-
"[...], os documentos públicos modernos devem ser guardados em unidades distintas que correspondam à sua ordem em determinado órgão governamental. Isso concorda com os princípios da proveniência."
(SCHELLENBERG, 2004)
-
O princípio de respeito ao fundo ou princípio da proveniência é aquele segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa "
Dicionário de Terminologia Arquivística
" o arranjo dos papéis não pode se desvincular do lugar de onde vieram, devendo ser agrupados de acordo com sua origem nos corpos administrativos de onde vieram "
Heloísa L. Bellotto
" Principio segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa. "
Maria Alexandra Miranda Aparício
-
Errei a questão, depois analisei segundo princípio do respeito à ordem original:
Os arquivos não devem se misturar com os de outra predecência, ou seja:
- Arquivos produzidos na mesma entidade, ficam nessa entidade;
- Arquivos produzidos em entidades diversas, cada qual na sua entidade
-
Errei a questão...na verdade entendi diferente, a banca não foi explicita que tipo de documento publico, arquivo corrente, intermediário ou permanente? eu analisei de modo generico, sendo assim os documentos devem ficar na mesma unidade que o originou ou seja no caso do corrente por exemplo como estão em constante uso....li as explicaçoes de voces e continuei sem entender de acordo com a pergunta, alguem poderia me dar um help?
-
também não entendi a questão assim como a colega acima. Alguem pode dar uma ajudinha por favor ?
-
Lendo e relendo a questão acho que entendi o ponto. A questão está falando de documentos serem mantido em unidades diferentes
que correspondam à sua origem. Lógico, documentos com uma certa origem devem ser mantidos em unidades diferentes do que
tem uma origem diversa, segundo o principio de respeito aos fundos, já explicitado pelos colegas.
-
Questão Correta!
Os documentos públicos modernos devem ser guardados em unidades distintas que correspondam à sua ordem em determinado órgão governamental. Isso concorda com os princípios da proveniência."
-
A redação da questão deixa a desejar. Acredito que falta especificar a fase do documento. Se você pensar em um documento que seja do arquivo corrente, certamente saberá que ele deve permanecer bem próximo, devido a sua constante utilização. Já se o documento estiver na fase intermediária ele poderá ser mantido em uma outra unidade.
-
Como se não bastasse, ainda tem um examinador com má vontade na formulação das questões.
-
Isso é interpretação de texto... aushasuhaushau
-
Colegas, vocês estão esquecendo de abrir a questão antes de ler a pergunta.
Ela é explicita e completa. Resposta CERTO.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
26 a 34, acerca do arranjo nos arquivos permanentes.
-
Quando penso que estou aprendendo ARQUIVOLOGIA vem uma dessa para tentar desanimar.
Aff
A luta continua...
-
Uma pequena aplicação do princípio da Territorialidade, onde os documentos devem estar o mais próximo possível de seu produtor.
-
As vezes é bom "abrir" a questão antes de responde - la.
:(
-
a questão fala de Arquivo de providência ou respeito aos fundos. E assim, os documentos devem ficar em compartimentos/unidades separadas, respeitando a individualidade de cada documento. Por exemplo, se em determinado órgão público, tenho documentos oriundos da ANAC e do MST, esse órgão não pode misturar os documentos, devendo guardar em unidades diferentes.
-
Quem "abriu" o enunciado, acertou tranquilamente a questão. Quem, assim como eu, não abriu, ficou meia hora lendo e tentando contextualizar em algum conceito.
Enunciado:
"O princípio de respeito aos fundos é, segundo a literatura arquivística, o fundamento do arranjo em arquivos. Uma classificação geral de documentos por fundos e por assunto é a única maneira adequada de se assegurar a realização imediata de uma ordem regular e uniforme."
-
Essa foi punk! Fui nocauteado.
Mas também, fiquei fazendo na velocidade e acabei perdendo na qualidade da leitura.
Aprendendo com os erros.