SóProvas


ID
1925086
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As teorias da administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens. A administração científica, com ênfase nas tarefas, e a teoria clássica, com destaque para a estrutura, são alguns dos conceitos que deram início à administração moderna.

Considerando essas informações, no que se refere às teorias administrativas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)

     

    Processo Administrativo

     

    As funções do administrador correspondem aos elementos da Administração que Fayol definira no seu tempo (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas com uma roupagem atualizada. Dentro da linha proposta por Fayol, os autores neo-clássicos adotam o processo administrativo como núcleo de sua teoria eclética e utilitarista. Cada autor, todavia, desvia-se dos demais por adotar funções administrativas ligeiramente diferentes.

     

    Fonte: http://www.estudantesdeadm.com/news/a-teoria-neoclassica/

  • Alguém pode comentar as outras alternativas?

  • qual é o erro da D?

  • erro da D "sobrepondo os interesses gerais aos individuais"

    Leitura é fundamental.. 

    O interesse de todos os funcionários da empresa não deve prevalecer sobre os interesses da organização como um todo. 

     

  • O Erro da A: é que a Teoria da Administração Científica é do Taylor- EUA 1903 e não do Fayol.

    O Erro da E: na teoria de Taylor a ênfase é nas tarefas, não na eficiência.

  • Subordinação dos interesses individuais ao bem comum - O interesse de todos os funcionários da empresa não deve prevalecer sobre os interesses da organização como um todo.

    Paz de Cristo.

  • A - Taylor que tentou substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos. O que  recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT), ou seja, com a finalidade de tornar o trabalho mais eficiente.

     

    B- CORRETA

     

    C-  Vadiagem sistemática: consistia na redução da produção pelos operários para “evitar” a redução das tarifas de salários pela gerência. O que reduzia a produção em mais ou menos 1/3 do normal.

     

    D - O correto é subordinação dos interesses INDIVIDUAIS aos GERAIS.

    Trata-se de um dos 14 Princípios Gerais da Administração. Significa, para Fayol, que os interesses GERAIS da empresa DEVEM sobrepor-se (estar acima dos) aos interesses PARTICULARES das pessoas.

     

    E- O ERRO dessa questão é bem interessante! Não é errado dizer que Taylor dava ênfase a eficiência, porque de fato era o que toda a Escola Clássica buscava. Contudo, a abordagem cientifica por meio das tarefas e a abordagem clássica pela estrutura.

    O ERRO consiste em definir eficiência como tal. O que na verdade é o conceito de TEMPO- PADRÃO.

     

    Fonte: Administração Geral e Pública, Chiavenato.

     

     

     

  •  O ENGRAÇADO QUE NO LIVRO DIZ ASSIM "Subordinação dos interesses individuais aos gerais.
    Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-
    se aos interesses particulares
    das pessoas."

  • Como "sobrepor os interesses gerais aos individuais" é o mesmo que "subordinação dos interesses individuais aos gerais", pode ser que exista outro elemento incorreto na alternativa D. 

  • Bem observado, Enoyar. Comentei a questão e nem percebi que é a mesma coisa. =O

    No entanto, não consigo "enxergar" outro possível erro da questão.

  • Encontrei um trecho que pode ter servido de base pra elaboração da alternativa D.  Acho que o problema está na parte: "visando aos interesses que a organização deve possuir para ser eficiente [...]". Meu raciocínio é que eficiência não é questão de interesses, mas sim de práticas. 


    "Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente."

    CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração. 7 ed. RJ: Elsevier, 2003. p. 79.

  • Colegas embora cada banca tem a sua forma de entendimento ( infelizmente), a questão 547502 da Cespe, não faz essa distinção que está sendo discutida na letra D, ou seja a questão de ..."sobrepondo os interesses gerais aos individuais.", NÃO está errado, se assim fosse a certiva da Cespe não se confirmaria.

      

  • Como diria o saldoso professor Renato Lacerda (Brasília DF): "PO3C" => PREVER, ORGANIZAR, COMANDAR, COORDENAR e CONTROLAR.

    Mnemônico com música, infalível!

  • POCCC!

    GAB: B



    WOOOW!

     

  • Saber que é POCCC é fácil, difícil é decorar a órdem correta igual já caiu em inúmeras questões de concursos, decorem ao menos os 3 últimos.

     

  • Pessoal, as funções do administrador surgiram mesmo na teoria clássica? Os princípios da administração científica (planejamento, preparo, controle e execução), não seriam funções do administrador?

  • Diogo, veja que a questão pede as funções do administrador na TEORIA CLÁSSICA, ou seja, propostas pro fayol -> POC3.

    Teoria clássica é diferente de abordagem clássica, a abordagem é o conjunto das teorias: clássica e científica, básicamente. 

  • PO3C

    Prever

    organizar

    CON COR COMANDO!

    controlar

    coordenar

    comandar

  • Eu ACHO que o erro na letra D está na omissão da ideia/palavra "empresa":

    sobrepondo os interesses gerais "da empresa" aos individuais.

  • a - A administração científica tem como principal enfoque a organização racional do trabalho. Henri Fayol concentrou os próprios esforços para descobrir o melhor método para tornar o trabalho operário mais eficiente. - Correto:Taylor

    b- As funções do administrador surgem na teoria clássica, sendo elas: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. GABARITO

    c - Vadiagem sistemática, identificada por Taylor, ocorre quando os operários aprendem as respectivas tarefas observando os próprios colegas de turno, repetindo os movimentos necessários à execução de uma tarefa.

    Vadiagem sistemática dos funcionários, que reduziam a produção para aproximadamente um terço da sua capacidade real, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência.

    d- A administração científica caracteriza-se pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, enquanto a teoria clássica concentra-se na estrutura, visando aos interesses que a organização deve possuir para ser eficiente, sobrepondo os interesses gerais aos individuais.

    A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos

    órgãos componentes da

    organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização.

    e-Uma das teorias de Taylor, ênfase na eficiência, afirma que o trabalhador deve atingir, no mínimo, a produção padrão estabelecida pela gerência.

     Busca do maior rendimento possível proporcionado pelos recursos das organizações.