SóProvas


ID
193147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens de 19 a 25, que abordam conceitos, teorias e
princípios fundamentais da arquivologia, além de aspectos
relativos a tipologias e suportes documentais.

O termo suporte é utilizado em arquivologia para denominar qualquer material que contém informações registradas. Alguns exemplos, além do mais comum hoje, que é o papel, são: papiro, pergaminho, filme de acetato, fita magnética, disco magnético, disco ótico, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • SUPORTE e o meio no qual a informação está registrada.

  •  nesta questão trata-se de um conceito fundamental de arquivologia:

    SUPORTE: material no qual são registradas as informações.

  • Definição de Papiro e Pegarminho, caso alguem não saiba...

    O papiro é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada. A escrita dava-se paralelamente às fibras.

    Pergaminho (do grego pergaméne e do latim pergamina ou pergamena), é o nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever. Designa ainda o documento escrito nesse meio. O seu nome lembra o da cidade grega de Pérgamo, na Ásia Menor, onde se acredita possa ter se originado ou distribuído.

     

     

  • O papel é hoje o suporte mais utilizado, mas não é o único. Com o avanço de novas tecnologias ligadas à informática, é cada vez maior o número de instrumentos capazes de servir de suporte para a informação.
  • SUPORTE = material físico no qual a informação é registrada.
  • suporte: --> é o material onde tem informação registrada. Na atualidade são diversas formas modernas de registrar informações, além é claro do papel.
  • No meu ponto de vista a questão deveria ser anulada visto que está errada! Veja que o suporte é qualquer material que PODE conter informações registradas. A questão diz como conceito que o suporte já contém a informação registrada, ai já não é mais simplismente um suporte, vira um DOCUMENTO.

    Alguém concorda comigo? Discorda? Se puder me mandar uma mensagem pra me falar algo a respeito fico muito agradecido. Obrigado.
  • Também pensei da mesma forma, Igor. Na minha opinião, ao ler a questão dá a entender que a informação já consta no suporte... se já consta, não é um mero suporte, e sim um documento.
  •  Concordo com Igor. Vejam as definições contidas no Aurélio, Houaiss e Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:

    Suporte:
    "Material (...) capaz de receber e conservar a inscrição de um texto." (Aurélio)
    "Base física na qual se registram informações impressas, manuscritas, fotografadas, gravadas etc." (Houaiss)
    "Material no qual são registradas as  informações." (DBTA)

    Documento:
    "Qualquer base de conhecimento, fixada materialmente e disposta de maneira que se possa utilizar para consulta, estudo, prova, etc." (Aurélio)
    "Texto ou qualquer objeto que se colige como prova de autenticidade de um fato e que constitui elemento de informação." (Houaiss)
    "Unidade de registro de  informações, qualquer que seja o suporte ou  formato." (DBTA)

    Também penso que a questão deva ser anulada, pois suporte é qualquer material CAPAZ de conter informações registradas, não que necessariamente as contém (o papel e o CD são suportes ainda que limpos de registros).

     

  • De Igor para Igor: discordo de você no seguinte: o fato de documento ser suporte + informação não faz o suporte deixar de ser suporte. Veja só; digamos que você tem um contrato (suporte + informação = documento), mas o suporte deste contrato é o papel. Veja que o suporte papel terá informação registrada, conforme diz o enunciado da questão.

    Abraço e força nos estudos!
  • Também penso que a questão deveria ser anulada.Por uma questão muito simples:Quando a informação já está registrada no suporte(papel ou uqalquer outra coisa),ela deixa de ser considerada apenas suporte.Passa a ser suporte + informação=documento.Falta de atenção de quem elaborou a questão

  • Questão certíssima! Os termos da arquivologia são muito específicos!


    SUPORTE – CONCEITO.

    De forma objetiva, suporte é o meio físico empregado para registrar algo de um documento, ou seja, é a base onde se encontra determinada informação ou mesmo um documento.

     

    clip_image002

     

    Devemos entender como suporte de documento qualquer meio que a informação esteja fixada.

    Suporte é o local onde se registra qualquer informação. São exemplos de suporte: papel, diapositivo (são aqueles slides pequenos), negativos de fotografia, mídias ópticas de computador (CD, DVD, BD*) etc.


    Fonte : 

  • Na minha opinião esta questão deveria ser anulada, como disseram alguns colegas. Suporte é apenas o objeto onde estará inserida a informação. Qualquer material que contém informações registradas é sinônimo de documento, ou seja, informação + suporte = documento.

  • "...que contém informações registradas..." 

    Entendi que "já tem informações registradas". Logo, não se trata de Suporte (ex: folha de papel em branco) e sim Suporte + Informação (que contém informações registradas) = Documento.

    Na prova deixaria em branco, porque o Cespe manda e desmanda à vontade.

  • Concordo com o colega Igor Fernandes e acho que a questão está corretíssima. 

  • falar que pergaminho é usado nos dias de HOJE , não engoli essa não, meio estranha essa questão