SóProvas


ID
1932592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca dos sistemas gerenciadores de banco de dados MySQL e PostgreSQL, julgue o item subsequente.

O PostgreSQL 9.3 provê serviço de replicação de dados nativa, ou seja, não exige a instalação de softwares adicionais de terceiros. Contudo, uma vez que o pg_xlog é protegido contra cópias advindas de outros hosts, essa replicação é assíncrona.

Alternativas
Comentários
  • outra que eu quis tentar chutar!!

     

    não dá mesmo

  • Para responder essa questão precisamos primeiramente entender o que é o pg_xlog. O diretório $PGDATA/pg_xlog é utilizado pelo postgreSQL para armazenar logs de transações. Esses logs também são usados na replicação binária. O postgres possui esse serviço de replicação assíncrona desde a versão 9.0, consiste em uma replicação binária com hot standby.

    O que acontece neste tipo de replicação é que temos os Master Server e os Standby Server. Existe um parâmetro que pode ser passado na definição dos Master Servers que especifica os nomes dos Standby Servers que devem ser síncronos (synchronous_standby_names (string)). Caso esse parâmetro esteja presente a execução da transação deve considerar a modificação dos dados tanto no Master Server quanto no Standby.

    Vejam que não temos como definir que esse tipo de replicação nativa é síncrono ou assíncrono. No caso de ser síncrono os Servidores receberão os processos walsender e walreceiver para troca de mensagens entre eles. Desta forma, a alternativa encontra-se incorreta.

    Desabafo: essa questão foge de qualquer contexto de prova de concurso, acho que até um DBA teria dificuldade de responder essa questão com 100% de certeza.

    Gabarito: E

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-da-semana-comentario-da-prova-do-tce-sc-auditor-tecnologia-da-informacao-bd-e-bi/

  • Replicação síncrona(por meio do recurso nativo: "replicação via streaming") é nativa no PostgreSQL desde a versão 9.1, ativada pelo parâmetro: synchronous_standby_names.

     

    https://wiki.postgresql.org/wiki/Synchronous_replication
    https://www.postgresql.org/docs/9.1/static/warm-standby.html (seção: 25.2.6)

  • a pasta pg_xlog. É essa pasta
    responsável por armazenar os logs do WAL


    Write-ahead logging (WAL) é um método padrão para garantir a integridade dos
    dados. Resumidamente, o conceito central do WAL é que as alterações nos
    arquivos de dados (onde tabelas e índices residem) devem ser escritas somente
    após essas alterações serem registradas, ou seja, após os registros que
    descrevem as alterações serem liberados para armazenamento permanente.