SóProvas


ID
1928503
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os colonos que emigram, recebendo dinheiro adiantado, tornam-se, pois, desde o começo, uma simples propriedade de Vergueiro & Cia. E em virtude do espírito de ganância, para não dizer mais, que anima numerosos senhores de escravos, e também da ausência de direitos em que costumam viver esses colonos na província de São Paulo, só lhes resta conformarem-se com a ideia de que são tratados como simples mercadorias ou como escravos.

(Thomas Davatz. Memórias de um colono no Brasil (1850), 1941.)

O texto aponta problemas enfrentados por imigrantes europeus que vieram ao Brasil para

Alternativas
Comentários
  • Ao declínio do escravismo se contrapõe a necessidade de substituir a mão de obra cativa, e a opção, fortemente ideologizada, será pelo imigrante europeu. A princípio, a imigração livre dos europeus foi financiada pelo setor cafeeiro, que financiou a vinda de imigrantes europeus que trabalhariam em um sistema de parceria com os proprietários das terras. Posteriormente, o Estado toma para si o incentivo da imigração europeia, por acreditar ser a principal forma de desenvolvimento da mão de obra brasileira. Houve muita resistência por parte dos imigrantes europeus de virem para o Brasil, devido à imagem de uma sociedade escravocrata e de um país inóspito; a dificuldade de acesso à terra devido à lei de Terras de 1850; e às condições de trabalho dos colonos quando chegavam ao Brasil.


    A resposta correta é a letra C. 




  • A partir da metade do século XIX, as primeiras levas de imigrantes começaram a chegar ao Brasil, com a intenção de substituir a mão de obra escrava, pois se iniciava um gradual processo abolicionista. Para a chegada dos europeus, foi adotado o sistema de parcerias, em que os fazendeiros subsidiavam a vinda dos trabalhadores e o traslado até as propriedades e, em contrapartida, estes trabalhadores ficavam endividados e sem salário, configurando uma situação análoga a escravidão. Os imigrantes ainda lidavam com a mentalidade escravocrata dos fazendeiros, que exerciam todo tipo de violência contra os europeus.

  • Tanto o sistema de parceria como o de colonato foi implantado durante o tal período da imigração dos europeus. Majoritariamente, no início com a parceria e depois por colonato.

    Assim a C está correta e a E está quase correta, visto que afirma que as fazendas de café também se instalaram no LITORAL do Rio de Janeiro, algo que não é constatado nas bibliografias.

  • por um detalhe a de cima está errada. n foi após a Lei aurea.
  • Parceria e Colonato Foram os sistemas usados no Brasil para desenvolver o trabalho dos imigrantes!

    parceria - os imigrantes recebiam terra para plantar mas devia repartir de forma desigual seus lucros com o latifundiario além de ficarem presos a terra até quitarem suas dívidas.

    colonato - foi uma intervenção do governo federal visto que o sistema de parceria era prejudicial ao imigrante de tal forma que os governos europeus estavam proibindo as imigrações para o brasil - no colonato - os trabalhadores recebiam salário além de terras para plantio próprio.

  • LETRA C

    O Brasil vendeu para a Europa, uma imagem totalmente distorcida do que seria vir trabalhar em suas terras. A ideia de prosperidade, bem como o de enriquecer em uma nação recém criada, logo foi substituída pelo desespero de ter seu trabalho análogo ao escravo por conta das dividas adquiridas para a viagem bem como a do uso da terra.

    --------------------------------

    (Caso esteja errado me informem por privado)

    @estuda_gabrielg