-
errada, os sistemas ou tipos de classificação de arquivos são: alfabética, numérica, alfanumérica, cronológica, geográfica, ideológica, decimal, decimal universal(dcu) e automática.Temático não faz parte da relação.
-
"A classificação é geralmente traduzida em esquema no qual a hierarquia entre as classes e subclasses aparece representada espacialmente. Esse esquema é chamado “plano de classificação”.
A adoção de um ou mais critérios de ordenação para uma série documental permite evitar, em princípio, que, para a localização de um único documento, seja necessária a consulta de dezenas ou centenas de outros.
Mais comumente, a organização dos documentos de arquivo costuma ser resumida à sua ordenação - após serem separados por tipo ou espécie, são ordenados cronologicamente, alfabeticamente ou numericamente."
(Gonçalves; 1998)
-
O correto seria critérios de ordenação e não critérios de classificação!
-
Quando se classificase faz duas operações simultâneas: INDEXAR e ORDENAR.
Na classificação é adotado apenas um critério, ou seja, ou se ordena alfabeticamente, numericamente, alfabeticamente, etc., e a questão está falando de vários critérios.
CLASSIFICAÇÃO: um critério só!
RECUPERAÇÃO: poderá ser adotado mais de um critério!
-
A questão trata-se de MÉTODOS DE ARQUIVAMENTO, e não critérios de classificação de documentos.
A classificação de documentos consiste em analisar o GÊNERO, ESPÉCIE e a NATUREZA DO ASSUNTO, enquanto que os métodos de arquivamento consistem em dois grandes sistemas de acesso, o direto e o indireto, tais como alfabético, geográfico, numéricos, alfanuméricos entre outras.
-
Gab. E
Segundo o Manual de Classificação e Ordenação Arq-SP, a classificação deve seguir o critério funcional (classes corresponde estritamente a funções), estrutural (classes corresponde a "estruturas" - setores, divisões, departamentos) ou por assunto (refere-se mais ao conteúdo propriamente dito do conteúdo). A mescla dos critérios pode interferir na coerência interna do plano de classificação.
Em verdade, a questão literalmente copiou o conceito de ORDENAÇÃO do Manual Arq-SP:
"A adoção de um ou mais critérios de ORDENAÇÃO para uma série documental permite evitar, em princípio, que, para a localização de um único documento, seja necessária a consulta de dezenas ou centenas de outros."
Fonte: COMO CLASSIFICAR E ORDENAR DOCUMENTOS DE ARQUIVO; Arq-SP.