SóProvas


ID
1925299
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante os três séculos, nos quais vigorou a escravidão no Brasil, a resistência de escravos tanto de origem africana quanto de origem indígena foi constante e tomou as mais diversas formas. No século XIX, quando a escravidão brasileira viveu seu apogeu com o maior afluxo de escravos africanos, o crescimento das cidades fez multiplicar nelas não apenas o número de escravos mas também as formas de resistência, que se diversificavam cada vez mais. E, se as fugas sempre foram as mais famosas e emblemáticas dessas formas de resistência, nunca foram as únicas.

Sobre elas, diz o historiador Marcus Carvalho:

Nunca faltaram fugas de escravos no Recife. Alguns se aproveitavam dos cortes que o Capibaribe fazia entre os bairros para se evadirem dentro da própria cidade em busca de dias melhores. Existem ainda casos mostrando o outro lado da história: fugas do Recife para o interior, ou até para fora da Província, buscando a distância do senhor ou a proximidade de parentes, amores, amigos e pessoas da mesma etnia ou nação.”

(CARVALHO, M. J. M. Liberdade: Rotinas e Rupturas do Escravismo no Recife, 1822-1850. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010. P. 176)

Tendo em vista esse cenário, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

     

    Quilombo dos Palmares foi em Alagoas e não Pernambuco 

  • Na época do Quilombo dos Palmares, Alagoas era parte do estado de Pernambuco. Alagoas só se tornou um estado separado de Pernambuco em 1817, como forma de puniçãoà Pernambuco por causa da Revolução Pernambucana.

     

  • O quilombo começava as margens das cidades de Recife e Olinda, seguindo na direção NORTE rumo a PARAIBA, oposto a direção da região de Palmares.

  • Grato pelo comentário do professor. 

  • O quilombo do Catucá, situado nas margens do Recife, na primeira metade do século XIX, caracterizou-se por ser um espaço de resistência contra a escravidão, que cresceu beneficiando-se dos muitos conflitos internos das próprias elites escravistas, principalmente nas chamadas insurreições liberais.

    beneficiou-se,principalemnte da revolta separatista de 1817

  • O Quilombo dos Palmares (1629-1694) foi em Alagoas, e não em Pernambuco, portanto não tinha como o Quilombo de Cacutá se expandir até a região que fora antes dos Palmares