SóProvas


ID
1925305
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Segundo o historiador Pedro Puntoni, no livro 'A Guerra dos Bárbaros’, “Sem dúvida alguma, a compreensão dos povos ditos tapuias como uma unidade histórica e cultural, em oposição não só ao mundo cristão europeu mas aos povos tupis, habitantes do litoral, foi um dos elementos mais importantes na caracterização coeva da unicidade dos conflitos ocorridos no Nordeste, ao longo das décadas finais dos Seiscentos e início dos Setecentos, no contexto específico do processo de expansão da pecuária e, portanto, da fronteira. De fato, a extensa documentação colonial refere-se ao conjunto de confrontos e sublevações dos grupos tapuias do sertão nordestino como uma „Guerra dos Bárbaros‟, unificando, dessa maneira, situações e contextos peculiares. Por isso, tal como no episódio da chamada Confederação dos Tamoios, inventada pela intuição de Gonçalves de Magalhães, a Guerra dos Bárbaros foi igualmente tomada pela historiografia como uma confederação das tribos hostis ao império português, um genuíno movimento organizado de resistência ao colonizador. (...) Câmara Cascudo, que conhecia bem a documentação colonial do Rio Grande, criticou em sua História aqueles que, „lembrando a dos tamoios‟, chamavam a Guerra dos Bárbaros, „romanticamente‟, de confederação dos cariris „Não houve plano comum nem unidade de chefia.”

(PUNTONI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros - Povos Indígenas e a Colonização do Sertão Nordeste do Brasil, 1650-1720. São Paulo, Hucitec, 2002, p. 77;79).

A partir do texto acima, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A certisimo 

     

     

     

  • Letra "A"
    Questão interpretativa
    ponto de vista do autor.

  • inventada pela intuição de Gonçalves de Magalhães, a Guerra dos Bárbaros

  • botaram interpretação textual em historia.

  • cadê os bonzões que estão falando que as questões da UPENET são fáceis?

    Em 25/04/21 às 13:18, você respondeu a opção A.

    Você acertou!

  • GABARITO: A

    de acordo com o texto, é possível identificar que o autor defende que a existência de uma confederação dos cariris, ou mesmo, de uma Guerra dos Bárbaros generalizada são criações dos historiadores que mal interpretaram a documentação colonial.

  • Rapaz demorei um pouco pra responder, mas acertei kkk