-
Gabarito CERTO
Os Passivos Onerosos são aqueles que geram despesas financeiras para a empresa, na forma de juros e encargos. Exemplo: empréstimos e financiamentos.
Os Passivos de Funcionamento são aqueles decorrentes da operação da empresa, como fornecedores, salários a pagar e impostos a pagar. Os Passivos de Funcionamento não geram encargos financeiros.
O índices de Endividamento usam normalmente o passivo total. Mas, para efetuar adequadamente a análise do endividamento, é necessário separar os passivos onerosos dos passivos de funcionamento. Tais informações podem ser obtidas nas Notas Explicativas.
FONTE: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/01073528/Corre%C3%A7%C3%A3o-TCE-SC-Final.pdf
bons estudos
-
Lei 6404.
Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
§ 5o As notas explicativas devem:
IV – indicar:
e) a taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações a longo prazo;
-
Essa questão foi anulada. Conforme justificativa da Banca: Não há informações suficiente para o julgamento do item.
-
Gabarito Preliminar: Certo.
Gabarito Definitivo: Anulada.
Comentário:
O CESPE acabou anulando essa questão por entender que não há informações suficientes no enunciado para o julgamento do item. Eu concordo em partes, porque a grande maioria das questões envolvendo a análise do endividamento de uma empresa não exige que o candidato faça a segregação entre passivos onerosos e não onerosos, sobretudo para simplificar os cálculos. Todavia, para que a análise seja a mais fiel possível à realidade, essa segregação é necessária! E, de fato, as notas explicativas são geralmente a fonte de coleta desse tipo de informação, por isso a questão está correta.