SóProvas


ID
1930978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue o item subsecutivo.

Em uma situação de equilíbrio organizacional, a organização caracteriza-se como um sistema ao qual seus participantes concedem contribuições enquanto recebem incentivos proporcionais aos seus esforços de contribuição.

Alternativas
Comentários
  • Cristo Jesus, quanto subjetivismo! Mas vamos lá. Ao meu ver não enxergo que só por que uma pessoa recebe incentivos é que ela irá conceber contribuições à organização. Muitas pessoas têm colocado em prática o seus esforços para contribuir com a organização que trabalha, mas no entanto não recebem sequer qualquer incentivo, ainda que desproporcional. Normalmente considera-se isso como falta de valorização do servidor ou colaborador, visto que tais valores não são levados em consideração por muitas organzações, principalmente as públicas. Porém, em um segundo plano, poderíamos até considerar que a motivação no ambiente de trabalho poderá "amolecer os corações" e viabilizar uma participação mais aproveitável do indivíduo, mas não que isso esteja atrelada a proporcionalidade, razoabilidade, pois ninguém sabe qual medida será suficiente para motivar um servidor, por que alguns podem se sentir motivados com apenas fatores higenicos e outros com fatores motivacionais. Ainda ouso opinar que muitos servidores públicos recebem grandes incentivos pecuniários para contribuir com o serviço publico e sequer movimento um dedo para melhorar tal serviço. Esta é a própria desídia administrativa vista na prática.  

     

     

    Marque a questão como CERTA, mas se puderem contribuir com mais comentário, corrijam-me por favor!

  • CERTA.

    Na teoria, esse é o chamado equilíbrio organizacional. O funcionário contribui para as organizações com o seu esforço e as organizações retribuem o funcionário proporcionalmente com remuneração, conhecimento e satisfação. Na prática não é bem assim, mas enfim. 

  • Marcus Braga, não há subjetivismo na pergunta. Ela se refere à teoria do equilíbrio organizacional, criada por Herbert Simon. A questão cobra teoria de administração, e não acontecimentos do plano prático. 

  • A esse comportamento pode-se de certa forma associar a teoria do reforço e ao modelo de liderança transacional também, então acaba não sendo subjetiva a questão por causa dos teóricos que identificaram esse comportamento do colaboradores.

  • A Teoria do Equilíbrio Organizacional tenta explicar como ocorre, ou não, a cooperação dos indivíduos em uma organização. De acordo com essa teoria, as pessoas recebem incentivos da organização (dinheiro, benefícios etc.) em troca das suas contribuições (trabalho, dedicação, comprometimento etc.).

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Em uma situação de equilíbrio organizacional, a organização caracteriza-se como um sistema ao qual seus participantes concedem contribuições enquanto recebem incentivos proporcionais aos seus esforços de contribuição.

    Mesmo sem saber a tal teoria, creio que da pra tirar algumas conclusões:

    1° Se as pessoas colocam seus esforços em prática (contribuições) e não recebem (incentivos) não há uma situação de equilíbrio organizacional, ou

    2° se recebem incentivos(da organização) mas não não contribuem (com seu trabalho, dedicação...), também não há que se falar em uma situação de equilíbrio organizacional.

    3° Por outro lado, se as duas coisas acontecerem (os participantes concederem suas contribuições e em troca receberem incentivos) haverá uma situação de equilíbrio organizacional.

  • Na Teoria do Equilíbrio de Herbert Simon, citado por Chiavenato em seu livro, é mencionado que os incentivos que os funcionários recebem são IGUAIS ou MAIORES do que as contribuições que lhes são exigidas. Por isso fiquei em dúvida em assinalar a questão até porque a banca é CESPE. 

  • São postulados básicos da teoria do equilíbrio organizacional:

    1) Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;


    2) Cada participante e cada grupo de participantes recebe estímulos (incentivos, recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;


    3) Todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os estímulos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidas;


    4) As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos estímulos que oferece aos participantes;


    5) A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar estímulos e motivação para induzirem os participantes à prestação de contribuições. (MARCH, SIMON, 1975, p. 70).

  • Questões semelhantes

    CESPE - 2012 - MPE-PI 

    O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais. CERTO

     

    CESPE - 2012 - ANCINE - TÉCNICO ADM

    A reciprocidade organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações baseia-se em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional. CERTO

     

    CESPE - 2010 - AGU - ADMINISTRADOR

    O gerente consegue o equilíbrio organizacional, no que tange à gestão de pessoas, quando existe proporcionalidade entre os benefícios ofertados pela organização e os custos pessoais desembolsados. CERTO

     

    • Palavras-chave p/ equilíbrio organizacional: incentivos, contribuições, recompensas e proporcionalidade.

     

    Gabarito: C

  • GABARITO CERTO

     

    O equilíbrio organizacional acontece quando os participantes de uma organização oferecem contribuições em nível suficiente para que a organização possa continuar oferecendo incentivos adequados e proporcionais para que seus esforços sejam mantidos. Nesta situação haverá equilíbrio. É exatamente o que está na questão.

     

    FONTE: Prof. Carlos Xavier (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

    ________________________

     

    O que queremos? Tomar posse.

    E quando queremos? É irrelevante.

     

     

  • GAB: C

     

    É uma questão que não precisa nem de explicação, pois é um conceito básico de equilíbrio organizacional. Se gravar isso aí, já tem um bom norte para resolver a maioria das questões.

  • Questões que ajudam a resolver:

     

    Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: FUNPRESP-JUD Prova: Assistente - Administrativa

    Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição.

    GABARITO:CORRETO

     

    Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Prova: Auditor Fiscal de Controle Externo - Administração.

    Em uma situação de equilíbrio organizacional, a organização caracteriza-se como um sistema ao qual seus participantes concedem contribuições enquanto recebem incentivos proporcionais aos seus esforços de contribuição.

    GABARITO:CORRETO

     

    Aplicada em: 2013 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Analista - Negócios
    A inserção da gestão de pessoas no planejamento, na formulação e na execução da estratégia concorre para o alcance do equilíbrio organizacional, visto que o desenvolvimento das pessoas contribui para a mobilização eficiente e eficaz dos diferentes recursos das organizações.

    GABARITO:CORRETO

     

    Aplicada em: 2012 Banca: CESPE Órgão: ANCINE Prova: Técnico Administrativo

    Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
    itens a seguir.

    A reciprocidade organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações baseia-se em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional.

    GABARITO:CERTO

  • Certo!

    Teoria do equilíbrio organizacional.

  • QUESTÃO CORRETA. Descreveu-se o conceito de equilíbrio organizacional, que preconiza que, na organização, há um sistema de trocas justas onde o colaborador presta seus serviços - contribuições -, ao passo que a empresa os concede incentivos diversos.

     

    Na maioria das vezes, no que tange às questões que versam sobre Equilíbrio Organizacional, o Cespe faz uma paráfrase (reescrita) da supracitada teoria. A questão abaixo corrobora meu pensamento, vejamos:

    (CESPE - FUNPRESP-JUD - 2016)

    Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição.

     

    Certo. Visto que a paráfrase manteu a semântica da teoria do equilíbrio organizacional.

  •  HÁ UM VELHO DITADO QUE DIZ QUE É DANDO QUE SE RECEBE. MUITOS CHAMAM ISSO DE RECIPROCIDADE. TRATA-SE DO RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS E A EMPRESA. EXISTE UMA FORTE INTERAÇÃO PSICOLÓGICA ENTRE CADA PESSOA E A ORGANIZAÇÃO NA QUAL PARTICIPA E TRABALHA. DESSA INTERAÇÃO DECORRE UM PROCESSO DE RECIPROCIDADE: A ORGANIZAÇÃO OFERECE INCENTIVOS PARA O PARTICIPANTE E, ALÉM DISSO, REMUNERA-O, OFERECE SEGURANÇA, STATUS E CRIA CONDIÇÕES PARA QUE ELE TRABALHE AQUADAMENTE. DE FORMA RECÍPROCA, O PARTICIPANTE RESPONDE COM CONTRIBUIÇÕES, TRABALAHANDO, ESFORÇANDO-SE E DESEMPENHANDO SUAS TAREFAS CONFORME SOLICITADO. A ORGANIZAÇÃO, NESSE CASO, ESPERA QUE O PARTICIPANTE ATENDA ÀS SUAS EXIGÊNCIAS E NECESSIDADES E, POR SEU TURNO, O EMPREGADO ESPERA QUE A ORGANIZAÇÃO AJA CORRETAMENTE COM ELE E DECIDA COM JUSTIÇA E EQUIDADE.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • * o equilíbrio organizacional diz que os participantes da organização manterão sua participação à medida que percebam que essa participação vale a pena para eles.

     

    * Organização oferece incentivos, Pessoas oferecem contribuições Consequente equilíbrio organizacional. Todos saem ganhando.

     

     Fonte: meus Resumos.

  • GABARITO: CERTO

    O equilíbrio organizacional acontece quando os participantes de uma organização oferecem contribuições em nível suficiente para que a organização possa continuar oferecendo incentivos adequados e proporcionais para que seus esforços sejam mantidos, ou seja, é uma troca de contribuições, ou ainda, permuta entre o trabalhador e o empregador.

    Abraços. :)

  • me ajuda que eu te ajudo, então fica tudo equilibrado

  • Corretíssima. Relacionou corretamente a organização à incentivos e os participantes às contribuições, e ainda incluiu a proporcionalidade para a relação de equilíbrio. Show!

    Gabarito: C

  • O equilíbrio organizacional acontece quando os participantes de uma

    organização oferecem contribuições em nível suficiente para que a organização

    possa continuar oferecendo incentivos adequados e proporcionais para que

    seus esforços sejam mantidos. Nesta situação haverá equilíbrio. É exatamente

    o que está na questão.

    GABARITO: Certo.