SóProvas


ID
1932652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

De acordo com o guia PMBOK, julgue o item subsequente, a respeito de gerenciamento de projetos.

Os escritórios de projetos, os quais podem ser do tipo suporte, controle e diretivo, são estruturas organizacionais que padronizam os processos de governança relacionados ao projeto.

Alternativas
Comentários
  • No PMBOK (5ª Ed., 2013 p.11), temos a apresentação de alguns tipos distintos de estruturas de PMO, confira:

    a) de suporte: Desempenha um papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, melhores práticas, treinamento, acesso a informações e lições aprendidas com outros projetos. Sendo o nível de controle exercido pelos escritórios de suporte, baixo.
    b) de controle: Fornecem suporte e exigem a conformidade através de diversos meios, que podem envolver a adoção de estruturas ou metodologias de gerenciamento de projetos, usando modelos, formulários e ferramentas específicas, ou conformidade com a governança. O nível de controle é médio.
    c) diretivo: Assumem o controle do projeto através do seu gerenciamento direto. O nível de controle exercido pelo PMO é alto. (PMBOK 5ª Ed.; 2013, p.11).

  • Errei pq entendi que suporte não pode padronizar os processos

  • Um escritório de gerenciamento de projetos (EGP, ou em inglês PMO) é uma estrutura organizacional que
    padroniza os processos de governança relacionados a projetos, e facilita o compartilhamento de recursos,
    metodologias, ferramentas, e técnicas. As responsabilidades de um PMO podem variar, desde o fornecimento
    de funções de apoio ao gerenciamento de projetos até a responsabilidade real pelo gerenciamento direto de
    um ou mais projetos.
    Há vários tipos de estruturas de PMO nas organizações e elas variam em função do seu grau de controle e
    influência nos projetos da organização, tais como:
    • De suporte. Os PMOs de suporte desempenham um papel consultivo nos projetos, fornecendo
    modelos, melhores práticas, treinamento, acesso a informações e lições aprendidas com outros
    projetos. Este tipo de PMO atua como um repositório de projetos. O nível de controle exercido pelo
    PMO é baixo.
    • De controle. Os PMOs de controle fornecem suporte e exigem a conformidade através de vários
    meios. A conformidade pode envolver a adoção de estruturas ou metodologias de gerenciamento de
    projetos usando modelos, formulários e ferramentas específicas, ou conformidade com a governança.
    O nível de controle exercido pelo PMO é médio.
    • Diretivo. Os PMOs diretivos assumem o controle dos projetos através do seu gerenciamento direto.
    O nível de controle exercido pelo PMO é alto.

    Fonte: Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) — Quinta Edição

  • Escritório de gerenciamento de projetos (EGP) / Project Management Office (PMO). Uma estrutura de gerenciamento que padroniza os processos de governança relacionados com o projeto e facilita o compartilhamento de recursos,metodologias, ferramentas e técnicas. 

     

    PMBOK 6 pag.708

  • quem estuda gestão de projetos pela apostila do estratégia consegue responder 30% das questões

  • Correto: Os escritórios de projetos, os quais podem ser do tipo suporte, controle e diretivo, são estruturas organizacionais que padronizam os processos de governança relacionados ao projeto


    => Teoria sobre ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS (EGP).


    Fonte: (GUIA PMBOK®) Sexta edição



    2.4.4.3 ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS


    Um escritório de gerenciamento de projetos (EGP) é uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas, e técnicas. As responsabilidades de um EGP podem variar, desde o fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos até o gerenciamento direto de um ou mais projetos.


    Nas organizações, existem vários tipos de EGP. Cada tipo varia em função do seu grau de controle e influência nos projetos da organização, como:


    => Dar suporte. Os EGPs de suporte fornecem um papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, práticas recomendadas, treinamento, acesso às informações e lições aprendidas em outros projetos. Este tipo de EGP atua como repositório de projetos. O nível de controle fornecido pelo EGP é baixo.


    => De controle. Os EGPs de controle fornecem suporte e exigem a conformidade por vários meios. O nível de controle exercido pelo EGP é médio. A conformidade pode envolver: n Adoção de estruturas ou metodologias de gerenciamento de projetos; n Uso de ferramentas, formulários e modelos específicos; e n Conformidade com as estruturas de governança.


    =>Diretivo. Os EGPs diretivos assumem o controle dos projetos pelo seu gerenciamento direto. Gerentes de projetos são designados pelo EGP, e são subordinados a ele. O nível de controle fornecido pelo EGP é alto.


    O escritório de gerenciamento de projetos pode ter responsabilidade por toda a organização. Pode desempenhar um papel no apoio ao alinhamento estratégico e gerar valor organizacional. O EGP integra dados e informações de projetos estratégicos organizacionais e avalia como os objetivos estratégicos de nível mais alto estão sendo alcançados. O EGP é a ligação natural entre os portfólios, programas e projetos e os sistemas de medição da organização (por exemplo, cartão de pontuação equilibrada).


    Os projetos apoiados ou administrados pelo EGP podem não estar relacionados, exceto por serem gerenciados conjuntamente. A forma, função e estrutura específicas de um EGP dependem das necessidades da organização que ele apoia.

  • Definição transcrita do Guia PMBOK. Correto.

  • Gab: CERTO

    Escritório de gerenciamento de projetos (EGP) / Project Management Office (PMO). Uma estrutura organizacional que PADRONIZA os processos de governança relacionados com o projeto, e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas, e técnicas. Também conhecido como Escritório de Projetos (EP).

    PMBOK, 5° Ed. pág. 541.

    Erros, mandem mensagem :)