SóProvas


ID
1923574
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Foi solicitado ao assistente administrativo que levantasse informações sobre a qualidade do atendimento em uma das unidades de saúde administradas pela RioSaúde. O instrumento utilizado pelo profissional apresentou uma série de desvantagens, entre elas: tornou o processo de levantamento das informações demorado, coletou impressões errôneas e, além disso, esse instrumento não pode ser utilizado de forma isolada. Assim, de acordo com Araújo (2004), é possível concluir que o instrumento empregado é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: • Análise documental: análise dos documentos que compõem o planejamento estratégico da organização (missão, visão de futuro, objetivos organizacionais etc.).
    • Entrevista: constitui outra técnica de pesquisa bastante aplicada ao mapeamento de competências. Geralmente, é utilizada para analisar a percepção dos entrevistados com os dados apurados na análise documental, visando identificar as competências relevantes à organização.
    • Grupo focal: quando nem o pesquisador nem os profissionais, objetos do estudo, dispõem de tempo para entrevistas individuais, alternativa é realizar uma entrevista coletiva, também denominada grupo focal (o entrevistador atua como moderador, estimulando e coordenando a discussão dos participantes).
    • Observação: constitui um exame detalhado das competências relevantes ao trabalho de indivíduos e equipes.
    • Questionário: técnica de pesquisa mais utilizada para realizar o mapeamento de competências relevantes a determinado contexto ou estratégia organizacional.

     

    RIBAS (2014)

  • Observação pessoal: É recomendada que seja utilizada juntamente com a entrevista, com o questionário, ou com as duas juntas. Esta ferramenta nunca deve ser utilizada sozinha, e às vezes nem é necessário a sua utilização, além disso, ela nunca poderá ser utilizada nos estudos organizacionais. Ela subsidia o estudo realizado na organização. A não consideração desta ferramenta como único meio de estudo, deve-se ao motivo acreditado que por um simples olhar não possa trazer a nítida e definitiva situação ocorrida. Sua utilização após o uso do questionário ou da entrevista visa verificar se as informações recebidas, realmente estão de acordo com a prática. No entanto, para o uso da observação, ela demanda uma base de tempo pequena, enquanto que para a verificação já se requer um maior tempo para um melhor detalhamento. O que irá definir se ela será utilizada ou não, será o tipo de atividade ou processo em estudo.

     

    http://rdengenhariaelogistica.blogspot.com.br/2009/03/instrumentos-para-levantamento-de.html

  • Enunciado falou que era "demorado" = então não pode ser formulário nem questionário (A e B descartadas).

    Fiquei em dúvida entre C e D.

    O que me levou a marcar C foi "Impressões errôneas", acho que isso é muito mais fácil de acontecer uma observação do que numa entrevista. A própria palavra "impressão" remete aquilo que se vê num primeiro momento.