SóProvas



Questões de História e Geografia do Estado de Pernambuco


ID
967231
Banca
FCC
Órgão
AL-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em meados dos anos 1950, diversas Ligas Camponesas emergiram na região da Zona da Mata, com atuação destacada em Pernambuco e na Paraíba. Tais Ligas

Alternativas
Comentários
  • "As Ligas Camponesas foram um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950, que teve como principal figura incentivadora o advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) Francisco Julião (1915-1999). As Ligas Camponesas organizaram milhares de trabalhadores rurais que viviam como parceiros ou arrendatários, principalmente no Nordeste brasileiro, utilizando o lema “Reforma Agrária na lei ou na marra” contra a secular estrutura latifundiária no Brasil."

     

  • GAB: A

  • As ligas camponesas passaram a ser reprimidas, seus lideres perseguidos e mortos, enfraquecendo assim o movimento. Um dos Lideres  João Pedro Teixeira. 

     

  • As Ligas Camponesas foram organizações de camponeses formadas pelo  (PCB) a partir de 1945. Foi um dos movimentos mais importantes em prol da reforma agrária e da melhoria das condições de vida no campo no Brasil. Elas foram abafadas depois do fim do governo de Getúlio Vargas e só voltaram a agir em 1954, inicialmente no estado de Pernambuco, e posteriormente na Paraíba...

  • Letra a.

    a) Certa. O objetivo das ligas camponesas era realizar a reforma agrária, contrariando o interesse dos militares que reprimiram o movimento com violência.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • Na paraíba o mais importante núcleo foi o de sapé, tendo principal líder João Pedro Teixeira

  • Na Paraíba especificamente chamavam-se "Ligas de Sapé". No entanto, o golpe civil-militar de março de 1964 desarticulou as Ligas de Sapé, cujos líderes foram presos e, alguns, assassinados.

    Gabarito: LETRA A


ID
968413
Banca
FCC
Órgão
AL-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em face do regime de monopólios, a capitania da Paraíba foi anexada em 1755 à capitania de Pernambuco, privando-a de autonomia, até 1799. Essa anexação deveu-se

Alternativas
Comentários
  • Esse comércio que cita a alternativa B, aconteceu depois da anexação. ou estou errado?? 

  • 1ª A criação .
    2ª a subordinação.

    Sucesso'. 

  • GAB. B

  • BIZU->  Companhia de Comércio de Pernambuco e da Paraíba.
    C -> Companhia
    C-> Comércio
    P -> Pernambuco
    P -> Paraíba.


ID
1393543
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante o Brasil colônia, algumas cidades do Norte desenvolveram a cana de açúcar, dentro do sistema de monocultura, como produto a ser exportado para a Europa, o que lhes restringia a sua produção de itens mais básicos, como alimento e matéria-prima para construções. Neste sentido, podemos dizer que Olinda e as áreas próximas, na capitania de Itamaracá, tinham uma relação de trocas comerciais, com Olinda

Alternativas
Comentários
  • BIZU:

    OLINDA NÃO TEM PEDRA E CAL.

  • Durante os primeiros séculos, à medida que prosperava a Capitania de Pernambuco, aquela região (capitania de Itamaracá) contribuía com grande parte da pedra e da cal que iriam ser utilizadas nas construções de Olinda. Tudo transportado pelas embarcações que trafegavam através do canal.

    Fonte: LIMA, Fátima; SILVA, Gláucia; SOUSA, Solange. Goiana Cidade Histórica. Goiana-PE: SECEDI, 2010, p. 14.


ID
1393546
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A relação entre índios e brancos, na América portuguesa, envolveu complexos processos que oscilavam entre violência e cooperação, de acordo com o local, a tribo, o tipo de contato e assim por diante. Em relação à Goiana, o contato dos portugueses deu-se, principalmente, com a tribo

Alternativas
Comentários
  • CAETÉS,QUE FORAM OS QUE MAIS SE REVOTLARAM CONTRA O DOMINIO EUROPEU

  • Quando os primeiros europeus chegaram ao território brasileiro, no início do século XVI, vários grupos indígenas ocupavam a região Nordeste. No litoral, predominavam as tribos do tronco linguístico tupi, como os Tupinambás,Tabajaras e os Caetés, os mais temíveis. No interior, habitavam grupos dos troncos linguísticos , genericamente denominados Tapuias.

    Como em outras regiões brasileiras, a ocupação do território em Pernambuco começou pelo litoral, nas terras apropriadas para a agroindústria do açúcar, onde os indígenas eram utilizados pelos portugueses como mão-de-obra escrava nos engenhos e nas lavouras, especialmente por parte daqueles que não dispunham de capital suficiente para comprar escravos africanos.

    Após um período de paz aparente, os índios reagiram a esse regime de trabalho através de hostilidades, assaltos e devastações de engenhos e propriedades, realizados principalmente pelos Caetés, que ocupavam a costa de Pernambuco.

  • O ocupação portuguesa deu inicio na costa do litoral pernambucano. E nessa região,  litorania  habitavam os índios da grupo tupiguarani. Que entre eles estavam os caetés.

  • VALE LEMBRAR QUE, OS ÍNDIOS CAETÉS FORAM EXTINTOS PELO MOTIVO DA MORTE DO BISPO SARDINHA, QUE FOI DEVORADO VIVO PELOS CAETÉS.

ID
1393549
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A formação da identidade e da cultura do povo brasileiro recebeu contribuição de três diferentes etnias, o branco europeu, o negro africano e o indígena, originário da própria América. Atualmente, a sociedade brasileira tem reconhecido cada vez mais as contribuições dos africanos e indígenas para a formação do Brasil. Em Goiana, é um exemplo de cultura negra e popular o(a)

Alternativas
Comentários
  • GAB.: B

  • Alafiá ( Manifestação de Identidade Negra e Popular) é um grupo que nasceu de um projeto cultural, em 2004, tendo a frente Francisco Belasco. Tornou-se uma referência na Mata Norte, não só por sua premissa ideológica, mas pela longevidade. Recebeu grandes nomes da cultura do Estado, fortalecendo o evento que busca inspiração nas matrizes africanas.

    Fonte: LIMA, Fátima; SILVA, Gláucia; SOUSA, Solange. Goiana Cidade Histórica. Goiana-PE: SECEDI, 2010, p. 89.


ID
1393552
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A historiografia tende a valorizar as ações e a memória oficial, sobretudo no que diz respeito a eventos de grande porte, como as guerras ou as revoluções. Em alguns casos, entretanto, a memória popular lembra-se de cenas e acontecimentos diferentes. A este respeito, em Tejucupapo, a memória local preservou a história

Alternativas
Comentários
  • Em 1646, o ano do acontecimento, o distrito possuía apenas uma rua larga, quase uma praça, ladeada por casas simples, destacando-se ao final dela a Igreja de São Lourenço de Tejucupapo, de arquitetura jesuítica, como acontecia com as igrejas erguidas no início da colonização. Mesmo não se conhecendo com exatidão a data real de sua construção, os indícios existentes remontam a meados do século XVII, sabendo-se, com segurança, que em 1630 ela já existia.

    Naquele ano os holandeses já haviam praticamente perdido o domínio que durante algum tempo mantiveram sobre quase todo o território pernambucano, e como se encontravam cercados e necessitando desesperadamente de alimentos, cerca de 600 deles, saídos por mar do forte Orange, na ilha de Itamaracá, sob o comandado do almirante Lichthant, tentaram ocupar Tejucupapo, onde esperavam encontrar a farinha de mandioca e o caju que as circunstâncias do momento haviam transformado em produtos pelo qual valia a pena arriscar-se em combate. Segundo os historiadores, eles escolheram justamente o domingo para realizar a investida porque era nesse dia que os homens do vilarejo costumavam ir ao Recife, a cavalo, para vender nas feiras da capital os produtos da pesca. Sendo assim, a localidade estaria menos protegida, acreditavam os holandeses.

    Mas foram frustrados em sua intenção porque, segundo alguns relatos, a informação de que se aproximavam iniciou a reação da pequena e valente população local, que tendo à frente quatro mulheres - Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Joaquina - lutou bravamente contra os invasores, enquanto os poucos homens que haviam permanecido na localidade ocupavam-se em emboscar os assaltantes, atacando-os à bala e não lhes dando sossego. Os registros informam que elas ferveram água em tachos e panelas de barro, acrescentaram pimenta, e escondidas nas trincheiras que haviam cavado, atacavam os holandeses com a mistura jamais esperada por eles. Seus olhos eram os principais alvos, e a surpresa o melhor ataque. Como saldo da escaramuça, mais de 300 cadáveres ficaram espalhados pelo vilarejo, sobretudo flamengos. A batalha durou horas, mas naquele 23 de abril de 1646 as mulheres guerreiras do Tejucopapo saíram vitoriosas..

  • A batalha de Tejucupapo acontece em 24 de abril de 1946 quando mulheres camponesas armadas de utensílios agrícolas e armas leves expulsaram os invasores holandeses, fato considerado como a primeira importante participação militar da mulher na defesa do território brasileiro.

  • Como não lembrar de vocês MULHERES, grandes guerreiras *-*
    GUERRA DE TEJUCUPAPO  

  •   os holandeses já haviam praticamente perdido o domínio que durante algum tempo mantiveram sobre quase todo o território pernambucano, e como se encontravam cercados e necessitando desesperadamente de alimentos,cerca de 600 deles,tentaram ocupar Tejucupapo.

      Segundo os historiadores, eles escolheram justamente o domingo para realizar a investida porque era nesse dia que os homens do vilarejo costumavam ir ao Recife, a cavalo, para vender nas feiras da capital os produtos da pesca. Sendo assim, a localidade estaria menos protegida, acreditavam os holandeses.

      Todavia, os holandeses frustraram-se em sua intenção porque, segundo alguns relatos, a informação de que se aproximavam iniciou a reação da pequena e valente população local, que tendo à frente quatro mulheres lutaram bravamente contra os invasores. 

      Os registros informam que elas ferveram água em tachos e panelas de barro, acrescentaram pimenta, e escondidas nas trincheiras que haviam cavado, atacavam os holandeses com a mistura jamais esperada por eles. Seus olhos eram os principais alvos, e a surpresa o melhor ataque


ID
1393555
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Norte da América portuguesa foi marcado, durante o período colonial, por dois tipos de economia: a cana de açúcar e o gado, que, segundo historiadores como Nelson Werneck Sodré passaram da convivência à separação. Goiana encaixou- se neste contexto, no século XVI, como

Alternativas
Comentários
  • Essa ñ sabia

    Gab: C

  • Tampouco eu, José kkkk ;c 

    Fui na D

  • mas la num teve cana de açúcar?

  • Essa resposta é novidade para mim


ID
1393558
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Conde Maurício de Nassau lançou uma série de medidas inovadoras para o ambiente americano da época, como a liberdade de culto e a modernização de centros urbanos, como o atual Recife Antigo. Em relação a Goiana, Nassau

Alternativas
Comentários
  • GAB : B

  • Nassau muito se distinguiu no empenho de educar os índios, abrindo escolas regidas por professores pagos pelo governo. E, dessa natural tendência de propugnar pelo seu bem estar e direitos, é que surgiu a assembléia de 11-4-1645.

    A primeira assembléia de índios pleiteavam governo representativo talvez a única reunida no Brasil, realizou-se em terras de Goiana no aldeamento Itapessirica.

    Fonte: LIMA, Fátima; SILVA, Gláucia; SOUSA, Solange. Goiana Cidade Histórica. Goiana-PE: SECEDI, 2010, p. 30.


ID
1393561
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A conquista do Norte pelos holandeses trouxe mudanças para as províncias da região, que tiveram de se adaptar a uma nova forma de governo, a uma nova religião, etc. Após a derrota dos holandeses, o quadro mudou novamente, porém com a permanência de certas influências dos holandeses. Goiana, após a expulsão dos holandeses

Alternativas
Comentários
  • GAB : A

  • A partir de 1654, com a queda do domínio holandês, começou a povoação de Goiana a prosperar e depois de sua emancipação e autonomia própria começou a construção de monumentos religiosos, a fundação de um recolhimento de mulheres, a instituição da Santa Casa de Misericórdia com Igreja e hospital, a restauração dos velhos engenhos danificados e a construção de outros.

    Fonte: LIMA, Fátima; SILVA, Gláucia; SOUSA, Solange. Goiana Cidade Histórica. Goiana-PE: SECEDI, 2010, p. 32.


ID
1393564
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em meados do século XVIII, aconteceram vários protestos em Goiana e na capitania de Itamaracá os quais marcaram um ponto importante na separação de Goiana do resto da capitania. A consequência destes protestos foi

Alternativas
Comentários
  • GAB : A

  • Em 1742 depois de vários protestos, ora partidos dos habitantes de Itamaracá sempre infensos às regalias que nos eram concedidas, ora partidas dos goianenses que se julgavam esbulhados, só pela carta régia de 6 de outubro deste ano, Goiana passou a ter a justiça independente de Itamaracá.

    Fonte: LIMA, Fátima; SILVA, Gláucia; SOUSA, Solange. Goiana Cidade Histórica. Goiana-PE: SECEDI, 2010, p. 38.


ID
1393567
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Revolução Pernambucana de 1817 representou grandes mudanças para Pernambuco e para o Brasil, ao contestar traços negativos do governo português no Brasil, defendendo ideais libertários semelhantes aos das revoluções burguesas do século anterior. A participação de Goiana na Revolução Pernambucana deu-se, principalmente, através do (a)

Alternativas
Comentários
  • GAB : B

  • GABARITO: B

    Goiana foi para a Região Metropolitana de Recife (RMR) e voltou para a Mata Norte.


ID
1393570
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O movimento abolicionista e o movimento republicano foram importantes para o ocaso do Império Brasileiro, e a entrada do Brasil na modernidade do século XX, defendendo ideais de democracia e liberdade. Da participação de Goiana neste processo podemos destacar

Alternativas
Comentários
  • gsb. B


ID
1393837
Banca
IPAD
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Nos anos 60, aqui em Pernambuco, foi criado o Movimento de Cultura Popular, desmantelado após o golpe militar de 1964. Sobre aquele movimento, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O Movimento de Cultura Popular (MCP) foi criado no dia 13 de maio de 1960, como uma instituição sem fins lucrativos, durante a primeira gestão de Miguel Arraes na Prefeitura do Recife. Sua sede funcionava no Sítio da Trindade, antigo Arraial do Bom Jesus, localizado no bairro recifense de Casa Amarela.

    O MCP recebeu diversas influências, principalmente de obras e autores franceses. Seu nome foi herdado do movimento francês Peuple et Culture (Povo e Cultura). Suas atividades iniciais eram orientadas, fundamentalmente, para conscientizar as massas através da alfabetização e educação de base.

    Era constituído por estudantes universitários, artistas e intelectuais e tinha como objetivo realizar uma ação comunitária de educação popular, a partir de uma pluralidade de perspectivas, com ênfase na cultura popular, além de formar uma consciência política e social nos trabalhadores, preparando-os para uma efetiva participação na vida política do País.

  • GAB : D


ID
1435855
Banca
IBFC
Órgão
PM-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Revolução Praieira ocorrida na Província de Pernambuco, entre os anos de 1.848 e 1.850, foi uma revolta de caráter:

Alternativas
Comentários
  • Letra D 

    Anulação das Eleições para o Senado.

  • Revolta Praieiraou simplesmente Praieira, foi um movimento de caráter liberal e federalista que eclodiu na província de Pernambuco, no Brasil, entre 1848 e 1850.

  • A Revolução Praieira ocorreu entre 1848 e 1849.

    A revolta consiste, não apenas em um movmento de protesto contra a políica Imperial, mas em um movimento social que pretendia estabelecer reformas. Os revoltosos eram os liberais adversativos dos conservadores (grandes latifundiários e comerciantes portugueses).

    Entre as exigências, citamos:

    - a divisão dos latifúndios;

    - a liberdade de imprensa;

    - democracia;

    - fim da importação de indústrias têxteis;

    - fim do domínio português sobre o comércio de Recife;

    - fim da oligarquia política, entre outros.

     

     

  • A D) tá mais completa que a B)

  • A alternativa D está correta, pois a Revolução Praieira foi um movimento de caráter liberal e federalista que eclodiu na província de Pernambuco, no Brasil, entre 1848 e 1850. A monarquia brasileira era duramente contestada pelas novas ideias liberais da época. Era muito grande a insatisfação com o governo imperial, pois todas as decisões tomadas no período regencial (de 1831 a 1840) tinham que ser submetidas ao imperador. Os brasileiros reivindicavam maior força frente aos comerciantes portugueses (que ainda dominavam a economia local) e a população pobre lutava por melhores condições de vida. (BRITANNICA ESCOLA, 2019; SILVA, 2019) 

  • Letra c errada fala sobre a revolta dos quebra kilos


ID
1546306
Banca
IBFC
Órgão
PM-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o enunciado a seguir.

Os europeus que vieram para o estado eram predominantemente__________________________ , isso desde o início da colonização no século . Estes chegaram à Paraíba provenientes principalmente da Capitania de___________________. O pequeno número de mulheres__________ na época estimulou logo cedo a miscigenação com mulheres das tribos locais e, em menor escala, com as mulheres__________ , sedimentando a base da população atual.

Assinale a alternativa que preencham adequa e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Achei essa questão um pouco sem sentido. Ao completar as lacunas vc percebe que não tem enchaixe. Só acertei devido às duas ultimas alternativas.

  • Alternativa: A

    "Chegaram à Paraíba provenientes principalmente da Capitania de Pernambuco" só bastaria saber isso para matar essa questão. 

  • BASTA SABER QUE A COLONIZAÇÃO SE DEU NO SÉCULO "XVI" E CHEGARAMA PARAIBA ATRAVÉS DA CAPITANIA DE PERNAMBUCO.

  • papinha com mel essa 

  • Muito fácil uma questão dessa cai mais nunca kkk
  • Questão muito boa!


ID
1558189
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Maurício de Nassau chegou a Pernambuco em 1637, pretendendo pacificar a região e governar com a colaboração dos luso-brasileiros. Sobre o governo de Nassau, analise as proposições abaixo.


I. Fundou, no interior da capitania, o Arraial do Bom Jesus para concentrar a resistência holandesa e, usando a tática de guerrilha, minar a resistência dos pernambucanos.

II. A Companhia das Índias Ocidentais concedeu créditos aos senhores de engenho para o reaparelhamento das propriedades, a recuperação dos canaviais e a compra de escravos.

III. Nassau estimulou a vida cultural e investiu em obras urbanas, nos domínios holandeses. A cidade do Recife foi beneficiada com a construção de casas, pontes e obras sanitárias.

IV. Embora o objetivo dos holandeses fosse o de expandir sua fé religiosa, o luteranismo, outras religiões foram toleradas, exceto o judaísmo.


Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Quem construiu o Arraial do Bom Jesus foi Matias de Albuquerque...

  • I. Fundou, no interior da capitania, o Arraial do Bom Jesus para concentrar a resistência holandesa e, usando a tática de guerrilha, minar a resistência dos pernambucanos.  

    Caso não lembre quem foi o fundador do Arraial do Bom Jesus, vale ressaltar que não foram os holandeses que usaram a tática de guerrilha, e sim a resistência dos pernambucanos.

    IV. Embora o objetivo dos holandeses fosse o de expandir sua fé religiosa, o luteranismo, outras religiões foram toleradas, exceto o judaísmo.

    o Judaísmo foi tolerado pelos holandeses, onde foi construida A Sinagoga Kahal Zur Israel localiza-se na cidade do Recife.

     

  • Gabarito:B

     

  • muito bom!!


ID
1558192
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a Revolução Pernambucana de 1817, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Constituição Polaca de 1937 foi na Era de Getúlio Vargas,que tinha inspiração absolutista 

  • A polaca é de 1937.

    A Constituição Brasileira de 1937 (conhecida como Polaca), outorgada pelo presidente Getúlio Vargas em 10 de novembro de1937, mesmo dia em que implanta a ditadura do Estado Novo, é a quarta Constituição do Brasil e a terceira da república de conteúdo pretensamente democrático.

    Gabarito(B)

  • essa foi dada


  • Muito bom


ID
1558216
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre as regiões de Pernambuco, analise as afirmações abaixo.


I. Na Zona da Mata, o clima é quente e úmido; o relevo se caracteriza por apresentar colinas convexas, que surgem dominantemente em terrenos cristalinos da porção oriental do estado, principalmente na Mata Sul assim como apresenta médias anuais de chuvas superiores a 1.800mm, com temperaturas anuais em torno de 24ºC.

II. No Sertão, sobretudo a partir de Arcoverde, o relevo se mostra com predominância de superfície aplainada, denominado de pediplanos, com relevos residuais, também conhecidos como inselbergues. Apresenta precipitações anuais iguais ou inferiores a 800mm. Também são encontradas “ilhas de umidade”, ou brejos, onde se observam índices de chuvas em torno de 900 a 1.000 mm.

III. O Agreste marca a transição entre a Zona da Mata e o Sertão. A policultura e a pecuária de corte são as principais atividades econômicas. Os rios são predominantemente perenes, sendo constatados, apenas, pela forma do leito e pela existência de alguns poços.


Somente está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • III. O Agreste marca a transição entre a Zona da Mata e o Sertão. A policultura e a pecuária de corte são as principais atividades econômicas. Os rios são predominantemente perenes, sendo constatados, apenas, pela forma do leito e pela existência de alguns poços.

    Esta afirmação está corretíssima, porque resposta correta seria a letra A e nao a C? Comentei com meu professor de geografia e o mesmo afirmou que a respotas correta seria a letra C.

  • então aponte o erro da II

  • III. está errada pelo fato de só existir um Rio perene .. São francisco ! os outros são temporarios ..

  • ''Os rios são predominantemente perenes'' kkk não mesmo,Jacksoan! correta letra a

  • [I] Correta. A zona da mata possui clima tropical úmido e relevo ondulado. Relevo convexo (com
    colinas) e estrutura cristalina.
    [II] Correta. No sertão encontramos a predominância de áreas planas (pediplanos) com a presença
    de inselbergs (morros testemunhos ou residuais).

    [III] errada, pois o agreste está sobre o planalto da Borborema e é um divisor de águas, ou seja, separa as bacias do São Francisco e dos rios ''borborêmicos'' que possuem a nascente no planalto e possuem drenagem exorréica (correm para o mar). São predominantemente perenes (estão
    sempre cheios, inclusive na estiagem). Desde sua nascente até a foz, seu curso possui água.
    Constatamos a existência de um rio pela cabeceira, forma do leito e alguns poços, quando
    observamos um rio intermitente na estiagem.

     

    FONTE: Professor Sérgio Henrique.

  • no sertão tem brejos ? essas afirmativa 2 esta esquisita 

  • Jacksoan, bote fogo no seu professor !!!

  • Jacksoan, outro erro na afirmativa II além dos rios perenes, é dizer que a pecuária de corte, sendo que seria leiteira.

  • GABARITO: A

    I. Na Zona da Mata, o clima é quente e úmido; o relevo se caracteriza por apresentar colinas convexas, que surgem dominantemente em terrenos cristalinos da porção oriental do estado, principalmente na Mata Sul assim como apresenta médias anuais de chuvas superiores a 1.800mm, com temperaturas anuais em torno de 24ºC.

    II. No Sertão, sobretudo a partir de Arcoverde, o relevo se mostra com predominância de superfície aplainada, denominado de pediplanos, com relevos residuais, também conhecidos como inselbergues. Apresenta precipitações anuais iguais ou inferiores a 800mm. Também são encontradas “ilhas de umidade”, ou brejos, onde se observam índices de chuvas em torno de 900 a 1.000 mm.

    III. O Agreste marca a transição entre a Zona da Mata e o Sertão. A policultura e a pecuária de corte são as principais atividades econômicas. Os rios são predominantemente perenes, sendo constatados, apenas, pela forma do leito e pela existência de alguns poços.

    • Principais: bacia leiteira.


ID
1674964
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A memória de Goiana preserva com orgulho o pioneirismo da cidade no movimento de libertação de escravos, no século XIX. Dentro deste contexto, podemos afirmar que a principal contribuição do Clube do Cupim era

Alternativas
Comentários
  • No dia 8 de outubro de 1884, João Ramos reuniu-se com mais onze amigos, na casa de um deles, o cirurgião dentista Numa Pompílio, na Rua Barão da Vitória, 54 (atual Rua Nova) para fundar uma sociedade não emancipadora, mas abolicionista e secreta denominada Relâmpago, que depois mudou o nome para Clube do Cupim.

     

    O termo “cupim” passou a ser usado até pelos abolicionistas do Rio de Janeiro que pretendiam “libertar os centros populosos e fazer roer o cupim no interior”.

     

    http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=558

  • GAB. E

  • Em 1885 os maçons deram início ao movimento de redenção da raça negra em Goiana. Fundaram-se prontamente o Clube Abolicionista e o Clube do Cupim. O primeiro para realizar conferencia e conseguir donativos para a alforria dos escravos e o outro para o fim de raptar os escravizados e enviá-los para o Ceará Livre.

    Fonte: LIMA, Fátima; SILVA, Gláucia; SOUSA, Solange. Goiana Cidade Histórica. Goiana-PE: SECEDI, 2010.


ID
1674967
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Por ter sido a primeira região a ser povoada, e por ter participado ativamente de um dos principais ciclos econômicos da América Portuguesa, o atual Nordeste figurou quase sempre como um grande centro de produção e disseminação da cultura, o que, certamente envolvia a cidade de Goiana. Não era(m) um dos elementos constituintes da vida cultural goianense da segunda metade do século XIX,

Alternativas
Comentários
  • GAB : B

  • Uma questão totalmente dada.


ID
1674973
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na segunda metade do século XVI, “os habitantes de Itamaracá se infiltraram pelas várzeas do Araripe, Itapirema e os dos rios formadores do rio Goiana (Tracunhaén e Capibaribe Mirim)" (LIMA, Fátima; SILVA, Gláucia; SOUSA, Solange. Goiana Cidade Histórica. Goiana-PE: SECEDI, 2010, p. 21), desenvolvendo um grande fluxo migratório para a região da atual Goiana. É um fator que não contribuiu para este fluxo:

Alternativas
Comentários
  • GAB : A

  • 1570/1574 – EMIGRAÇÃO DOS COLONOS ILHÉUS PARA AS TERRAS DE GOIANA – CAMINHO DOS DESBRAVADORES

    Após a expulsão dos caetés e da retirada dos potiguares “os habitantes de Itamaracá se infiltraram pelas várzeas do Araripe, Itapirema e os dois rios formadores do rio Goiana (Tracunhaén e Capibaribe Mirim). Essa migração para Goiana, dos moradores de Itamaracá, originou-se do estado de extrema pobreza em que se encontrava a vila da Conceição, sua capital. Ali nas margens do rio Goiana cresceu “a afluência de imigrantes atraídos pela riqueza do seu solo. Formou-se a vila e se fundaram ainda muitos engenhos e outras povoações.”

    Fonte: LIMA, Fátima; SILVA, Gláucia; SOUSA, Solange. Goiana Cidade Histórica. Goiana-PE: SECEDI, 2010, p. 21


ID
1674979
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A invasão holandesa é um dos principais eventos da história do Norte da América portuguesa, no século XVII, devido, dentre outras coisas ao sentimento nativista que ajudou a criar.
A respeito da relação de Goiana com os holandeses analise as afirmativas abaixo
1. Após a invasão à Itamaracá, Goiana foi desprezada, por se tratar de uma região, na época, pouco desenvolvida e com comércio incipiente.
2. Liderados por Calabar, os holandeses invadiram Goiana, queimando engenhos e saqueando propriedades.
3. Por se tratar de um importante entreposto comercial, e de um produtor de víveres, Goiana tornou-se alvo das invasões holandesas.
Está(ão) correta(s) apenas

Alternativas
Comentários
  • BIZU --> Goiana nunca foi desprezada em nenhum momento da história do PE.

  • GAB : D

  • BIZU: QUANDO VOCÊ VER A PALAVRA DESPREZADA DESCONFIA

ID
1674982
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante o tempo que ficaram no Brasil, os holandeses desenvolveram na região instituições sociopolíticas semelhantes às que existiam em sua área de origem, na Europa. Neste contexto, os escabinos eram

Alternativas
Comentários
  • Letra C. A câmara dos escabinos foi criada na época para administração dos problemas na cidade do Recife, não podendo ser considerada como assembleia legislativa, durante a invasão holandesa no estado de Pernambuco.

  • A Câmara dos Escabinos era uma entidade responsável pelo controle "civil" da vida urbana. Nela estavam cinco holandeses e quatro "dos da terra", eleitos por um eleitorado selecionado. Os colonos que para cá viam muitas vezes eram pobres demais para empregar negócios, e assim necessitavam sempre de empréstimos por parte de particulares ou da WIC, o que acabou gerando extremo endividamento da população

  • O bizu é só lembrar da Câmara dos Escabinos


ID
1674985
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Ao longo do século XVII, diferentes ordens religiosas modernizaram-se buscando acompanhar as mudanças no mundo secular. Neste sentido, a reforma turônica, na cidade de Goiana teve por base

Alternativas
Comentários
  • GAB : A

  • COLOCAR SÓ O GARARITO NÃO ADIANTA, O BOM É TER EXPLICAÇÕES.

  • O movimento turonense foi  fundado na província de Tourain, situada na França, no início do século XVII, e tinha como objetivo principal, resgatar o espírito carmelitano de vida em comum, baseado no príncipio da oração e contemplação.

  • A REFORMA TURÔNICA

    1671 – O venerável fr. João de São José instalou aqui a reforma de Tours. A reforma Turônica foi introduzida no Convento do Carmo desta cidade pelo venerável Frei João de São José , constituindo-se o primeiro a adotar, no Brasil, o novo regulamento disciplinar dos Carmelitas, em 1677 .

    Em 1681 a atividade dos padres carmelitas em Goiana limitava-se à vida conventural e ao ensino de Filosofia e teologia, para religiosos e seculares. Em 1917 voltaram os carmelitas suas vistas para o velho monumento. Afinal para ele vieram em 1921, fr. Avertano Graboleda, fr. Jose Maria Casanova e fr. Joaquim Ortello. Foi em 1932 que fr. Jose Casanova, incansável trabalhador pelas vocações carmelitanas nacionais, trouxe para Goiana a Escola Apostólica. Dela saíram muitos sacerdotes. Hoje funciona em Camocim de São Felix. Na década de 40 funcionou no Convento do Carmo, o Marianato que também preparou muitos religiosos.

    Fonte: 001 - Goiana-PE. Secretaria de Educação e Inovação –Org. SOUSA, Solange Guimarães Valadares de, SILVA, Gláucia Bezerra da, LIMA, Fátima de Lourdes Veloso Gomes de – GOIANA CIDADE HISTÓRICA.Secção de História de Goiana. – Goiana : SECEDI, 2010, 1ª ed., 100 p.


ID
1674988
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No final do século XVII, a Coroa portuguesa decidiu transferir a sede da Capitania de Itamaracá da vila de Conceição, o que, dentre outras coisas, foi motivado

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • De que adianta colocar gabarito se isso a gente acaba descobrindo na questão? Se não tiver nada a explicar ou acrescencentar, por favor, não comente, pois o lixo visual atrapalha aos estudos. Isso serve para comentários repetidos.


ID
1674991
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O governo do Dr. Luis Correia de Brito (1900-1903) marcou a entrada de Goiana no panorama das cidades modernas da região, através da

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

  • Por eliminação da pra acerta!

ID
1925188
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No processo de formação do território pernambucano, a partir da chegada dos portugueses na Capitania de Pernambuco ou Nova Lusitânia, os primeiros núcleos de povoamento foram as Vilas de

Alternativas
Comentários
  • "As vilas de Olinda e Igarassu, entre os primeiros núcleos de povoamento do Brasil, serviram de ponto de partida para expedições desbravadoras do interior da capitania. Uma dessas expedições, chefiada pelo filho do donatário, Jorge de Albuquerque, penetrou o sertão até o rio São Francisco, assegurando o domínio e expansão do interior do território e combatendo os índios hostis.[11] Duarte Coelho, por sua vez, tratou de instalar grandes engenhos de açúcar no território pernambucano, incentivando também o plantio do algodão. Em pouco tempo, a Capitania de Pernambuco se tornou a principal produtora de açúcar da colônia. Consequentemente, era também a mais próspera e influente das capitanias hereditárias."

  • Gabarito: Letra B

  • POVOADO IGARASSU , VILA OLINDA RUMO #PMPE

  • Pernambuco, aí vou eu

  • Olinda e depois no mesmo ano Igarassu
  • Agradeço o site por postarem o comentário da questão. Aqui vale a pena ser premium. 

  • Duarte coelho concedeu a um amigo o responsabilidade para povoar Igarassu,mas ,devido os poucos meios de defesa no povoado,foram em direção ao sul e fundaram Olinda. 

  • Olinda e Igarassu. Q concurso nota 10....

  • Afonso Gonçalves e Duarte Coelho

  • Igarassu e Olinda, primeiras vilas fundadas no estado de Pernambuco. mas... só Olinda prosperou como entre as vilas.

    Afonso Gonçalves (IGARASSU) e Duarte Coelho (OLINDA)


ID
1925191
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a questão ambiental em Pernambuco, analise as proposições abaixo:

I. O aquecimento econômico da última década trouxe benefícios a diversos municípios e polos industriais em Pernambuco, como o aumento da oferta de empregos. No entanto, é importante que esse fenômeno de expansão econômica considere os recursos ambientais e seus limites de sustentabilidade.

II. Poluição hídrica, saneamento básico incipiente, deposição inadequada de resíduos sólidos, dentre outros, são exemplos de casos de degradação ambiental em Pernambuco que merecem atenção do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade civil no sentido de garantir, de forma articulada, o conhecimento das causas e efeitos a fim de mitigá-los.

III. O conhecimento dos principais problemas ambientais das cidades por parte dos seus cidadãos pode ser uma das ferramentas eficazes para combatê-los, exigindo o cumprimento da legislação vigente e praticando ações concretas em seu cotidiano.

IV. Conceber atividades humanas, considerando as questões ambientais, parece ser uma alternativa para modelos produtivos com menos agressão aos recursos naturais. Para tanto, o conjunto de tecnologias e criatividade pode ser o diferencial para o cenário ambiental de Pernambuco.

Está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Comentários
  • D

  • Letra D - Todas estão certas.

  • Muito Fácil!

  • Tudo correto e muito bonitinho.

  • Para não zerar.

  • que questão fácil pqp, quero uma dessa no próximo kkkk


ID
1925194
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia com atenção o texto abaixo: 

Posso sair daqui pra me organizar (x2)

Posso sair daqui pra desorganizar


Da lama ao caos, do caos à lama (x2)

o homem roubado nunca se engana


O sol queimou, queimou a lama do rio

Eu vi um chié andando devagar

E um aratu pra lá e pra cá

E um caranguejo andando pro sul

Saiu do mangue e virou gabiru

Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça

Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça

Peguei um balaio fui na feira roubar tomate e cebola

Ia passando uma véia e pegou a minha cenoura

"Aê minha véia deixa a cenoura aqui

Com a barriga vazia eu não consigo dormir"

E com o bucho mais cheio comecei a pensar

Que eu me organizando posso desorganizar

Que eu desorganizando posso me organizar

Que eu me desorganizando posso me organizar.


Da lama ao caos, do caos à lama

o homem roubado nunca se engana

Da lama ao caos, do caos à lama

o homem roubado nunca se engana

                               Chico Science & Nação Zumbi. Da Lama Ao Caos. 1994.


Sobre ele, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • D

  • manguebeat nasceu na decada de 90 (1991) . Letra D

  • Mel na chupeta isso. Precisa nem estudar lkkk


ID
1925200
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre as características e especificidades das Regiões de Desenvolvimento - RD do Estado de Pernambuco, analise os itens abaixo:

I. A RD do São Francisco concentra o PIB mais elevado do Estado de Pernambuco e se caracteriza pela tendência de expansão da ocupação humana em razão dos incentivos promovidos pelos gestores públicos para o desenvolvimento do maior polo industrial de confecções do estado e crescimento da fruticultura, sobretudo para abastecimento interno.

II. Pode-se observar, na RD da Mata Sul, uma tendência de diversificação e ampliação das atividades econômicas, a partir da implementação de projetos indutores do desenvolvimento dos quais se destacam a instalação do Polo Farmacoquímico de Pernambuco e uma unidade da Fábrica de Automóveis Fiat no Município de Goiana.

III. A RD Metropolitana possui o maior quantitativo populacional e apresenta maior concentração de empreendimentos econômicos, com destaque para os que se originaram com a instalação do Complexo Industrial e Portuário de Suape, que tem atraído diversos investimentos, inclusive os do setor imobiliário nas localidades próximas ao referido empreendimento.

IV. Na RD do Agreste Setentrional, especialmente nos Municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, observa-se um significativo crescimento dos centros urbanos em razão, sobretudo, dos incentivos ao polo industrial de confecções.

Estão CORRETOS apenas

Alternativas
Comentários
  • D

  • Tenho duvidas no iten II. 

  • O municipio de Goiana é Mata Norte do estado de PE

  • Pode-se observar, na RD da Mata Sul ' NORTE', uma tendência de diversificação e ampliação das atividades econômicas, a partir da implementação de projetos indutores do desenvolvimento dos quais se destacam a instalação do Polo Farmacoquímico de Pernambuco e uma unidade da Fábrica de Automóveis Fiat no Município de Goiana.

  • I - A RD do São Francisco concentra o PIB mais elevado do Estado MAIS ELEVADO É RECIFE de Pernambuco e se caracteriza pela tendência de expansão da ocupação humana em razão dos incentivos promovidos pelos gestores públicos Com a transposição do rio São Francisco para o desenvolvimento do maior polo industrial de confecções EXPORTAÇÃO DE FRUTAS do estado e crescimento da fruticultura, sobretudo para abastecimento interno EXTERNO.

    II. Pode-se observar, na RD da Mata Sul NORTE DEMONSTRA MAIS INFLUÊNCIA INDUSTRIAIS, MATA SUL PREDOMINA PRODUÇÃO DA CANA E DERIVADOS, uma tendência de diversificação e ampliação das atividades econômicas, a partir da implementação de projetos indutores do desenvolvimento dos quais se destacam a instalação do Polo Farmacoquímico de Pernambuco e uma unidade da Fábrica de Automóveis Fiat no Município de Goiana.

    III. CORRETO

    IV. CORRETO

  • Lembrando a todos que Goiana agora faz parte da região metropolitana do Recife

  • Em 2018 Goiana foi integrada á região metropolitana do Recife.

  • Muito boa sua observação Alessandra eu li a questão ligeiro e errei por esse detalhe e olhe que eu moro na mata Sul
  • Não ajudou em nada o comentério do professor, só fez dizer quais itens estavam errados e certos.

    para mim, comentar questão, é dizer os motivos dos erros e dos acertos.

  • O comentário do Anderson foi bem mais útil que o do professor, complicado hein QC?

  • #voltagoiana kkk


ID
1925206
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o relevo de Pernambuco, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Pediplanação é o processo que leva, em regiões de clima árido a semiárido, ao desenvolvimento de áreas aplainadas, ou então superfícies de aplainamento.[1]

    O pediplano desenvolve-se por processo erosivo com regressão de escarpas, típico de climas áridos a semiáridos, com coalescência e expansão de áreas planas do "pé de monte" que apresentam tênue capeamento de material fragmentário (pedimento) e rocha nua na frente de leques aluvionares. Arrasada a região montanhosa, o pediplano amplia-se até sobrarem somente raros testemunhos das zonas mais elevadas na superfície de aplainamento.

     

    Na baixada litorânea distinguem-se, de leste para oeste: praias, protegidas pelos recifes; uma faixa de tabuleiros areníticos, com quarenta a sessenta metros de altura; e a faixa de terrenos cristalinos talhados em colinas, que se alteiam suavemente para oeste até alcançar 200m junto ao sopé da escarpa da Borborema.

     

     

     

  • e

  • SemiArido>>Sertão>>Pediplanos GAB E

  • Inselberg é o termo utilizado para caracterizar relevos residuais que, podendo ser sedimentares, salientam-se em uma planície (pediplano) em paisagem árida ou semi-árida. São originados de um intenso processo erosivo típico de ambientes áridos: a erosão paralela.

  • qual é o erro da letra A ?

  • O erro da A esta em intermitentes , os rios litorâneos são perenes .

     

  • O que está errado na alternativa D?

  • Layana Roberta, as depressões sertanejas se encontram na região do sertão, descendo da chapada do araripe ate´Rio SF. E na questão diz que se encontra na interface entre o Planalto da Borborema e as planícies costeiras. Ou seja ai está o erro.

  • qual o erro da c?


ID
1925209
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em junho de 2010, o Estado de Pernambuco foi acometido por uma catástrofe resultante de altas taxas de precipitação pluviométrica em curto espaço de tempo. Considerando os aspectos físicos de Pernambuco, analise as proposições abaixo:

I. Uma forte onda de leste atingiu o Estado, acarretando enxurradas violentas, sobretudo nos rios Una e Jaboatão. O fenômeno trouxe sérias consequências como inundação e destruição em várias regiões, em diferentes municípios.

II. Os Municípios de Barreiros e Palmares foram exemplos da destruição decorrente das fortes chuvas. Deve-se destacar o fato de ambas as cidades localizarem-se na Zona da Mata, região que apresenta uma das maiores isoietas médias anuais de Pernambuco.

III. As atividades antrópicas potencializam os efeitos de grandes eventos de precipitação pluviométrica, na medida em que atuam com o desmatamento de locais próximos aos rios, impermeabilização do solo e ocupação desordenada em áreas de risco geológico.

IV. As perdas e os danos decorrentes de eventos chuvosos de grande magnitude podem ser minimizados, na medida em que sejam retiradas todas as obras de contenção de águas, como as barragens, extinguindo a vulnerabilidade de regiões com alto volume hídrico represado.

Estão CORRETAS apenas

Alternativas
Comentários
  • Boa questão! GAB:A

  • a

     

  •  As perdas e os danos decorrentes de eventos chuvosos de grande magnitude podem ser minimizados, na medida em que sejam retiradas todas as obras de contenção de águas, como as barragens, extinguindo a vulnerabilidade de regiões com alto volume hídrico represado. 
    Ai não pode, né?! kk
    GAB: A
    Tudo dará certo, basta crê.

  • Gabarito A

     

     As perdas e os danos decorrentes de eventos chuvosos de grande magnitude podem ser minimizados, na medida em que sejam retiradas todas as obras de contenção de águas, como as barragens, extinguindo a vulnerabilidade de regiões com alto volume hídrico represado. 

    kkk Aqui não, IAUPE! 

     

    #faltapouco

  • ONDE VCS ESTDAM ME AJDEM

  • Tenho duas apostilas sobre história e geografia de pernambuco, Com questões. Preço, 10 Reais. Whats : 81971060076

ID
1925212
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Alguns estudos justificam que o nome do Estado de Pernambuco provém da derivação do tupi, que significa „furo de mar‟. Outros indicam que o significado seja „mar comprido‟. Ambas as etimologias associam Pernambuco às influências marinhas.

Considerando as características gerais do clima de Pernambuco, analise as proposições abaixo:

I. A porção leste do Estado de Pernambuco apresenta menores amplitudes térmicas em decorrência do seu limite com o Oceano Pacífico que apresenta as maiores cotas pluviométricas. Na porção oeste, as amplitudes térmicas são maiores.

II. O regime anual de precipitações pluviométricas no semiárido é menor que no litoral, porém tal regime apresenta distribuição mais homogênea no semiárido, em decorrência da Frente Polar Atlântica e de suas maiores chuvas que ocorrem entre o outono e o inverno.

III. Os brejos de altitude apresentam índices pluviométricos mais elevados do que em outras regiões do semiárido em decorrência de suas altitudes e chuvas orográficas, como nos Municípios de Triunfo e Garanhuns.

IV. Em linhas gerais, Pernambuco apresenta climas quentes em decorrência da ação da latitude e modestas cotas altimétricas. As porções com temperaturas mais amenas são as superfícies de cimeira.

Estão CORRETAS apenas

Alternativas
Comentários
  • 3 e 4 estao corretas. resposta b

     

  • Alguém pode me ajudar numa pequena duvida, o que é uma superfície de cimeira e onde ela se localiza na topografia do terreno  ??? 

  • @Jefferson Eduardo, as Cimeiras são os pontos mais Altos, que estão presentes principalmente na Mesorregião Metropolitana de Recife e na Mesorregião da Mata.

    O Ar úmido, vindo do Oceano Atlantico bate nos pontos mais altos, levando as nuvens para cima, onde a temperatura baixa, fazendo chover.

  • Pode ter passado despercebido, mas onde está o erro da número 1 ( I )

  • Hugo Charleison, o erro é dizer Oceano Pacifíco. O certo é Oceano Atlántico. 

     

     

     

  • Qual o erro na (II) Alguem pode me explicar porfavor?
  • I. A porção leste do Estado de Pernambuco apresenta menores amplitudes térmicas em decorrência do seu limite com o Oceano Pacífico que apresenta as maiores cotas pluviométricas. Na porção oeste, as amplitudes térmicas são maiores.

     

    II. O regime anual de precipitações pluviométricas no semiárido é menor que no litoral,  porém tal regime apresenta distribuição mais homogênea no semiárido, em decorrência da Frente Polar Atlântica e de suas maiores chuvas que ocorrem entre o outono e o inverno.

     

    III. Os brejos de altitude apresentam índices pluviométricos mais elevados do que em outras regiões do semiárido em decorrência de suas altitudes e chuvas orográficas, como nos Municípios de Triunfo e Garanhuns.

     

    IV. Em linhas gerais, Pernambuco apresenta climas quentes em decorrência da ação da latitude e modestas cotas altimétricas. As porções com temperaturas mais amenas são as superfícies de cimeira. (o ponto mais alto; cimo, cume, topo.)

     

  • erro da II é que as suas maiores chuvas são no verão, e não no outono e inverno.

    lembrando que também o semiárido não tem nada haver com frente polar atlãntica.


ID
1925215
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O olhar geográfico possibilita analisar e compreender o espaço onde as sociedades humanas estão inseridas. No caso de Pernambuco e de seus aspectos geográficos, é INCORRETO afirmar que o Estado apresenta

Alternativas
Comentários
  • A incorreta mais correta é  ALTERNATIVA C.  Como diria Trigueiros: PE  é que nem uma espinha de peixe, latitudinal menor e longitudinal maior. 

  • a parte leste e oeste possuem maior extensão territorial

     

  • essa questão não foi anulada nao gente?

  • questão mal produzida. possui duas acertivas. [ a ] errada, pois pe esta na zona intertropical. e a [ c ] tambem esta errada, 

  • Faltou o inter na assertiva 

     a) localização totalmente na porção (inter)tropical do Brasil. 

    Questão anulada.

    Letra C) seria a única errada.

  • essa banca tem essas peculiaridades, não se fala da prova de Matemática que foi considerada por muitos professores conceituados ai a fora, como umas das piores provas de matemática já vista em concursos públicos.Nessa ela passa vergonha, por ter colocado duas alternativas incorretas em questão que se pede justamente as incorretas.

  • rapaz essa questão não foi anulada não!

  • Sentido Leste/Oeste tem extensão de 748 km em linha reta, Norte/Sul 240 km

     

  • Essa questão foi anula incorretamente, já que tropical e intertropical possuem mesma definição.

    Que é considerado sendo aquilo que esta localizado entre os tropicos de capricornio e cancer.

  • se eles não tivessem cometido o erro la a correta seria letra c


ID
1960282
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Brejo da Madre de Deus - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Brejo da Madre de Deus possui uma área da unidade territorial de:

Alternativas
Comentários
  • letra d

    762,345 (km2 )

  • WHAT? WTF?

  • jamais irá cair uma questão dessa em algum concurso público...

  • Quero saber como o cara acerta uma questão dessa ? Kkkk

ID
1960285
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Brejo da Madre de Deus - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Dentre os fragmentos citados abaixo, assinale o que representa um trecho do Hino Municipal de Brejo da Madre de Deus.

Alternativas
Comentários
  • Valha meu Deus, tanto assunto para se colocar numa prova.

  • Ne foda kkkkk

  • A pessoa tem que ser Boa de memória, ou ser morador de Brejo da madre de Deus .

  • Trecho do hino fica difícil.kkk
  • quase impossivel acerta essa. acertei no chute .kkk

  • Que porcaria de perguta

  • deixa pra lá vou ali resolver questões da Cespe msm

ID
1960288
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Brejo da Madre de Deus - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Dentre os números de vagas citados abaixo, assinale a alternativa que apresenta o quantitativo de vagas de vereadores que foram colocadas para eleições na Câmara Municipal do município de Brejo da Madre de Deus.

Alternativas
Comentários
  • Para saber qual foi o quantitativo de veriadores que prenchera as devidas vagas, tem-se que observar o artigo 29, inciso IV da Constituição Federal e não esquecendo de verificar no site do IBGE o número de abitantes, para se chegar a uma reposta precisa.

  • Isso cai em concurso??

  • Misericordia que perguta e essa jesus nao acredito que isso cai em concurso


ID
2057275
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Exu - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No estado de Pernambuco, marque a alternativa abaixo onde apresenta um cargo não eletivo.

Alternativas
Comentários
  • Os cargos eletivos, no Brasil, são todos aqueles cargos que, em função do regime político democrático adotado de forma pétrea pelo país, são ocupados por pessoas eleitas através do voto popular durante as eleições.

    Fica a Dica!

    Deus abençoe!

  • Minha nossa... 

  • Letra B
    Por se tratar de um cargo consedido por indicação.
    Porém, a Letra A é intrigante.

  • Chefe de Gabinete de prefeito --: Por não se tratar de cargo elegivel e sim apenas mais um cargo de confiança (Comissionado)

  • a letra A é cavernosa!

     

  • Pensei que diretor de escola pública fosse através do concurso :/


ID
2057278
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Exu - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Todos os municípios citados abaixo fazem parte da Região Metropolitana do Recife, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • C) Carpina

  • Carpina faz parte da região da mata norte de pernambuco!

  • Região Metropolitana do Recife
    Área administrativa criada em 1973, quando o governo
    federal decidiu implantar uma política de desenvolvimento
    no entorno das capitais brasileiras, a Região Metropolitana
    do Recife (RMR) é formada por 14 municípios: Abreu e Lima,
    Araçoiaba, Cabo, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá,
    Itapissuma, Jaboatão, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São
    Lourenço da Mata.

  • Letra C, lembrando que Goiana tbm passou a pertencer.

  • Região Metropolitana do Recife: é formada por 15 municípios: Abreu e Lima,
    Araçoiaba, Cabo, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá,
    Itapissuma, Jaboatão, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São
    Lourenço da Mata e Goiana

  • Araçoiaba, eu nem sabia da sua existência !


ID
2057290
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Exu - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A bandeira institucional do município de Exú é formada de duas cores predominantes e um brasão ao meio. Marque a alternativa abaixo que apresenta as duas cores que predominam a bandeira.

Alternativas
Comentários
  • muito desnessesario essas perguntas 

    resposta correta e a Letra: D

     

  • Resposta muito sem lógica pelo amor de deus R = Letra (D)


ID
2057299
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Exu - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O município de Exú, segundo o Censo do IBGE de 2010, tem uma população estimada em:

Alternativas
Comentários
  • REsposta correta é a letra c 31.636 em 2010

    em 2017 ja passa chegando a 31 780


ID
2332501
Banca
Makiyama
Órgão
Prefeitura de Salgueiro - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale a alternativa que contém um dos principais produtos agrícolas do município de Salgueiro.

Alternativas
Comentários
  • Economia
    Salgueiro tem como atividades econômicas predominantes, a agricultura e o comércio varejista. Os principais produtos agrícolas de Salgueiro são: cebola, tomate, algodão herbáceo, milho, banana, feijão, arroz e manga.

    O município de Salgueiro faz parte do Sertão Central, região localizada na mesoregião do Sertão pernambucano.

     

    http://www.salgueiro.pe.gov.br/munic_numeros.htm


ID
2754037
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o trecho a seguir.

Esta parcela do território do Estado de Pernambuco é a menos densamente habitada. Apresenta uma vegetação composta por árvores de médio porte com raízes profundas, arbustos espinhosos, cactos e estepe. Sua fauna é rica principalmente em aves. O clima, por sua vez, apresenta altas temperaturas na maior parte do ano, com baixos índices de umidade relativa do ar e baixo índice pluviométrico em relação às outras regiões do Estado. Verifica-se a ocorrência de secas periódicas de extremo impacto ecológico e social.

O texto caracteriza aspectos fisiográficos próprios da área conhecida como

Alternativas
Comentários
  • LETRA - E

    Sertão é uma sub-região do nordeste localizado entre o Agreste e o Meio Norte. É a maior das mesorregiões do nordeste, englobando a maioria das Unidades Federativas nordestinas. Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca. Os cursos d’água do sertão são, geralmente, formados por rios temporários (também chamados de intermitentes), com exceção do Rio São Francisco. A vegetação predominante é a Caatinga. 

    A região que abrange todo o Ceará e partes dos Estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

  • A depressão sertaneja tbm n está correto? Afinal, a mesorregião n está toda localizada sob a depressão sertaneja, pois seguindo a leste, temos o Planalto da Borborema, seguindo a Oeste temos a Chapada do Araripe, então???

  • GABARITO: E

    O Sertão é uma sub-região do nordeste localizado entre o Agreste e o Meio Norte. É a maior das mesorregiões do nordeste, englobando a maioria das Unidades Federativas nordestinas. Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca. Os cursos d’água do sertão são, geralmente, formados por rios temporários (também chamados de intermitentes), com exceção do Rio São Francisco. A vegetação predominante é a Caatinga. 

  • Quando ele fala " menos densamente habitada." é característica clara do sertão pernambucano. Depressão Sertaneja, ao meu ver, não se enquadra como a melhor resposta pelo falto de englobar também o são Francisco pernambucano onde tem Petrolina, um dos municípios mais habitados do estado.


ID
2775853
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o Estado de Pernambuco, analise as proposições abaixo:


I. Tendo Recife como sua capital, o Estado de Pernambuco possui extensão territorial de mais de 98.000 km2 e figura como o sexto maior da região Nordeste.

II. O Rio São Francisco forma uma bacia hidrográfica em mais de 500 municípios do Brasil. No caso de Pernambuco, o rio abastece diversos municípios da zona da Mata Norte.

III. Com mais de 180km de extensão, o litoral de Pernambuco abriga diversas praias, como a de Boa Viagem, a de Carne de Vaca (litoral Norte) e a de Várzea do Una (litoral Sul).

IV. Com economia relevante para a região, Pernambuco tem vivenciado investimentos em setores, como automotivo, farmacêutico e de informática.


Está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito definitivo sai amanhã (11/09), esta questão provavelmente será anulada. Pernambuco é o 5º estado do NE(extensão).

  • Tendo a afirmativa 1 como INCORRETA, resta-nos somente o gabarito de letra C!!!

  • Gab. D, mas a questão foi anulada porque o Estado de PE é o 5º maior da região Nordeste e não o 6º como fala na alternativa l

  • em vista seria letra C! pois a alternativa I está incorreta.

    I. Tendo Recife como sua capital, o Estado de Pernambuco possui extensão territorial de mais de 98.000 km2 e figura como o sexto maior da região Nordeste. QUINTO MAIOR!

    A

    I, apenas.

    B

    I e III, apenas.

    C

    II e IV, apenas.

    D

    I, III e IV, apenas.

    E

    I, II, III e IV.


ID
2775856
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre os aspectos humanos de Pernambuco, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Influênciou a economia da Zona da Mata pernambucana!

  • Tanto a Zona da mata, quanto o Leste pernambucano! Lembrando que o Estado de Alagoas nesse período pertencia a Capitania de Pernambuco.

    Espero ter ajudado, rumo a PMAL 2021!!

  • GAB: A

    #PMPE

    #QUEVENHAOPRÓXIMOCONCURSO

  • GABARITO: A

    a) O cultivo da cana-de-açúcar entre os séculos XVI e XVIII influenciou positivamente a economia do sertão pernambucano.

    Influenciou a Zona da Mata pernambucana e todo o leste de Pernambuco.

    b) Merecem destaque, na porção Leste de Pernambuco, núcleos urbanos com taxas significativas de densidade demográfica.

    c) A população urbana vem superando a população rural do Estado, sobretudo na Região Metropolitana do Recife.

    d) Pernambuco detém significativas áreas de produção agrícola irrigada, fator que contribui para a economia do Estado.

    e) Nas últimas décadas, a economia de Pernambuco apresentou crescimento em diversos setores, fato que contribuiu para o aumento do PIB da região.

  • da zona da mata ao ´´litoral´´ ou melhor, a RMR ( região metropolitana do recife).

  • Não podemos deixar de lado também:

    o fato é que a produção açucareira na nossa região influenciou positivamente TAMBÉM as regiões do nosso sertão. Pois, com o crescimento das áreas de produção, tivemos uma coisa chamada de abastecimento interno: Onde o Sertão abastecia com Carne, Couro etc, as áreas de produção açucareira. Então, com o tempo, o nosso sertão foi sendo povoado e tendo influência em nossa economia.

  • Nós séculos XVI e XVIII, a produção açucareira influenciava a parte leste do estado( ZONA DA MATA).

  • Revendo a questão pensei assim: Não tem como ter beneficiado o sertão, o sertão era a criação de gado e algodão.


ID
2775862
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a Economia de Pernambuco, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab A, essa questão foi fácil, só ir cortando as alternativas até chegar na resposta
  • As atividades de Serviços e Comércio são maiores na Região Metropolitana do Recife e menores no interior.

    Sendo assim, a alternativa (A) tá errada. GABARITO LETRA "A". pois a questão pede a alternativa errada.

    vamos pra cima, que a farda vem! #RUMO_A_#PMPE 2022 Vamos Conseguir Keven!!

  • GABARITO: A

    a) Diferentemente de outros estados, Pernambuco vivencia uma fase econômica em que as atividades de serviços e comércio são menores na Região Metropolitana do Recife e maiores no interior.

    Errado, pois no estado de Pernambuco o serviço terciário é predominante.

    b) Pernambuco apresenta grande potencial para o turismo, que atrai turistas por suas paisagens naturais, sua riqueza cultural e religiosa. Essas práticas contribuem para a economia da região.

    Certo, pois a vinda dos turistas para o nosso estado, gera dinheiro e consequentemente ajuda na economia.

    c) As modernas técnicas de irrigação aliadas às condições naturais do domínio semiárido permitem o desenvolvimento de polos de fruticultura, como no caso de Petrolina.

    Certo, exemplo disso está na mesorregião do São Francisco pernambucano.

    d) A partir da segunda metade do século XX, Pernambuco vem apresentando regiões, que se destacam por apresentarem certo dinamismo econômico, sobretudo nas últimas décadas.

    Certo.

    e) No âmbito de tecnologia e inovação, Pernambuco sedia um dos principais parques tecnológicos do Brasil, que desenvolve produtos como softwares e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC’s.

    Certo, como por exemplo o Polo Digital em Recife.

  • Não precisei ler o restante, Letra A totalmente incorreta.

  • pela logica letra " A " pois a questão pede uma resposta incorreta.


ID
2775865
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando as proposições que tratam dos aspectos físicos de Pernambuco, coloque V nas afirmativas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) Caracterizados por índices de precipitação pluviométrica abaixo de 400 mm, os municípios da zona da Mata Sul apresentam clima seco mesotérmico.

( ) A distância de municípios do extremo oeste em relação ao mar explica a ocorrência de climas de monções com grandes cotas de amplitude térmica diárias.

( ) A região do Agreste apresenta as maiores taxas de precipitações pluviométricas de Pernambuco.

( ) As diversas formações geológicas recentes do relevo pernambucano conferem ao Estado as maiores cotas altimétricas do Brasil.

( ) O território pernambucano é marcado por crescentes unidades de relevo acidentado em seu litoral e por topografias homogêneas no agreste e sertão.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Comentário do professor Rannyer Holanda:

    Falsa. Caracterizados por índices de precipitação pluviométrica entre 1.500 mm e 2.000 mm, os municípios da zona da Mata Sul apresentam clima tropical úmido. O clima mesotérmico ocorre nos municípios do Agreste e do Sertão pernambucano. 

     

    Falsa. A distância de municípios do extremo oeste em relação ao mar explica a ocorrência de clima semiárido com grandes cotas de amplitude térmica diárias.

     

     Falsa. A região da Zona da Mata apresenta as maiores taxas de precipitações pluviométricas de Pernambuco.

     

     Falsa. As formações geológicas de pernambuco são antigas e o estado possui relevo modesto com cotas altimétricas pouco elevadas.

     

     Falsa. Pelo contrário, o território pernambucano é marcado por crescentes unidades de relevo acidentado no agreste e sertão e por topografias homogêneas no litoral.

  • Muito obrigado!


ID
2775868
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a hidrografia de Pernambuco, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos municípios banhados pelos seguintes rios:


I. Rio Pajeú

II. Rio Capibaribe

III. Rio Una

IV. Rio Tracunhaém

V. Rio Arataca

VI. Rio Timbó

Alternativas
Comentários
  • I. Rio Pajeú

    II. Rio Capibaribe

    III. Rio Una

    IV. Rio Tracunhaém

    V. Rio Arataca

    VI. Rio Timbó 

    Serra Talhada;

    Recife; Barreiros;

    Nazaré da Mata;

    Itapissuma;

    Paulista.

  • questão um tanto quanto complicada, pois não são todos aqui quem tem em mente o nome de alguns rios. Vantagem para aqueles que conhece alguns ou mora próximos desses rios.

  • Nos vemos no curso de formação guerreiros! PM PE 2022


ID
2775871
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre as questões ambientais em Pernambuco, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ... assinale a alternativa INCORRETA.


    O investimento em indústria e comércio no agreste e sertão contribui diretamente para a resolução dos problemas ambientais do litoral pernambucano.


  • como as industrias podem contribuir , se são elas que causam os problemas ambientais?

  • cadê os professores que não estão mais comentando as questões??
  • Letra C.

    O investimento em indústria e comércio no agreste e sertão não guarda relação direta com a resolução dos problemas ambientais do litoral pernambucano.

  • (Ítalo Gabriel) a questão não quis dizer isso, simplesmente não tem nada a Ver uma indústria lá no sertão prejudica o litoral.
  • (Ítalo Gabriel) a questão não quis dizer isso, simplesmente não tem nada a Ver uma indústria lá no sertão prejudica o litoral.
  • A instalação de indústrias não tem relação alguma com a resolução dos problemas ambientais. Hoje, existe sim algumas indústrias que buscam não denegrir o meio ambiente, em contrapartida, diversas outras continuam a prejudicar o meio ambiente.


ID
2775874
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre os movimentos culturais em Pernambuco, analise as proposições abaixo:


I. A construção da identidade cultural de Pernambuco teve a contribuição de diversos povos.

II. A conjunção da dança ao gênero musical nascido em Pernambuco permitiu o reconhecimento do frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

III. A riqueza cultural de Pernambuco é preservada pelos municípios com maior PIB em decorrência da grande densidade demográfica.

IV. O sincretismo dos caboclos de lança caracteriza o Maracatu Rural com personagens e ritmos que reproduzem uma herança secular.


Está(ão) CORRETA(S) apenas

Alternativas
Comentários
    1. III. A riqueza cultural de Pernambuco é preservada pelos municípios com maior PIB em decorrência da grande densidade demográfica. ERRADA

    RESPOSTA- E ( I,II,IV)

  • Cadê os Professores, vamos coloca - los para trabalhar, há muitas questões sem comentários!

  • cultural e imaterial da humanidade? nada Ver.
  • As cidades do interior apresentam grande diversidade cultural, não é certo restringir a cultura aos municípios de maior PIB de PE.


ID
2775877
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre os aspectos sociais de Pernambuco, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • o candidato realmente tem que estudar até as estatísticas de homicídio dos municípios? tá de sacanagem!

  • poi e sem coerençia

  • Prova feita por um estagiário querendo mostrar serviço kkkkkk

  • RESPOSTA D

    O restante é apenas para comer tempo do candidato.

  • GABARITO: D

    Fui mais pela lógica pegando um pouco da cronologia, pois não tinha como ter em mente esses dados exatos.

  • eu errei essa de primeira por ficar na dúvida,mas agora já matei a dúvida

  • Mortalidade infantil no Estado de Pernambuco - a cada mil crianças nascidas, 12,7% morrem antes de completar 1 (um ano). deixando o estado como o 19 colocado no Brasil.

    Bons estudos guerreiros!

  • era pra ser anulada essa questão, nada haver vei.

  • Questão bem tranquila! Quem estudou Índices de desenvolvimento de PE, fica bem fácil matar a questão.

  • Comentário do professor Rennyer Holanda:

    a) Item INCORRETO. Na verdade, as maiores propriedades rurais de Pernambuco dedicam-se à monocultura para abastecimento do mercado externo.

    b) Item INCORRETO. A Região Metropolitana do Recife – RMR atingiu em 2017 uma taxa populacional de quase quatro milhões de habitantes.

    c) Item INCORRETO. Recife e Jaboatão dos Guararapes são exemplos das cidades que mais apresentaram assassinatos em 2017. Ingazeira, por sua vez, foi um dos quatro municípios pernambucanos que não registraram assassinatos em 2017. Fonte:  Acesso em: 12/10/2019

    d) A taxa de mortalidade infantil é um importante indicador social e apresenta, em Pernambuco, uma redução ao longo das últimas décadas.

    Item CORRETO. Pernambuco seguiu a tendência nacional de redução da taxa de mortalidade infantil nas últimas décadas. Desse modo, este é o GABARITO da questão.

    e) Item INCORRETO. De fato, o estado de Pernambuco registrou aumento desse quantitativo nos últimos anos.

  • Alguém aqui tem uma bola de cristal ?
  • É, a IAUPE é fod@. O jeito é decorar bastante dados gerais sobre o Estado e os Municípios.

  • Gab letra D. igual a taxa de mortalidade infantil da Paraiba.


ID
2775880
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Analise as proposições abaixo referentes ao clima e ao relevo de Pernambuco:


I. O clima tropical semiárido abrange a maior parte do território pernambucano.

II. O planalto da Borborema propicia aos municípios, em sua porção oeste (barlavento), índices pluviométricos superiores a 2.000 mm anuais.

III. Os municípios do agreste possuem as menores taxas pluviométricas anuais do Estado.

IV. As maiores taxas de amplitude térmica localizam-se na porção leste do Estado.


Está(ão) CORRETA(S) apenas

Alternativas
Comentários
  • I. O clima tropical semiárido abrange a maior parte do território pernambucano. - correto

    II. O planalto da Borborema propicia aos municípios, em sua porção oeste (barlavento) sotavento , índices pluviométricos superiores a 2.000 mm anuais. - inferiores a 1000mm - ERRADO

    III. Os municípios do agreste (SERTÃO ) possuem as menores taxas pluviométricas anuais do Estado. ERRADO

    IV. As maiores taxas de amplitude térmica localizam-se na porção leste (OESTE )do Estado. ERRADO.

  • ahh miséria errei essa questão
  • O que faz errar a questão são os pontos cardeais, tem que se ligar.

    OESTE=SERTÃO

    LESTE=RECIFE

  • GABARITO: A

    I. O clima tropical semiárido abrange a maior parte do território pernambucano. - correto

    II. O planalto da Borborema propicia aos municípios, em sua porção oeste (barlavento) sotavento , índices

    pluviométricos superiores a 2.000 mm anuais.

    Inferiores a 1000mm

    III. Os municípios do agreste 

     possuem as menores taxas pluviométricas anuais do Estado. ERRADO

    Sertão

    IV. As maiores taxas de amplitude térmica localizam-se na porção leste do Estado. ERRADO.

    Oeste

  • Essa eu erro nunca, kkkk
  • I. O clima tropical semiárido abrange a maior parte do território pernambucano. - correto

    II. O planalto da Borborema propicia aos municípios, em sua porção oeste (barlavento) sotavento , índices pluviométricos superiores a 2.000 mm anuais. - inferiores a 1000mm ERRADO

    III. Os municípios do agreste (SERTÃO ) possuem as menores taxas pluviométricas anuais do Estado. ERRADO

    IV. As maiores taxas de amplitude térmica localizam-se na porção leste (OESTE )do Estado. ERRADO.

  • I. O clima tropical semiárido abrange a maior parte do território pernambucano. - correto

    II. O planalto da Borborema propicia aos municípios, em sua porção oeste (barlavento) sotavento , índices pluviométricos superiores a 2.000 mm anuais. - inferiores a 1000mm ERRADO

    III. Os municípios do agreste (SERTÃO ) possuem as menores taxas pluviométricas anuais do Estado. ERRADO

    IV. As maiores taxas de amplitude térmica localizam-se na porção leste (OESTE )do Estado. ERRADO.

    (8)


ID
2775883
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No território do Estado de Pernambuco, ainda hoje é possível encontrar diversos sítios arqueológicos que datam do período pré-colonial. Neles, foram encontrados objetos líticos, figuras rupestres, restos de fogueiras e alimentos, urnas funerárias e mais uma série de outros materiais que contribui para se entender a ocupação territorial desse Estado, antes das primeiras invasões europeias.


Em relação aos sítios arqueológicos de Pernambuco, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • História foi de lascar viu

  • Me arrependi demais de assinar essa plataforma de questões. Filtro terrível!!

  • quando a banca tenta fazer uma questão muito difícil eles mesmos se atrapalham e a questão é anulada kkkkk

  • Gabarito B, mas a questão foi anulada porque nem todos os sítios arqueológicos possuem figuras rupestres.


ID
2775898
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Ao sair da província de Pernambuco, Darwin, cientista inglês, escreveu em diário, que posteriormente daria origem ao livro “A Origem das Espécies”: “No dia 19 de agosto, finalmente deixamos a costa do Brasil. Eu agradeço a Deus, nunca mais ter que visitar um país escravista.

(Charles Darwin).


A história do Brasil está marcada pela presença da mão de obra escrava e de tudo o que ela representou para seu desenvolvimento econômico e cultural.


Em relação ao tráfico de escravos para as terras pernambucanas, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Prova de história aplicada para Policial militar ou historiador de Pernambuco?

  • kkk se a tendência é piorar, vamos nos formar em história de Pernambuco!!!

  • Qual ?

  • essa eu erra sempre!!!
  • prova para soldado? kkkk tem que ser doutor em historia pela UFPE

  • como se eu fosse obrigado a saber os dados de importação de escravos em determinados períodos...

  • GABARITO: A

  • GABARITO: A- na primeira metade do século XIX, a dinâmica do tráfico atlântico de escravos envolvia uma série de produtos, que eram levados pelos navios saídos da província de Pernambuco, rumo aos portos africanos. Dentre esses produtos, havia, inclusive, artigos das manufaturas europeias e norte-americana

    SIM, pois nas buscas de escravos encontravam-se artigos de grandes valores, e isso algumas vezes tornavam os escravos mais caros por causa que vinhas esses produtos de altos valores.

  • Tá na dúvida?

    Vai por eliminação...

  • tem que estuda jovem!

ID
2775901
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Embora não tivessem sido as únicas formas de resistência coletiva sob a escravidão, a revolta e a formação de quilombos foram das mais importantes. Apesar de muitos quilombos terem se formado aos poucos, através da adesão de fugitivos individuais ou agrupados, outros tantos resultaram de fugas coletivas iniciadas em revoltas. Tal parece ter sido, por exemplo, o caso de Palmares.”
(REIS, João José. Quilombos e revoltas escravas no Brasil.)

Certamente o quilombo do Palmares foi e ainda é considerado um marco da resistência escrava em Pernambuco, por todo significado e simbologia que existe em relação a ele. Todavia, ele não foi a única forma de resistência que os escravos africanos desenvolveram em solo pernambucano.

Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Minhannn gente

  • questão fácil!

  • queria saber o erro da B

  • o erro está em : A segunda metade (1851-1899)

    o catucá atuou principalmente na primeira metade inclusive ; foi criado em 1817-1818

  • Um dos maiores medos da elite pernambucana, principalmente na época da Revolução de 1817 e na Confederação do Equador, era que acontecesse um levante negro devido a autonomia que estava recebendo.

  • GABARITO A

    ERRO DA B- Localizado nas matas próximas às regiões urbanas de Recife e Olinda, o quilombo do Catucá se formou provavelmente entre os anos de 1817 e 1818.

    O número de negros no quilombo aumenta a partir de 1820 e 21. Isso porque, após as notícias vindas da Europa de uma revolução que pretendia uma reforma política no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, o país entrou em polvorosa e a província de Pernambuco, já conhecida por suas tensões políticas, voltou a se tornar um ambiente dividido. Os proprietários de escravos acharam uma boa estratégia armar seus cativos e outros diversos membros da população não-branca, o que facilitou as fugas para quilombos.

    O fato de os negros estarem armados só piorou a situação já preocupante para as elites


ID
2775904
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Ciente da importância política de Pernambuco, Vargas apontou como interventor no estado precisamente o maior desafeto do governador deposto, Agamenon, figura de sua maior confiança, empossado no dia 2 de dezembro de 1937...”.

(SOUZA NETO, José Maria. Sonhos de Nabucodonosor: um ensaio sobre Estado Novo e propaganda em Pernambuco).


Sobre o período da Interventoria de Agamenon Magalhães em Pernambuco, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Ao voltar ao estado natal, Agamenon Magalhães anunciou que trazia consigo a "emoção do Estado Novo". Misto de populismo social com centralização política, o estilo de governo de Agamenon (por ele chamado de "ruralização") foi marcado pela busca da unidade social e política, apoiada na personalidade pública do interventor.

  • GAB "B"

  • A Interventoria de Agamenon Magalhães encarou como prioridades do seu governo, o saneamento, a modernização e o ordenamento social. Para isso, no litoral, agreste e sertão criou os centros educativos operários, o combate aos mocambos e a política agrícola.

  • ótima questão para revisão.

ID
2951221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os últimos dados do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) mostram que Pernambuco avançou mais uma vez e obteve média 4,0 — superando a média nacional de 3,5 — e atingiu a meta estabelecida pelo MEC. Vale ressaltar que o estado registrou evolução no crescimento em todas as edições desse índice e também atingiu a meta do MEC em todos os anos, destacando-se mais uma vez nacionalmente no ensino médio. 

Internet: <www.diariodepernambuco.com.br>  (com adaptações).

Com referência ao assunto abordado no texto, julgue o item que se segue.


Segundo a imprensa local, os índices alcançados pelo estado de Pernambuco na educação básica estão associados, entre outros fatores, à instituição, no estado, da maior rede de ensino integral do país.

Alternativas
Comentários
  • No texto isso não fica claro...

    no meu ponto de vista houve uma extrapolação.

  • concordo


ID
2951224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os últimos dados do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) mostram que Pernambuco avançou mais uma vez e obteve média 4,0 — superando a média nacional de 3,5 — e atingiu a meta estabelecida pelo MEC. Vale ressaltar que o estado registrou evolução no crescimento em todas as edições desse índice e também atingiu a meta do MEC em todos os anos, destacando-se mais uma vez nacionalmente no ensino médio. 

Internet: <www.diariodepernambuco.com.br>  (com adaptações).

Com referência ao assunto abordado no texto, julgue o item que se segue.


De acordo com dados oficiais, entre os fatores que contribuíram para que o estado de Pernambuco alcançasse os resultados mencionados no texto incluem-se a redução das taxas de abandono escolar, das distorções de idade/ano escolar bem como das diferenças de proficiência entre escolas de nível socioeconômico alto e baixo.

Alternativas
Comentários
  • esse texto deve estar incompleto...
  • 2019 não foi o começo da pandemia?

ID
3809548
Banca
INEP
Órgão
UFV-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os itens listados neste fragmento são de um panfleto de divulgação das reivindicações dos rebeldes pernambucanos, em 1848.

1) O voto livre e universal do povo brasileiro;
2) A plena e absoluta liberdade de comunicar os pensamentos por meio de imprensa;
3) O trabalho com garantia de vida para o cidadão brasileiro;
4) O comércio de retalho só para os cidadãos brasileiros;
5) A inteira e efetiva independência dos poderes constituídos;
6) A extinção do poder moderador e do direito de agraciar;
7) O elemento federal na nova organização;
8) A completa reforma do poder judicial, em ordem a segurar as garantias dos direitos individuais dos cidadãos;
9) A extinção da lei do juro convencional;
10) A extinção do atual sistema de recrutamento.

Fonte: MARSON, Isabel. O império do progresso. A Revolução Praieira. São Paulo, 1987, p.79-80.

Com base nas reivindicações dos participantes da chamada Revolução Praieira, apresentadas no fragmento, constata-se que o grupo defendia:

Alternativas
Comentários
  • O controle político-administrativo, feito pelo LEGISLATIVO.

    O controle de legalidade, feito pelo JUDICIÁRIO.


ID
3810163
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Movimento Manguebeat surge no início da década de 90 do século passado, em Recife, num contexto marcado pela ofensiva econômica neoliberal, que deixou de lado as demandas sociais e abriu, assim, espaço para um „caldo‟ sociopolítico, propício ao surgimento de movimentos de rebeldia e contestação.

Fonte: CARVALHO, Cristina; GAMEIRO, Rodrigo. O Movimento Manguebeat na mudança da realidade sociopolítica de Pernambuco. In: http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/462.pdf/Adaptado.


Esse movimento teve como característica principal a

Alternativas

ID
3844393
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Filipe Camarão, Henrique Dias, André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira são personagens que participaram da Insurreição Pernambucana, que foi

Alternativas
Comentários
  • A insurreição Pernambucana foi a última fase do chamado Brasil Holandês. Foi o movimento através do qual colonos e português pegaram em armas para expulsar os holandês do Nordeste brasileiro, depois de um período de 24 anos de presença holandesa naqueles domínios.


ID
3856204
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Toritama - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação é uma componente do processo de ensino e visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, a reduzir a avaliação do estudante a uma nota, critério ou conceito, o qual passa a ser determinante como forma de representação do seu desempenho escolar.
II. Dentre os primeiros lotes distribuídos por D. João III no sistema de capitanias hereditárias estava a Capitania de Pernambuco, ou Capitania de Nova Lusitânia, como seu Donatário, Duarte Coelho, a batizou. Dessa forma, em 1535, Duarte Coelho se estabeleceu no local onde fundou a vila de Orocó e espalhou os primeiros engenhos da região. Até então, os ocupantes do território eram os índios Tukanos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Uma questão com zero sintonia.. mas enfim, GAB: D

    Ambas são falsas

    I - Falsa pq o objetivo da avaliação não é "reduzir o estudante a uma nota" e sim verificar seu desempenho

    II - Falsa pq a Vila fundada foi de Olinda em 1537

  • A Vila fundada foi em Olinda e era ocupada pelos índios Tabajaras e Caetés!


ID
3856207
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Toritama - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A partir de 1645, teve início um movimento de luta popular contra o domínio holandês de Pernambuco: a Revolução Farroupilha. A primeira vitória importante dos insurretos se deu no Monte das Tabocas, hoje localizado no município de Vitória de Santo Antão.
II. Ao longo do Ensino Fundamental, os estudos de história devem permitir ao estudante compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção historiográfica.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O movimento para a expulsão dos Holandeses de PE, foi a INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA/GUERRA DA LUZ DIVINA.


ID
3856216
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Toritama - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os objetivos de ensino devem auxiliar o professor a definir e delimitar com clareza o que se pretende com o processo de ensino, sendo fundamental para a sua atuação profissional escolher técnicas, recursos materiais e formas de avaliação.
II. No período colonial, Pernambuco torna-se um grande produtor de açúcar e durante muitos anos é responsável por mais de metade das exportações brasileiras.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3856219
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Toritama - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Ao longo do Ensino Fundamental, os estudos de história devem permitir ao estudante elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
II. A Insurreição Pernambucana representa quase 10 anos de conflito, com destaque para as duas Batalhas de Guararapes, até que em janeiro de 1654 os espanhóis se renderam, abandonando assim o governo de Recife.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Holandeses*


ID
3856225
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Toritama - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para elaborar um plano de ensino, é necessário definir os objetivos que conduzem uma aula ou um conjunto de aulas. O objetivo desse plano é a realização das atividades planejadas pelo professor com base no desenvolvimento de conhecimentos, competências, habilidades e atitudes demonstradas pelos alunos.
II. Durante a ocupação holandesa em Pernambuco, o Conde Mauricio de Nassau estabeleceu-se no Recife, fazendo-a capital do Brasil holandês. Nassau traz para Pernambuco uma forma de administrar retrógrada. Realizou inúmeras obras de urbanização, reduziu a lavoura da cana e impediu a liberdade de culto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Durante a ocupação holandesa em Pernambuco, o Conde Mauricio de Nassau estabeleceu-se no Recife, fazendo-a capital do Brasil holandês. Nassau traz para Pernambuco uma forma de administrar retrógrada. Realizou inúmeras obras de urbanização, reduziu a lavoura da cana e impediu a liberdade de culto.

  • GAB: B

    OBS:

    Maurício de Nassau promoveu obras para incentivar a urbanização da colônia holandesa, incentivou as artes e a ciência na região. Construiu biblioteca e um observatório astronômico (o primeiro das Américas). Construiu pontes importantes em Recife e ordenou a construção de um jardim botânico com plantas e animais raros.

    Sob seu comando, a economia açucareira da região se restabeleceu. Através de métodos renovados de cultivo do fumo e da cana-de-açúcar, o Nordeste voltou a ter uma economia a todo o vapor.


ID
3856231
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Toritama - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A consciência, a intencionalidade e a participação são os fundamentos mais marcantes do planejamento participativo. Nele, os grupos de educadores buscam manter inalteradas as alternativas de educação e planos historicamente consolidados. Ocorre uma descentralização do saber e a valorização da construção, da participação, do diálogo, do poder coletivo, da consciência crítica e da reflexão sobre como fazer mudanças.
II. No período colonial, Pernambuco torna-se a mais promissora das capitanias da Colônia Portuguesa na América. Tal prosperidade chamou a atenção dos holandeses, que, entre 1630 e 1654, ocuparam toda a região, sob o comando da Companhia das Índias Ocidentais.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3856234
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Toritama - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A ocupação dos holandeses fez Recife prosperar, onde se estabeleceram muitos comerciantes e mascates, enquanto Olinda continuava a ser o reduto dos senhores de engenho. Devido a divergências quanto à demarcação de novas vilas, em 1710, os moradores de Olinda invadem o Recife, dando início à chamada Guerra dos Mascates.
II. O planejamento é um processo de tomada de decisão sobre uma ação. Processo esse que em um planejamento coletivo no ambiente escolar envolve a busca de informações, a elaboração de propostas, o encontro de discussões, a reunião de decisão etc.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Moradores de Olinda? Pra mim, seria os Senhores de Engenho de Olinda. Ê ê.


ID
3856243
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Toritama - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Em 1823, a Assembleia Constituinte, composta pelos grandes proprietários e liderada por Antônio Carlos Andrada, apresentou uma proposta constitucional que trazia, entre outras características, um projeto de enfraquecimento do poder legislativo e a abolição do modelo de voto censitário, no qual votavam apenas indivíduos com rendimento superior a 150 alqueires de mandioca por ano.
II. No período holandês, é fundada no Recife a primeira sinagoga das Américas. Amante das artes, Maurício de Nassau tem na sua equipe inúmeros artistas, como Frans Post e Albert Eckhout, pioneiros na documentação visual da paisagem brasileira e do cotidiano dos seus habitantes.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I - está errado quando diz enfraquecimento do LEGISLATIVO, o que a constituição da mandioca propunha era o enfraquecimento do poder executivo que estava nas mãos do imperador

  • GAB C

  • A I está errada, pois a constituinte não enfraquecia o poder legislativo, já que ela teria os 3 poderes: executivo, legislativo e judiciário (A divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário constou no projeto da constituição, que determinou o predomínio do poder legislativo sobre o executivo); Também não defendia a abolição do voto censitário, existia o voto censitário, com base na quantidade de terra e na quantidade de mandioca plantada.


ID
3856246
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Toritama - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Insurreição Pernambucana foi um marco importante para o Brasil, tanto militarmente, com a consolidação das táticas de guerrilha e emboscada, quanto socio-politicamente, com o aumento da miscigenação entre as três raças (negro africano, branco europeu e índio nativo) e o começo de um sentimento de nacionalidade.
II. Para Piaget, o processo de acomodação caracteriza-se por ser o processo de criação ou mudança de esquemas mentais resultantes da necessidade de assimilar os desafios ou informações do meio.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4020805
Banca
INEP
Órgão
IF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

TEXTO I

Carlos Martel, que sucedeu a seu pai, Pepino de Herstal, em 714, foi considerado como o verdadeiro rei e seu prestígio foi realçado por suas vitórias, entre as quais estava a ganha perto de Poitiers contra os muçulmanos.
LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis, Vozes, 2007. p.50.


TEXTO II

João da Mota era baiano e filho de Pedro da Mota. Foi servir como soldado na capitania de Pernambuco a partir de 2 de outubro de 1684, galgou postos militares por seus serviços e bravura, chegando a sargento-mor do Recife.

CAVALCANTI, Nireu. História de Conflitos no Rio Colonial. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2013. P. 219.

Os séculos indicados nos textos I e II, relativos a Carlos Martel e João da Mota, são, respectivamente:

Alternativas

ID
4047331
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O elevado número de ataques de tubarões registrado no litoral de Pernambuco, segundo especialistas, deriva da combinação entre as alterações provocadas pela sociedade e alguns fatores naturais. Grande parte dos ataques ocorreu em períodos que apresentavam as seguintes condições

I. Marés de sizígia, quando sua amplitude favorece o avanço dos tubarões para além dos recifes.
II. Período mais chuvoso na região metropolitana de Recife.
III. Ocorrência de água turva, decorrente do recebimento das águas dos rios que, mais cheios, descarregam mais sedimentos no litoral.

De acordo com as afirmativas, o mês e a fase da lua em que os ataques de tubarões mais ocorrem no litoral de Pernambuco foram

Alternativas

ID
4178647
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Vitória de Santo Antão - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo dados de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Município de Vitória de Santo Antão em Pernambuco possui:

Alternativas

ID
4178650
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Vitória de Santo Antão - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo dados de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Município de Vitória de Santo Antão em Pernambuco possui:

Alternativas

ID
4178653
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Vitória de Santo Antão - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Município de Vitória de Santo Antão se destaca por possuir grande tradição em educação. Além de várias escolas públicas e privadas do ensino pré-escolar, fundamental e médio, consideradas com boa qualidade, o Município também possui:

Alternativas

ID
4178656
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Vitória de Santo Antão - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados no dia 5 de outubro de 2014, pelo Ministério da Educação (MEC), mostram uma grande escalada de Pernambuco no ranking nacional do ensino médio das escolas públicas estaduais. De acordo com os dados divulgados, Pernambuco alcançou:

Alternativas
Comentários
  • Meu ensino médio foi uma m£rd@


ID
4178659
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Vitória de Santo Antão - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e que engloba o Atlas do Desenvolvimento Humano nos Municípios e o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas, registra que, conforme dados divulgados em 2010, o IDHM do Município de Vitória de Santo Antão/PE foi de:

Alternativas
Comentários
  • o IDH varia entre 0 e 1, mais próximo de 1 é considerado um nível bom; mais próximo de 0 é considerado um nível ruim

ID
4178662
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Vitória de Santo Antão - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entidade representativa do setor produtivo de Pernambuco que tem como função promover o processo de desenvolvimento da indústria local, contribuindo para o aperfeiçoamento empresarial e para a melhoria das condições socioeconômicas regionais e nacionais.

Alternativas

ID
4178665
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Vitória de Santo Antão - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

É o indicador de qualidade da educação pública estadual de Pernambuco que permite diagnosticar e avaliar a evolução de cada escola, ano a ano. No cálculo considera dois critérios complementares: o fluxo escolar e o desempenho dos alunos da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do 3º ano do ensino médio.

Alternativas

ID
4178668
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Vitória de Santo Antão - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Qual personagem da política e da sociedade pernambucana que já foi Ministro da Integração Nacional, Secretário Estadual e Deputado Federal recebeu, em 2013, o título de cidadão de Vitória de Santo Antão concedida pela Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão.

Alternativas
Comentários
  • Fiz assim tb


ID
4178671
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Vitória de Santo Antão - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De acordo com a Constituição Brasileira de 1988 (art. 25, §3°), microrregião é um agrupamento de municípios limítrofes. Sua finalidade é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, definidas por lei complementar estadual. Sua construção é feita com base em similaridades econômicas e sociais com a finalidade de auxiliar na criação e implementação de serviços e políticas públicas. Segundo o IBGE, o estado de Pernambuco é dividido em:

Alternativas
Comentários
  • 5 MESORREGIÕES, SÃO ELAS: São Francisco Pernambucano, Sertão Pernambucano, Agrete Pernambucano, Mata Pernambucana, RMR.

    19 MICRORREGIÕES, SÃO ELAS:

    SERTÃO PERNAMBUCANO: Araripina, Salgueiro, Pajeú e Sertão do Moxotó.

    SÃO FRANCISCO PERNAMBUCANO: Petrolina e Itaparica.

    AGRESTE PERNAMBUCANO: Vale do Ipanema, Vale do Ipojuca, Alto Capibaribe, Médio Capibaribe, Garanhuns, Brejo Pernambucano.

    MATA PERNAMBUCANA: Mata Setentrional Pernambucana, Vitória de Santo Antão, Mata Meridional Pernambucana.

    REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (RMR): Itamaracá, Recife, Suape, Fernando de Noronha.

    GABARITO: D

    #PMPE2021


ID
4192210
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Desde 1974, quando Marcos Freire pôs em cheque o poder político das oligarquias do Estado de Pernambuco, derrotando-as em eleições majoritárias para o Senado Federal, esse Estado tem passado pela adoção de dois modelos básicos de desenvolvimento. Um deles, adotado pelos representantes das oligarquias tradicionais, e predominou nos governos de Marco Maciel, Roberto Magalhães e Joaquim Francisco. Esse é denominado de modelo conservador. O segundo modelo ocorreu nos dois mandatos do govenador Miguel Arraes.

BARROS, Alexandre Rands. Perspectivas do desenvolvimento de Pernambuco. (Adaptado) In:ftp://ftp.repec.org/opt/ReDIF/RePEc/dtm/wpaper/BARROSAlexandrePerspectivasdoDesenvolvimentode PernambucoREN14.pdf

O segundo modelo de desenvolvimento, implementado no Estado de Pernambuco, no governo citado pelo texto, foi o

Alternativas

ID
4856650
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Juarez Távora - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Todo estado possui uma capital, onde são tomadas as decisões políticas e administrativas. Em relação as capitais do Brasil, assinale a alternativa que apresenta informações INCORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • A capital de Rondônia é Porto Velho, Boa vista é a capital de Roraima.

    Alternativa correta: D

  • Rondônia =Porto Velho

  • Capitais da Região Norte

    Amazonas - Manaus

    Pará - Belém

    Rondônia - Porto Velho

    Roraima - Bela Vista

    Amapá - Macapá

    Tocantins - Palmas

  • A capital de Rondônia é Porto Velho

  • oh meu nordeste <3

  • Rondônia é Porto velho

  • Roraima - Boa Vista

  • Ta muito fácil ser técnico em enfermagem...


ID
4951216
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Orobó - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De com o IBGE, em 2019, qual a população estimada do Município de Oboró:

Alternativas

ID
4951219
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Orobó - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Município de Oboró está inserido em qual região geoambiental?

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente, o correto é Orobó. E o município fica próximo a Surubim no Agreste, consequentemente no Planalto da Borborema.


ID
4951222
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Orobó - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De acordo com o IBGE, em 2010, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Oboró é de:

Alternativas

ID
5039788
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em maio de 1966, durante a convenção estadual da Arena pernambucana, Nilo Coelho, por indicação do governador Paulo Guerra, foi designado candidato oficial do partido para as eleições indiretas ao governo do estado. Coelho derrotou na convenção outros dois postulantes, Eraldo Gueiros e o general Antônio Carlos Murici, comandante da 7ª Região Militar, sediada em Recife, apresentado pelos militares. Foi eleito pela Assembleia Legislativa em 3 de setembro e tomou posse em 31 de janeiro de 1967.

Fonte: CPDOC – FGV - http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/nilo-de-sousa-coelho. (Adaptado)


Qual a principal característica socioeconômica do governo citado pelo texto?

Alternativas

ID
5042590
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em seus Anais pernambucanos, o historiógrafo Pereira da Costa escreveu:
(...) Os ciganos andavam em bandos mais ou menos numerosos, e aqueles que não se entregavam à pilhagem, e a certos negócios, como a compra e venda de cavalos, nos quais os indivíduos pouco experientes sempre saíam logrados, eram geralmente caldeireiros ambulantes e onde quer que chegassem, levantavam as suas tendas, e saíam à procura de trabalho que consistia, especialmente, no conserto de objetos de latão e cobre. As mulheres, porém, importunas, astutas e minimamente loquazes, saíam a esmolar, e liam a buena dicha pelas linhas das mãos, predizendo a boa ou má-sorte do indivíduo, mediante uma remuneração qualquer.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=914%3Aciganos-no-brasil. Acesso em: 22 ago. 2019.

Com base no texto, qual elemento social é diretamente ligado à população cigana no Pernambuco colonial?

Alternativas

ID
5081830
Banca
Asconprev
Órgão
Prefeitura de Moreilândia - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“As chuvas que caíram no ano passado no Agreste Meridional e Setentrional de Pernambuco não foram suficientes para encher açudes e barragens e fazer com que o pasto nascesse, afetando diretamente a produção da bacia leiteira. Principal atividade da região, a produção de leite está concentrada em 27 municípios, com mais de 106 mil produtores.”

(Informação publicada no seguinte endereço eletrônico: https://interior.ne10.uol.com.br/noticias/2020/ 01/30/seca-dificulta-atividade-da-bacia-leiteira-de-pernambuco-183391.)


Mesmo levando em consideração as questões climáticas, o Agreste Meridional e Setentrional de Pernambuco conseguiu em 2019 ocupar:

Alternativas
Comentários
  • Bem especifica essa questão


ID
5081833
Banca
Asconprev
Órgão
Prefeitura de Moreilândia - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O empresário e engenheiro pernambucano __________, morreu aos 92 anos na madrugada do sábado 25 de abril de 2020, no Recife. Colecionador e incentivador das artes, foi fundador de grandes indústrias: de aço, cimento, vidro e açúcar. Ele criou um instituto cultural reconhecido mundialmente nas terras do antigo Engenho São João na Zona Oeste da capital pernambucana, reunindo neste local um acervo da história e da arte que ficará como legado para as futuras gerações.

No texto acima citado, estamos falando de:

Alternativas
Comentários
  • O Grande Ricardo Brennand, maior colecionador das artes de Frans Post


ID
5116009
Banca
Asconprev
Órgão
Prefeitura de Moreilândia - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Esse ano, o estado de Pernambuco perdeu o artesão conhecido como Mestre Aprígio, aos 79 anos, natural de Ouricuri e símbolo da Cultura de Pernambuco. Em 2019, ele havia sido um dos seis escolhidos pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco. Dessa maneira, Mestre Aprígio foi homenageado na categoria de:

Alternativas
Comentários
  • Patrimônios Vivos:

    São pessoas ou grupos que detenham conhecimento ou técnica necessária para a produção e preservação de aspectos da cultura popular e tradicional.

    Assertiva letra B

  • COMO PATRIMÔNIO VIVO NADA VER MANO

ID
5121013
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Passagem - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A cidade do Recife espalha-se pela planície fluviomarinha formada pela junção dos rios _____ e _____ e pelos morros que a circundam, tendo ao norte a cidade de Olinda e, ao sul, os Montes Guararapes, ambos sítios históricos ligados ao patrimônio artístico e cultural do Brasil. A história da ocupação da cidade do Recife é a história dos mocambos, escrita pela população pobre que só tem alternativa de moradia se invadir áreas naturais, tais como os manguezais.

(https://www.icmbio.gov.br)


São os nomes dos dois rios que se encontram na cidade do Recife:

Alternativas
Comentários
  • GAB B

  • Capibaribe e Beberibe se encontram


ID
5123836
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Passagem - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif, comemorou a liberação em um vídeo publicado neste domingo (1°) em uma rede social. “Estamos aqui em alto mar, Fernando de Noronha, nós estamos vendo a pesca artesanal acontecendo graças à sardinha que foi liberada pelo ICMBio, MMA e Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca”, disse.
(https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/11/01)

A respeito da Ilha de Fernando de Noronha Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Fui pela dedução, que eu saiba não é pela pesca que aumentará o número de peixes na região.

    Gab: Letra C

  • só fazer por eliminação que da certo!

    Assertiva letra C


ID
5125423
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Passira - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com relação ao Hino do município de Passira-PE é correto afirmar que a Letra foi escrita por:

Alternativas

ID
5125426
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Passira - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA sobre os aspectos geográficos do município de Passira-PE:

I- Está localizado na microrregião do Médio Capibaribe.
II- Foi criado a partir do remembramento de Limoeiro (no dia 31-12-1943).
III - Possui quatro distritos: Bebedouro; Povoado Varzéa de Passira; Candiais e Pedra Tapada.
IV- Passira possui uma população de mais de 30 mil habitantes, sendo 85% na área urbana, 10% residentes em domicílios na área rural e 5% em outras cidades.

Está(ão) incorreta(s)

Alternativas

ID
5125429
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Passira - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere os itens, colocando (V) ou (F) nos parênteses se caso for verdadeiro ou falso, respectivamente sobre o município de Passira-PE.

(  ) Encontra-se inserido nos domínios da Bacias Hidrográficas dos Rios Una e Ipojuca.
( ) A sua economia divide-se entre o comércio local, a produção artesanal de rendas, a pecuária, a agricultura e atividades de extrativismo vegetal.
(  ) A vegetação predominante do município são a Caatinga e a Mata Atlântica.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
5126236
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Passira - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

O brasão, também chamado de brasão de armas, é um desenho criado para identificar famílias, indivíduos, corporações, cidades e países.

No município de Passira o Brasão de armas está representado:

I- Por um escudo polônio, cortado em oito campos, com bordas em argente (dourada), em cima, com uma coroa mural de quatro torres, de argente (preta);
II- No centro do campo, (coração do escudo), entre arbustos e mata atlântica, vegetação predominante na região com o Planalto da Borborema em cor (cinza);
III - No segundo campo do escudo (entre o coração e a ponta central), em letras de traços (azul) a descrição "Acordar Suave", tradução do vocábulo português para o topônimo Passira.

Está(ão) incorreta(s)

Alternativas

ID
5164684
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Passira - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com relação ao Hino do município de Passira-PE é correto afirmar que a Letra foi escrita por:

Alternativas

ID
5164687
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Passira - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA sobre os aspectos geográficos do município de Passira-PE:


I- Está localizado na microrregião do Médio Capibaribe.

II- Foi criado a partir do remembramento de Limoeiro (no dia 31-12-1943).

III - Possui quatro distritos: Bebedouro; Povoado Varzéa de Passira; Candiais e Pedra Tapada.

IV- Passira possui uma população de mais de 30 mil habitantes, sendo 85% na área urbana, 10% residentes em domicílios na área rural e 5% em outras cidades.


Está(ão) incorreta(s)

Alternativas

ID
5200918
Banca
CONTEMAX
Órgão
Câmara de Flores - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O antigo distrito de Flores teve a sua criação registrada em um alvará de 1783. Assinale a alternativa que indica o dia em que se comemora o aniversário do Município de Flores.

Alternativas
Comentários
  • Na data de 11 de setembro de 1783, foi criada a Freguesia de Flores do Pajeú. A vila foi criada, também por alvará, a 15 de janeiro de 1810 oficialmente considerada a data de criação do município. A 20 de maio de 1833, quando uma Resolução Presidencial criou várias comarcas no Estado, Flores tornou-se uma delas, sob a denominação de Comarca do Sertão de Pernambuco.