SóProvas


ID
192478
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O processo de ótima eficiência usado no tratamento secundário do esgoto, que consiste na estabilização da matéria orgânica pela oxidação bacteriológica, é o

Alternativas
Comentários
  • Lagoas de estabilização

    Consistem no sistema mais simples de tratamento de esgotos, construídas por meio de escavação no terreno natural cercados de taludes de terra. Os esgotos entram em uma extremidade e saem em outra. São classificadas praticamente em quatro tipos principais:

    (1) anaeróbias,
    (2) facultativas,
    (3) de maturação e
    (4) aeróbias ou de alta taxa.
  • Pessoal, as alternativas A, B e E, por se tratarem de processos aeróbios de tratamento secundário também não estãode acordo com o enunciado?

    Vejam só:

    3.2.5.3.2. Digestão Aeróbia

    A digestão aeróbia é também um processo de oxidação bioquímica dos sólidos biodegradáveis contidos nos esgotos, porém com abundância de oxigênio dissolvido em toda a massa liquida, favorecendo a atividade de bactérias aeróbias e a formação de subprodutos, tais como: matéria orgânica estabilizada (lodo digerido), gás carbônico e água (JORDÃO e PESSÔA, 2009).

  • De certa forma, todas as alternativas A, B, C e E podem fazer a estabilizaçaõ da MO pela oxidação bacteriana. No entanto, acho que lodos ativados dependem não só da bactéria, mas da formação do floco. Assim como os filtros biológicos dependem da formação da camada de biofilme no meio suporte. Na lagoa de estabilização, a bactéria está livre na massa líquida. 

  • filtros biologicos e lodos ativados ainda precisam do processo de estabilizacao de lodo. 
     

  • Camila santos, isso depende! se for Lodo ativado por Aeraçao Prolongada o lodo ja sai estabilizado! e o processo de tratamento secundario refere-se a estabilização da materia organica, fase do lodo ja é no que chamamos de fase solida! dessa forma acredito q A, B e E, tambem estao corretas!!

  • 2. Lagoas de Estabilização
    As lagoas de estabilização são sistemas de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pela oxidação bacteriológica (oxidação aeróbia ou fermentação anaeróbia) e/ou redução fotossintética das algas. De acordo com a forma predominante pela qual se dá a estabilização da matéria orgânica, as lagoas costumam ser classificadas em: facultativas, anaeróbias, aeradas e de maturação.

    http://www.copasa.com.br/wps/portal/internet/esgotamento-sanitario/processos-de-tratamento

  • Ao meu ver o gabarito é equivocado, visto que existem lagoas de estabilização que não utilizam oxidação bacteriológica, como as lagoas anaeróbias.

  • Os caras estão falando que todas estão certas ou algumas estão certas, mas ninguém considerou a etapa de cada uma sendo que o exercício diz um tratamento secundário