-
A resposta não é aceitável, visto que a afirmativa também é um dos argumentos utilizados pelos cientistas para a explicação das variações climáticas.
Mias uma questão sem noção da funiversa.
-
"Emails vazados mostram que o cientista Philip Jones, da Unidade de Pesquisa de Clima da University of East Anglia, retinha dados de suas pesquisas, e supostamente os manipulava para sustentar sua visão de que o aquecimento global é causado por mãos humanas."
http://opiniaoenoticia.com.br/opiniao/tendencias-debates/aquecimento-incerto/
-
Acredito que o gabarito esteja correto pela palavra "apenas", já que o a variação de temperatura (aquecimento) não é apenas causada por processos naturais.
-
Oi, pessoal!
Sou biólogo e talvez possa contribuir para os demais (na maioria vindos do Direito) compreenderem o porquê da resposta C ser a correta. Na verdade, é bem simples: o problema todo está na presença da palavra inevitável.
Basicamente, a comunidade científica não possui consenso se a temperatura do planeta tende a subir, a descer e se isso se deve a causas antrópicas ou apenas naturais. As Ciências Naturais são assim, mesmo, não se tem verdades, mas sim probabilidades...
Embora a maioria dos cientistas considere a verossimilhança da teoria do efeito estufa e que suas causas devem-se à ação do homem.
Abraços!
-
Na minha humilde opinião a questão esta corretíssima. É claro que não é apenas processos naturais que levam ao problema, temos a ação do homem como principal fator.
Questão Perfeita.
-
Olá Francisco,
O poblema todo é que a questão não específica que quer a opinião da maioria dos cientistas.
E existem sim, cientistas que acreditam que o aquecimento global é natural... e inevitável. E portanto todas as opções são argumentos para explicar alterações climáticas.
-
Prezados, o efeito estufa é um fenômeno de ocorrência natural na atmosfera. É gerado por gases como dióxido de carbono, metano, vapor d'água e outros.
O que ocorre é que as atividades humanas intensificam e desequilibram esse fato natural.
Então, o efeito estufa super aumentado pelo homem, causa o aquecimento global atual, entre outros problemas,
Boas pesquisas a todos
-
A questão devia ser anulada. Eu como geógrafo conheço alguns estudos de climatoligia que afirmam exatamente o que está escrito no ítem C.
Funiversa como sempre irresponsável
-
mesmo existindo tanta controversa na questão, + de 90% das respostas foram corretas?.. kkkk
o pessoal anda olhando o gabarito antes né? seus colão
-
C errada, esse posicionamento realmente existe mas é bem minoritário.
Fé.
-
A variação da temperatura no planeta se dá APENAS por processos NATURAIS. acho que não hein. vamos dar um refletida antes de criticar a banca...
-
Generalizou o item C. O homem tb contribui em plano primario pra isso.
-
Quem estudou um pouco mais sobre o assunto, e conhece a falta de consenso sobre o tema, talvez até os argumentos contra e a favor, certamente analisou cada detalhe da questão, inclusive o enunciado, e viu que, de fato, a questão não tem resposta.
Agora quem decorou o básico, julgou errado a letra "C". Porque, realmente, esse não representa o argumento da MAIORIA dos estudiosos.
Questão sem noção.
-
É fato que não existe consenso na comunidade científica sobre o aquecimento global.
Basta dar uma "googlada" sobre o tema.
-
Já fiz essa questão 4 vezes, errei as 4.... Ô Sofrência...
-
naturais e antrópicos.
gab:C
-
A c) também é um argumento utilizado, apesar de ser um argumento fajuto, é utilizado por estudiosos.
-
Apenas ficou bem forçado
Abraços
-
Sei que o enunciado refere-se aos estudiosos do ramo, mas não custa mencionar o que prevê a Lei de Política Nacional sobre Mudança do Clima - PNMC, a qual está em consonância com o gabarito.
Art 2o Para os fins previstos nesta Lei (Nº 12.187/2009), entende-se por:VIII - mudança do clima: mudança de clima que possa ser direta ou indiretamente atribuída à atividade humana que altere a composição da atmosfera mundial e que se some àquela provocada pela variabilidade climática natural observada ao longo de períodos comparáveis;
-
Absurdo. Há no Brasil diversas pessoas com doutorados e que atuam na área de pesquisa climática/meteorologia que defendem exatamente o que a alternativa dada como correta afirma.
Um dos mais famosos e polêmicos é o Ricardo Felício, doutor em climatologia, com foco na Antártida, pela USP, professor e palestrante.