SóProvas


ID
1925212
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Alguns estudos justificam que o nome do Estado de Pernambuco provém da derivação do tupi, que significa „furo de mar‟. Outros indicam que o significado seja „mar comprido‟. Ambas as etimologias associam Pernambuco às influências marinhas.

Considerando as características gerais do clima de Pernambuco, analise as proposições abaixo:

I. A porção leste do Estado de Pernambuco apresenta menores amplitudes térmicas em decorrência do seu limite com o Oceano Pacífico que apresenta as maiores cotas pluviométricas. Na porção oeste, as amplitudes térmicas são maiores.

II. O regime anual de precipitações pluviométricas no semiárido é menor que no litoral, porém tal regime apresenta distribuição mais homogênea no semiárido, em decorrência da Frente Polar Atlântica e de suas maiores chuvas que ocorrem entre o outono e o inverno.

III. Os brejos de altitude apresentam índices pluviométricos mais elevados do que em outras regiões do semiárido em decorrência de suas altitudes e chuvas orográficas, como nos Municípios de Triunfo e Garanhuns.

IV. Em linhas gerais, Pernambuco apresenta climas quentes em decorrência da ação da latitude e modestas cotas altimétricas. As porções com temperaturas mais amenas são as superfícies de cimeira.

Estão CORRETAS apenas

Alternativas
Comentários
  • 3 e 4 estao corretas. resposta b

     

  • Alguém pode me ajudar numa pequena duvida, o que é uma superfície de cimeira e onde ela se localiza na topografia do terreno  ??? 

  • @Jefferson Eduardo, as Cimeiras são os pontos mais Altos, que estão presentes principalmente na Mesorregião Metropolitana de Recife e na Mesorregião da Mata.

    O Ar úmido, vindo do Oceano Atlantico bate nos pontos mais altos, levando as nuvens para cima, onde a temperatura baixa, fazendo chover.

  • Pode ter passado despercebido, mas onde está o erro da número 1 ( I )

  • Hugo Charleison, o erro é dizer Oceano Pacifíco. O certo é Oceano Atlántico. 

     

     

     

  • Qual o erro na (II) Alguem pode me explicar porfavor?
  • I. A porção leste do Estado de Pernambuco apresenta menores amplitudes térmicas em decorrência do seu limite com o Oceano Pacífico que apresenta as maiores cotas pluviométricas. Na porção oeste, as amplitudes térmicas são maiores.

     

    II. O regime anual de precipitações pluviométricas no semiárido é menor que no litoral,  porém tal regime apresenta distribuição mais homogênea no semiárido, em decorrência da Frente Polar Atlântica e de suas maiores chuvas que ocorrem entre o outono e o inverno.

     

    III. Os brejos de altitude apresentam índices pluviométricos mais elevados do que em outras regiões do semiárido em decorrência de suas altitudes e chuvas orográficas, como nos Municípios de Triunfo e Garanhuns.

     

    IV. Em linhas gerais, Pernambuco apresenta climas quentes em decorrência da ação da latitude e modestas cotas altimétricas. As porções com temperaturas mais amenas são as superfícies de cimeira. (o ponto mais alto; cimo, cume, topo.)

     

  • erro da II é que as suas maiores chuvas são no verão, e não no outono e inverno.

    lembrando que também o semiárido não tem nada haver com frente polar atlãntica.