SóProvas


ID
1927909
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Causador da AIDS, HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana. Recebe esse nome, pois destrói o sistema imunológico. Em relação à AIDS, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas.

( ) Pode ser transmitida da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.

( ) Transfusão de sangue não é uma forma de contaminação.

( ) O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue.

( ) As mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na duvida : durante a gestaçao ? eu achava que era turante o parto e amamentaçao .

  • Isso que achei também Priscila.

  • A taxa de transmissão do HIV de mãe para filho durante a gravidez, sem qualquer tratamento, pode ser de 20%. Mas em situações em que a grávida segue todas as recomendações médicas, a possibilidade de infecção do bebê reduz para níveis menores que 1%. As recomendações médicas são: o uso de remédios antirretrovirais combinados na grávida e no recém-nascido, o parto cesáreo e a não amamentação. O uso de medicamentos durante a gravidez é indicado para quem já está fazendo o tratamento e para a grávida que tem HIV, não apresenta sintomas e não está tomando remédios para aids. Nesse caso, o uso dos remédios antiaids pode ser suspenso ao final da gestação. Essa avaliação dependerá os exames de laboratório (CD4 a Carga Viral) e de seu estado clínico e deverá ser realizada, de preferência, nas primeiras duas semanas pós-parto, em um serviço especializado (SAE).
  • Há evidências de que a maioria dos casos de transmissão vertical do HIV (cerca de 65%) ocorrem tardiamente na gestação, e principalmente durante o trabalho de parto e no parto propriamente dito, e os 35% restantes ocorrem intra-útero principalmente nas últimas semanas de gestação. O aleitamento materno representa risco adicional de transmissão, que se renova a cada exposição da criança ao peito (mamada), de 7% a 22%.

     

    Link:http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad18.pdf

  • O vírus pode atravessar a placenta e infectar a criança ainda no útero.

  • qual e reposta certa pra questão