Questão tirada de um blog:
Imagine um cenário de desastre completo, ou seja, o servidor de banco de dados sofreu uma pane na qual não só o software Oracle se corrompeu, mas também o disco aonde se localizavam os arquivos do banco de dados foi perdido. Neste caso, todos os arquivos de banco de dados como os controlfiles, datafiles, online redo log files, além do spfile, foram perdidos. Este cenário só não poderia ser pior, porque o disco onde fica localizada a flash recovery area ficou intacto. Portanto, voltar um backup RMAN em conjunto com os archive redo log files contidos na flash recovery area será possível!
Fonte http://eduardolegatti.blogspot.com/2012/01/restaurando-e-recuperando-um-banco-de.html#ixzz4CAHtgyIy
Gabarito D
RMAN
Conhecido tecnicamente como Recovery Manager, ou gentilmente chamado de RMAN, é um aplicativo fornecido pela própria Oracle Corporation desde a versão sete de seus bancos de dados. O objetivo do aplicativo é gerenciar todos o backup através de repositórios ou catálogos, é um aplicativo por linha de comando muito parecido com o bom amigo SQL*PLUS, também executado sobre diversas plataformas, como Windows, Linux e Unix.
É muito poderoso em recursos, e, ao mesmo tempo, fácil e seguro na proteção dos backups. Permite realizar diversos tipos de backups, como backup completo (banco de dados offline), incremental (banco de dados online) e por backupset (cópia incremental apenas dos blocos alterados), além de recursos com flashback recovery (recuperação rápida de dados), duplicate auxiliary database (duplicação do banco de dados para uma máquina local ou remota), recovery block (recuperação apenas do bloco de dados corrompida) e o Tablespace Point-In-Time Recovery (TSPITR), recuperação de um ou mais objetos em uma base auxiliar até um determinado período.
O melhor de tudo isso é que o RMAN lhe permite outras funcionalidades, como garantir a consistência do backup, política de retenção, exclusão de backups obsoletos, listagem completa e sumarizada por backup, personalização de backup para cada banco de dados, criação de scripts automatizados, pacotes e views específicos no banco de dados.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !