SóProvas


ID
1932562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

De acordo com o guia PMBOK 5, julgue o item subsequente, relativo a gerenciamento de projetos e requisitos.

A matriz de rastreamento de requisitos é insumo para o desenvolvimento de diversos planos e atividades de projeto, tais como atividade de controle e de verificação do escopo, plano de riscos do projeto e testes da estratégia e de cenários.

Alternativas
Comentários
  •  Segundo o Guia PMBOK 5º edição, o rastreamento inclui, mas não está limitado ao rastreamento de requisitos para: Necessidades, oportunidades, metas e objetivos de negócio;Objetivos do projeto; Escopo do projeto/entregas da EAP;Design do produto;Desenvolvimento do produto;Estratégia de teste e cenários de teste; e Requisitos de alto nível para requisitos mais detalhados.

    fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-tce-sc-informatica-comentarios-de-governanca-e-seg-info/

  • Valéria, apenas continuando o cometário do professor da fonte (Vitor Dalton):

    "A princípio, somente “testes da estratégia e de cenários” foi contemplado de forma explícita no rol do Guia. Porém, o próprio guia afirma que esta não é uma lista exaustiva, e, com um pouco de bom-senso, é fácil perceber que uma matriz de rastreabilidade de requisitos pode ser insumo para as demais atividades citadas. E mais: a matriz de rastreabilidade dos requisitos é ENTRADA para os processos VALIDAR O ESCOPO e CONTROLAR O ESCOPO. E, embora não seja entrada no processo Plano de Gerenciamento de Riscos, analisar os riscos e suas origens passa pelos requisitos do projeto, e, por consequência, podem ser mapeados na matriz de rastreabilidade dos requisitos.

    Baseado na argumentação acima, convido-os a RECORRER nesta questão, pedindo a inversão ou anulação do item. "

  • A questão diz: A matriz de rastreamento de requisitos é insumo para o desenvolvimento de diversos planos e atividades de projeto, tais como atividade de controle e de verificação do escopo, plano de riscos do projeto e testes da estratégia e de cenários (OK).

    Diferentemente da questão, o PMBOK não faz menção as atividades de plano de riscos do projeto. Por outro lado, o PMBOK também cita: "não está limitado ao rastreamento de requisitos para os seguintes". Enfim, achei a questão bem maldosa.

    ____

    PMBOK:

    A matriz de rastreabilidade de requisitos é uma tabela que liga os requisitos de produto desde as suas origens até as entregas que os satisfazem.

    O rastreamento inclui, mas não está limitado ao rastreamento de requisitos para os seguintes:
    • Necessidades, oportunidades, metas e objetivos de negócio;
    • Objetivos do projeto;
    • Escopo do projeto/entregas da EAP; (OK)
    • Design do produto;
    • Desenvolvimento do produto;
    Estratégia de teste e cenários de teste; e (OK)
    • Requisitos de alto nível para requisitos mais detalhados.

  • Entendi da questão: A Matriz de rastreabilidade dos requisitos é insumo(entrada) de quais processos?
    E ela é entrada apenas dos processos: Verificar o escopo e Controlar o escopo.

  • Além disso não existem testes da estratégia 

  • Humm... então, pelo que eu entendi, o erros da questão são: "A matriz (de rastreamento de requisitos) de rastreabilidade de requisitos é insumo para o desenvolvimento de diversos planos e atividades de projeto, tais como atividade de controle e de (verificação) validação do escopo, (plano de riscos do projeto e) (testes da estratégia) estratégia de teste e (de cenários) cenários de teste."

     

    Hunf! Questão realmente muito boa para avaliar o nível de (conhecimento) sorte dos candidatos.
    Eu sei, eu sei: Ramon, para de chorar e vai estudar! rsrsr rs

  • Daqui a alguns dias, nem se liberar para consultar materiais será possível acertar algo assim!!!

  • ok, deixar em branco essa no dia da prova, anotado.

  • O mais engraçado é a galera explicando o gabarito: é a mistura de nada com coisa nenhuma kkkkkkkkkk

  • "Me deixe de fora desse seu mau sentimento. Uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia. Isso não tem nada a ver com o que está sendo julgado"

  • Essa questão é difícil, principalmente pela confusão que o enunciado traz por erro de tradução.

     

    Vamos dividir o enunciado para realizarmos a análise:

     

    A matriz de rastreamento de requisitos é insumo para o desenvolvimento de diversos planos e atividades de projeto, tais como

    - atividade de controle e de verificação do escopo,

    - plano de riscos do projeto e

    - testes da estratégia e de cenários.

    De acordo com o guia PMBOK 5ª Edição, a Matriz de rastreabilidade de requisitos (ou de rastreamento, como diz o enunciado), é uma tabela, produto (saída) do processo “Coletar os Requisitos”, que liga os requisitos dos produtos desde as suas origens até as entregas que os satisfazem. Essa tabela é descrita como entrada para os processos “Validar o escopo” e “Controlar o Escopo”.

    Ainda, o guia PMBOK 5ª edição descreve que o rastreamento, objetivo da Matriz de Rastreabilidade, inclui o rastreamento de requisitos para:

    Necessidades, oportunidades, metas e objetivos de negócio;

    Objetivos do projeto;

    - Escopo do projeto/entregas da EAP;

    - Design do produto;

    - Desenvolvimento do produto;

    - Estratégia de teste e cenários de teste; e

    - Requisitos de alto nível para requisitos mais detalhados.

    Assim, verificamos que a matriz de rastreabilidade não se relaciona diretamente com o plano de riscos do projeto. Além disso, verificamos que o guia PMBOK 5ª edição traz o termo “Estratégia de teste e cenários de teste”, que apesar de parecido, tem significado diferente de “testes da estratégia e de cenários”.

    Portanto, afirmativa ERRADA.

    Fonte: Guia PMBOK 5ª Edição

  • Comentários: Segundo o Guia PMBOK 5º edição, o rastreamento inclui, mas não está limitadoao rastreamento de requisitos para: Necessidades, oportunidades, metas e objetivos de negócio;Objetivos do projeto; Escopo do projeto/entregas da EAP;Design do produto;Desenvolvimento do produto;Estratégia de teste e cenários de teste; e Requisitos de alto nível para requisitos mais detalhados.

    A princípio, somente “testes da estratégia e de cenários” foi contemplado de forma explícita no rol do Guia. Porém, o próprio guia afirma que esta não é uma lista exaustiva, e, com um pouco de bom-senso, é fácil perceber que uma matriz de rastreabilidade de requisitos pode ser insumo para as demais atividades citadas. E mais: a matriz de rastreabilidade dos requisitos é ENTRADA para os processos VALIDAR O ESCOPO e CONTROLAR O ESCOPO. E, embora não seja entrada no processo Plano de Gerenciamento de Riscos, analisar os riscos e suas origens passa pelos requisitos do projeto, e, por consequência, podem ser mapeados na matriz de rastreabilidade dos requisitos.

  • quando o cespe sai enfileirando uma porrada de coisa pode saber que tá errado...agora, chutar isso na prova é por conta e risco!

  • Segundo o Guia PMBOK, a matriz de rastreabilidade dos requisitos associa os requisitos às suas origens e os rastreia durante todo o ciclo de vida do projeto.

    Seu uso ajuda a garantir que cada requisito adicione valor de negócio através da sua ligação aos objetivos de negócio e aos objetivos do projeto, além de fornecer um meio de rastreamento do início ao fim do ciclo de vida do projeto, ajudando a garantir que os requisitos aprovados na documentação sejam entregues no final do projeto. Finalmente, fornece uma estrutura de gerenciamento das mudanças do escopo do produto.

  • Erro quase todas questões desse guia do PMBOK, aff. Matéria chataaaaaaaa

  • A idéia da cespe foi confundir com a estrutura analítica de riscos. Então virei a cara e meti a vara.

  • A matriz de rastreamento de requisitos basicamente trata-se de um documento onde coloca-se os objetos sendo rastreados nos eixos de uma tabela e marca-se os pontos de intersecção. Ou seja, você distribui os requisitos tanto nos eixos horizontal como vertical e marca as intersecções indicando uma espécie de dependência. Assim, no caso da mudança de um requisito, você consegue verificar qual(is) outro(s) requisito(s) seriam afetado(s).

    Ficou difícil entender? Imagine que na metade do desenvolvimento do seu projeto você recebe uma solicitação de mudança que envolve alterar um determinado requisito. Sem uma matriz de rastreabilidade, você pode não perceber todo o impacto dessa mudança no seu sistema e acabar tomando decisões equivocadas por não poder realizar uma análise de impacto completa e confiável. Com a matriz, facilmente conseguimos identificar quantos e quais requisitos são afetados por qualquer alteração no sistema, e assim tornamos nossa avaliação de impacto muito mais eficaz.

    Eu acho que o erro da questão está em afirmar que a matriz de rastreamento de requisitos é o insumo quando, na verdade, os planos citados é que são insumos para ela. Quando o PMBOK cita que "o rastreamento da matriz inclui as necessidades, oportunidades, metas e objetivos de negócio, objetivos do projeto, escopo do projeto/entregas da EAP, Design do produto, Desenvolvimento do produto etc, está dizendo, na verdade, que estes têm seus requisitos tomados para preenche-la, ou seja, eles é que são os insumos.

    Continuando o que consta no PMBOK5, "os atributos associados a cada requisito devem ser registrados na matriz de rastreabilidade de requisitos.

    Ora, se esses requisitos são registrados na Matriz, estas fases por onde os requisitos são coletados, do itens citados anteriormente, é que servem de insumos para o seu correto preenchimento.

  • Segundo o Guia PMBOK, a matriz de rastreabilidade dos requisitos associa os requisitos às suas origens e os rastreia durante todo o ciclo de vida do projeto.

  • O animal que elaborou essa questão quer que você sabia em quais processos a matriz de rastreabilidade de requisitos é entrada. Ela é criada no processo Coletar os Requisitos e serve como entrada nos processos Validar o Escopo e Controlar o Escopo

  • Gabarito: ERRADO

    Essa questão é difícil, principalmente pela confusão que o enunciado traz por erro de tradução.

    Vamos dividir o enunciado para realizarmos a análise:

    A matriz de rastreamento de requisitos é insumo para o desenvolvimento de diversos planos e atividades de projeto, tais como

    • atividade de controle e de verificação do escopo,
    • plano de riscos do projeto e
    • testes da estratégia e de cenários.

    De acordo com o guia PMBOK 5ª Edição, a Matriz de rastreabilidade de requisitos (ou de rastreamento, como diz o enunciado), é uma tabela, produto (saída) do processo “Coletar os Requisitos”, que liga os requisitos dos produtos desde as suas origens até as entregas que os satisfazem. Essa tabela é descrita como entrada para os processos “Validar o escopo” e “Controlar o Escopo”.

    Ainda, o guia PMBOK 5ª edição descreve que o rastreamento, objetivo da Matriz de Rastreabilidade, inclui o rastreamento de requisitos para:

    • Necessidades, oportunidades, metas e objetivos de negócio;
    • Objetivos do projeto;
    • Escopo do projeto/entregas da EAP;
    • Design do produto;
    • Desenvolvimento do produto;
    • Estratégia de teste e cenários de teste; e
    • Requisitos de alto nível para requisitos mais detalhados.

    Assim, verificamos que a matriz de rastreabilidade não se relaciona diretamente com o plano de riscos do projeto. Além disso, verificamos que o guia PMBOK 5ª edição traz o termo “Estratégia de teste e cenários de teste”, que apesar de parecido, tem significado diferente de “testes da estratégia e de cenários”.