Resposta letra C.
Pessoal, tentarei ajudá-los. Primeiramente vamos contextualizar:
Os switches são equipamentos inteligentes, que possuem grande capacidade de encaminhamento de frames. Para isso duas tabelas são usadas: CAM e TCAM. Vamos falar apenas sobre a tabela CAM.
Quando os frames chegam em uma interface de um switch, eles são colocados na fila de entrada (ingress queue) desta porta.
Depois, quando o switch decide por qual porta este frame deverá ser enviado, ele é colocado na fila de saída (egress queue), da porta escolhida.
-> Se o switch não conhecer o MAC address de destino, o frame é enviado para a fila de saída de todas as portas (menos aquela por onde o frame foi recebido), e então é feito o flooding.
A tabela CAM é usada para escolher por qual caminho o frame deverá ser enviado, se poderá ser enviado e como.
CAM – Content Addressable Memory: A tabela CAM, também chamada de MAC Address Table ou Layer 2 Fowarding Table, armazena os MAC address aprendidos pelo switch. O switch usa a informação do campo MAC Address Source dos frames que recebe para preencher esta tabela.
Por padrão, um MAC aprendido dinamicamente fica na tabela CAM por 300 segundos após a uma atividade registrada. Este tempo é conhecido como aging timer, e podemos alterá-lo. Também é possível criar uma entrada estática.
Agora vamos responder:
I. utilizando o endereço físico de origem do frame para guardar os endereços MAC e mapeá-los para as portas correspondentes.
-> Essa é a única forma do switch aprender o MAC de um host e então preencher a CAM. Alternativa CERTA.
II. através da consulta à porção destination adress (MAC) e a conseqüente execução do encaminhamento do tráfego destinado ao destination MAC adress e sua respectiva porta de saída.
-> Aqui duas situações são possíveis:
-> 1ª O switch consultou a porção de destino e NÃO encontrou o MAC. Aqui podemos inferir, por exemplo, que o host destino não se comunicou recentemente com o switch, logo o switch não tem seu MAC Address na tabela CAM. Portanto, o frame é enviado para a fila de saída de todas as portas (flooding). Mas essa situação não nos interessa... vamos a próxima.
-> 2ª O switch consultou a porção de destino e ENCONTROU o MAC. Aqui podemos assegurar que o host de destino se comunicou recentemente com o switch e fez com que este guardasse seu MAC Address. Logo ele encaminha o tráfego ao destination MAC adress e sua respectiva porta de saída. Esta situação foi exposta na alternativa, por isso CERTA.
III. utilizando o endereço físico de destino do frame para guardar os endereços MAC e mapeá-los para as portas correspondentes.
-> Como vimos acima, a tabela CAM é preenchida apenas com o endereço físico de origem. Alternativa ERRADA.
Fonte: http://brainwork.com.br/2012/01/26/switching-camada-2tabelas-cam-e-tcam/
Obs.: Inundação é um processo de broadcast, mas o endereço não é de broadcast!!! Ele apenas encaminha para todas as portas, menos a de origem.