SóProvas


ID
1929727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca da análise de estrutura de capitais e das informações obtidas nas notas explicativas, julgue o item subsequente.

Para uma análise do endividamento de uma empresa devem ser separados os passivos onerosos, geradores de encargos financeiros, dos passivos de funcionamento, que não produzem despesas financeiras. As notas explicativas contêm informações relevantes e necessárias para esse tipo de análise.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Os Passivos Onerosos são aqueles que geram despesas financeiras para a empresa, na forma de juros e encargos. Exemplo: empréstimos e financiamentos.

    Os Passivos de Funcionamento são aqueles decorrentes da operação da empresa, como fornecedores, salários a pagar e impostos a pagar. Os Passivos de Funcionamento não geram encargos financeiros.

    O índices de Endividamento usam normalmente o passivo total. Mas, para efetuar adequadamente a análise do endividamento, é necessário separar os passivos onerosos dos passivos de funcionamento. Tais informações podem ser obtidas nas Notas Explicativas.

    FONTE: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/01073528/Corre%C3%A7%C3%A3o-TCE-SC-Final.pdf

    bons estudos

  • Lei 6404.

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

     § 5o  As notas explicativas devem:

    IV – indicar:

    e) a taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações a longo prazo;

  • Essa questão foi anulada. Conforme justificativa da Banca: Não há informações suficiente para o julgamento do item.  

  • Gabarito Preliminar: Certo.

    Gabarito Definitivo: Anulada.

    Comentário:

     O CESPE acabou anulando essa questão por entender que não há informações suficientes no enunciado para o julgamento do item. Eu concordo em partes, porque a grande maioria das questões envolvendo a análise do endividamento de uma empresa não exige que o candidato faça a segregação entre passivos onerosos e não onerosos, sobretudo para simplificar os cálculos. Todavia, para que a análise seja a mais fiel possível à realidade, essa segregação é necessária! E, de fato, as notas explicativas são geralmente a fonte de coleta desse tipo de informação, por isso a questão está correta.