-
Correta;
O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:
Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;
Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;
Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;
Aprendizado e crescimento: diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.
http://www.significados.com.br/bsc-balanced-scorecard/
-
Certo
O principal objetivo do balanced scorecard é alcançar o alinhamento entre o planejamento estratégico da empresa e as atividades operacionais que ela exerce. Ele traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados através de indicadores que irão informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro. Ao articularem os resultados desejados pela empresa, os executivos esperam canalizar a energia, a habilidade e o conhecimento de todos os colaboradores da organização para alcançar os objetivos de longo prazo. Para isso é preciso tomar algumas ações, dentre as quais podemos citar:
> Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia: A tradução da missão estratégica é algo crucial para o desempenho dos objetivos organizacionais e deve ser feita por todos os gestores, através de um conjunto de objetivos e indicadores inerentes a cada departamento (Mapa Estratégico), que contribuem para a criação de um consenso entre gestores, colaboradores e as atividades da organização em si.
> Planejar, estabelecer metas e alinhar as iniciativas estratégicas: Os gestores (altos executivos) devem identificar e estabelecer metas para seus colaboradores, definir processos, planejar o desempenho financeiro e também ditar qual o ritmo ideal de crescimento da organização. Todo esse planejamento deve ser feito em acordo com as capacidades reais da empresa e com a projeção de desempenho do mercado que esta participa.
> Melhorar o Feedback e o aprendizado estratégico: O feedback e o processo de revisão avaliam o desempenho das metas e da estratégia adotada pela organização. Essa ação otimiza as habilidades e o conhecimento dos colaboradores, bem como permite melhorar o monitoramento e o controle da organização, sob a ótica de quatro perspectivas principais: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.
> Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas: Permite aos gestores comunicar a estratégia ligando os objetivos empresariais aos departamentos. A ideia é assegurar aos gestores que todos os níveis da organização compreendam as estratégias de longo prazo, e que tanto os objetivos departamentais quanto os individuais estão alinhados entre si. O balanced scorecard auxilia justamente nesse alinhamento
(Padoveze, 2007).
-
O BSC utiliza diferentes perspectivas: Finaceira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
-
No que se refere à importância dos FCS, Bullen e Rockart (1981) reafirmam que, tão importante quanto a determinação das metas focadas pelo gestor, é todo esforço, de uma maneira sábia e clara da estrutura básica de todas as variáveis que poderão influenciar o sucesso ou fracasso no atingimento das metas, sabendo que estas variáveis são os FCS, cujas aplicações podem ser divididas em três partes:
• Auxiliar os gestores individuais a identificar as informações inerentes;
• Colaborar com a organização no processo estrutural de planejamento estratégico, no planejamento de longo prazo e anual;
• Auxiliar a organização no processo de planejamento dos sistemas de informação.
Observa-se, portanto que os FCS são informações imprescindíveis para que a corporação atinja seus objetivos e alcance o sucesso. A ferramenta de gestão BSC auxilia nesse processo com indicadores que traduzam e monitorem os desempenhos críticos, com isso a eficácia dos recursos e desempenho organizacional e de seus processos não comprometam as metas definidas.
Se faz necessário o planejamento estratégico de toda a organização, iniciando-se pelas áreas críticas da organização, observando a análise do mercado forças estruturais, ou seja, de toda a corporação.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/56949/fatores-criticos-de-sucesso#ixzz4CXBkSkRf
-
Não confundir...
O BSC é ferramenta para implementar a estratégica (e não de avaliar as estratégias), através de indicadores quantificáveis e verificáveis.
Primeiro existe a necessidade das metas e estratégias estarem definidas, para depois ser implantada a ferramenta BSC.
Ou seja, o BSC executa oq está no planejamento.
-
O Balanced Scorecard (BSC) permite a visualização de fatores de sucesso em diferentes perspectivas, comumente: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Esta ferramenta de gestão estratégica permite o planejamento, implementação e controle da estratégia por meio da medição do desempenho de cada um desses fatores em um painel de desempenho.
GABARITO: Certo.
Prof. Carlos Xavier
-
Balanced Scorecard (BSC)
Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).
Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."
O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.
Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes
-
-
A finalidade básica do balanced scorecard é traduzir a estratégia organizacional em uma tarefa de todos. Para tanto, o BSC propõe a criação de um conjunto de indicadores e medições. Lembra dos componentes do BSC?
Vamos relembrar:
São componentes do BSC: objetivos estratégicos, indicadores de desempenho, metas, planos de ação e o mapa estratégico.
Esses componentes ajudam os gestores a mensurarem a evolução da organização quanto ao alcance dos objetivos organizacionais a partir de várias perspectivas.
Quais perspectivas?
Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e crescimento.
O enunciado faz uma ótima síntese do BSC.
Resta destacar, por fim, que os fatores críticos de sucesso são aqueles considerados indispensáveis para a implantação da estratégia. Podemos ter fatores críticos nas várias perspectivas do BSC.
Gabarito: CERTO
-
Ficou parecendo um julgado hehe.
-
kkkk