-
Vigilância Social
O que é?
A Vigilância Social é uma área vinculada à gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e tem como objetivo a produção e a sistematização de informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos.
A Vigilância considera ainda as diferentes etapas da vida do cidadão, desde a infância, passando pela adolescência, idade adulta e terceira idade. Entre suas tarefas, está o acompanhamento dos padrões de oferta dos serviços nas unidades da assistência social, produzindo e sistematizando informações que demonstrem a qualidade dos serviços ofertados.
A vigilância é uma área de gestão da informação dedicada a apoiar as atividades de planejamento, supervisão e execução dos serviços socioassistenciais. Trabalha através do fornecimento de dados, indicadores e análises que contribuam para efetivação do caráter preventivo e proativo da política de assistência social, assim como para a redução dos danos.
A Vigilância Social deve estar estruturada em nível municipal, estadual e federal e é a principal responsável pela organização no sistema de notificações das situações de violação de direitos. Ela contribui com as áreas de Proteção Social Básica e Especial na elaboração de planos e diagnósticos e na produção de análises baseadas nos dados do Cadastro Único de Programas Sociais.
Para atender aos objetivos, a Vigilância Social é estruturada a partir de dois eixos: a Vigilância de Riscos e Vulnerabilidades e a Vigilância de Padrões e Serviços. A partir desses dois eixos, são articuladas, de um lado, as informações relativas às incidências de violações e necessidades de proteção da população e, de outro lado, as características e distribuição da rede de proteção social instalada para a oferta de serviços.
http://www.assistenciasocial.al.gov.br/programas-projetos/vigilancia-social
-
Em resumo, consiste a vigilância socioassistencial na coleta de informações territorializadas acerca das situações de vulnerabilidade social, devendo os dados compilados compor a definição das linhas de atuação do Estado na política de assistência social. Constitui-se, portanto, em atividades de planejamento, gestão, dos serviços socioassistenciais, possibilitando conhecimentos que contribuam para a efetivação do caráter preventivo e proativo da política de assistência social.
file:///C:/Users/Cliente/Downloads/loas.pdf
-
As funções da Política de Assistência Social no SUAS são organizados segundo as seguintes referências:
vigilância social;
proteção social e
defesa social e institucional.
"Bendizei ao Senhor tdas as suas obras..."
-
Letra "c" ;)
De acordo com a PNAS/2004, são funções da Assistência Social: a proteção social hierarquizada entre proteção básica e proteção especial; a vigilância social; e a defesa dos direitos socioassistenciais.
-
Funções da Política de Assistência Social no SUAS são:
vigilância social;
proteção social e
defesa social e institucional.
-
falou em ANÁLISE e INFORMAÇÃO= VIGILÂNCIA SOCIAL
-
O Pro Vi De muda sua nomenclatura, de acordo com os documentos a seguir:
PNAS: Referências
NOB: Funções
LOAS: Objetivo
OBS: Como a questão mencionou FUNÇÕES, ela trata da NOB.
-
R: C
Art. 87. A Vigilância Socioassistencial é caracterizada como uma das funções da política de assistência social e deve ser realizada por intermédio da produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas,...
NOB/SUAS 2012.