-
A umidade além de exercer o mesmo efeito que o ar seco, propicia o desenvolvimento do mofo. Por isso o índice de umidade ideal situa-se entre 45 e 58 %.
A temperatura não deve sofrer oscilações, mantendo-se entre 20 e 22º. Por que o calor constante destrói as fibras do papel. O ideal é a utilização ininterrupta de aparelhos de ar condicionado e desumidificador, a fim de climatizar as áreas de armazenamento e filtrar as impurezas do ar. Se tal prática não for viável, deve-se aplicar sílica-gel e acondicionar o documento em recipientes de plástico, no fundo da gaveta ou em estante para combater a umidade.
Fonte: Arquivo Teoria e Prática. Marilena Leite Paes. 3ª edição
-
Na boa, achei a questão mal elaborada e gabarito errado!
Pois, a questão fala em umidade ABAIXO de 65% ( ou seja, 1% de umidade seria ideal?).
A questão deveria colocar um limite na porcentagem da umidade. Por exemplo: 55% - 65%...Daí, estaria correta a afirmitiva.
-
Perfeito o seu comentário Cyllenne.
Tive o mesmo pensamento que o seu, mas levei em consideração 64%, que também estaria errado.
Assim fica difícil !!!!
-
Questão mal elaborada! Na tabela de conservação de documentos mostra temperatura de até 20 graus com variação de mais ou menos 1 e umidade de até 60% ... Precisa ser revisada essa questão antes que outros males aconteçam
-
Questão mal elaborada,haja vista que qualquer valor de umidade abaixo de 65% é aceito, de modo analogo é a temperatura.(''umidade abaixo de 65% e temperatura de até 22 ºC.'')
-
Mas o examinador falou especificamente de fungos. E quais são as melhores condições para os fungos?? Umidade e temperatura altas!! Ou seja, se a umidade e temperatura forem baixas, não terá fungos. Outras complicações podem aparecer, mas fungos não.
Foi assim que raciocinei. Pra mim fez sentido.
-
Essa questão foi péssima!
-
64,9% é abaixo de 65%, e mesmo assim é danoso para o arquivo. Absurdo uma questão dessa...
-
Aquele medo de marcar e acabar errando..putz, que questão absurda