-
Existem atualmente cinco métodos de secagem de livros e documentos molhados.
• Secagem ao ar
A secagem ao ar é o método mais tradicional e comum de lidar com livros e documentos molhados. [...], porém é mais indicado para pequenas quantidades de livros e documentos úmidos ou moderadamente molhados.
• Desumidificação
• Secagem por congelamento
• Secagem térmica à vácuo
• Secagem por congelamento a vácuo
Os documentos molhados podem ser secos ao ar, desde que sejam seguidas as diretrizes sugeridas por peritos em preservação.
Matenha o ar sempre circulando por meio de ventiladores na área de secagem. [...]. Aponte os ventiladores para o ar, longe dos documentos que estão secando.
Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/cpba_20_a_25_1253283845.pdf
-
Questão se não mau formulada, o gabarito está errado, pois por hora convenhamos, ventilador não é sinonimo de ar...
-
Q64425 - Os documentos em papel, ao serem parcialmente molhados ou expostos à umidade, não devem ser secados por meio de ventiladores, pois estes danificam os registros documentais.Resposta: (Errado)
Os ventiladores podem e devem ser utilizados na secagem de documentos desde que seguidos alguns procedimentos para que não ocorra dano aos documentos.
O CONARQ disponibiliza um manual específico que orienta sobre os procedimentos a serem adotados no resgate de acervos atingidos por água. Neste documento, um dos principais itens da lista de matérias para secagem de arquivos é o ventilador. Todavia, o objetivo do ventilador é promover a circulação do ar e a redução do crescimento de microrganismos, não devendo ser direcionado diretamente para os documentos para não danificá-los.
Embasamento:
CONARQ - RECOMENDAÇÕES PARA O RESGATE DE ACERVOS DOCUMENTAIS DANIFICADOS POR ÁGUA
Ventiladores de parede para fazer a renovação de ar, com diâmetro igual ou maior que 40 cm, inclinação vertical e oscilação horizontal ajustáveis. Também poderão ser utilizados exaustores.
3.3.1.7 colocar os encadernados em locais providos de ventiladores, para viabilizar a renovação do ar sem, no entanto, direcioná-los para os documentos, o que poderia danificá-los ainda mais.
3.3.2.4- isolar o acervo ainda molhado, quando for identificado algum tipo de mancha ou odor nos documentos, o que pode indicar a proliferação de micro-organismos. Os documentos deverão ser levados para uma área mais seca, com desumidificadores de ar e ventiladores;
Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm
-
Fonte: http://lillianalvares.fci.unb.br/phocadownload/Conservacao/AspectosGerais/Aula4NN.pdf
-
(C)
Outra questão da Cespe semelhante :
(2013-ANP) Os documentos molhados não devem ser abertos nem esticados e, muito menos, se deve tentar fechá-los caso estejam encharcados.(C)