SóProvas


ID
1929742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito de normas técnicas de auditoria.

Embora a opinião do auditor independente a respeito das demonstrações contábeis geralmente não modifique as decisões gerenciais, pode haver situações específicas em que ele deve expressar a sua opinião a respeito de outros temas que sejam relevantes para o alcance dos objetivos gerais do seu trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    De acordo com a NBC TA 200, a opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis trata de determinar se as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável. Tal opinião é comum a todas as auditorias de demonstrações contábeis.

    Em algumas situações, porém, lei e regulamento aplicáveis podem exigir que o auditor forneça opinião sobre outros assuntos específicos, tais como a eficácia do controle interno ou a compatibilidade de um relatório separado da administração junto com as demonstrações contábeis.

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/01235908/TCE-SC-Coment%C3%A1rios-das-quest%C3%B5es-2016.pdf.
    bons estudos

  • só não entendi uma coisa, pra mim o principal intuito da auditoria era justamente dar uma base para que a administração

    modifique as decisões gerenciais.

     

    Algúem pode justificar isso?

     

     

    Por isso marquei errada

  • Raphael, você não está errado no seu raciocínio. O auditor independente serve como uma espécie de conselheiro, fornecendo base para a administração, mas isso não implica que suas sugestões sejam acatadas, pois, em última instância, a decisão recai sobre os gestores das organizações.

  • De acordo com a NBC TA 200, a opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis trata de determinar se as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável. Tal opinião é comum a todas as auditorias de demonstrações contábeis.

    Em algumas situações, porém, lei e regulamento aplicáveis podem exigir que o auditor forneça opinião sobre outros assuntos específicos, tais como a eficácia do controle interno ou a compatibilidade de um relatório separado da administração junto com as demonstrações contábeis.

     

    Prof. Claudenir Brito

    Gabarito: C

  • Mr Robot,

     

    Na verdade, o objetivo PRINCIPAL do AUDITOR INDEPENDENTE é aumentar o grau de confiabilidade das demonstrações contábeis através de seu relatório ou opinião.

     

    Já o auditor interno tem como objetivo principal agregar valor ao resultado da organização e claro, apoiar e assessorar a administração.

  • "Embora a opinião do auditor independente a respeito das demonstrações contábeis geralmente não modifique as decisões gerenciais..."

    Essa afirmação pertencente a questão é que ficou mal redigida, pois não se pode afirmar de forma generalizada que não se vai modificar a opinião gerencial da empresa auditada. Possível de recurso fácil....

  • NBC TA 200, A3.

    A opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis trata de determinar se as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável. Tal opinião é comum a todas as auditorias de demonstrações contábeis. A opinião do auditor, portanto, não assegura, por exemplo, a viabilidade futura da entidade nem a eficiência ou eficácia com a qual a administração conduziu os negócios da entidade. Em algumas situações, porém, lei e regulamento aplicáveis podem exigir que o auditor forneça opinião sobre outros assuntos específicos, tais como a eficácia do controle interno ou a compatibilidade de um relatório separado da administração junto com as demonstrações contábeis. Embora as NBC TAs incluam exigências e orientação em relação a tais assuntos na medida em que sejam relevantes para a formação de uma opinião sobre as demonstrações contábeis, seria exigido que o auditor empreendesse trabalho adicional se tivesse responsabilidades adicionais no fornecimento de tais opiniões.

    Resposta: Certo