Dimensões do Controle Social
Descritas no Informe do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS Nº 003/2009 (Orientações para as Conferências Municipais de Assistência Social, 2009 p.9), as três dimensões do controle social são:
Política - Mobilização da sociedade para influenciar a agenda governamental e indicar prioridades.
Técnica - Trabalho da sociedade para fiscalizar a gestão de recursos e a apreciação dos trabalhos governamentais.
Ética - Construção de novos valores e de novas referências, fundadas nos ideais de solidariedade, de soberania e justiça social.
A) Dimensão Técnica - diz respeito ao trabalho da sociedade para fiscalizar a gestão de recursos e a apreciação dos trabalhos governamentais, inclusive sobre o grau de efetividade desse trabalho na vida dos destinatários;
B) Dimensão Política - relaciona-se à mobilização da sociedade para influenciar a agenda governamental e indicar prioridades;
C) GABARITO - Dimensão Ética - trata da construção de novos valores e de novas referências, fundadas nos ideais de solidariedade, da soberania e da justiça social. Essa dimensão está comprometida com a construção de uma sociedade voltada, para o “atendimento das necessidades sociais sobre exigências da rentabilidade econômica, como dispõe a LOAS (art. 4º).
D) Dimensão Econômica – não se encontra explicíta no rol das dimensões do controle social .
file:///C:/Users/Cliente/Downloads/Passo%20a%20Passo%20-%20Comiss%C3%A3o%20Organizadora%2014%20maio%20(3).pdf