SóProvas


ID
1930954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue o item que se segue.

Normalmente, o tomador de decisões que adota o estilo integrativo utiliza poucas informações no processo decisório. Por esse motivo, ele pretere a criatividade e prioriza a avaliação dessas informações de maneira crítica, detalhada e centralizada.

Alternativas
Comentários
  • Estilos decisórios Decisivo: usa pouca informação, privilegia a conversa e a ação direta, pouco ou nenhum planejamento, não respeita hierarquias – um problema por vez.

    Autocrático Flexível: pouca informação, prefere usar a intuição, decide baseado no consenso do grupo, busca outros pontos de vista 

     Estilos decisórios Hierárquico: olha o longo prazo, analisa de forma profunda os dados. Controlador e centralizador, prefere a burocracia – inibe a criatividade

    Integrativo: elabora diferentes cenários, usa muita informação, valoriza criatividade. Contempla diferentes pontos de vista, usa o feeling como fonte de informação. 

     Estilos decisórios Sistêmico: composto de elementos dos 4 tipos anteriores. Valoriza a informação estimula a monitoração, planeja o curto prazo e visa também o longo prazo 

  • Só pela palavra interagir já dá pra presumir interação com várias coisas nesse caso várias informações!!! 

  • Estilo Integrativo: utiliza MUITA informação e NÃO pretere a criatividade.

  • Consegui identificar que o estilo proposto na questão é o HIERÁRQUICO. Por favor, corrijam-me se eu estiver equivocado.

  • Percebam a contradição na assertiva:

    Normalmente, o tomador de decisões que adota o estilo integrativo utiliza poucas informações no processo decisório. Por esse motivo, ele pretere a criatividade e prioriza a avaliação dessas informações de maneira crítica, detalhada e centralizada.

     

    Ora, se há prioridade de informações detalhadas, como elas podem ser poucas????

    Gabarito: ERRADA.

  • Se o estilo é integrativo, logo, ele utiliza muitas informações, integra informações.

  • Questão Errada, misturou conceitos do estilo hierárquico com o integrativo. 

    Decisivo - utiliza poucas informações, pouco planejamento e diz respeito à  hierarquia. É um estilo autocrático e delegante, e orientado por resultados.

    Flexível - utiliza poucas informações e as analisa sob  diferentes aspectos. É adaptativo e criativo, e decide baseado nas  discussões do grupo, não gosta de estruturas formais e regras.

    Hierárquico - planeja a longo prazo, faz análises complexas dos dados, tem como ideal a burocracia. Maximiza o uso de informações para alcançar a melhor solução. É detalhista, controlador e centralizador.

    Integrativo - usa muita informação e gera várias alternativas possíveis, prefere organizações menos rígidas. Valoriza a exploração e a criatividade e tenta compatibilizar interesses de pessoas e da organização.

    Sistêmico - é o mais complexo e difícil de ser  compreendido. Combina qualidades do estilo integrativo e do hierárquico. Não delega, exercendo influência e controlando  informações. Planeja a curto e a longo prazo. Valoriza informação, estimulando sua coleta regular e cuidadosa. Estimula as pessoas a trazerem informações.

    Fonte: http://rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/viewFile/1781/458

  • Colega Jocimar Alves, o estilo proposto na questão não pode ser o hierárquico, pois este utiliza muita informação na tomada de decisão.  

  • O estilo integrativo usa bastante informação e gera o maior número de alternativas possíveis no processo decisório. O estilo hierárquico que é caracterizado como controlador, centralizador, preocupado com métodos e resultados esperados. Tem como ideal a burocracia, podendo inibir a criatividade.

    Gabarito: E

    Fonte: Lilian Quintão - Ponto dos Concursos

  • ERRADO

     

    Estilo integrativo = elabora diferentes cenários; usa muita informação; valoriza criatividade. Contempla diferentes pontos de vista, e usa o feeling como fonte de informação.

  • Jesus é muito conceito. Tudo tem no mínimo 3 conceitos nessa matéria afff

  • Estilos Decisórios 

    -Decisivo-
    Trabalha com uma unica alternativa, usa pouca informação
    Orientado para resultados
    Pouco Planejamento, privilégia conversas e busca ação dirertiva, não respeitando hierarquias.

    -Flexivel-
    Trabalha com mais de uma alternativa, mas usa pouca informação
    é criativo e decide com base no consenso do grupo
    Prefere a intuição ao planejamento

    -Hierarquico-
    busca uma unica alternativa possivel, usa muitas informações
    É detalhista e centralizado, podendo inibir a criatividade ( provilegia a burocracia)


    -Integrativo-
     Usa muita informação e gera maior número de alternativas possíveis (cenários)
    Valoriza a criatividade e a exploração, as decisões são morosas e participativas
    Usa o Felling como fonte de informação


    -Sistêmico-
     Combina traços dos estilos anteriores
    Écentralizador, mas estimula as pessoas a trazerem dados e informações subsidiárias
    Planeja para curto prazo. 

     

     

     

     


     

     

     

     

  • ERRADO.

     

     

     

    Correção: Normalmente, o tomador de decisões que adota o estilo integrativo utiliza poucas informações no processo decisório. Por esse motivo, ele VALORIZA a criatividade e prioriza a avaliação dessas informações de maneira crítica, detalhada e DESCENTRALIZADA.

  • ESTILO INTEGRATIVO: Nesse caso há uma grande quantidade de informações e o uso de grande número de alternativas, buscando produzir várias interpretações simultâneas sobre as situações enfrentadas e valorizando exploração e criatividade.

  • ERRADO

     

    Quantidade de informação

    1-DECISIVO: Menos informações e solução única

    2- FLEXÍVEL: Menos informaçõess e múltiplas soluções

    3- HIERÁRQUICO: Mais informações e solução única

    4- INTEGRATIVO: Mais informações e múltiplas soluções

  • integrativo = o próprio nome já diz, integrado.

    Algo integrado,  utilliza-se de informação de diversos setores. Claro que será muita informação

  • O Estilo integrativo de tomada de decisão é aquele no qual o decisor utiliza muita informação e possui foco em múltiplas alternativas. Além disso, ele prefere (  e não PRETERE, como afirmado na questão) a criatividade, não sendo centralizador.

    Professor Carlos Xavier

  • Gab: E

    Normalmente, o tomador de decisões que adota o estilo integrativo utiliza poucas informações no processo decisório. Por esse motivo, ele pretere a criatividade e prioriza a avaliação dessas informações de maneira crítica, detalhada e centralizada.

    (duas palavras que não se combinam)!

  • Gab: ERRADO

    Integrativo: elabora diferentes cenários, usa muita informação, valoriza criatividade. Contempla diferentes pontos de vista, usa o feeling como fonte de informação. 

  • Pela falta de coerência já dá pra matar a questão :)

  • Gab: ERRADO

    O modelo integrativo busca outras opiniões e informações, não se restringe às suas ideias.

  • Questão de examinador mal amado. O estilo integrativo é estudado dentro de uma classificação por proposta Driver no livro “The dynamic decision-maker: five decisions styles for executive na business sucess”.

    Não pense que estou querendo dar uma de gringo, mas é que esse livro é tão importante que nunca foi traduzido para o português (ironia).

    Essa classificação proposta por Driver, adotada apenas por ele, mãe dele e, claro, o examinador do CESPE propõe cinco estilos de decisão a depender de dois fatores: a) criação de alternativas e b) uso da informação.

    Vejamos:

    Note que nessa classificação temos 5 estilos de decisão: decisivo, hierárquico, flexível e integrativo. Vamos estudar cada estilo a partir de Costa (2008):

    Estilo Decisivo - é o indivíduo que utiliza pouca informação para decidir. Entre as características desse decisor estão: a conversa e ação diretas, pouco planejamento, pouco respeito à hierarquia, reuniões curtas com agendas claras e com tomadas de decisão a cada reunião. Esse decisor prefere organizações onde as tarefas são bem definidas e trabalha um problema de cada vez. Apresenta um estilo autocrático, ao centralizar todas as decisões, e delegativo, quando distribui a execução das atividades que subsidiam a sua decisão a outrem, procurando resultados sem interferir na tarefa delegada. É orientado para resultado.

    Estilo Flexível - o decisor flexível utiliza pouca informação para decidir, mas procura analisá- la sob diferentes aspectos, optando pela mais apropriada. Esse indivíduo geralmente é adaptativo, flexível e criativo, preferindo a intuição ao planejamento. Trabalha com vários objetivos que geralmente refletem o pensamento da maioria, preferindo mais a aceitação que a resistência. Prefere organizações pouco estruturadas e regradas. Decide com base nas discussões do grupo no qual atua.

    Estilo Hierárquico - o decisor hierárquico planeja a longo prazo, fazendo análises complexas dos dados. Faz máximo uso de informações para alcançar a única melhor solução. É detalhista, tentando fazer antecipações, e controlador, centralizador, preocupado com os métodos utilizados e os resultados esperados. Prejudica sua comunicação pela complexidade e detalhamento das idéias. Tem como ideal a burocracia, podendo inibir a criatividade.

    Estilo Integrativo - o decisor integrativo usa muita informação e gera o maior número de alternativas possíveis para uma decisão. Produz simultaneamente várias interpretações sobre as situações e valoriza a exploração e a criatividade. Suas decisões geralmente estão abertas a modificações e demoram a ser tomadas. O decisor integrativo tenta compatibilizar interesses das pessoas e da organização. Prefere organizações menos rígidas. Os relatórios e projetos são longos e elaborados, envolvendo bastante discussão. Admite “feeling”, fatos e opiniões como informação.

    Estilo Sistêmico - o decisor sistêmico é o mais complexo e difícil de ser compreendido. Combina qualidades do integrativo e do hierárquico. É um maximizador e multifoco ou unifoco. Não delega, exercendo influência e controlando informações. Enfatiza as prioridades e estratégias detalhadas para tratar problemas. Planeja para curto prazo com objetivos concretos e mensuráveis, sendo que o conjunto é dirigido para objetivos maiores e a longo prazo. Valoriza a informação, estimulando sua coleta regular e cuidadosa. Estimula as pessoas a trazerem informações informais. Utiliza-se de todos os recursos para compreender a situação (diagramas, mapas, gráficos, etc.).

    Note que o estilo integrativo utiliza muita informação, por isso o enunciado está errado.

    Gabarito: Errado

  • Preterir = Deixar de lado.

  • Preterir = Deixar de lado.

  • Gabarito: errada.

    O tomador de decisões que adota o estilo Integrativo é maximizador e tem em multifoco. Ou seja,

    ele utiliza muitas informações para decidir e busca diversas alternativas para a situação

    enfrentada. O tomador de decisões valoriza a criatividade e a exploração.

    Por sua vez, o tomador de decisões detalhista, controlador e centralizador é aquele que adota o

    estilo hierárquico.

    Estratégia Concursos-Prof. Stefan Fantini

  • Estilos Decisórios de Driver

    De acordo com Driver, existem 5 estilos decisórios: Decisivo, Flexível, Hierárquico, Integrativo e Sistêmico.

    Esses estilos se baseiam em duas variáveis: Uso da Informação (maximizador ou satisfaciente) e Foco (unifoco ou multifoco).

    Estilo Integrativo: O tomador de decisões é maximizador e possui multifoco. Ele utiliza muitas informações para decidir e busca diversas alternativas para a situação enfrentada. Ele demora para tomar decisões, e suas decisões normalmente estão abertas a mudanças. Esse estilo de tomador de decisão busca compatibilizar (integrar) os interesses das pessoas com os interesses da organização.

    Item errado. É no Estilo Decisivo ou no Estilo Flexível que o tomador de decisões  utiliza poucas informações para decidir.