-
De acordo com o Ótimo de Pareto, a mudança para beneficiar um indivíduo não pode ser feita sem prejudicar o outro indivíduo.
Existe a eficiência da negociação, mas não em termos de ganho por ela gerado, para ambos os indivíduos. ( Ex: Cambistas de Ingressos)
GABARITO: ERRADO
-
O “ótimo de Pareto” ocorrerá, quando existe uma situação (A) onde ao se sair dela, para que “um ganhe”, pelo menos “um perde”, necessariamente.
Desta forma, uma situação econômica é ótima no sentido de Pareto se não for possível melhorar a situação de um agente, sem degradar a situação de qualquer outro agente econômico.
Fonte: http://www.econometrix.com.br/pdf/a-lei-da-eficiencia-de-pareto.pdf
Gabarito: errado.
-
Obs: Não confunda “ótimo de Pareto” com “melhoria de Pareto”. O primeiro significa uma situação de eficiência econômica, enquanto o segundo significa apenas uma situação de melhoria de bem-estar total, a partir de uma situação ineficiente economicamente.
-
GABARITO ERRADO
Um ótimo de Pareto não tem que ter necessariamente uma vocação benéfico ou socialmente aceitável.
Satistação de ambos não importa para a eficiência do processo.
-
É o contrário!
Se isso é possível melhorar a situação de um agente sem piorar a de outro, então ainda não se atingiu a alocação eficiente no sentido de Pareto.
Ou seja, é possível fazer trocas mutuamente vantajosas.
Resposta: E
-
Gab. E
Em uma alocação de bens caracterizada como alocação eficiente de Pareto, ninguém consegue aumentar o próprio bem-estar sem reduzir o bem-estar de outra pessoa. Já a eficiência econômica é a maximização dos excedentes do consumidor e do produtor em conjunto.
-
Gabarito Errado
Na solução de Preto é quando a economia atinge a máxima eficiência, não há possibilidade de deslocar bens ou recursos para melhorar a situação de alguém sem piorar a de outro.