- ID
- 5269
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- REFAP SA
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Banco de Dados
- Assuntos
Na versão 8.2 do PostgreSQL, que comando recupera a área de armazenamento ocupada por tuplas excluídas?
Na versão 8.2 do PostgreSQL, que comando recupera a área de armazenamento ocupada por tuplas excluídas?
No PostgreSQL, o utilitário que pode ser acionado para efetuar um backup de um banco de dados é o
A instalação do postgre, em sistemas Linux, usa a biblioteca ZLIB por padrão. Entretanto, se o programador que estiver fazendo a configuração manual do banco não quiser utilizá-la, basta passar, para o programa configure, o parâmetro.
Com relação à tecnologia de banco de dados, julgue os itens a
seguir.
O sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) PostgreSQL é um modelo em código aberto que tem como base o modelo de desenvolvimento bazar.
Julgue os itens a seguir, a respeito de software livre.
Atualmente, o sistema de gerenciamento de banco de dados georreferenciados de código aberto mais utilizado no mundo é o PostgreSQL/PostGIS.
Julgue os itens seguintes a respeito das tecnologias de bancos de dados e aplicações web.
Em um computador no qual se encontra em funcionamento uma instalação padrão de um servidor de SGBD PostgreSQL na plataforma Linux, é provável que o diretório /var/lib/pgsql/data contenha vários arquivos de bancos de dados, um para cada banco de dados localmente gerenciado pelo SGBD.
Para garantir o controle de concorrência e, consequentemente a consistência dos dados, o PostgreSQL utiliza o modelo MVCC (Multi Version Concurrency Control).
A respeito desse modelo não é correto afirmar que:
Na instalação via fontes do PostgreSQL versão 8.1.4, a autenticação padrão que permite acesso local sem senha é do tipo
No PostgreSQL, pode-se aplicar o comando SQL da categoria DCL - Data Control Language:
No PostgreSQL, quando o programa postmaster está em execução, o identificador de processo dele fica armazenado no diretório de dados no arquivo
NÃO é um tipo de junção suportado pelos gerenciadores de banco de dados PostgreSQL:
Sobre autenticação de clientes no banco de dados PostgreSQL, considere:
I. A autenticação é tradicionalmente controlada pelo arquivo pg_hba.conf armazenado no diretório de dados.
II. O arquivo de configuração da autenticação pode ser armazenado em outro local que não o diretório de dados.
III. HBA significa autenticação baseada no hospedeiro.
Está correto o que consta em
Os tipos de dados numéricos disponibilizados pelo PostgreSQL, cujos tamanhos de armazenamento são variáveis, são denominados
Acerca de SGBD Oracle, Postgres e MySQL, julgue os próximos
itens.
O PostgresSQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados objeto-relacional (SGBDOR) de código aberto, tendo como linguagem procedural única de armazenagem o PL/SQL.
O SGBD PostgreSQL possui vários operadores que combinam o resultado de duas consultas em um único resultado e são denominados de operadores de conjuntos.
No intuito de usar estes operadores, são seguidas as seguintes regras.
I. As colunas correspondentes nos comandos SELECT devem ser do mesmo tipo de dados e o comando SELECT deve ter o mesmo número de colunas.
II. O comando SELECT deve ter o mesmo número de colunas e o nome da coluna do primeiro SELECT deve ser usado como cabeçalho.
III. O resultado do operador não possui qualquer linha duplicada, a menos que a cláusula ALL seja usada e o nome da coluna do primeiro SELECT usado como cabeçalho.
Assinale:
O operador EXCEPT de um comando SELECT da SQL do SGBD PostgreSQL tem por finalidade:
O PostgreSQL:
1. permite a criação de consultas usando simultaneamente várias bases de dados.
2. permite a geração de consultas pré-programadas através de stored procedures.
3. permite o armazenamento de dados binários através do campo tipo BYTEA.
Assinale a alternativa correta.
Acerca de instalação, configuração e desempenho dos bancos de
dados comerciais Oracle, MySQL ou PostgreSQL, julgue os itens
subsequentes.
Na instalação do PostgreSQL, é necessário especificar qual o tipo de mecanismo de armazenamento (storage engine) desejado, visto que esse gerenciador oferece diversos mecanismos de armazenamento, com diferentes funcionalidades (feature set) e níveis de desempenho.
Acerca de instalação, configuração e desempenho dos bancos de
dados comerciais Oracle, MySQL ou PostgreSQL, julgue os itens
subsequentes.
Em PostgreSQL, um gatilho (trigger) pode executar qualquer função definida pelo usuário em uma de suas linguagens procedurais — Java, C, Perl, Python ou TCL —, além de por meio da linguagem SQL. Em MySQL, gatilhos são ativados por comandos SQL, mas não por APIs, já que estas não transmitem comandos SQL ao servidor MySQL.
Julgue os itens a seguir, relativos às características do PostgreSQL.
No PostgreSQL, o arquivo pg_hba.conf é o responsável pelo controle da autenticação de usuário.
Julgue os itens a seguir, relativos às características do PostgreSQL.
O comando CREATE TABLE T1 () INHERITS (T2, T3) permite criar a tabela T1, a partir das estruturas de T2 e de T3; no entanto, caso existam nomes de colunas coincidentes nas tabelas T2 e T3 com tipos de dados diferentes, um erro será reportado e, consequentemente,a tabela T1 não será criada.
Julgue os itens a seguir, relativos às características do PostgreSQL.
A fim de controlar a simultaneidade de transações no banco de dados, no PostgreSQL, é utilizado o modelo de bloqueios, que evita que sejam utilizados dados inconsistentes na transação.
Julgue os itens a seguir, relativos às características do PostgreSQL.
Na versão 8 do PostgreSQL, o agrupamento de bancos de dados (database cluster) é gerenciado por uma única instância de um servidor de banco de dados em execução; contudo, os dados do agrupamento são armazenados em vários diretórios de dados no sistema operacional.
Julgue os itens a seguir, relativos às características do PostgreSQL.
Caso, ao se iniciar o servidor PostgreSQL (Postmaster), ocorra o erro could not create shared memory segment. Invalid argument, uma possível solução seria verificar se o núcleo do sistema operacional está configurado para dar suporte à memória compartilhada no estilo System-V.
Acerca de backup, recuperação, administração, configuração, tunning e detecção de problemas em banco de dados, assinale a opção correta.
Qual parâmetro deve ser usado na instalação de um servidor de banco de dados PostgreSQL, para poder utilizar a linguagem Perl na criação de funções?
Assinale o comando que deve ser usado para executar os testes de regressão antes de instalar um servidor PostgreSQL:
Um DBA criou uma tabela em um Banco de Dados no postgreSQL 8.3 utilizando o comando
CREATE TABLE mec (
cidade varchar(80),
temp_baixa int,
temp_alta int,
nivel_precip real,
data date
Para o comando que insere dados na tabela mec, é usada a seguinte sintaxe:
No PostgreSQL, quando da atribuição de privilégios, para criar uma tabela com restrição de chave estrangeira, é necessário possuir, também na tabela com a chave referenciada, o privilégio
Considerando que um SGBD é um pacote de software para a implementação e manutenção de bancos de dados computacionais, julgue os itens a seguir.
Considerando-se bases de dados muito grandes, o MySQL é mais rápido que o PostgreSQL; entretanto, o PostgreSQL oferece uma série de recursos extras que o tornam especializado em operações complexas.
Considerando que um SGBD é um pacote de software para a implementação e manutenção de bancos de dados computacionais, julgue os itens a seguir.
PostgreSQL e MySQL são exemplos de SGBD que executam em ambiente Linux e Windows.
O PostgreSQL é um banco de dados relacional e orientado a objetos. Seu grande triunfo é possuir recursos comuns a banco de dados de grande porte, o que o deixa apto a trabalhar, inclusive, com operações de missão crítica. Além disso, trata-se de um banco de dados versátil, seguro e gratuito. Assinale a alternativa incorreta sobre o PostgreSQL.
Acerca de conceitos, fundamentos, instalação, administração,
configuração, comandos, performance e detecção de problemas do
ORACLE, do POSTGRES e do MYSQL, julgue os itens seguintes.
No POSTGRES SQL, assim como no MYSQL, o comando revoke pode ser emitido apenas pelo usuário que tenha emitido os comandos grant correspondentes.
No banco de dados PostgreSQL, a função COALESCE
Em PostgreSQL, um conjunto de funções e expressões estão disponíveis para a geração de arquivos XML. A função, similar a função xmlconcat, que concatena as colunas xml entre linhas de uma tabela é denominada de
No banco de dados PostgreSQL, o comando MOVE é utilizado para reposicionar
No banco de dados PostgreSQL, o comando utilizado para efetivar a transação corrente é chamado
Em bancos de dados PostgreSQL, o comando DECLARE é utilizado para
Quando o nível de isolamento de uma transação em SQL no banco de dados PostgreSQL é definido como serializável (Serializable), o comando SELECT enxerga apenas os dados efetivados
Sobre os fundamentos arquiteturais do banco de dados PostgreSQL, considere:
I. Utiliza um modelo cliente/servidor, consistindo de um processo servidor que gerencia os arquivos do banco de dados, controla as conexões dos clientes ao banco dados e efetua ações no banco de dados em favor dos clientes.
II. A aplicação cliente, que irá efetuar as operações no banco de dados, poderá ser de diversas naturezas, como uma ferramenta em modo texto, uma aplicação gráfica, um servidor web que acessa o banco de dados para exibir as páginas ou uma ferramenta de manutenção especializada.
III. A aplicação cliente pode estar localizada em uma máquina diferente da máquina em que o servidor está instalado. Neste caso, a comunicação entre ambos é efetuada por uma conexão TCP/IP. O servidor pode aceitar diferentes conexões dos clientes ao mesmo tempo.
Está correto o que se afirma em
Em PostgreSQL, a função que converte a primeira letra da string informada em letra maiúscula, alterando todas as letras subsequentes dessa string para minúsculas se chama
A respeito da instalação do sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) Postegree SQL 9.1 em sistemas Linux, que necessita ser feita manualmente em alguns casos, julgue os itens a seguir.
Para uma instalação básica, após a verificação de alguns requisitos básicos e a descompactação do pacote de software, o comando configure deve ser executado no diretório em que o software tiver sido descompactado.
A respeito da instalação do sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) Postegree SQL 9.1 em sistemas Linux, que necessita ser feita manualmente em alguns casos, julgue os itens a seguir.
Quando se utiliza um compilador GNU Make, os comandos gmake, gmake check e gmake install são utilizados, respectivamente, para se compilar o sistema, fazer a checagem do sistema e instalar o sistema com a configuração padrão. Para executar o comando gmake check o usuário deverá ter privilégios de superusuário.
tabela cliente
fname lname age
Paulo Silva 53
Dara Carvalho 15
Fátima Silva 57
Tendo como referência a tabela acima, julgue o item seguinte, referente a SQL.
O comando SQL mostrado abaixo, construído a partir dos dados da tabela cliente e executado no PostgreSQL 8.2, retornará apenas um registro, concatenando os atributos fname e lname.
SELECT fname+lname FROM cliente WHERE age >56
Julgue o próximo item , relativo a PostgreSQL.
O postmaster é o servidor de banco de dados multiusuário do PostgreSQL e, para um aplicativo cliente acessar um banco de dados, ele deve conectar-se ao postmaster, para então iniciar um processo servidor separado (postgres) para tratar a conexão.
Julgue o próximo item , relativo a PostgreSQL.
Está correta a ordem de precedência dos operadores elencados na tabela abaixo.
ordem operador/elemento descrição
1° NOTNULL teste de não nulo
2° ISNULL teste de nulo
3° IS IS TRUE, IS FALSE, IS UNKNOWN, IS NULL
Julgue o próximo item , relativo a PostgreSQL.
É possível adiar a reconfiguração do núcleo do PostgreSQL diminuindo-se os shared_buffers, para reduzir o consumo de memória compartilhada e(ou) reduzindo-se max_connections, para diminuir o consumo de semáforos.
Julgue o item subsequente, relativo ao EnterpriseDB.
O Postgres Plus Advanced Server da EnterpriseDB pode executar aplicações escritas para bancos de dados Oracle, por intermédio do núcleo do PostgreSQL modificado, para reconhecer Oracle PL/SQL.
Em uma instalação de servidor de banco de Dados PostgreSQL, não é aconselhável utilizar a conta de usuário__________ para executar seu deamon (processo de servidor), pois em sistemas proprietários podem modificar seus próprios binários.
A lacuna do texto deve ser corretamente preenchida por:
Para fazer com que o servidor PostgreSQL não aceite novas conexões e pare por completo, após a última conexão se fechar, utiliza-se o sinal
Por padrão, o arquivo que controla a autenticação dos usuários no PostgreSQL é o arquivo
A respeito dos bancos de dados relacionais, julgue os itens que se seguem.
No PostgreSQL, havendo a necessidade de se alterar a localização dos dados de um banco de dados, deve-se alterar o endereço lógico da tablespace em que tais dados estejam armazenados.
Existem várias maneiras de se realizar um shut down de um servidor de banco de dados PostgreSQL. O tipo de desligamento é controlado através de diferentes sinais enviados para o processomestre.
Um desses sinais, ao ser recebido pelo processo mestre, irá causar o repasse do sinal para os processos filhos e o término imediato do processo mestre. Todos os processos f i lhos serão imediatamente terminados após terem sido sinal izados. Além disso, o mecanismo de recuperação será disparado no próximo startup do servidor.
Aqual sinal o procedimento acima se refere?
Um dos mais importantes parâmetros do kernel do PostgreSQL é usado para definir o tamanho máximo de um segmento de memória compartilhada.
Que parâmetro é esse?
Julgue os itens que se seguem, acerca da administração do
PostgreSQL.
Com relação a bases de dados (database), é correto afirmar que são coleções de esquemas; são criadas via CREATE DATABASE; não é necessário que o servidor PostgreSQL esteja em execução (running) para que bases de dados sejam criadas; a base de dados Postgres é copiada por default, ao se criar uma nova base de dados; é necessário explicitar, para que uma base de dados seja criada, o tablespace que será usado.
Julgue os itens que se seguem, acerca da administração do
PostgreSQL.
Acerca de papéis e privilégios, é correto afirmar que permissões de acesso são gerenciadas via conceito de papel (role); privilégios podem ser atribuídos a papéis via GRANT; PUBLIC é um nome especial usado para que sejam concedidos todos os privilégios a um papel; membros são incluídos no papel — se um papel existe — via comando ADDUSER e removidos via REMOVE.
Julgue os itens que se seguem, acerca da administração do
PostgreSQL.
Com relação a cópias de segurança (backups), é correto afirmar que o pg_dumpall pode ser executado para criar cópias de segurança de várias bases de dados; o programa psql pode restaurar dados a partir apenas de cópias de segurança criadas com o pg_dump; os arquivos de uma base de dados podem ser copiados via comando tar, desde que o servidor PostgreSQL esteja em execução.
Julgue os itens que se seguem, acerca da administração do
PostgreSQL.
Acerca da configuração dos servidores PostgreSQL, é correto afirmar que podem ser informados, no arquivo postgresql.conf, os nomes de arquivos a serem processados via diretivas import; há parâmetros de configuração que podem ser alterados após o servidor PostgreSQL iniciar sua execução; o servidor aguarda solicitações por default na porta TCP de número 432; qualquer parâmetro de configuração pode ser modificado via comando SET em sessões SQL.
No que se refere a banco de dados, julgue os itens de 95 a 102.
No PostgreSQL, o daemon do auto-vacuum é utilizado para automatizar a execução dos comandos VACUUM e ANALYZE.
Para ser usado, as variáveis stats_start_collector e stats_row_level devem estar com valor off e, no arquivo postgresql.conf, auto-vacuum deve estar com o valor on.
No que se refere a banco de dados, julgue os itens de 95 a 102.
O comando a seguir, no PostgreSQL, permite encontrar as maiores tabelas e índices. SELECT relname, relpages FROM pg_class ORDER BY relpages DESC;
No que se refere a banco de dados, julgue os itens de 95 a 102.
O diretório /usr/local/pgsql/data do PostgreSQL contém os arquivos de configuração — postgresql.conf, pg_hba.conf e pg_ident.conf — , bem como vários subdiretórios e arquivos de controle, a exemplo de global e pg_clog, que contêm, respectivamente, tabelas para todo o agrupamento, como pg_database; e dados sobre status de efetivação de transação.
Sobre as conexões do servidor do sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL, versão 9.1, a seus clientes, é correto afirmar que
Considerando o sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL, versão 9.1, suas tabelas são armazenadas seguindo a divisão por páginas. Sobre essa forma de
armazenamento, é correto afirmar que
No sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL, versão 9.1, uma das formas de indexação empregadas é conhecida como GiST, que utiliza como método de acesso as (os)
Na linguagem PL/pgSQL do sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL, versão 9.1, a forma para declarar uma variável denominada “first”, como sendo do tipo inteiro e com valor padrão igual a 10, é:
Na linguagem PL/pgSQL do sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL, versão 9.1, uma das formas para se obter o efeito de um comando é verificar o conteúdo da
variável especial denominada
Na linguagem PL/pgSQL do sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL, versão 9.1, o comando utilizado para reposicionar um cursor, sem que sejam obtidos dados, é:
No sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL, versão 9.1, há uma forma de replicação na qual todas as alterações em um arquivo são refletidas para um sistema de arquivos localizado em outro computador. Essa forma de replicação é conhecida como
Em relação a banco de dados, julgue os seguintes itens.
No PostgreSQL, diversos gatilhos podem ser associados a uma mesma condição. Entretanto, se o primeiro gatilho retornar NULL, os demais não serão executados.
No que se refere aos sistemas gerenciadores de banco de dados livres, julgue os itens que se seguem.
Considere que, na tabela Projeto, haja os campos CodigoProjeto, Tipo e Descricao e, na tabela ProjetoEmpresa,os campos CodigoProjeto, CodigoEmpresa,NomeFuncionario, Categoria,Salario e DataInicial.Nesse caso, é correto afirmar que essas tabelas estão de acordo com a segunda forma normal de banco de dados tanto no MySQL quanto no PostgreSQL.
No que se refere aos sistemas gerenciadores de banco de dados livres, julgue os itens que se seguem.
PostgreSQL é um software livre licenciado sob a PostgreSQL Licence, licença similar às licenças BSD e MIT.
No que se refere aos sistemas gerenciadores de banco de dados livres, julgue os itens que se seguem.
No PostgreSQL, é possível atualizar um campo do banco de dados usando-se o comando a seguir. UPDATE a,b SET a.id=b.id WHERE a.f2 = b.f2
O comando em SQL capaz de serializar dados de uma tabela para um arquivo em disco, ou efetuar a operação contrária, transferindo dados de um arquivo em disco para uma tabela de um banco de dados, é o comando
Em PostgreSQL, se uma função de um gatilho ( trigger ) executar comandos SQL, existe a possibilidade destes comandos também executarem outros gatilhos. Este processo é conhecido como
Localização refere - se ao fato de uma aplicação respeitar as preferências culturais sobre alfabetos, classificação, formatação de números etc. PostgreSQL usa o padrão ISO C e POSIX fornecidos pelo sistema operacional do servidor para aplicar as regras de localização. O suporte à localização é automaticamente inicializado quando um cluster de banco de dados é criado usando o comando
No banco de dados PostgreSQL, após uma operação de CROSS JOIN entre uma determinada tabela 1 e uma determinada tabela 2, a tabela resultante irá conter.
Em PostgreSQL, uma função permite que o processamento da query seja interrompido por um determinado número de segundos. Este comando é chamado de:
No sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL (9.1), o comando para obter os nomes dos papéis existentes no banco de dados é:
No sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL (9.1), o parâmetro de configuração do servidor de banco de dados que especifica o número máximo de buffers temporários permitido em cada sessão do banco de dados é;
Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é um conjunto de softwares responsáveis pela administração de bases de dados. Há diversos tipos de SGBD, livres ou proprietários. Entre as alternativas, assinale a que apresenta o nome de um SGBD classificado como software livre.
Com relação ao conceito de SEQUENCE e características do PostgreSQL, assinale a afirmação correta .
Em um banco de dados PostgreSQL, deseja-se listar todas as tuplas de tabela pedidos, ordenadas por cliente e subordenadas por quantidade, em ordem crescente. Para essa situação, o comando SQL é:
Em um banco de dados há duas tabelas, departamento e funcionario, cujos campos são:
Departamento:
DepNo - int - primary key - not null
DNome - varchar(50) - not null
DLocal - varchar(40)
Funcionario:
FunNo - int - primary key - not null
DepNo - int - foreign key - not null
FNome - varchar(50) - not null
FCargo - varchar(40)
FSal - double
Ambas as tabelas possuem muitos registros cadastrados, que não incluem valores nulos. Considere as instruções SQL a seguir:
I. select funcionario.FunNo, funcionario.FNome, departamento.DNome from funcionario INNER JOIN departamento ON funcionario.DepNo = departamento.DepNo;
II. select funcionario.FunNo, funcionario.FNome, departamento.DNome from funcionario, departamento where funcionario.DepNo = departamento.DepNo;
III. select f.FunNo, f.FNome, d.DNome from (select departamento.DepNo, departamento.DNome from departamento) as d, funcionario as f where d.DepNo = f.DepNo;
IV. select DISTINCT f.FunNo, f.FNome, d.DNome from funcionario f, departamento d;
Para mudar o nome da tabela funcionario para empregado no PostgreSQL, utiliza-se a instrução:
No PostgreSQL, quando um objeto do banco de dados é criado, é atribuído um dono ao mesmo. O dono é o usuário que executou o comando de criação. Para mudar o dono de uma tabela, índice, sequência ou visão deve ser utilizado o comando
No PostgreSQL os espaços de tabelas permitem aos administradores (superusuários) definir locais no sistema de arquivos onde os arquivos que representam objetos do banco de dados podem ser armazenados. Uma vez criado, o espaço de tabelas pode ser referenciado por seu nome ao criar os objetos do banco de dados. Para criar o espaço de tabelas teste no diretório /data/teste pertencendo ao usuário souza, utiliza-se a instrução:
Considerando o banco de dados PostgreSQL 8.4, assinale a alternativa que representa o comando utilizado para efetuar backup do banco de dados.
Qual das alternativas abaixo apresenta as portas padrão do PostgreSQL e MySQL respectivamente?
O arquivo pg_hba.conf possui várias configurações de um banco de dados PostgreSQL, dentre essas configurações existe a configuração de método de autenticação ao banco de dados. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas métodos válidos de autenticação?
A respeito do PostgreSQL 9.3 em Linux, assinale a opção correta.
Em bancos de dados PostgreSQL, uma transação é um conjunto de operações com início e fim, iniciando quando se executa o primeiro comando SQL e terminando de acordo com as situações caracterizadas a seguir:
I - o comando BEGIN inicia um bloco de comandos SQL que fazem parte de uma transação.
II - a transação é finalizada por um comando ALFA específico, que dispara a efetivação normal da transação no banco de dados e torna públicos aos demais usuários os resultados da execução dos seus comandos.
III - um comando BETA aborta a transação que está em andamento, impedindo que as alterações nos dados nela realizadas sejam efetivadas no banco de dados.
Os comandos ALFA e BETA denominam-se, respectivamente:
Uma das formas de definir valores dos parâmetros de configuração do servidor do sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL (v. 9.1) é editando o arquivo.
No PostgreSQL, a função utilizada para obter informações sobre arquivos é chamada
Acerca dos sistemas gerenciadores de banco de dados InterSystems Cache, PostgreSQL, MySQL e Oracle, julgue os itens subsequentes.
Caso a instrução abaixo seja executada no PostgreSQL 9.3, ela retornará o espaço em disco utilizado pela tabela processo, desconsiderando-se o espaço utilizado pelos seus índices.
SELECT pg_table_size('processo');
Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Considere a existência do banco de dados, denominado trt16 no PostgreSQL 8.4 para Windows, manipulado utilizando a ferramenta gráfica pgAdmin. Deseja-se criar neste banco de dados a tabela proc_trab com os campos descritos a seguir:
numero – inteiro, não nulo.
digito – inteiro, não nulo.
justica – cadeia de caracteres.
ano – inteiro.
vara – cadeia de caracteres.
A chave primária será composta pelos campos numero e digito.
Considere os comandos a seguir:
I. CREATE TABLE trt16.proc_trab(numero integer NOT NULL, digito integer NOT NULL, justica character varying(5) DEFAULT 5.16, ano integer, vara character varying(50), CONSTRAINT pk_proc PRIMARY KEY (numero, digito));
II. CREATE TABLE trt16.proc_trab(numero integer NOT NULL CONSTRAINT pk_proc PRIMARY KEY, digito integer NOT NULL CONSTRAINT pk_proc PRIMARY KEY, justica varchar(5) DEFAULT '5.16', ano integer, vara varchar(50));
III. CREATE TABLE trt16.proc_trab(numero int NOT NULL, digito int NOT NULL, justica char(5) DEFAULT 5.16, ano integer, vara varchar(50), CONSTRAINT pk_proc PRIMARY KEY (numero, digito));
IV. CREATE TABLE trt16.proc_trab(numero integer NOT NULL, digito integer NOT NULL, justica char(5) DEFAULT '5.16', ano integer, vara character varying(50), CONSTRAINT pk_proc PRIMARY KEY (numero, digito));
Para criar a tabela de forma que, ao inserir um novo registro, ele receba automaticamente no campo justica o valor 5.16, pode-se utilizar APENAS os comandos apresentados em
Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Considere a existência do banco de dados, denominado trt16 no PostgreSQL 8.4 para Windows, manipulado utilizando a ferramenta gráfica pgAdmin. Deseja-se criar neste banco de dados a tabela proc_trab com os campos descritos a seguir:
numero – inteiro, não nulo.
digito – inteiro, não nulo.
justica – cadeia de caracteres.
ano – inteiro.
vara – cadeia de caracteres.
A chave primária será composta pelos campos numero e digito.
Para visualizar apenas o número e o dígito dos processos cujo ano seja maior do que 2000, em ordem decrescente pelo número do processo, utiliza-se a instrução:
Considere os seguintes trechos de SQL para bancos de dados Oracle.
create table test (id number, testdata varchar2(255));
create sequence test_seq
start with 1
increment by 1
nomaxvalue;
create trigger test_trigger
before insert on test
for each row
begin
select test_seq.nextval into :new.id from dual;
end;
O propósito destes comandos é obter um autoincremento da coluna id presente na tabela test. Em sistemas de bancos de dados PostgreSQL, o autoincremento pode ser obtido com a utilização de um tipo de dado criado por conveniência, chamado
Nos sistemas de banco de dados PostgreSQL, o tipo de dado double precision requer...I..... para seu armazenamento, enquanto o tipo BINARY_FLOAT do Oracle possui 32 bits e requer..II...... para seu armazenamento.
As lacunas I e II são correta e respectivamente preenchidas com:
No sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL (v. 9.1), uma forma de melhorar o desempenho (tuning), quando da inserção de grande quantidade de registros em uma tabela, é