SóProvas


ID
1930993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à gestão de processos para a gestão da qualidade.

Para controlar a qualidade dos seus processos de serviços, uma organização pode utilizar o controle estatístico de processos, pelo qual se evidenciam desvios ou tendências a desvios de processos.

Alternativas
Comentários
  • Certo

     

    Segundo Montgomery (1985), a qualidade pode ser definida como o conjunto de atributos que tornam um bem ou serviço plenamente adequado ao uso para o qual foi concebido. Complementarmente, para Betersfield (1986), a qualidade é o conjunto de características de um produto ou serviço que contribui para a satisfação dos clientes. Esta satisfação envolve preço, segurança, disponibilidade, durabilidade e usabilidade. O controle estatístico do processo é usualmente o método preferido para controlar a qualidade, porque a qualidade está sendo “construída” no processo em vez de ser inspecionada no final. (SLACK 1997).

  • CERTA.

    O controle estatístico do processo (CEP) é uma ferramenta quantitativa e estatística muito importante na avaliação de indicadores, se estão dentro dos parâmetros estipulados ou se estão sendo desviados de algum modo.

  • Correta, complementando:

     

    O CEP estabelece:

     

    > Informação permanente sobre o comportamento do processo;

    > Utilização da informação para detectar e caracterizar as causas que geram instabilidade no processo;

    > Indicação de ações para corrigir e prevenir as causas de instabilidade;

    > Informações para melhoria contínua do processo.

     

     

    http://www.portalaction.com.br/controle-estatistico-do-processo/introducao

  • O controle estatístico possibilitou um maior conhecimento dos processos de trabalho e quais eram os fatores que impactavam mais na qualidade dos produtos e serviços.

     

  • Certa. " Fatos e Dados" evidenciam desvios quando analisados atraves de indicadores de desempenho.

  • Para podermos analisar um processo corretamente, necessitamos de uma análise com base em dados e indicadores de desempenho. Para isso, utilizamos diversas ferramentas estatísticas. Ao estudar os processos, temos dois tipos de medidas estatísticas importantes: as medidas de tendência (ou posição) e as medidas de variabilidade (ou dispersão). - RENNO
     

    Correto

  • GAB. CERTO 

     

    GRÁFICO DE CONTROLE ou CARTA DE CONTROLE ou CONTROLE ESTATÍSTICO DE UM PROCESSO (CEP )       

     

    -> Também denominado Controle Estatístico de um Processo - CEP, é usado para monitorar a evolução do desempenho estatístico de um processo, quantificando a frequência com que certos eventos ocorrem num certo período.

    -> É uma das sete ferramentas da qualidade e funciona como uma sucessão de histogramas, elaborados em intervalos predefinidos.

    -> Existem as cartas de controle para variáveis contínuas (no qual são feitas medidas de natureza física, como comprimento, largura, massa, volume) e as cartas de controle para variáveis discretas (resultados dos processos que podem ser enumeráveis, como quantidade produzida, número de pessoas numa fila, número de defeitos).

    -> As cartas de controle são formadas por três linhas básicas: limite superior de controle, limite inferior de controle e linha média.

     

    CESPE - Controle estatístico de processo e amostragem de aceitação são métodos de verificação da qualidade de uma amostra de um produto ou serviço. CERTO

     

    CESPE - O controle estatístico do processo ( CEP ) é realizado por amostragem e tem por finalidade identificar as causas comuns e especiais relativas aos processos.  CERTO

  • Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.

    Posteriormente o CEP trará menos retrabalho aproveitando melhor os recursos disponíveis e o bem estar dos funcionários que passarão a trabalhar melhor e com metas específicas para cada área, podendo assim implantar outros programas como o plano de remuneração variável (PRV).

    Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para implementarem as melhorias possíveis

  • Esse vídeo explica de forma simples e compreensível o q é Controle Estatístico de Processos (CEP)

     

    https://www.youtube.com/watch?v=6KqIC8JgOWA

  • Imagine uma indústria de grande porte com diversos processos a serem feitos, por exemplo, no processo de logística pode ser utilizado a estatística para se saber quantos caminhões estão sendo carregados em tempo hábil ou quantos caminhões estão parados por estarem quebrados.

     

    Gabarito CERTO

  • Quando estudamos os processos, temos dois tipos de medidas estatísticas importantes: as medidas de tendência (ou posição) e as medidas de variabilidade (ou dispersão).

     

    As principais medidas de tendência são:

    *moda

    *média

    *mediana.

     

    Já as medidas de variabilidade apontariam quanto os dados são dispersos em relação à média. As medidas de variabilidade mais importantes são: a amplitude, a variância e o desvio padrão.

     

    Ao analisarmos os resultados de um processo, temos que avaliar os dados da média (medida de tendência) e do desvio padrão (medida de variabilidade), pois isso nos fornece um diagnóstico de como estão os resultados médios e qual é a precisão do processo (ou qual é a sua regularidade).

     

    Fonte: Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó

  • CERTO

     

    O controle estatístico de processos é usado para entender, reduzir ou eliminar variabilidade em processos que são instáveis devido a taxas de erros e/ou ineficiência. Essa redução na instabilidade do processo melhorará o processo em si.

     

    FONTE: CBOK 2013 - PÁG. 211

  • BPM CBOK versão 3.0: 

    Quando uma organização se compromete a fornecer produtos ou serviços para satisfazer necessidades dos clientes, padrões de tempo, custo, capacidade e qualidade devem ser controlados para o processo ser capaz de proporcionar o resultado desejado.

    Ao manter um processo sob controle estatístico por um período de tempo suficiente, pode-se detectar fontes de desvio, erros ou ineficiências que podem ser corrigidas para o processo alcançar seus propósitos. Portanto, o processo deve apresentar um grau razoável de estabilidade estatística para ser declarado capaz de alcançar o resultado desejado. (pág. 211)

  • Gabarito - Certo.

    O CEP (Controle Estatístico de Processos) consiste exatamente nisso: uma verificação estatística para que se evidenciem processos com problemas ou tendências a desvios, para que possam ser corrigidos e gerar o menor impacto possível na organização.

  • Questão interessante que relaciona conteúdos de gestão da qualidade com a gestão de processos. 

    O controle estatístico é uma ferramenta da qualidade desenvolvida por Walter Shewhart que analisa os resultados das inspeções por meio de gráficos de controle que permitem distinguir variações ordinárias ao processo daquelas atípicas.

    Essa ferramenta pode ser utilizada para identificar, conforme proposto pelo enunciado, desvios ou tendências a desvios de processos e, assim, contribuir para o aprimoramento desses processos. 

    GABARITO: CERTO

  • Para controlar a qualidade dos seus processos de serviços, uma organização pode utilizar o controle estatístico de processos, pelo qual se evidenciam desvios ou tendências a desvios de processos.

  • Gab: CERTO

    O Controle Estatístico de Processos é usado para entender, reduzir ou eliminar variabilidade em processos que são instáveis devido a taxas de erros e/ou ineficiência. Essa redução na instabilidade do processo melhorará o processo em si.

    BPM CBOK. V3 - pág. 211.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Se fosse para mensurar a qualidade NÃO SERIA O CASO.

    Porém , após fazer a mensuração da qualidade pode sim, a fim de verificar os desvios de qualidade de cada processo