SóProvas


ID
1925125
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A avaliação de desempenho é um método utilizado pelas organizações para analisar o comportamento do colaborador no respectivo trabalho, bem como o resultado decorrente das funções desempenhadas por ele. Normalmente é utilizado em caráter anual. O método que utiliza a assessoria de especialista (staff) para embasar essa análise e avaliação a respeito da subordinação, cabendo à chefia a responsabilidade da avaliação, chama-se avaliação de desempenho

Alternativas
Comentários
  • Questão bem danadinha, viu? 

    Pesquisa de campo
    É um dos métodos tradicionais mais completos de
    avaliação do desempenho. Baseia-se no princípio
    da responsabilidade de linha e da função de staff
    no processo de avaliação do desempenho. Requer
    entrevistas entre um especialista em avaliação
    (staff) com os gerentes (linha) para, em conjunto,
    avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários.

    Daí o nome pesquisa de campo. A partir da
    entrevista com cada gerente, o especialista preenche
    um formulário (descrito na Figura 8.7) para
    cada funcionário avaliado. O método se desenvolve
    em quatro etapas: entrevista de avaliação inicial,
    entrevista de análise complementar, planejamento
    das providências e acompanhamento posterior
    dos resultados.

     

    Chiavenato (2010)

  • Letra (b)

     

    PESQUISA DE CAMPO

    Baseia-se no princípio da responsabilidade de linha e da função de staff no processo de avaliação do desempenho. Requer entrevistas entre um especialista em avaliação (staff) com os gerentes (linha) para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários.
    O método se desenvolve em quatro etapas: entrevista de avaliação inicial; entrevista de análise complementar; planejamento das providências e acompanhamento posterior dos resultados.

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/avaliacao-do-desempenho-por-competencias/23428/

  • PESQUISA DE CAMPO:

     

    - Método mais tradicional e completo

     

    - baseado na responsabilidade da função de Staff

     

    Pegando e gravando estes dois conceitos-chave, dá pra matar a questão de boa.

     

    GABARITO: B

  • Letra B

    Este método é tido como um dos mais completos, pois considera o princípio de responsabilidade de linha e função de Staff da gestão de pessoas, ou seja, a gestão de pessoas deve ser conduzida (realizada) pelos gerentes dos departamentos e áreas da organização com o apoio de uma área especializada em gestão de pessoas.

    Na pesquisa de campo acontece a aplicação desse princípio à avaliação de desempenho: os gestores (linha) avaliam o desempenho do funcionário em conjunto com um especialista em avaliação de desempenho (staff). Esta avaliação se dá a partir de entrevistas realizadas pelo especialista em avaliação com os gerentes de linha, de modo a cobrir os tópicos previstos em formulário próprio.

    Araújo e Garcia (2009) destacam que essa forma de avaliação reforça a validade do processo de avaliação de desempenho, diminuindo a tendenciosidade dos gestores e permitindo ainda que a administração da organização conheça o grau de brandura ou severidade existentes nos avaliadores (gestores) de cada unidade ou departamento.

  • PESQUISA DE CAMPO: Baseia-se no princípio da responsabilidade de linha e da função de staff no processo de avaliação do desempenho. Requer entrevistas entre um especialista em avaliação (staff) com os gerentes (linha) para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários.

    >> O método se desenvolve em quatro etapas:

           - entrevista de avaliação inicial;

           - entrevista de análise complementar;

           - planejamento das providências;

           -  acompanhamento posterior dos resultados.

     

    Gab. Letra B 

  • Falou em "especialista", as chances de a resposta ser o método de pesquisa de campo são altíssimas.

  • GABARITO B

    Pesquisa de Campo- é desenvolvida com base em entrevistas feitas por especialista em gestão de pessoas aos supervisores. Procura-se identificar as causas do desempenho deficiente, bem como propor ações corretivas.

    Vantagens: método bastante abrangente, pois conduz a avaliação a um entrosamento com treinamento, planos de carreira e outros processos de gestão de pessoas; envolve responsabilidade de linha e função de staff; permite planejamento das ações para o futuro; enfatiza melhoria desempenho e alcance resultados; relação proveitosa entre gerente linha e staff; método completo de avaliação

    Desvantagens: custo elevado para manutenção dos especialistas que realizam as entrevistas e lentidão do procedimento

    Fonte: Giovanna Carranza

     

  • Os comentários de vcs são show!!! Aprendo muito! Obrigada, pessoal! Vamos em frente!

  • Então método da pesquisa de campo é um método moderno? já que envolve mais de uma pessoa avaliando.

  • Mais um adendo pra fixar mesmo.

    Falou em pesquisa de campo. Você deve lembrar que assessoria e essencial. Já que ela funciona como uma entrevista do superior imediado do local, junto a staff e linha(representado pela RH) para avaliação.

    Está possui etapas como Entrevista-analise complementar- providencias - acompanhamento do resultado.

  • A avaliação de desempenho é um método utilizado pelas organizações para analisar o comportamento do colaborador no respectivo trabalho, bem como o resultado decorrente das funções desempenhadas por ele. Normalmente é utilizado em caráter anual. O método que utiliza a assessoria de especialista (staff) para embasar essa análise e avaliação a respeito da subordinação, cabendo à chefia a responsabilidade da avaliação, chama-se avaliação de desempenho

    A - incorreta. O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Para tanto, utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores.

    B - correta. Segundo Chiavenato (p. 219, 2014),o método da pesquisa de campo "é um dos métodos tradicionais mais completos de avaliação do desempenho. Baseia-se no princípio da responsabilidade de linha e da função de staff no processo de avaliação do desempenho. Requer entrevistas entre o especialista em avaliação (staff) com os gerentes (linha) para, em conjunto, avaliar o desempenho dos funcionários. Daí o nome pesquisa de campo. A partir da entrevista com cada gerente, o especialista preenche um formulário para cada funcionário avaliado". Desenvolve-se em quatro etapas:

    • entrevista de avaliação inicial;
    • entrevista de análise complementar;
    • planejamento das providências;
    • acompanhamento dos resultados.

    C - incorreta. A Avaliação por Resultados é uma das técnicas de avaliação de desempenho que tem por objetivo avaliar o grau de contribuição dos esforços organizacionais aos resultados esperados pelo negócio. A avaliação não é individual, mas por equipe.

    D - incorreta. A Avaliação por Objetivos fundamenta-se na filosofia gerencial conhecida como Administração por Objetivos, proposta por Peter Drucker (1954), que consiste em um processo que requer a identificação e a descrição precisas dos objetivos a serem alcançados e dos prazos para conclusão. Para a consecução desse processo é necessário que o gestor e o funcionário concordem em relação aos objetivos que a organização pretende atingir e que ambos se proponham a desempenhar suas funções com vistas ao seu alcance. (GIL, 2016, p. 181). 

    E - incorreta. Autoavaliação é aquela feita pelo próprio avaliado sobre si. Para que o viés seja reduzido, recomenda-se que seja utilizada com outras técnicas de avaliação.

    Tendo visto cada uma das alternativas, concluímos que a letra "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. 

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016

    GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis estratégicos. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2016.