SóProvas


ID
1930927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito ao referencial estratégico das organizações, julgue o item subsecutivo.

Caso a imagem de determinado órgão público seja fortemente maculada por frequentes constatações de baixo desempenho na prestação de seus serviços, a alta administração, para repensar o planejamento estratégico desse órgão, deverá definir uma nova missão institucional, identificando o propósito principal da forma mais ampla possível para maximizar a razão da existência da organização.

Alternativas
Comentários
  • Contra-exemplo: se o órgão depender de lei para criação? Se for o Legislativo, que é maculado desde sempre? Ora, sendo assim não cabe à discricionariedade da adm. relativizar a razão de existência. Não é tão simples assim. Ainda mais mudar a missão institucional apenas pela visão pública.

  • Muito bom exemplo, Maurício. Só arruma ali "discricionário" é com 'c', não 's'. Hehehe.

  • ERRADA.

    A missão institucional de uma organização, seja pública ou privada, é extremamente difícil de mudar, uma vez que é justamente a missão que determina os valores, critérios e objetivos da organização. Se alguma coisa dá errado, deve concentrar no planejamento operacional, no máximo no planejamento tático. O planejamento estratégico, o mais alto hierarquicamente, já é previamente estabelecido.

  • Missão é a razão de ser da organização. No caso, é necessário mudar sua visão, ou seja, onde a organização quer chegar. 

  • Achei estranha a parte "propósito principal da forma mais ampla possível". 

    Acredito que deve-se especificar o propósito principal e não apresentá-lo de uma forma ampla como apresentado na questão.

  • Errado

     

    Uma nova estratégia, não?

  • Gabarito Errado.

     

    A missão da organização é perene. Em regra, a criação e extinção de todos os órgãos e entidades da administração pública dependem de autorização legislativa, segundo a norma constitucional. Mas a questão versa sobre fundamentos de administração geral e essa disciplina trata dos princípios básicos aplicáveis a todos os tipos de organização. Portanto, basta-nos saber que a solução para descumprimentos da missão institucional, seja nas organizações públicas ou privadas, não perpassa pela alteração da missão. Ao contrário, a solução envolve processos de avaliação do desempenho, reformulação da estratégia, correção e melhoria contínua.

     

    (*)Fonte: facebook.com/admfederal

  • Errado. O ideal é identificar as estratégias alternativas para solucionar o ou os problemas e para isso há várias ferramentas que auxiliam nessa análise. A matriz Swot (análise de ambientes interno e externo) é uma delas. Sem mencionar que ele, o planejamento estratégico, é flexível e adaptável ao ambiente. 

    Nada a ver alterar a missão. 

  • E a Visão é Perene trambém??

  • Errado. Mudar a missão mudaria apenas a razão da existência do órgão e não o seu baixo desempenho.

    Neste caso, devem ser revistos processos internos e as condições de mercado (diagnóstico estratégico) e formular novas estratégias, fazer correções.

  • Poderá alterar objetivos e/ou estratégias.

  • Errado.

    A função Controle é que deveria ser o alvo do problema, pois é esta função que tem o condão de alinhar o que está sendo feito com o que é esperado.

  • Missão

    Razão de ser 

    Orienta e delimita 

    Caráter atemporal 

    Visão 

    Define objetivos

    Ápice do desenvolvimento 

    Caráter temporal

     

    Ou seja, o correto seria repensar a visão, que é mutável, e não definir uma nova missão. 

     

    Gabarito: E

    Fonte: Profª. Elisabete Moreira 

  • A missão da organização não pode ser ampla o bastante a ponto de não especificar o que a organização faz.

  • Gabarito: Errado

     

    A Missão e a Visão de uma organização são muito importantes em um processo de planejamento estratégico, pois dão um “norte” para todos os atores envolvidos nesse processo.

     

    MISSÃO: Funciona como uma declaração de intenções

    VISÃO: É um destino desejado

  • Acertei no dia da prova; errei agora. Vejam a importância de sempre revisar sempre a matéria.

    Obs.: não chutei na prova.

  • Errado. Seria muito radical mudar uma missão por causa de um baixo desempenho, visto que a missão reflete a razão de ser da empresa. O ideal seria repensar as estratégias

  • Muito bonita a afirmação MAS está errado

  • O prof. Melzac, do Tec Concursos, comentou esta questão, vejam:

     

     

    "A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa existir. Segundo Fernandes(2012), a missão deve ser mais perene possível, pois de alguma forma, caracteriza a organização - é a sua carteira de identidade. Daí a necessidade da missão não se prender a produtos ou serviços específicos ou fazer menção a situações transitórias. Gabarito da questão é errado."

     

     

     

    Fonte:https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/359117

  • A MISSÃO da organização é PERENE/RÍGIDA/ESTÁTICA/ATEMPORAL.

    O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO da organização é DINÂMICO/FLEXÍVEL/MUTÁVEL.

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A questão diz que se caso os objetivos não sejam alcançados deve-se criar uma nova missão para a organização. O que deve ser feito é a análise e correção dos processos.

  • EU ERREI ESSA QUESTÃO PELA SEGUNDA VEZ E DETALHE : POR FALTA DE ATENÇÃO .

  • Errado.

     

    Outra questão ajuda fixar.

     

    (IBFC/CEP28/Assistente Administrativo/2015) Dentre os principais processos administrativos, está o planejamento. Podemos dividi-lo em estratégico, operacional e tático. Baseado no tema, leia as sentenças abaixo, atribua valores verdadeiro (V) ou falso (F), e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo:


    ( ) O planejamento estratégico define a relação desejada da organização com seu ambiente. É o processo onde são definidos os objetivos.
    ( ) O planejamento operacional define as atividades e recursos necessários para a realização dos objetivos

    .
    a) V, F.
    b) F, F
    c) F, V.
    d) V, V


    Comentário:
    Vejamos cada item:
    I) Verdadeiro. O planejamento estratégico realmente possui relação com a visão geral da organização em sua relação com o ambiente, definindo seus objetivos de longo prazo. Vale a pena destacar algo que não é dito pela questão, apenas para revisão: os objetivos dos departamentos são fixados no planejamento tático e os objetivos dos funcionários estão no nível operacional. Como o item I fala apenas “objetivos”, falando também de ambiente, pode ser relacionado com o planejamento estratégico sem problemas.
    II) Verdadeiro. O planejamento operacional realmente define atividades e recursos necessários para que os objetivos (operacionais) sejam
    atingidos. Apesar disso, importante destacar algo que não está na questão: os recursos necessários para o atingimento dos objetivos estratégicos são decididos no planejamento estratégico, os recursos táticos no planejamento tático, e os recursos operacionais no planejamento operacional.

    GABARITO: D.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • A missão é perene. A visão é mais fácil de ser mudada. E.

  • Quer compartilhar meu raciocínio para responder a questão:

     

    Mudar a missão mudaria a imagem da organização ou buscar avaliar o porquê dos baixos desempenhos, traçando um planejamento com base nessas fraquezas para aumentar a qualidade do atendimento é que mudaria essa imagem? 

     

    Pergunta retórica. 

  • É mais fácil utilizar práticas de capacitação.

  • Corrigir alguém publicamente é sempre uma tentativa agressiva de humilhar o outro e, ao mesmo tempo, pavonear seus conhecimentos.

    Por mais que os rudes praticantes dessa arte neguem ("foi na boa", "pra ajudar", "gosto de ser corrigido quando erro", etc), nunca vi exceção a essa regra.

    Incrivelmente, corrigir alguém "na boa" e "pra ajudar" é fácil: você puxa a pessoa para o canto da sala ou manda uma mensagem privada, e faz sua correção em termos cuidadosos, para que o outro não se sinta (ou se sinta menos) inferiorizado ou envergonhado.

    O assunto é entre vocês dois. Ninguém precisa saber.

    Não perca o amigo para não perder a correção.