-
Política Monetária Restritiva: engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos. Instrumentos:
Recolhimento compulsório: consiste na custódia, pelo Banco Central, de parcela dos depósitos recebidos do público pelos bancos comerciais. Esse instrumento é ativo, pois atua diretamente sobre o nível de reservas bancárias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, a liquidez da economia.
Assistência Financeira de liquidez: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, sob determinado prazo e taxa de pagamento. Quando esse prazo é reduzido e a taxa de juros do empréstimo é aumentada, a taxa de juros da própria economia aumenta, causando uma diminuição na liquidez.
Venda de Títulos públicos: quando o Banco Central vende títulos públicos ele retira moeda da economia, que é trocada pelos títulos. Desta forma há uma contração dos meios de pagamento e da liquidez da economia.
-
Reduzir a razão [papel-moeda em poder do público]/[volume dos depósitos à vista nos bancos comerciais]não implicaria em aumento do multiplicador monetário,visto que há uma relação inversa entre o coeficiente ''c"=(poder moeda em poder do Público/M1) e o multiplicador monetário k=1/c x r.d.?
-
a assertiva está errada. deve ser alterado o gabarito para "Errado".
-
Galera, a questão fala de multiplicador monetário.
-
A questão fala em reduzir a razão ( proporção) entre PMPP/ DV. Para se reduzir uma razão ou aumentamos o denominador, neste caso DV ou diminuímos o numerador ( PMPP). Em ambos o caso teríamos um aumento do multiplicador. Acredito que o gabarito esteja errado.teríamos menos PMPP em relação aos depósitos à vista. E como o multiplicador age sobre as reservas ele aumentaria.
-
Também acredito que o gabarito esteja errado. Existe uma questão da ANPEC parecida, onde diz que: O multiplicador será tanto maior quanto maior a proporção dos depósitos a vista/meios de pagamentos. Um aumento da participação do papel-moeda corresponde a uma queda dos depósitos a vista, portanto, queda do multiplicador. O valor do multiplicador será tanto maior quanto maior for a preferencia do público por depósitos a vista frente ao papel-moeda, e quanto menos a proporção de reservas dos bancos.
-
Acredito que o gabarito esteja incorreto. Reduzir a razão pmpp/dv implica em aumentar o denominador, quer dizer, o volume dos depósitos à vista. Quando isso ocorre, o multiplicador aumenta, porque os bancos comerciais podem realizar mais empréstimos.
Apertem o botão de indicar para comentário para que algum professor venha comentar!
-
Gabarito CERTO
M1 = K . BM
BM = Base Monetária
K = Multiplicador monetário
M1 = Papel Moeda em Poder do Público + Depósitos a Vista
Se reduzir a razão [papel-moeda em poder do público]/[volume dos depósitos à vista nos bancos comerciais] teremos apenas um alteração na composição de M1, mas seu valor não se alterará.
Sendo assim o multiplicador monetário permanecerá constante.
-
Me digam: como confiar sua vida numa banca dessas? É uma imoralidade prova de "Certo ou Errado", pois nem sempre é inegável que uma afirmação seja VERDADEIRA ou FALSA. Tanto que para prova de JUIZ a CESPE não faz prova de CERTO ou ERRADO. Por que só os juízes merecem uma prova decente e o restante do funcionalismo público pode ficar ao bel prazer dessa banca sebosa? É uma pouca vergonha uma coisa dessas! Mil vezes FCC! Você pode até não passar, mas é INDISCUTÍVEL a lisura do resultado!
Falando sobre essa questão: mais uma das milhares de questões típicas da CESPE, incompreensível. Só na cabeça do elaborador essa questão é verdadeira.
-
Questão
polêmica acerca do multiplicador monetário e seus determinantes dentro do
assunto de Economia Monetária. Vamos analisar com calma:
Os Meios
de Pagamento (M) correspondem a soma do Papel-moeda em Poder do Público (PMPP)
e dos Depósitos à Vista nos banco comerciais (DV):
M = PMPP
+ DV
Por sua
vez, o multiplicador monetário (m ou k) guarda relação inversa com o PMPP, isso
ocorre porque o processo de multiplicação da base monetária se dá pela atuação
dos bancos comerciais ao emprestar os recursos disponíveis, ou seja, os
depósitos à vista do público. Se o PMPP aumenta em termos proporcionais em
relação aos DV, os bancos têm menos recursos para emprestar e,
consequentemente, o multiplicador monetário será menor. Fica fácil perceber que
o raciocínio é o mesmo de forma invertida para os depósitos à vista, isto
é, DV guarda relação direta com o multiplicador monetário.
Vamos ver
o enunciado agora, para que ocorra a redução da referida razão, temos as
seguintes opções:
*PMPP
diminui e DV permanece constante;
*PMPP
permanece constante e DV aumenta;
*PMPP
diminui e DV aumenta;
*Ambos
aumentam, mas DV aumenta mais;
*Ambos
diminuem, mas DV diminui menos.
Em todos
esses casos hipotéticos, note que DV fica em uma posição mais favorável em
termos relativos. Logo, os bancos comerciais terão mais recursos disponíveis
para emprestar em termos relativos e o multiplicador irá aumentar e não reduzir
como a proposição informa. Portanto, caberia recurso nessa questão, pedindo
à banca, respeitosamente, a alteração do gabarito de CERTO para ERRADO.
Gabarito da
Banca: CERTO.
Gabarito do
Professor: ERRADO.