o arquivamento dos autos do inquérito civil ou das peças informativas, fazendo-o fundamentadamente.

    § 1º Os autos do inquérito civil ou das peças de informação arquivadas serão remetidos, sob pena de se incorrer em falta grave, no prazo de 3 (três) dias, ao Conselho Superior do Ministério Público.

    § 2º Até que, em sessão do Conselho Superior do Ministério Público, seja homologada ou rejeitada a promoção de arquivamento, poderão as associações legitimadas apresentar razões escritas ou documentos, que serão juntados aos autos do inquérito ou anexados às peças de informação.

    § 3º A promoção de arquivamento será submetida a exame e deliberação do Conselho Superior do Ministério Público, conforme dispuser o seu Regimento.

    § 4º Deixando o Conselho Superior de homologar a promoção de arquivamento, designará, desde logo, outro órgão do Ministério Público para o ajuizamento da ação.

  • E) Na verdade, o membro do Ministério Público que promoveu o arquivamento de inquérito civil e teve sua decisão reformada pelo Conselho Superior da instituição não pode atuar na Ação Civil Pública resultante, nem na qualidade de custos legis. É designado outro procurador para atuar como longa manus do PGR (âmbito federal) ou do PGJ (âmbito estadual).

  • Quanto à letra A, não se trata de causa de suspensão, mas obstativa, isto é, impeditiva. O prazo nem começa a correr. Veja-se:

     

    CDC: Art. 26 

    § 2° Obstam a decadência:

            I - a reclamação comprovadamente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e serviços até a resposta negativa correspondente, que deve ser transmitida de forma inequívoca;

            II - (Vetado).

            III - a instauração de inquérito civil, até seu encerramento.

  • erro da letra A = inquérito civil obsta a DECADÊNCIA, não a prescrição

     

  • Lei 7.347/85 

    Art, 9º ................................................................das peças informativas.

     

  • Gabarito: C

    A - ERRADA, pois é causa de INTERRUPÇÃO da decadência, e não suspensiva da prescrição.

    Concluído o inquérito, o prazo passa a ser contado do zero.

    CDC, Art. 26 (...) § 2° Obstam a decadência: (...)

    III - a instauração de inquérito civil, até seu encerramento.

     

    B - ERRADA, uma vez que o STJ entende que o Inquérito Civil (IC) não pode representar ameaça à liberdade de ir e vir do réu, por coação ilegal ou abuso do poder, que possa ser resguardada por Habeas Corpus. (HC) (STJ - AgRg 817777-Go/2007)

     

    C - CERTA, conforme previsão expressa da Lei 7347: Art. 9º - Se o órgão do Ministério Público, esgotadas todas as diligências, se convencer da inexistência de fundamento para a propositura da ação civil, promoverá o arquivamento dos autos do inquérito civil ou das peças informativas, fazendo-o fundamentadamente.

    Res. 181/2017 do CNPM: Art. 2º - Em poder de quaisquer peças de informação, o membro do Ministério Públicopoderá: (...)

    IV ? promover fundamentadamente o respectivo arquivamento;

     

    D - ERRADA. Da mesma forma que o inquérito policial, o arquivamento implícito do inquérito civil não é admitido nos tribunais superiores, sendo  considerado ato irregular, pelo dever de fundamentação, devendo o Conselho Superior do Ministério Público proceder à sua revisão, sob pena de permitir a burla ao sistema de arquivamento.

     

    E - ERRADA, já que não faria sentido obrigar o membro do MP a atuar em ação civil pública decorrente de inquérito que deveria ser arquivado.

    Se o órgão superior decidiu que não é caso de arquivamento, deve designar outro membro,  segundo o art. 10 da Resolução 23/2007 do CNMP:

    § 4º Deixando o órgão de revisão competente de homologar a promoção de arquivamento, tomará uma das seguintes providências: (...)

    II ? deliberará pelo prosseguimento do inquérito civil ou do procedimento preparatório, indicando os fundamentos de fato e de direito de sua decisão, adotando as providências relativas à designação, em qualquer hipótese, de outro membro do Ministério Público para atuação.

     

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/14972/a-decadencia-e-a-prescricao-no-codigo-de-defesa-do-consumidor

    https://www.conjur.com.br/2017-nov-13/comprovada-reclamacao-interrompe-decadencia-vicio-produto

    http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,dos-aspectos-juridicos-do-inquerito-civil-publico,54463.html