-
Moeda em poder do público é a quantidade de moeda emitida pela autoridade monetária menos as reservas bancárias
M2 = M1 + depósitos a prazo (depósitos para investimentos, depósitos de poupança, fundos de aplicação financeira e de renda fixa de curto prazo) + títulos do governo em poder do público.
M3 = M2 + depósitos de poupança
M4 = M3 + títulos privados (depósitos a prazo e letras de câmbio
-
O aumento do papel-moeda em poder do público não diminuiria a magnitude do multiplicador monetário,já que o coeficiente "c"=( papel-moeda em poder do público/M1 )possui relação inversa com o multiplicador monetário?
-
Não entendi essa. Se aumentar o papel-moeda em poder do publico, mais dinheiro ficará retido no bolso do indivíduo e menos dinheiro ficará no banco, reduzindo a capacidade de conceder empréstimos e, portanto ,reduzindo o multiplicador bancário...?!
-
Galera, a questão fala de multiplicador monetário.
-
Se o gabarito for mantido tenho que ou rasgar meu diploma ou fazer novamente o curso (rsss)
-
Pessoal, considerando as fórmulas para encontrar o multiplicado monetário: K=M1/BM onde M1=PMPP+DV.
A questão esta correta, pois se aumenta o valor de PMPP na fórmula teremos ao final um aumento de K.
K= MULTIPLICADO MONETÁRIO
M1= MEIOS DE PAGAMENTO
BM= BASE MONETÁRIA
PMPP= PAPEL MOEDA EM PODER DO PÚBLICO
DV= DEPÓSITOS À VISTA
OBS: BM=PME+RB "PME:papel moeda emitido, RB: reservas bancárias"
-
Gabarito errado! K= 1/c+r.d onde c = PMPP/M1. Logo se aumenta c diminui o multiplicador pois estaríamos aumentando o denominador.
-
Luciano,
se tu aumenta PMPP, acaba-se aumentado M1 mas TAMBÉM se aumenta BM, logo, não haveria um efeito na fórmula que tu esboçou.
M1 = PMPP + DV --- BM = PMPP + EB
Mas, se aumentarmos o DV, certamente aumentaria o multiplicador monetário.
Nessa prova, duas questões ofenderam essa lógica. Indiquei para comentário, façam o mesmo, para ouvirmos um parcer dos professores.
-
Essa questão foi de um concurso suspenso, justamente por causa desses gabaritos duvidosos. Foi coisa de fraude. Não liguem pessoal. As questões de economia e de matemática desse concurso estão com problemas de gabarito.
-
O multiplicador monetário pode ser obtido a partir dos parâmetros c e r:
M=(1+c)/(c+r)
Onde:
c = PP/DV
r = R/DV
PP - papel moeda em poder do público
DV – depósito à vista
R – reservas
Para visualizarmos melhor o efeito do aumento do papel-moeda em poder do público sobre o multiplicador monetário, vamos supor números para os parâmetros:
Caso c = 0,5 e r =0,3, o multiplicador monetário será equivalente à:
M=(1+c)/(c+r)
M=(1+0,5)/(0,5+0,3)
M=(1,5)/(0,8)
M =1,875
Como na situação proposta pela questão, o papel moeda em poder do público aumentou, então o valor do parâmetro c também aumenta, sendo assim, vamos supor c= 0,6, mantendo o parâmetro r constante:
Caso c = 0,6 e r =0,3, o multiplicador monetário será equivalente à:
M=(1+c)/(c+r)
M=(1+0,6)/(0,6+0,3)
M = 1,78
Portanto, o aumento do papel-moeda em poder do público REDUZ a magnitude do multiplicador monetário.
A QUESTÃO CABE RECURSO, GABARITO ERRADO.
Gabarito: ERRADO
-
Se o gabarito está e errado e o concurso foi fraudado. Por que diabos esta questão segue na plataforma?!
-
Gabarito Correto,
Acredito que a formula pedida na questão seja, M= 1/R, sendo M= multiplicador monetário e R= encaixe bancário. A afirmação diz que o aumento do Papel Moeda em poder do público Pmpp levaria a um aumento do M. Aqui cabe uma reflexão sobre o que esse R engloba se apenas o dinheiro no banco ou a moeda M1, que é Pmpp+ depósitos a vista. A banca, acredito, considerou o M1, assim, um aumento de Pmpp aumentaria o multiplicador em termos absolutos. Acho realmente que a questão deveria ter sido anulado por ter dupla resposta dependendo da ótica usada.
Posso defender que não, porque o próprio conceito de M1 faz uma diferenciação entre Pmpp e depósitos a vista, o que em tese pode não levar nenhuma moeda ao banco e por isso não intervir, uma avaliação de conceito, então, errado, ou entender que na prática o termo se refere a M1 diretamente, pois dificilmente algum valor não entraria no encaixe bancário e com isso haveria alteração e portanto correta.
-
Oi, Reginaldo!
É o método que podemos resolver a questão de argumentação. Chamado de "Método da Conclusão Falsa".
Você deixa a conclusão (o chefe de organização criminosa tenha custeado para o candidato curso de preparação para o concurso) falsa e tenta deixar todas as premissas verdadeiras.
Se você conseguir, o argumento é inválido (daí o gabarito é errado); se não conseguir, o argumento é válido (e o gabarito é certo).
No caso, foi possível colocar as premissas verdadeiras dando uma conclusão falsa, por isso, gabarito errado.