SóProvas


ID
1927813
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.

      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

De acordo com as informações textuais, podemos inferir que

Alternativas
Comentários
  • Esquematização:

    Necessidade de programas de prevenção da AIDS na adolescência -> estudos mostram crescente ocorrência entre jovens -> características dos jovens para propensão à infecção pelo HIV -> apelo erótico emitido pelos meios de comunicação.

     

    a) Extrapolação (acrescenta ideias que não estão no texto)

    b) Extrapolação (acrescenta ideias que não estão no texto)

    c) Extrapolação (acrescenta ideias que não estão no texto)

    d) Extrapolação (acrescenta ideias que não estão no texto)

    e) GABARITO

     

    Questão de Interpretação (Interpretação ≠ Compreensão). Conclui-se do texto que é indispensável um programa de prevenção da AIDS na adolescência.

  • Quando estiver o verbo inferir que significa concluir pode ter certeza que se trata de Interpretação textual, nessa situação a analise pode ser o que está fora, além do texto e não só dentro do texto. Que é o caso da compreenção textual.

  • Algum colega saberia dizer por que a alternativa B está errada?

     

    Logo no segundo parágrafo, deparamo-nos com o seguinte trecho "Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem".

     

    Isso não indica que "o número de casos de AIDS se mantém em escala ascendente", como propõe a alternativa B?

     

    Desde já, obrigado!

  • Em nenhum lugar do texto é citada a expressão "outras dst's" ou algo similar. Apenas AIDS.

  • Compreensão ≠ interpretração:

    Logo a compreensão textual é compreender o que afirma o autor, entender o que está escrito no texto, a resposta não vai estar além, depois ou por fora das palavras do texto, sendo assim os comandos seguem essa estrutura. Ele sempre te remete ao texto

    Interpretação vai além do texto, para fora do texto. 

    Geralmente as questões de compreensão se iniciam assim:

    Segundo o texto.....

    O autor/ o narrador do texto diz que.......

    O texto informa que.......

    Nas questoes de interpretação se iniciam assim:

    Depreende, infere-se, conclui-se......

    O texto permite deduzir que......

    Qual a intenção do autor quando afirma que....

    Neste caso temos uma interpretação textual o que vai além do texto.

    Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

    Leva-nos a questão E como correta  o que está inferido no texto.

    Espero ter ajudado, boa sorte a todos!

  • Alessandro,

    A alternativa B está errada, porque ela generaliza: o texto diz que está sendo aumentado o número de casos de AIDS durante a adolescência e não o número de AIDS como um todo (adultos, idosos, infância etc).

     

     

  • Creio que a B esteja errada porque o texto diz "..dos casos novos", logo, não se manteve a ascendência, mas houve estabilização, sendo que pegam AIDs os jovens entre 15 e 24 anos.

  • Eu consegui errar essa questão duas vezes. É muito confuso, porque da mesma forma que ele generaliza na letra B, na letra E ele não fala de outras DSTs no texto.

  • eu só queria intender onde o autor do texto fala sobre outras dst´s, mesmo que seja questão de interprertação, o texto tem que inferir algo sobre outras dst´s e não apenas aids. Na aminha opinião seria uma questão que deveria ser anulada

  • gente a generalização de outras dst´s no texto esta no "FAZER SEXO SEM PRESERVATIVO" (Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro.) . A partir disso podemos inferir que fazer sexo sem preservativo esta sujeito a pegar AIDS e outras Doenças sexuamente transmissíveis. 

    outra parte do texto que dava base para a resposta era essa: "fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência."

    Logo a resposta certa 

     e) atualmente existe uma necessidade urgente de tornar os adolescentes capazes de se protegerem da AIDS e de outras DSTs.

     

  • Resposta E


    "...fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência."

    Inferência está além do texto, é possível inferir em algumas a questão da DST.


    "Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro." (Aqui é possível inferir que a prática do sexo inseguro pode causar DSTs).

     

    "Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo." (Que riscos ? Riscos de contrair DSTs)

  • Na minha opinião a E não está correta, pois os adolescentes não precisam se tornarem capazes. Capazes eles são. Apenas não querem usar o preservativos pelos motivos explicitados no texto.

  • Na letra B, generalizou-se o crescimento de casos de AIDS. Pode-se inferir, e até comprovar, de acordo com o texto, que o número de casos de AIDS se mantém em escala ascendente ENTRE OS MAIS NOVOS. Não se pode inferir que os casos de AIDS aumentaram de forma geral, ou seja: que o número de casos de AIDS nas outras faixas etárias também aumentou.

     

    Logo, é possível que o número de de casos de AIDS tenha se mantido estável ou até diminuído, mesmo tendo aumentado na faixa etária de 15 a 24 anos, uma vez que ele pode ter diminuído nas outras faixas etárias.

  • Não entendi o erro da Letra B =[

    Já que os números dos casos de Aids, são crescentes...

  • Essa é uma típica questão de advinhação... leva quem advinhar o que a banca quer.

  • Concordo com o Jean. Os adolescentes de hoje sempre foram capazes de se proteger contra a AIDS, visto que os preservativos existem há muito tempo. Na verdade, eles escolhem não o fazer. Mas fazer o que, não adianta discutir com essa banca.

  • QUESTÃO SUPER MAL FORMULADA, PRA MIM A B É A MAIS CERTA PELO SEGUINTE MOTIVO, NO TEXTO FALA QUE: " Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes " DA A ENTENDER QUE VEM CRESCENDO.

    QUANTO A LETRA D ACHO QUE NÃO ESTA COMPLETAMENTE ERRADA NÃO, APENAS NO TEXTO NÃO CITA OUTRAS DST`S, APENAS A AIDS! MESMO QUE É OBVIO ENTENDER QUE OUTRAS DSTS TAMBÉM DEVEM SER PREVENIDAS, NÃO VI FALANDO ISSO NO TEXTO QUE A TODO MOMENTO SO CITOU O HIV COMO PROBLEMA,

     

  • Esse é o posicionamento da banca:

    Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar.

     

    O segundo parágrafo é enfático ao informar que “Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos”. Dessa forma, “existe uma necessidade urgente de tornar os adolescentes capazes de se protegerem da AIDS e de outras DSTs”. As demais afirmações são incoerentes às informações trazidas no texto. A opção B informa que “o número de casos de AIDS se mantém em escala ascendente”. Tal informação não é mencionada no texto, assim, não se encontra de acordo com as informações textuais, conforme proposto no enunciado da questão. Fonte: o próprio texto.

     

    Contudo, a Banca não explicou porque a letra E está certa. Além disso, não é possível verificar a fundamentação do recurso interposto. 

     

     

    A única referência a outras dst's seria: "dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.