SóProvas


ID
1929748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação à terminologia de custos, julgue o seguinte item.

A matéria-prima é considerada um investimento no momento de sua aquisição, e torna-se custo ao ser utilizada para a geração do produto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar CERTO

    O item foi considerado correto pela banca, mas, em nosso entendimento, está incorreto. Segundo o professor Eliseu Martins (2003, pg.17) “no momento da sua aquisição, a matéria-prima é um GASTO. Ao ser estocada, transforma-se em investimento. Ao ser utilizada na produção, torna-se custo. Caso o produto acabado resultante volte ao estoque, volta a ser considerada investimento. Finalmente, transforma-se em despesa quando ocorre a venda do produto”.

    Vale ressaltar que algumas empresas operam sob o sistema de produção Just-in-Time, ou seja, a matéria-prima não fica estocada e após a aquisição já se transforma em custo de produção.

    Pelo erro na terminologia, solicitamos que o gabarito seja trocado de certo, para errado.

    FONTE: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/01073528/Corre%C3%A7%C3%A3o-TCE-SC-Final.pdf

    bons estudos

  • 74 A matéria-prima é considerada um investimento no momento de sua aquisição, e torna-se custo ao ser utilizada para a geração do produto.

    A banca não alterou o gabarito. GABARITOS OFICIAIS DEFINITIVOS - CERTO.

  • "A matéria-prima foi um gasto em sua aquisição que imediatamente se tornou investimento, e assim
    ficou durante o tempo de sua Estocagem; no momento de sua utilização na fabricação de um bem, surge o Custo
    da matéria-prima
     como parte integrante do bem elaborado. Este, por sua vez, é de novo um investimento, já que
    fica ativado até sua venda¨
    . ELISEU MARTINS

  • Não há motivo para anulação da questão, afinal o INVESTIMENTO é um tipo de GASTO, dizer que a compra é um gasto não refuta a ideia que seja um investimento, visto que aquele é gênero deste. 

  • Vejam como já foi explorado em outra prova:

     

    Na sua aquisição, a matéria-prima é um gasto que IMEDIATAMENTE se transforma em INVESTIMENTO; no momento de sua utilização, transforma-se em custo integrante do bem fabricado; quando o produto é vendido, transforma-se em despesa.

     

    Portanto, CORRETO.

     

     

  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

    Sabemos que os gastos podem percorrer todo um “trajeto”, sendo às vezes contabilizado diretamente como despesa, ou perfazendo todas as possíveis etapas, como no esquema a seguir:

    Vemos que no momento da sua aquisição a matéria prima é um gasto, porém imediatamente se transforma em investimento quando a empresa a estoca. Como o gasto é gênero e investimento é uma espécie de gasto, o Cespe considerou correta a afirmação de que a matéria-prima é considerada um investimento no momento de sua aquisição.

    Da mesma forma, quando usamos a matéria prima na produção, ela se torna um custo, como afirmou a questão.

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/FBUaMzm39IU

  • Q691039 - Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-PA Prova: CESPE - 2016 - TCE-PA - Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização - Contabilidade

    Em relação à terminologia aplicada à contabilidade de custos, julgue o item a seguir.

    No fluxo de fabricação e venda de um produto, a aquisição de matéria-prima é um gasto que se transforma em custo no momento de sua utilização no processo produtivo, e em despesa, quando ocorre a venda do produto fabricado.

  • A matéria prima na aquisição, na compra, é um gasto ativado. E o que é um gasto ativado é um investimento.

    Investimento - É um gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíeis a futuros períodos

  • Difícil lidar com esse tipo de questão.

    Claramente, pelos conceitos elencados e estudados, em sua aquisição, é um gasto que se transforma, de imediato, em investimento. Quando da sua utilização no processo produtivo, custos; após sua fabricação volta para o estoque para venda, transformando-se em, novamente, em investimento, até que seja vendido e convertido, seu custo, em despesa, pois está a gerar receita correspondente.

    Bons estudos!

  • E quando uma indústria opera no formato 'Just In Time'? Não existe estocagem de matéria, logo não poderia ser considerado um investimento, inicialmente.

    Pra mim, isso está errado.