SóProvas


ID
1927750
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
TBG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Doença crônica irreversível, caracterizada por obstrução brônquica e distensão alveolar, onde o fumo e a poluição ambiental persistentes são considerados fatores de risco para sua ocorrência. Esta definição refere-se à seguinte patologia:

Alternativas
Comentários
  • Olha,  a bronquite pode ser aguda ou cronica. Tanto a bronquite cronica quanto o enfisema são tipos de DPOC onde o fumo e a poluição ambiental persistentes são considerados fatores de risco para sua ocorrência. 

    No caso da bronquite crônica, ocorre uma hipertrofia glandular, desencadeando uma inflamação e maior produção de muco, causando uma estenose nos brônquios, com consequente diminuição do fluxo de ar. Nos casos em que ocorre um agravamento da inflamação, como nas infecções bacterianas, a produção de muco exacerba-se.

    Hoje em dia, é mais comumente utilizado o termo DPOC quando se faz menção à bronquite crônica e ao enfisema pulmonar, uma vez que ambas coexistem no mesmo paciente, causando obstrução à passagem do fluxo de ar.

  • Gabarito: Letra C.

     

    De acordo com o CAB nº 25 DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS.Brasília – DF 2010 e o artigo Patogenia da doença pulmonar obstrutiva crônica

     

    Asma

     

    Doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento.


    É uma condição multifatorial determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais.

     

    FATORES de RISCO

    Os fatores de risco podem ser divididos em ambientais e próprios do paciente, como é o caso dos aspectos genéticos, obesidade e sexo masculino (durante a infância).

    Os fatores ambientais são representados pela exposição à poeira domiciliar e ocupacional, baratas, infecções virais (especialmente vírus sincicial respiratório e rinovírus).

     

    Enfisema

     

    O enfisema pulmonar é definido anatomicamente como aumento dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal, com destruição das paredes alveolares.

     

    Enfisema é uma doença crônica dos pulmões na qual os alvéolos estão destruídos, dilatados e hiperinflados. A hiperinflação é o resultado da rotura das paredes dos alvéolos, o que produz diminuição da função respiratória e falta de ar.

     

    Essa lesão dos espaços aéreos é permanente, irreversível e lentamente progressiva.

     

    FATORES de RISCO

    O fumo e a poluição ambiental.

  • No enfisema tem obstrucao bronquica? Ha na vdd destuicao do parenquima. Como se dara obstrucao? Proc inflamatorio local?