SóProvas


ID
1930948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das teorias de administração, julgue o item a seguir.

Segundo a teoria contingencial, não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO CORRETO)

     

     

    A teoria da contingência apresenta os seguintes aspectos básicos:

    1) A organização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto.

    2) As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente.

    3) As características ambientais são as variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquelas.

     

    ORIGENS

     

    A origem da Teoria da Contingência se deu pela pesquisa de Lawrence e Lorsch sobre a confrontação da organização versus ambiente. Os dois pesquisadores, preocupados com as características que devem ter as empresas para enfrentar com eficiência as diferentes condições externas e tecnológicas, fizeram a pesquisa  com dez empresas em diferentes meios industriais. A pesquisa foi inicialmente imaginada com o sentido de aplicação da teoria de sistemas abertos a problemas de estruturas organizacionais e de prática administrativa. O resultado final do estudo encaminhou a problemática organizacional para dois aspectos básicos: diferenciação e integração

     

    Fonte: http://www.coladaweb.com/administracao/teoria-da-contingencia

     

     

     

     

     

  • Correta;

     

    Rennó diz em seu livro:

     

    "Para a teoria Contingencial tudo depende! Dessa maneira, não existem prescrições que possam ser generalizadas. Casa caso será sempre um caso específico e que deve ser analisado dentro do seu contexto"

  • Complementando...

    A Teoria contingêncial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contigencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos e da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. [...]

    FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016.

    [Gab. CERTO]

    bons estudos!

  • Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. Aabordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_conting%C3%AAncia

  • A organização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto. Sendo assim, não há um único jeito de organizar, já que a organização e seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo.

  • Gabarito: Certo

     

    Não existe uma “fórmula mágica” para se resolver os problemas das organizações. Cada situação pede uma resposta diferente. Assim, tudo é relativo. Tudo depende.

    Os fatores principais – como o tamanho da empresa e seu ambiente – são considerados contingências, que devem ser analisadas antes de se determinar um curso de ação. Portanto, não existe mais a “melhor maneira” de se administrar uma organização.

  • Teoria contingêncial > 

    >Não EXISTE fórmula magica para resolver passivos.

    >Não exite maneira ideal de administrar

    >Existe mais de um modo para se acalnçar os objetivos.

    >Cabe ao gestore escolher as principais contgências a serem seguidas;

     

    Tudo se adequa as principais contigências definidas pela empresa, tudo é relativo e depende.

     

    #FÉ

  • TEORIA CONTINGENCIAL

    POSSUI UM CARÁTER INTEGRADOR, POR ABSORVER TODAS AS TEORIAS ANTERIORES; NADA É ABSOLUTO, TUDO É RELATIVO, TUDO DEPENDE; DENOMINA O HOMEM COMO HOMO COMPLEXUS.

     

    VARIÁVEIS:

      - FOCO NO AMBIENTE: VARIÁVEL INDEPENDENTE EXTERNO. O ambiente no qual está inserida é altamente mutável.

      - FOCO NA TECNOLOGIA: VARIÁVEL INDEPENDENTE INTERNO. A tecnologia incorporada está sempre em avanço.

     

     

     

    GABARITO CERTO

     

  • é igual as questões do cespe... tudo depende... é contingencial!...pode tá certa, pode tá errada...rs,rs,rs

  • Gabarito: CERTO

     

    Para a Teoria Contingencial não existe uma melhor maneira de administrar, um modelo ou uma solução universal que possa ser utilizada por organizações de diversos tamanhos e áreas de atuação. Cada situação pede uma resposta diferente. Tudo depende. Assim, tudo é relativo.

  • A parte do "...são sistemas abertos..." embaralha um pouco pois pode levar a confusão com a TGS.

    Questão 80% certa a meu ver.

  • Para a Teoria Contingencial não existe uma melhor maneira de administrar, um modelo ou uma solução universal que possa ser utilizada por organizações de diversos tamanhos e áreas de atuação.

    Cada situação pede uma resposta diferente. Tudo depende. Assim, tudo é relativo. Portanto, um bom gestor deve adaptar−se às mudanças conjunturais e conseguir aproveitar as oportunidades oferecidas pelo ambiente.

    Estratégia

  • CERTO

    "A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização."

    -CHIAVENATO (2014)

  • Teoria Contingencial

    Não existe uma melhor maneira de administrar, um modelo ou uma solução universal que possa ser utilizada por organizações de diversos tamanhos e áreas de atuação. Cada situação pede uma resposta diferente. Tudo depende. Assim, tudo é relativo. Portanto, um bom gestor deve adaptar-se às mudanças conjunturais e conseguir aproveitar as oportunidades oferecidas pelo ambiente.

    Variáveis dependentes - ocorrem dentro da organização.

    Variáveis independentes - ocorrem fora da organização.